Pelotas (RS): Dicas de Viagem e Principais Atrações

Pelotas. Imagem: Prefeitura de Pelotas, Flickr.
Pelotas. Imagem: Prefeitura de Pelotas, Flickr.

Pelotas é um grande município do Estado do Rio Grande do Sul e conta com excelente infraestrutura. Além disso, é uma cidade polo universitária, graças a inúmeras instituições de ensino, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Dessa maneira, a cidade atrai muitas pessoas, especialmente o público jovem. Cresce também o interesse turístico pela região, graças aos inúmeros pontos turísticos da cidade e região.

Fizemos esse artigo para falar sobre as principais dicas de viagem para você que deseja viajar para Pelotas. Boa leitura!

História de Pelotas

Imagem: Fabrício Marcon, Wikimedia Commons.
Imagem: Fabrício Marcon, Wikimedia Commons.

A fundação de Pelotas data o ano de 1758, e sua emancipação ocorreu em 1812. O nome da cidade é devido a um tipo de embarcação muito comum à região durante as Charqueadas. Ademais, no início do século XX, a cidade foi bastante próspera, sobretudo por sede do Banco Pelotense.

Imagem: Eugenio Hansen, OFS - Wikimedia Commons.
Imagem: Eugenio Hansen, OFS – Wikimedia Commons.

Após um período de estagnação, a cidade diversificou sua economia em pequenas indústrias e serviços. Dessa forma, a cidade se modernizou e se adaptou aos novos tempos. Atualmente conta com mais de 300 mil habitantes e é um dos maiores municípios do Estado do Rio Grande do Sul e um grande centro regional por instituições como a UFPel.

Quando Ir

Imagem: Prefeitura de Pelotas, Flickr.
Imagem: Prefeitura de Pelotas, Flickr.

O tempo não é um impeditivo para você visitar Pelotas. Desse modo, a cidade é visitável durante todos os meses do ano. Todavia, existem algumas particularidades entre cada época ou mês.  Janeiro, Fevereiro, Março e Dezembro são os meses mais quentes do ano.

Janeiro, Agosto, Setembro e Outubro são os meses mais chuvosos do ano. Assim, você pode evitá-los, pois as chuvas podem atrapalhar passeios na cidade, especialmente em espaços abertos. Julho é o mês mais frio, e, portanto, ideal para os amantes do inverno e das baixas temperaturas.

Os melhores meses para nadar na Lagoa dos Patos são Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Dezembro, quando a laguna apresenta as melhores condições para banho.

Como Chegar

Imagem: Miguel Santos, Wikimedia Commons.
Imagem: Miguel Santos, Wikimedia Commons.

As duas principais formas de chegar em Pelotas são pelo meio terrestre (rodovia) ou pelo meio aéreo (avião). De carro ou ônibus, a viagem pode ser realizada pela BR-116. De avião, você chega à cidade pelo Aeroporto Internacional de Pelotas, que recebe voos constantes da capital gaúcha Porto Alegre, assim como da cidade de São Paulo.

Principais atrações de Pelotas (RS)

Estes são os principais atrativos que você deve visitar em Pelotas:

  • Visita ao Centro e Seus Casarões;
  • Charqueadas;
  • Catedral Metropolitana São Francisco de Paula;
  • Mercado Público de Pelotas;
  • Igreja Anglicana ou Igreja Cabeluda;
  • Parque e Museu da Baronesa;
  • Praias do Laranjal.

Visita ao Centro e Seus Casarões

A cidade de Pelotas possui um invejável centro histórico, com muitas construções coloniais. Dessa maneira, uma forma de aproveita a cidade é andando pelo centro e visitando os seus casarões. Dê preferência pelos casarões que rodeiam a Praça Coronel Pedro Osório.

Ademais, são diversos as edificações históricas com valor cultural, patrimonial e turístico.  Entre as principais opções, destacamos o Museu do Doce, a Bibliotheca Pública Municipal, Centro Cultural Adail Bento Costa e muitos outros.

E o melhor de tudo! Todos contam com entrada grátis.

Charqueadas

Imagem: Eugenio Hansen, OFS - Wikimedia Commons.
Imagem: Eugenio Hansen, OFS – Wikimedia Commons.

As Charqueadas são um símbolo da cidade de Pelotas e de toda a região. Mas afinal, o que é charqueada? Nada mais é do que um espaço em uma propriedade rural destinada para a produção do charque.

Durante o auge das charqueadas na cidade e região, Pelotas contou com mais de 50. Destas, 10 encontram-se preservadas. Algumas receberam grande destaque em novelas e minisséries, como a “Charqueada São João”, onde foi gravada a “Casa das Sete Mulheres”.

Dessa forma, as charqueadas guardam um pedaço da história do rio grande e da produção de um alimento tão importante e característico do Estado. Estes espaços oferecem opções de refeição, cujo valor varia de charqueada para charqueada. E claro, o prato principal são a base de charque.

Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

Imagem: Eugenio Hansen, OFS , Wikimiedia Commons.
Imagem: Eugenio Hansen, OFS , Wikimiedia Commons.

Esta Catedral conta com múltiplas influências arquitetônicas e carrega as várias reformas e ampliações que este templo religioso sofreu ao longo do tempo. Os primeiros registros históricos apontam para a data de 1813, quando foi edificada uma pequena capela no local. Foi apenas no século XX, em 1948, que a Catedral ganhou a forma que tem atualmente, e a capacidade para mais de 2 mil fiéis. 

O Papa João XXIII  encarregou os artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli, além de Adolfo Gardoni para a decoração interna da Catedral, reinaugurada em 1951 com as novas artes.  A igreja fica aberta para visitação de segunda a sábado, das 10h às 19h 30 e no domingo das 9h às 12h.

Mercado Público de Pelotas

Imagem: Viviane Fonseca, Flickr.
Imagem: Viviane Fonseca, Flickr.

Este mercado foi construído no século XIX, no ano de 1848. Além de atender a turistas, o mercado conta com restaurantes especializados e requintados, assim como opções populares, com pratos feitos. Ademais, os bares funcionam durante a noite, quando vale a pena sentar em um dos bares do entorno e tomar uma cerveja gelada. 

Imagem: Prefeitura de Pelotas.
Imagem: Prefeitura de Pelotas.

A parte interna do mercado fica aberta das 9h às 19h30. Os restaurantes e bares voltados para a parte externa funcionam até a meia noite. O mercado foi construído em estilo colonial. Uma curiosidade é o seu relógio e um farol metálico, instalado em 1914 na edificação, quando foi importado.

Igreja Anglicana ou Igreja Cabeluda

A igreja não está aberta para visitação, mas são realizadas celebrações anglicanas às quartas-feiras, 17h, e no domingo pela manhã. Esta igreja foi aberta ao público no ano de 1892 e o seu grande atrativo são as heras, que cobrem toda a estrutura e mudam de cor conforme a estação do ano, indo do marrom do outono ao verde da primavera. 

Dessa maneira, por conta das heras, a igreja recebeu o cabelo de Igreja Cabeluda.

Parque e Museu da Baronesa

Imagem: Museu Parque Municipal da Baronesa.
Imagem: Museu Parque Municipal da Baronesa.

Este solar foi construído no século XIX, em 1863, recebendo Amélia Hartley Maciel e Annibal. Em 1884 estes ficaram famosos por assinarem cartas de alforrias para todos os seus escravos, os libertando 4 anos antes da assinatura da Lei Áurea. Por este gesto, Annibal recebeu do imperador o título de Barão dos Três Serros. 

Com a morte do Barão, Amélia fixou residência no Rio de Janeiro, então Capital Federal. O solar ficou sob os cuidados da filha do casal. Em 1979, os descendentes da baronesa entregaram o solar ao município.

Praias do Laranjal

Estas praias são alguns dos pontos turísticos mais requisitados da cidade de Pelotas. As praias são voltadas para as águas da Lagoa dos Patos (que na verdade é uma grande laguna, por conta de uma estreita ligação com o oceano atlântico). Dessa maneira, esta laguna é muito utilizada pelos moradores locais especialmente durante o verão, quando a cidade registra altas temperaturas. Elas estão localizadas a 10 minutos do centro da cidade. 

O nome dessas praias se deve a uma possível instalação de uma plantação de laranja no local, algo que nunca ocorreu. Este local conta com três balneários e uma estrutura com restaurantes, pousadas, bares, pousadas e outros estabelecimentos para atender aos visitantes. Vale destacar que grande parte desses serviços fecham durante a baixa estação (inverno).

Gastronomia

Imagem: Usman Yousaf, Unsplash.
Imagem: Usman Yousaf, Unsplash.

A gastronomia em Pelotas reúne diversas influências, mas a principal influência é o charque a a comida típica gaudéria, especialmente o churrasco. Dessa maneira, ao visitar a cidade, prove o tradicional charque pelotense e também conheça algumas das diversas churrascarias da cidade.

Conclusão

Imagem: Prefeitura de Pelotas.
Imagem: Prefeitura de Pelotas.

Assim sendo, Pelotas é um excelente destino turístico no RS. Os casarões e as fazendas e suas charqueadas são um charme aos turistas que conhecem a cidade.

VEJA TAMBÉM: O que fazer em Nova Petrópolis