Tiradentes, Minas Gerais

Passeio Encantador ao Passado

Tiradentes, MG. Image: Nilson Junior, Unsplash.
Tiradentes, MG. Image: Nilson Junior, Unsplash.

Minas Gerais é um dos maiores Estados do Brasil, seja em território, seja em população. Além disso, apresenta diversas cidades turísticas, como Ouro Preto, Belo Horizonte, São Thomé das Letras e a cidade de Tiradentes.

A cidade oferece excelentes atrativos arquitetônicos, especialmente aqueles datados do século XVIII e referentes ao barroco brasileiro.

Com a finalidade de apresentar melhor a cidade e dar as principais dicas de viagem, fizemos esse artigo. Boa leitura!

O Que Fazer Em Tiradentes

Agora falaremos sobre os principais atrativos da cidade de Tiradentes. São eles:

  • Chafariz de São José;
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário;
  • Museu da Liturgia;
  • Museu de Sant’Ana;
  • Largo das Forras;
  • Matriz de Santo Antônio.

Chafariz de São José

Em um período em que não existia água encanada, o Chafariz de São José levava água fresca e potável aos moradores da cidade de Tiradentes. Desse modo, é uma importante edificação para conhecer a história da cidade. Além disso, é uma importante contribuição para a arquitetura barroca na cidade.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Imagem: Douglas Mendes, Unsplash.
Imagem: Douglas Mendes, Unsplash.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é um dos maiores exemplos de arquitetura barroca no País. Dessa maneira, é um destino obrigatório para quem viaja até a cidade de Tiradentes. Infelizmente, pouco se sabe sobre a sua construção. Contudo, provavelmente ela foi construída entre os anos de 1740 e 1770.

Esta igreja não apresenta dimensões similares à matriz. Pelo contrário, é bastante singela e tem o tamanho de uma capela. Todavia, seu tamanho não à torna menos interessante.

Museu da Liturgia

Imagem: Douglas Mendes, Unsplash.
Imagem: Douglas Mendes, Unsplash.

Este é o único museu da América Latina dedicado ao tema. Dessa maneira, é ideal para tem interesse e busca documentos, livros e demais objetos religiosos. O museu conta com mais de 400 objetos de uso litúrgico. Além disso, conta com um grande acervo de arte sacra, incluindo pinturas, imagens, esculturas, entre outros.

A grande maioria do acervo foi produzido na própria cidade de Tiradentes. Ademais, outro grande destaque do museu são os materiais audiovisuais.  

Museu de Sant’Ana

O Museu de Sant’Ana está localizado no antigo prédio de Câmara e Cadeia. O museu guarda a coleção de Angela Gutierrez, que dou todas as peças para montagem desse espaço de dedicado à mãe de Maria. Ao todo, são mais de 300 imagens da santa protetora dos lares. A maioria dessas estátuas foram produzidas por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX.

Ademais. O ingresso para entrar no museu é de R$ 5 (inteira) e R$ 2,5 (meia entrada).

Largo das Forras

Imagem: Douglas Mendes, Unsplash.
Imagem: Douglas Mendes, Unsplash.

Esta é a principal praça da cidade de Tiradentes. O Largo, nas cidades luso-brasileiras, é o espaço destinado ao comércio e aos principais prédios públicos, especialmente as igrejas. Dessa forma, é importante começar o seu passeio pelo centro histórico nesse local.

Atualmente, o espaço conta com dezenas de pousadas, centro de atendimento aos turistas, restaurantes bares. Ademais, é um local para aproveitar tanto durante o dia, quanto durante a noite, quando as luzes conferem uma atmosfera nostálgica e romântica para as ruas da cidade.

Matriz de Santo Antônio

Imagem: Luiz Felipe, Unsplash.
Imagem: Luiz Felipe, Unsplash.

Este é o principal templo católico da cidade de Tiradentes, e também o mais antigo. Dessa forma, é importante que você o visite para conhecer mais da arquitetura da cidade. Além disso, é um grande exemplar da arquitetura barroca. O interior da igreja é em estilo rococó, um dos maiores exemplos em solo nacional dessa mistura.

Um dos grandes charmes da igreja são os relógios das torres, em funcionamento desde o ano de 1788. Como não poderia ser diferente, a igreja é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Sendo assim, a cidade de Tiradentes oferece importantes atrativos arquitetônicos, tendo alguns dos maiores exemplares do estilo Barroco no país.