Obras de Niemeyer em Belo Horizonte

Obras de Niemeyer em Belo Horizonte. Imagem: Nathalia Segato, Unsplash.
Obras de Niemeyer em Belo Horizonte. Imagem: Nathalia Segato, Unsplash.

Niemeyer foi um dos principais arquitetos brasileiros, especialmente durante o século XX. Responsável por desenhar os principais prédios públicos da cidade de Brasília, seu trabalho ganhou notoriedade anos antes, graças a união com JK no governo de Minas Gerais. Desse modo, ao longo do tempo, o arquiteto projetou e executou diversas obras em solo mineiro. As obras de Niemeyer em Belo Horizonte são pioneiras.

Algumas destas obras o fizeram ganhar fama nacionalmente e internacionalmente. Com o intuito de apresentar as principais obras, fizemos esse artigo. Falaremos sobre as principais obras desse importante arquiteto na capital mineira, a cidade de Belo Horizonte.

Boa leitura!

Principais Obras de Niemeyer Para Conhecer Em Belo Horizonte

Estas são as principais obras do arquiteto para você conhecer na cidade de Belo Horizonte:

  • Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves;
  • Edifício Niemeyer;
  • Biblioteca Pública Professor Luiz de Bessa;
  • Casa Kubitschek;
  • Igreja São Francisco de Assis;
  • Iate Tênis Clube;
  • Casa do Baile.

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Esta é a obra mais recente do Arquiteto na cidade de Belo Horizonte, e foi construída durante a gestão do Governador Aécio Neves, no ano de 2010. O projeto se assemelha bastante aos edifícios de Brasília, com as características marcantes do modernismo brasileiro.

Edifício Niemeyer

Este edifício é bastante similar ao COPAN, localizado na cidade de São Paulo, e projetado pelo mesmo arquiteto. Contudo, a sua inauguração ocorreu 6 anos antes, em 1960. O destaque são os brises que acompanham toda a fachada da edificação, assim como o seu formato curvo.

Além disso, está localizado em uma das regiões mais bonitas da cidade de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade.

Biblioteca Pública Professor Luiz de Bessa

Esta biblioteca pública foi concebida com marquises generosas e formas livres, aproveitando a plasticidade do concreto armado. Além disso, o acervo da biblioteca contém obras importantes de escritores estrangeiros e brasileiros, além de um grande volume de livros de escritores mineiros.

Sem dúvida, um passeio inesquecível para os amantes de livros, jornais e grandes obras arquitetônicas.

Casa Kubitschek

Imagem: Sudhertzen, Wikimedia Commons.
Imagem: Sudhertzen, Wikimedia Commons.

Esta casa foi projeta com o objetivo de ser a casa de final de semana do então Prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck. Ela apresenta características únicas e marcantes, como o telhado em formato borboleta, similar ao do Iate Tênis Clube.

Ademais, vale destacar que as reformas não descaracterizaram a obra, pois tiveram supervisão direta de Niemeyer, o que contribuiu para manter a alma modernista da edificação.

Igreja São Francisco de Assis

Imagem: Acervo do Autor.
Imagem: Acervo do Autor.

Esta pequena igreja, localizada na Lagoa da Pampulha, é uma das obras mais conhecidas do arquiteto. Ela ganha destaque principalmente por sua autenticidade e por suas formas curvas, onde parede e telhado se confundem, formando um elemento só. Assim, é um dos ícones modernistas do Brasil.

Além disso, conta com um lindo mural em vidro do artista plástico Cândido Portinari, o que comprova a integração das artes na arquitetura moderna de Niemeyer.

Iate Tênis Clube

Imagem: Lucasvinirosa, Wikimedia Commons.
Imagem: Lucasvinirosa, Wikimedia Commons.

A concepção do projeto é a de idealizar um barco se lançando sobre as águas. O desenhou apresenta uma grande inovação arquitetônica no Brasil: o uso de do telhado borboleta, que se inclina para o centro da edificação. Dessa maneira, quebra-se uma tendência da arquitetura e seu telhado tradicional.

Casa do Baile

Image: Ymblanter, Wikimedia Commons.
Image: Ymblanter, Wikimedia Commons.

Esta edificação foi projetada no ano de 1943, com a finalidade de ser local de dança popular. A parte externa do edifício promove uma linda vista da Lagoa da Pampulha, assim como o Museu de Arte da Pampulha. Assim como se tornou característica em suas obras, o charme está na plasticidade do concreto armado.

Sendo assim, estas são as principais obras de Niemeyer em Belo Horizonte. Elas são uma síntese do legado do arquiteto moderno. Além disso, há integração com paisagismo (especialmente Burle Marx), e murais (principalmente de Cândido Portinari).

Leia também: Ouro Preto: História Preservada de Uma Cidade Encantadora!