Caxias do Sul

Guia de Viagem Completo

Caxias do Sul. Imagem: Ariel, Wikimedia Commons.
Caxias do Sul. Imagem: Ariel, Wikimedia Commons.

Caxias do Sul é um município do Estado do Rio Grande do Sul, região Sul do país. Está a uma altitude de 800 metros, o que contribui para reduzir as temperaturas, e proporcionar cenas com muita neblina, que dura praticamente o ano inteiro.

Além disso, é uma das maiores cidades do Estado, grande centro cultural e econômico. Recebeu uma grande imigração da Europa nos séculos XIX e XX, principalmente de italianos. Nas últimas décadas, a cidade tem despontado para o turismo.

História de Caxias do Sul

Imagem: Eugenio Hansen, OFS, Wikimedia Commons.
Imagem: Eugenio Hansen, OFS, Wikimedia Commons.

Caxias do Sul foi fundada em 1890, mas só recebe o título de cidade em 1910. Inicialmente, a base da economia era a agricultura de subsistência. Contudo, logo a diversificação econômica  na região foi expandido, com apoio de infraestrutura como a malha ferroviária.

Imagem: Fotos Antigas RS, Flickr.
Imagem: Fotos Antigas RS, Flickr.

A primeira diversidade foi com a indústria, criada inicialmente para processos os alimentos já produzidos na região. É nesse período que a cidade recebe um grande contingente de imigrantes, especialmente italianos.  Até a metade dos século XX, a cidade passa por uma breve estagnação, mas logo retoma seu crescimento com a reconciliação com seus imigrantes.

A Festa da Uva é um marco nesse processo.

Quando Ir

Estádio Alfredo Jaconi do Juventude. Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br
Estádio Alfredo Jaconi do Juventude. Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br

Caxias é uma cidade que você pode visitar o ano inteiro. Em dezembro, ocorre o “Divino Natal, que encanta os visitantes com uma espetacular decoração natalina.

Ademais, para quem deseja conhecer mais das tradições gaúchas, é indico que se visite a cidade durante o mês de setembro, quando ocorre a comemoração da Semana Farroupilha, em memória aos heróis da Guerra dos Farrapos.

Para quem ama um turismo gastronômico, indica-se a visita durante o mês de outubro, quando ocorre o festival “Sabores de Criúva”.

O Inverno no Sul, bem mais rígido que em outras regiões, é também um grande atrativo nesta cidade, especialmente por conta da paisagem e da neblina que toma conta da região. Entre os meses de junho a setembro, você pode aproveitar a estadia na cidade para sentar à frente de uma lareira e degustar um bom vinho.

Para os católicos, a cidade dispõe de inúmeros festivais da religião, como a Festa do Divino, que ocorre entre abril ou maio.

Todavia, em fevereiro ocorre o principal evento da cidade. A Festa Nacional da Uva, quando ocorre a colheita. A festa é bianual em anos pares, e conta com diversas atrações culturais, exposições de vinhos e de diferentes variedades de sucos e de uvas.

Como Chegar

Você pode chegar até a cidade pelo Aeroporto Regional de Caxias do Sul. Em algumas épocas do ano ou dias, os voos são cancelados por conta da baixa visibilidade. Outra alternativa é ir de carro a partir de Porto Alegre ou mesmo ônibus a partir de várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, visto que a cidade de Caxias do Sul conta com uma bem estruturada rodoviária.

Principais Atrações de Caxias do Sul

Entre as atrações de Caxias do Sul, separamos aqui algumas das principais:

  • Festa Nacional da Uva;
  • Criúva;
  • Estrada do Imigrante;
  • Catedral Diocesana de Caxias do Sul;
  • Parque Cinquentenário;
  • Parque Getúlio Vargas;
  • Jardim Botânico de Caxias do Sul (Ecoparque);
  • Monumento ao Imigrante – Caxias do Sul.

Festa Nacional da Uva

Imagem: Bill Williians, Unsplash.
Imagem: Bill Williians, Unsplash.

A Festa da Uva é um dos principais eventos do Estado. Ocorre em fevereiro, durante a colheita. Contudo, ela só ocorre de 2 em cada 2 anos, em anos pares. Dessa forma, é importante que você programe a sua viagem com essas condições, a fim de aproveitar essa festa.

Ademais, os atrativos são diferentes shows e apresentações, com foco nas tradições gaúchas e imigração. Além disso, há muita oferta de vinhos e produtos da região.

Criúva

Imagem: Gabriel Aver, Unsplash.
Imagem: Gabriel Aver, Unsplash.

Criúva foi uma antiga rota dos tropeiros. Dessa maneira, naturalmente a região apresenta muito da cultura desses trabalhadores, especialmente no que diz respeito à gastronomia.

Além disso, a região é coberta de belezas naturais, como cachoeiras. Oferece diferentes opções de trilhas ecológicas e práticas de esportes radicais.

Estrada do Imigrante

Como o nome sugere, esta estrada foi rota dos primeiros imigrantes que chegaram na região. As paisagens são incríveis, com uma mescla de paisagens serranas, história da imigração e também a religiosidade dos imigrantes.

Dessa forma, o grande destaque é a Gruta da Terceira Légua, que conta com uma capela em seu interior. Sem dúvida, um atrativo imperdível para quem visita a região de Caxias do Sul.

Catedral Diocesana de Caxias do Sul

Imagem: Ricardo André Frantz, Wikimedia Commons.
Imagem: Ricardo André Frantz, Wikimedia Commons.

A Catedral Diocesana de Caxias do Sul está situada no centro da cidade, em frente a Praça Dante Alighieri. Ela foi inaugurada em 1899, e é dedicada a Santa Teresa.
Dessa maneira, é um dos principais edifícios históricos da cidade, e um grande exemplar da arquitetura colonial na zona de imigração italiana no Estado do Rio grande do Sul.

Parque Cinquentenário

Imagem: Ignacio Brosa, Unsplash.
Imagem: Ignacio Brosa, Unsplash.

Este é um parque urbano com vegetação nativa. Está distribuído em 2,5 hectares e conta com araucárias típicas da região. Além disso, há espaço para a recreação de crianças, sendo assim um espaço ideal para a família, e também para caminhadas e exercícios.

Parque Getúlio Vargas

Imagem: Will Paterson, Unsplash.
Imagem: Will Paterson, Unsplash.

Getúlio Vargas foi uma figura bastante controversa para a região. Ao mesmo tempo que proporcionou grandes investimentos em infraestrutura, foi responsável pela perseguição aos imigrantes. Dessa forma, ele dá nome a um dos mais importantes parques da cidade: o Parque Urbano Getúlio Vargas.

Este grande espaço verde de lazer está situado em meio à área urbana da cidade, sendo um dos principais espaços de entretenimento do município. Apresenta com vegetação exuberante, com diferentes espécies nativas e frutíferas, além de equipamentos voltado para a prática de esportes e lazer.

Além disso, o parque conta com playground, ciclovia, quadra esportiva, academia ao ar livre, pista de skate e um palco para apresentação de eventos e shows.

Jardim Botânico de Caxias do Sul (Ecoparque)

Imagem: Programa de Aceleração do Crescimento, Flickr.
Imagem: Programa de Aceleração do Crescimento, Flickr.

A cidade também conta com um grande e bem equipado Jardim Botânico. É um parque com mais de 60 hectares e está localizado ao norte da cidade, junto à Barragem do Rio Tega.

Dessa forma, o parque conta com lagos com decks, pistas para caminhadas e para os praticantes do ciclismo. Além disso, conta também com espaço para a pratica de exercícios, extensos gramados para piqueniques, além e áreas de mata nativa.

Monumento ao Imigrante – Caxias do Sul

Imagem: Ricardo André Frantz, Wikimedia Commons.
Imagem: Ricardo André Frantz, Wikimedia Commons.

Este é um dos principais símbolos da cidade, em homenagem aos imigrantes que foram força basilar para a construção cultural e material do município. A criação do monumento se deu pelas mãos do escultor Antonio Carangi, e foi inaugurado em 1954, em uma Festa da Uva. O então presidente Getúlio Vargas fez desse marco um ponto importante de reconciliação com os imigrantes da região.

Este monumento retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram a sua terra natal para construir uma nova vida na cidade de Caxias do Sul. Ele é feito de bronze e mede 4,5 metros de altura. Ao lado do monumento, encontra-se o Museu do Imigrante, que também vale a pena visitar.

Gastronomia

Imagem: Jakub Kapusnak, Unsplash.
Imagem: Jakub Kapusnak, Unsplash.

A Gastronomia em Caxias do Sul é muito rica, e é uma mistura de das diferentes culturas que passaram pela cidade. Dessa forma, há muita influência dos imigrantes, especialmente italianos, assim como da cozinha tradicional gaúcha e dos tropeiros.

Sendo assim, Caxias do Sul é uma importante cidade do RS, com muitos atrativos e uma grande referencia cultural. Seja no Inverno ou no Festival da Uva, a cidade é um grande atrativo para turista de todas as idades.

VEJA TAMBÉM: Torres (RS), Tudo Que Você Precisa Saber Para Visitar