Roteiro de férias no Chile

Principais destinos

O Chile é o país mais rico e com melhor índice de desenvolvimento humano da América Latina. Além disso, conta com cidades com excelente infraestrutura e muitos atrativos turísticos. Desse modo, qual seria o melhor roteiro de férias no Chile?

Com o intuito de sugerir os melhores passeios, fizemos este breve artigo especialmente para você. Aqui trataremos sobre as principais cidades e atrações do Chile, assim como dicas gerais para tornar a sua viagem bem proveitosa. Continue lendo e saiba como montar seu roteiro de férias!

Curiosidades sobre o Chile

Andes e lagos, paisagem comum no Chile. Fonte: Pixabay.
Andes e lagos, paisagem comum no Chile. Fonte: Pixabay.

O Chile é o um dos países mais curiosos de toda a América do Sul. Ele tem acesso ao pacífico e apresenta uma proporção bastante desigual entre largura e comprimento. Desse modo, a território domina boa parte do litoral pacífico sul da América, mas pouco adentra no território continental.

Além disso, o País conta com uma das economias mais prósperas do continente, atrás apenas dos EUA e Canadá. Conta com uma indústria moderna, grandes ativos em mineração e se destaca pelo turismo, tanto pelas belezas naturais, quando pela sua cultura e história.

Como Chegar

Por ser um grande país, com excelente infraestrutura e com muita demanda de turistas, é muito fácil se deslocar até o Chile. A principal porta de entrada é a capital Santiago, cujo Aeroporto principal recebe voos diários de diversas capitais sul-americanas e outras cidades importantes.

Desse modo, você pode ir para Santiago de Buenos Aires, São Paulo, Lima, La Paz, etc.

Principais passeios para fazer nas férias no Chile

Agora abordaremos sobre os principais passeios que você pode fazer no Chile: Santiago, Valparaíso, Atacama, Ilha de Páscoa Andes, Patagônia e La Serena.

Santiago

Santiago. Fonte: Francisco Antunes.
Santiago. Fonte: Francisco Antunes.

Santiago é a capital do Chile. Além de maior cidade e a maior quantidade de habitantes do país, apresenta grande influência sobre o próprio Chile e os países vizinhos. Além disso, conta com vastos atrativos turísticos, assim como um grande valor histórico e cultural.

Entre os principais passeios que você pode realizar na cidade, destacamos a visita aos bairros Bellavista e Lastarria, conhecer a Casa de Pablo Neruda — poeta que ganhou o prêmio nobel de literatura, Plaza de Armas, Mercados, Morros de Santiago, Parque Florestal e o Mirante Costanera.

Além disso, vale a pena degustar os vinhos da região e conhecer o Palácio da Moeda.

Valparaíso

Valparaíso. Foto de: Sanita HH – Phhere.
Valparaíso. Foto de: Sanita HH – Phhere.

Valparaíso é um dos principais destinos turísticos do Chile. Localizado no Litoral, ela dá acesso direto às belas praias do pacífico. Além disso, conta com uma arquitetura única, que se destaca por suas casas coloridas.

A cidade é marcada pela imigração europeia, que deixou legado em diversos aspectos, como na gastronomia. Localizada a 1h 30 de Santiago, Valparaíso é destino obrigatório.

Ademais, entre os principais atrativos da cidade, podemos destacar: Los funiculares de Valparaíso, Casa de Pablo Neruda “La Sebastiana”, Catedral de Valparaíso, Palácio Baburizza, Museu de História Natural de Valparaíso, Muelle Prat – Pier histórico, Porto de Valparaíso e a PraiaCaleta Portales.

Atacama

Anfiteatro – Valle de la Luna. Foto de: Diego Delso.
Anfiteatro – Valle de la Luna. Foto de: Diego Delso.

O Atacama é um dos desertos mais extensos do mundo. Além disso se destaca por ser o deserto mais seco do planeta. Desse modo, se você gosta de visitar locais diferentes, vale a pena visitar o deserto do Atacama e visitar um dos lugares mais inóspitos do planeta.

Mas afinal, por que visitar o deserto do Atacama? Entre os principais atrativos, destacamos as cordilheiras de sal, os gêiseres, flora e fauna local, Salar de Atacama, Lagoas Altiplanicas, Socaire e Toconao, Pedras Rojas, Cidades de Artesãos e San Pedro de Atacama.

Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa. Fonte: Wikimedia.
Ilha de Páscoa. Fonte: Wikimedia.

Apesar de ser um dos principais destinos do Chile, a Ilha de Pascoá está distante do litoral chileno, sendo, na verdade uma ilha no meio do pacífico. Contudo, contém algumas das mais curiosas esculturas do mundo, fato que a eleva como um dos principais destinos do Chile.

O lugar encanta logo à primeira chegada e os atrativos do local não se resumem às enigmáticas estátuas apenas. Conta também com lindas praias banhadas pelo oceano pacífico, praias e cavernas.

Lagos Andinos

Pucón. Fonte: Stephen Colebourne.
Pucón. Fonte: Stephen Colebourne.

Outro atrativo muito bonito para visitar no Chile são os Lagos Andinos. Boa parte destes lagos são formados com a neve que descogela das montanhas das cordilheiras dos andes.

A região dos lagos andinos está mais ao sul do País e uma das principais cidades é Pucón. A região tem a sua alta temporada durante o verão, quando o tempo ameno e as lagoas descongeladas auxiliam para você aproveitar ao máximo a visita na cidade.

Patagônia

Roteiro de férias no Chile - Torres del Paine. Fonte: Miguel Vieira.
Roteiro de férias no Chile – Torres del Paine. Fonte: Miguel Vieira.

A Patagônia é outro ambiente inóspito presente no Chile. Ele se encontra ao Sul do País. Ademais, vale destacar que a Patagônia se estende pela Argentina também. Dessa maneira, ela se destaca por suas baixas temperaturas, presença de grandes montanhas e vegetação rasteira.

Ademais, a principal atração da Patagônia chilena são as Torres del Paine. O lugar é uma excelente pedida aos aventureiros, pois a região é pouco habitada e cercada por natureza. Vale a pena para quem deseja relaxar, espairecer e aproveitar as maravilhosas da natureza na patagônia.

Contudo, é importante que você vá preparada para as baixas temperaturas e os ventos gelados, mesmo durante o verão.

La Serena

Roteiro de férias no Chile - La Serena. Fonte: Arturo Rinaldi Villegas.
Roteiro de férias no Chile – La Serena. Fonte: Arturo Rinaldi Villegas.

La Serena é uma das cidades mais tradicionais e antigas do chile. Sua fundação data o início do século XX. Um dos principais atrativos da cidade é a sua rica arquitetura, que conta com um centro colonial bem preservado, além de casarões com os mais diferentes estilos arquitetônicos.

Desse modo, entre os principais atrativos da cidade, podemos destacar: Catedral de La Serena, Iglesia de San Domingo, Iglesia San Augustín, Iglesia San Francisco, Faro Monumental, Parque Jardin del Corazon, Museo Arqueologico de La Serena, Recova e Museo Casa Gabriel Gonzales.

Quando ir

Você pode ir para o Chile durante todo o ano, depende muito do tipo de viagem que você quer. Se quiser esquiar e aproveitar a neve e o tempo frio do inverno, a melhor época é, obviamente, durante o inverno, que vai de junho a setembro.

Contudo, se a sua intenção é curtir as praias do pacífico e outros atrativos naturais, como Pucón, o ideal é que você visite o país durante o verão.

Cultura

Cantor chileno tocando cueca, instrumento típico do país. Fonte: Wikimedia.
Cantor chileno tocando cueca, instrumento típico do país. Fonte: Wikimedia.

Assim como ocorre em toda a América Latina, a cultura chilena é muito rica e diversificada. Isso é resultado das diversas influências que o país recebeu ao longo da história, desde os povos nativos, que habitam a região desde os 10.000 A.C, passando pelos invasores espanhóis e imigrantes.

Ademais, entre os imigrantes que chegaram ao Chile, podemos destacar os italianos e palestinos. Este último é bem peculiar, uma vez que em outros países da América do Sul não se viu essa imigração de forma tão acentuada.

Além disso, contou com imigração de outros países vizinhos, atraídos principalmente por sua prosperidade econômica, como é o caso de Peruanos, Bolivianos, Argentinos e até Brasileiros.

Dicas de viagem

Apesar de ser um país rico, a moeda chilena, o peso chileno, é muito desvalorizada, especialmente em relação a países vizinhos como o Brasil e, obviamente, ao dólar americano. Desse modo, o custo de viagem costuma ser bem baixo.

Outro ponto importante para organizar a sua viagem é escolher o período. O país apresenta uma grande variação de latitude e altitude. Desse modo, há regiões que sempre estão frias, e, no inverno, as temperaturas caem de forma drástica, tornando os passeios quase impossíveis de serem feitos.

Ademais, em outros locais, há desertos secos, que torna o verão uma má escolha, pois as altas temperaturas e a falta de umidade podem fazer você, literalmente, passar mal. Desse modo, estude quais são suas prioridades a fim de escolher a melhor época. Na dúvida, escolha o outono ou primavera.

Gastronomia

Roteiro de férias no Chile - Gastronomia Chilena. Fonte: Carlos Cotal Arraño.
Roteiro de férias no Chile – Gastronomia Chilena. Fonte: Carlos Cotal Arraño.

O Chile tem restaurantes de todos os tipos e focados na culinária de diversas nacionalidades. Contudo, é importante que você saiba que a comida chilena é considerada ‘esquisita’ pelos turistas, especialmente por misturar elementos de sabores distintos em um mesmo prato.

Isto é, doces e salgados, azedos e amargos, etc. Desse modo, quanto mais você se afasta das grandes cidades, maiores serão as probabilidades das suas opções se restringirem à esta opção. Se você tem um paladar curioso, vale a pena.

Se o seu paladar é restrito, fique com restaurantes internacionais e franquias de fastfood internacionais.

Conclusão

Assim sendo, o Chile é um destino fundamental na América do Sul, pois reúne belezas naturais, culturais e históricas. De tão dinâmico e diverso, é ideal que você destine vários dias para realizar um roteiro completo de viagem. Apontamos aqui os principais atrativos para você.

E você, o que está esperando para montar o seu Roteiro de férias no Chile?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *