Torres (RS), Tudo Que Você Precisa Saber Para Visitar

Torres (RS). Imagem: Douglas Scortegagna, Flickr.
Torres (RS). Imagem: Douglas Scortegagna, Flickr.

Torres (RS) é um município localizado no litoral gaúcho, em seu extremo norte. É um dos principais destinos turísticos do Estado, especialmente numa região em que as praias não são um grande atrativo. Isso ocorre principalmente por conta das peculiaridades locais, como os paredões rochosos na praia e a presença de uma ilha marítima.

Dessa forma, a cidade de Torres tem atraído cada vez mais turistas, especialmente da região Sul, que buscam uma opção tranquila e com boa infraestrutura para passar o verão, longe das praias lotadas de Santa Catarina ou mesmo Rio de Janeiro e Nordeste.

Com o intuito de apontar as principais dicas de viagem e informar quais são os principais atrativos de Torres, fizemos esse artigo.

Boa leitura!

História de Torres (RS)

Imagem: Fotos Antigas RS, Flickr.
Imagem: Fotos Antigas RS, Flickr.

A fundação do município ocorre no ano de 1878, mas o território era ocupado desde o século XVII pelos colonizadores portugueses. Desde a sua fundação, a cidade desenvolveu um papel fundamental na economia do litoral norte do Rio Grande do Sul, especialmente pela abertura do porto na região. Dessa maneira, a cidade passa a ter um protagonismo econômico e político no litoral norte gaúcho.

No século XX, a cidade cresce e consolida a sua urbanização. Nas últimas décadas do século XX e nas primeiras do século XXI, Torres passa a utilizar o turismo como alternativa para otimizar e diversificar a sua economia, com ampla atuação do mercado imobiliário na região.

Quando Ir

Imagem: Leandro Kibisz, Flickr.
Imagem: Leandro Kibisz, Flickr.

Sem dúvidas, a melhor época para ir a Torres e curtir o seu litoral é no verão (dezembro a março). Contudo, quem visita Torres fora da alta estação consegue tirar bom proveito, como passeio até a Ilha dos Lobos, onde é possível observar leões-marinhos e lobos-marinhos.

Para os praticantes do surf, é recomendado que você visite a cidade durante os meses de março e agosto. Em julho, os surfistas ganham a companhia dos golfinhos, que visitam a região junto às tainhas. Com certeza uma experiência inesquecível para os praticantes do esporte.

Já entre agosto e novembro, o espetáculo é protagonizado pelas baleias-francas, que passam pela região. Assim, o melhor local para observá-las é no Morro do Farol.

Entre abril e maio, a cidade recebe o Festival de Balonismo, com provas durante o dia e eventos durante a noite, principalmente festas e shows.

Lembre-se sempre de levar protetor solar e casaco, pois a temperatura durante a noite pode cair bastante, mesmo durante o verão!

Como Chegar

Imagem: Jake Blucker, Unsplash.
Imagem: Jake Blucker, Unsplash.

Para moradores de outros Estados, a melhor forma de chegar é por avião, aterrissando na cidade de Porto Alegre. Ademais, na capital Gaúcha, você pode alugar um carro e dirigir até a cidade de Torres, ou comprar um ticket para viajar de ônibus na Rodoviária.

Principais Atrações de Torres (RS)

Agora falaremos dos principais atrativos da cidade. São eles:

  • Morro do Farol;
  • Ilha dos Lobos;
  • Igreja São Domingos;
  • Parque da Guarita;
  • Festival de Balonismo de Torres;
  • Praias;
  • Ponte Pênsil;
  • Molhes da Barra;
  • Rio Mampituba.

Morro do Farol

Imagem: Alfredo hilario, Wikimedia Commons.
Imagem: Alfredo hilario, Wikimedia Commons.

O Morro do Farol é um dos principais destinos turísticos de Torres, localizado em cima de um morro e onde se encontra um farol, utilizando para auxiliar a localização das embarcações marítimas.

Desse local você consegue avistar os voos de parapente que ocorrem nas praias. Além disso, o local conta com estacionamento, bancos e, ocasionalmente, vendedores ambulantes.

Ilha dos Lobos

Imagem: Gilmar Mattos, Flickr.
Imagem: Gilmar Mattos, Flickr.

Esta ilha está distante a 1,8 km da orla da Prainha e litoral da cidade de Torres. Juridicamente, é uma Unidade de Conservação, título que contribui para a preservação dos lobos marinhos que habitam a região. Dessa forma, o nome da ilha se dá por conta desses ilustres moradores.

Estes animais utilizam a ilha de forma temporária, para descanso, como parte de suas rotas migratórias. Vários barcos fazem o passeio até o local. Com sorte, você conseguirá ver alguns lobos marinhos.

Igreja São Domingos

Esta Igreja é de 1824 e conta com estilo colonial português. Apesar de não impressionar por suas dimensões, esse templo religioso é bastante majestoso e charmoso. Sem dúvida, um local para você visitar na cidade de Torres.

Parque da Guarita

Imagem: Alfredo hilario, Wikimedia Commons.
Imagem: Alfredo hilario, Wikimedia Commons.

Este parque é, na verdade, uma Unidade de Conservação. Seu nome é uma referência à Praia da Guarita, que ele dá acesso. Dessa maneira, é uma excelente alternativa para quem deseja observar os paredões de torres, uma paisagem incrível com visão privilegiada para a praia.

Ademais, o espaço conta com excelente infraestrutura, com banheiros e ciclovia, além de um restaurante com venda de açaí.

Festival de Balonismo de Torres

Este festival ocorrente entre os meses de abril e maio, quando os ventos são mais favoráveis para o voo de balão. Dessa forma, para os amantes dessa atividade, esta é programa essencial.  Do alto, você terá uma visão privilegiada de toda a região.

Mas ainda que você não voe, os balões formam um cenário lindo no céu, com muitos pontos coloridos.

Praias

Imagem: Dearaújo, Flickr.
Imagem: Dearaújo, Flickr.

A cidade conta com diferentes praias, indicadas para diferentes atividades e públicos. A Praia dos Molhes, por exemplo, é indicada para a prática de Surf e para a pesca.

Por outro lado, a Praia Grande é mais badalada, e conta com excelente infraestrutura, incluindo restaurantes, bares e lanchonetes.

A Prainha está localizada no centro da cidade e apresenta mares agitados. Devido a isso, é necessário tomar cuidado ao dar um mergulho, especialmente as crianças.

A Praia do Cal conta com ondas fortes. Devido a isso, é a queridinha dos surfistas.

A Praia da Guarita é a mais magnética de Torres, pois conta com incríveis paredões de pedra.

Ponte Pênsil

Imagem: Fotos Antigas RS
Imagem: Fotos Antigas RS

Este atrativo pode ser desbravado junto ao passeio junto ao Rio Mampituba. Ela é feita para pedestres e de um lado está o Estado do Rio Grande do Sul, e no outro o de Santa Catarina (município de Passo de Torres). Ela é em madeira, construída utilizando a técnica de suspensão por cabos.

Molhes da Barra

Imagem: Leandro Kibisz, Wikimedia Commons.
Imagem: Leandro Kibisz, Wikimedia Commons.

O Rio Mampituba, naturalmente, deságua no oceano atlântico. O Molhes da Barra está situado nesse encontro, com mais de 400 metros de extensão na cidade de Torres e 150 em Passo de Torres, Santa Catarina. Esse elemento foi criado com a intenção de proteger a foz do rio, assim como preservar o ponto de pesca e a caminhada.

Nesse ponto, é possível avistar lindos golfinhos, que parecem brincar com seus admiradores. Ademais, caminhe pelos molhes, ouça o vento, as ondas batendo nas pedras e se sente lá no final para apreciar a imensidão do mar e a beleza dos golfinhos.

Rio Mampituba

Imagem: Valdiney Pimenta, Flickr.
Imagem: Valdiney Pimenta, Flickr.

Este rio faz a divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e o de Santa Catarina. As paisagens são bucólicas. Dessa forma, aproveite para desfrutas desse atrativo sem pressa. Existem poucos, mas bons estabelecimentos à beira rio, além de outros atrativos como passeios de barcos, que devem ser contratados in loco.

Gastronomia

Imagem: Angela Pham, Unsplash.
Imagem: Angela Pham, Unsplash.

A Gastronomia na cidade é diversificada, e tem influências tanto do litoral quanto do interior  gaúcho. Além disso, você terá opções da gastronomia internacional e contemporânea, como sushis, comida italiana, entre outras.

Dessa forma, sempre há opções de frutos do mar, peixes e camarão. Ademais, outra alternativa deliciosa para o inverno são os fondues.

Assim sendo, Torres (RS) é um dos principais atrativos do Estado, e a melhor opção do litoral gaúcho. Reúne infraestrutura, beleza e atrativos para tornar a sua viagem inesquecível. E você, o que está esperando para visitar este município gaúcho?

VEJA TAMBÉM: O Que Fazer Em São Miguel das Missões!