Valparaíso, Chile

Cidade colorida e cheia de arte

Valparaíso, Chile. Fonte: Kyle Pearce.
Valparaíso, Chile. Fonte: Kyle Pearce.

Como bem diz o nome Valparaíso é uma dessas cidades paradisíacas no mundo, por suas peculiaridades que vão além do fato de estar em uma costa marítima. Assim sendo, encanta com suas casas coloridas em meio das falésias, como La Sebastiana, atual museu do escritor Pablo Neruda.

Além disso, é uma cidade marcada pela imigração europeia, muito presente, em sua história, cultura, arquitetura e gastronomia.  No entanto, também não deixa de lado a inovação contemporânea em sua edificação como se percebe no Parque Cultural de Valparaíso.

Não poderíamos deixar de contar que o centro histórico de Valparaíso foi declarada em 2003, como Patrimônio da Humanidade, por sua mistura de arte, cultura e história. Essas e outras coisas que queremos te contar para que você a considere em sua próxima viagem e te decidas conhecer o Chile.

Como chegar

Valparaíso é uma cidade que fica pertinho da capital chilena, Santiago (112 km). Dessa maneira, se você chega ao país de avião, uma vez que o aeroporto internacional da capital recebe voos de diferentes partes do mundo, não terá nenhum problema em ir de ônibus ou contratar uma excursão para chegar a essa cidade do litoral.

De mais a mais, existe uma ampla quantidade de empresas de ônibus que ligam Santiago a Valparaíso, o que facilita ainda mais para você que busca serviços variados quanto à comodidade e preço.  Em geral, os ônibus que saem da estação Pajaritos partem de 20 em 20 minutos.

Quando ir

Valparaíso impressiona não só por sua geografia e muitas montanhas, mas também por seu clima que é marcado por grandes diferenças. Assim, o inverno é com muito frio e o verão bem caloroso. Nesse sentido a melhor época é a primavera (setembro a dezembro) e o outono (março a junho), onde se pode percorrer tranquilamente toda cidade.

Acrescentar-se que um final de semana, por exemplo, é a quantidade de dias ideal para visitar a cidade.

Um pouco de sua história

Historiadores afirmam que a fundação de Valparaíso gira em torno do ano de 1552, quando os espanhóis em seus registros comentam sua existência. No entanto, também existe uma corrente histórica que marca o ano de 1536 quando chegou à baia dessa cidade a caravela Santiaguillo.

Nesse sentido, retrata-se a uma cidade que foi marcada por uma arquitetura muito singular, em grande parte por sua geografia de um espaço com 42 cerros (morros) e o mar, o que sempre a colocou como um lugar estratégico.

Dessa maneira passou de um pequeno Vilarejo habitado por indígenas nativos a ser o principal porto do reinado espanhol no Chile. Acrescentar-se que é um lugar que tem sua história marcada por constantes ataques de piratas e corsários.

O Que conhecer em Valparaíso

Elevadores pertinho do mar “Los funiculares de Valparaíso”

Ascensor Artilleria de Valparaíso. Fonte: Javier Rubilar.
Ascensor Artilleria de Valparaíso. Fonte: Javier Rubilar.

Conforme já dito, pela quantidade de morros que tem a cidade, não poderiam faltar as formas para que seus moradores pudessem mover-se com mais agilidade. Dessa maneira, a partir de 1883 o governo decidiu construir um meio de transporte para facilitar a mobilidade da região. Atualmente são 16 os funiculares (ascensores/elevadores) que ainda existem, todos são patrimônios da cidade, e 8 deles estão em funcionamento. Este é um passeio único e você não pode ficar fora dele.

Casa de Pablo Neruda “La Sebastiana

La Sebastiana. Fonte: Beatrice Murch.
La Sebastiana. Fonte: Beatrice Murch.

Essa impressionante casa em forma de barco, chama atenção de todos que passam pelo Cerro Bellavista. Com La Chascona em Santiago e Casa de Isla Negra, às três moradias de Pablo Neruda, La Sebastiana encanta por sua beleza arquitetônica e vista para o porto de Valparaíso.
Atualmente é um museu bastante procurado por aqueles que visitam a cidade. Desse modo, sugerimos chegar cedo para poder desfrutar melhor dessa divina construção, bem como, para escutar os vários relatos sobre o poeta.

Catedral de Valparaíso

Catedral de Valparaíso. Fonte: Robert Cutts.
Catedral de Valparaíso. Fonte: Robert Cutts.

Esse templo religioso é mais uma das paradas obrigatória de Valparaíso. Além de ser uma igreja por onde passam milhares dos devotos de Nossa Senhora do Carmo, é também um lugar histórico. Ali você poderá conhecer, por exemplo, as catacumbas onde estão os restos de sacerdote.

Destaca-se que Catedral teve sua cúpula destruída pelo terremoto de 1971, bem como a fachada. No entanto, foi restaurada e então declarada Monumento Nacional em 2003.  Realmente uma visita imperdível.

Palácio Baburizza

Outro ícone da arquitetura de Valparaíso é o Palácio Baburizza. Uma construção do século XIX de estilo modernista e eclético, onde está situado o Museu de Belas Artes.  Sem dúvida alguma é um importante patrimônio de arte e cultura da cidade.

Para conhecê-lo sugerimos que suba pelo “ascensor el Peral”, assim serão dois pontos turísticos em um mesmo passeio. Você irá se surpreender com a vista panorâmica do porto. Não se esqueça do celular ou da maquina fotográfica.  As fotos ficaram fantásticas.

Ademais o Palácio apresenta um perfeito estado de conservação.  Muito bonito e bem cuidado. A coleção de pinturas de artistas chilenos, franceses e espanhóis é admirável.  Sim, você não deve perder este banho de arte e cultura que oferece este lugar.

Museu de História Natural de Valparaíso

Para aqueles que vão em família, amigos ou simplesmente são amantes da história natural, o Museu é uma visita que não pode passar despercebida.  Vale lembrar que  as ofertas para crianças e adolescentes, são muito interessantes. Informamos ainda que o Museu está em um sótão o que o torna ainda mais atrativo. Também possui 2 bibliotecas e uma cafeteria.

Ruas, escadas e murais de Valparaíso

Inegavelmente, o título da UNESCO não foi dado a cidade somente pela casa do poeta ou pelos ascensores espalhados pelo local. Pode-se dizer que tudo nesse lugar é lindo de se ver.

Nesse sentido, caminhar pelas ruas e subir as escadas, significa poder estar dentro de um espaço de arte e cultura. Muitas das obras são de artistas latino-americanos da década de 90. São vários murais que enfeitam a cidade e dão uma nova dinâmica as montanhas.

Além disso, tudo isso perto do mar. Sem dúvida alguma um conjunto de arquitetura, arte e natureza perfeito. Verdadeiramente, consideramos que deva perder-se um pouco pelas ruas de Valparaíso.

Monumentos da cidade

Valparaíso esta carregada de historia e isso também se vê na quantidade de marcos simbólicos que retratam a trajetória histórica da cidade e do país. Nesse circuito você pode conhecer  o “Lord Cochrane” de 1873 e o “Monumento a los Héroes Navales” de 1886. Ainda poderá conhecer o “Arco Británico” de 1911, uma espécie de Arco do Triunfo chileno, obra do arquiteto chileno Alfredo Azancot.  Bem como, “Manuel Blanco Encalada”, de 1917 uma homenagem à Armanda Nacional e ao Vice Almirante, Manuel Blanco Encalada entre outros dos vários momentos preservados nessa linda cidade.

Mirantes e Passeios

Entretanto, como não poderia faltar, Valparaíso possui vários lugares que permitem vistas espetaculares da cidade. Entre eles estão o Cerro Concepción, Cerro Alegre, Cerro Bellavista, Paseo Atkinson,  Paseo Yugoslavo, entre outros. Desses lugares as vistas são espetaculares e com certezas privilegiadas. Realmente lugares que fascinam.

Muelle Prat – Pier histórico

Vista do Muelle Prat. Fonte: m_alejandrae. Flickr.
Vista do Muelle Prat. Fonte: m_alejandrae. Flickr.

Esse píer data de 1850 e esta situado no porto de Valparaíso, perto da  Praça Sotomayor e da Estação Puerto (Porto). Também é o lugar aonde os turistas vão não só para visitar a doca portuária, como também para fazer passeios de lanchas pela Baia da cidade.

Porto de Valparaíso

Esse lindo espaço marítimo é o maior porto de embarque e desembarque de passageiros de Chile. Inegavelmente, uma das maiores atrações do Porto são os Leões-marinhos que parecem modelos fotográficos sempre prontos para uma nova foto.  Além disso, nesse lugar se encontra vários postos de vendas de artesanatos, bares e restaurantes.

As  praias de Valparaíso

Valparaíso possui varias praias, no entanto, somente 5 estão aptas para tomar banho de mar e 19 para tomar banho de sol. Assim sendo, destaca-se as praias: “Las Salinas, Las Torpederas, Carvallo, San Mateo, Portales y Laguna Verde.

Essas praias  são as preferidas por suas opções de infraestrutura de diferentes serviços,  tais como banheiros, cadeiras de praias, bares, restaurantes, algumas possui espaços verdes e principalmente a vista panorâmica do Oceano Pacifico que é inquestionável.

Caleta Portales

Esse pequeno golfo é considerado um dos principais postais de Valparaíso, pelos barcos ancorados na praia e pelo Monumento al Pescador. Contudo, é o lugar perfeito para comprar as lembrancinhas da cidade.

Caleta El Membrillo

Outra colônia de pescadores, que historicamente na época colonial se realizavam as atividades comerciais relacionadas a pesca. O Nome se deve a plantação de Membrillo (Marmelo).  Ótimo para caminhar e apreciar as atividades das embarcações e aves marinhas.

Gastronomia

Como sempre, aqui deixamos algumas sugestões de lugares para comer. Ainda mais que em Valparaíso, a oferta é extensa. Restaurantes e bares bonitos e com um serviço privilegiado. Como, por exemplo, o  Restaurante La Concepción que soma uma vista privilegiada, um espaço muito lindo e uma comida para lá de saborosa. O atendimento é excelente.

Em segundo lugar, sugerimos Hotzenplotz, que é lindo para comer e está localizado no Cerro Bellavista. O colorido do restaurante, a comida simples, porém, gostosa junta-se a uma cerveja espetacular.  Um ótimo lugar para ir com amigos.

Por fim, sugerimos Tres peces para os amantes dos mariscos chilenos. Um lugar imperdível para comer.