Visconde de Mauá RJ

O que fazer

Nova Friburgo. Fonte: Fred Schinke
Nova Friburgo. Fonte: Fred Schinke

Visconde de Mauá é um povoado inserido no município de Resende (RJ), mas que também se estende por outros municípios, como Bocaina de Minas (MG) e Itatiaia (RJ) . Mas afinal, você sabe quais são as principais atrações desse pequeno povoado localizado no interior do Rio de Janeiro?Com o intuito de apresentar a história, principais pontos turísticos e um pouco da cultura deste local, fizemos este breve artigo especialmente para você. Leia o texto e conheça tudo sobre este simpático povoado fluminense. Confira!

História de Visconde de Mauá

O nome do povoado homenageia Irineu Evangelista de Sousa, Barão e, posteriormente, visconde, da época do Império. No ano de 1870, este homem recebeu terras do governo para exploração de madeira. Ademais, seu filho,  Henrique Irineu de Souza, instalou uma colônia na região.

Esta colônia buscava atrair imigrantes europeus para a região, o que várias outras regiões do país fizeram durante a mesma época. Esta e outras tentativas fracassaram, até que em 1930, os poucos imigrantes alemãs que restaram no local recebem parentes europeus, consolidando uma comunidade alemã.

Vilas

Visconde de Mauá é conhecida por ter em seu território três vilas: Mauá, Maringá e Maromba. O ideal é que você conheça as três, tendo em vista que cada uma delas possui identidade própria. Dessa forma, seguem as características de cada uma:

  • Maringá: Esta vila está situada entre Mauá e Maromba. Encontra-se dividida por uma ponte, que atravessa o Rio Preto, e divide cada lado do local entre os dois municípios mineiros (Bocaina de Minas e Itatiaia). O centro dispõe de um efervescente comércio, repleto de produtos locais;
  • Maromba: Esta vila, localizada a 3 km de maromba e 8 km de Mauá, está localizada oficialmente no município de Itatiaia (RJ). Todavia, vale a pena visitá-la, especialmente por ser rota para as piscinas naturais da região;
  • Mauá: Esta vila é a mais estruturada da região. Localizada no Município de Resende, dispõe de uma rua comercial charmosa, que conta com diversas lojas e uma igrejinha.

Vale do Alcantilado

Vale do Alcantilado. Fonte: https://www.viscondedemaua.blog
Vale do Alcantilado. Fonte: https://www.viscondedemaua.blog

O vale do acantilado é um complexo que possui no total 9 cachoeiras. Para explorá-lo de forma plena, é necessário realizar uma escalada de 1,5 km, o que pode exigir grande preparo físico da sua parte. Para realizar todo o percurso, você precisa de 2 a 3 horas, sem contar o tempo de parada para banhos.

Ademais, vale destacar que o Vale do Alcantilado encontra-se em propriedade privada. Portanto, é necessário tanto autorização quanto o pagamento de uma taxa para a sua visitação. O custo é de R$ 15,00, valor que compensa diante das belezas avistadas durante a trilha.

Poção da Maromba

Poção da Maromba. Fonte: https://www.viscondedemaua.blog
Poção da Maromba. Fonte: https://www.viscondedemaua.blog

Este poção consiste em uma das mais famosas piscinas naturais de Visconde de Mauá. Possui 7 metros de profundidade e um local com 8 metros de altura, em que é possível pular na piscina natural. Todavia, é indicado que se faça um mergulho antes para verificar a viabilidade do pulo.

Isso ocorre pelo motivo do rio ser vivo, ou seja, ser mutável e mudar de acordo com o tempo. Ademais, o local é indicado para quem gosta de dar um bom mergulho, seja sozinho, seja em companhia de amigos ou familiares.

Cachoeira do Alcantilado

Esta é uma das maiores cachoeiras do complexo do Alcantilado, e pode ser avistado assim que você adentra no Vale. Dessa maneira, é o cartão de toda a região do Vale do Alcantilado. É ideal para os amantes dessa formação natural tão única e de rara beleza.

Como esta cachoeira está localizada no complexo do Vale do Alcantilado, torna-se visita obrigatória quando você visitar o local. Ideal para se visitar  sozinho, com amigos ou com a família.

Esta cachoeira possui uma água em tom dourado e é uma das mais bonitas da região. Não possui taxa de visitação, portanto, é ideal para quem busca um passeio gratuito. É muito adequada para tomar um banho de cachoeira, embora seja necessário estar preparado para a água fria.

A cachoeira costuma ficar cheia durante os meses de verão. Desse modo, caso você queira um pouco mais de privacidade, a recomendação é de que os outros meses do ano sejam os escolhidos para a visita. Por fim, vale incluir a Cachoeira de Santa Clara no seu roteiro para Visconde de Mauá.

Cachoeira do Escorrega

Cachoeira do Escorrega. Fonte: https://br.findmespot.com/
Cachoeira do Escorrega. Fonte: https://br.findmespot.com/

Esta cachoeira de água fria e cristalina, é mais uma localizada no povoado de Visconde de Mauá, Rio de Janeiro. O nome se dá por conta de sua formação, mais horizontal do que vertical, que proporciona vários escorregões de visitantes descuidados.

Portanto, o primeiro para os visitantes é tomar cuidado ao caminhar pelas pedras expostas, pois elas são escorregadias. Além disso, vale destacar que a cachoeira possui estacionamento próximo. Para utilizá-lo, é necessário desembolsar uma pequena taxa de R$ 15,00.

Pedra Selada

Pedra Selada. Fonte: Wikipédia.
Pedra Selada. Fonte: Wikipédia.

É um dos pontos mais conhecidos e visitados de Visconde de Mauá. Seu topo está a 1755 metros de altitude, o que configura uma bela vista de toda a região. Todavia, para alcançar o topo, são necessários 2 horas de caminhada, o que pode requisitar maior preparação física de quem realiza a trilha.

Além disso, este pico está localizado na Serra da Mantiqueira, o que é ideal para quem busca conhecer melhor as maravilhas naturais desta região. A mata atlântica da região está bem preservado, o que a torna diferente para os amantes da natureza.

Cavalgada

Visconde de Mauá também é indicado para os amantes dos equinos e das cavalgadas. O local dispõe de diversos ranchos, sítios, fazendas, entre outros, que contam com a criação de cavalos das mais variadas espécies. Além disso, boa parte deles propiciam passeios aos seus visitantes.

Além da cavalgada em si, o local oferece diversas paisagens únicas, passando por cachoeiras e trilhas na Serra da Mantiqueira. Dessa maneira, é um diferencial único no Brasil, que une natureza ao amor por esta atividade tão nobre.

Remorini Ecoaventuras

Como o nome sugere, este local é destino para os amantes de aventuras, esporte radicais e ecoturismo. Se localiza na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e oferece grande diversidade de atividades radicais para os seus visitantes.

Entre as atividades, destacamos o montanhismo, as trilhas, entre outros. Além disso, o local dispõe de guias preparados e cadastrados no Ministério do Turismo, aptos para guiar você da melhor forma possível. A visitação pode ser feita sem restrição de idade, visto que os funcionários são preparados para tal.

Museu Duas Rodas

Este museu é dedicado para veículos de duas rodas, como motos e bicicletas. Dessa maneira, é indicado para os amantes destes veículos. Todavia, até mesmo pessoas que não se interessam muito por estes veículos acabam se agradando pelo museu.

Isso ocorre pois o museu possui um acervo interessante, guias carismáticos e uma atmosfera interessante. Caso você seja um amante de Museus, vale a pena considerar incluir o Museu Duas Rodas em sua visitação.

Cultura

Visconde de Mauá Possui uma cultura única. Apresenta tanto os traços da cultura do interior fluminense, como do interior mineiro, por ser um povoado limítrofe entre ambos.

Além disso, apresenta traços da cultura europeia, especialmente a alemã, visto que a cidade recebeu imigração deste país, na primeira metade do século XX. Também vale destacar a cultura típica da Serra da Mantiqueira, com seus produtos, alimentos, entre outros.

Entre os principais eventos da cidade, destacamos: Festa do Pinhão e Concurso Gastronômico, que ocorre em Maio. Festa de São João, que ocorre em Junho. Temporada da Truta, que ocorre no mês de Setembro. E Cinema na Mesa, que ocorre no mês de Dezembro.

Dicas para quem visita Visconde de Mauá

Entre as divas que podemos dar para você, é: prepare-se para o frio, pois a região está localizada no pé da serra. Ao tomar banho, é natural que a água esteja gelada. Prove a truta da região e visite as vilas, pois elas que apresentam o diferencial da região.

Além disso, faça as trilhas locais, especialmente se você for aventureiro e amante da natureza, pois é um passeio único. Ademais, há trilhas para todos os gostos, mesmo para quem só deseja relaxar e curtir o silêncio da natureza.

Dica => Mais atrações em Visconde de Mauá

Gastronomia local

Você pode optar tanto por comer uma comida típica da região da Serra da Mantiqueira, como a Truta, por exemplo, ou experimentar uma prato tipicamente alemão.

Para o primeiro, sugerimos o Restaurante Truta Rosa, localizado no município vizinho, na Estrada da Santa Clara, s7n – Vale da Santa Clara, Bocaina de Minas – MG. Todavia, fica bem próximo ao povoado de Visconde de Mauá.

Já a sugestão de comida alemã é o Restaurante Champignon, localizado na Alameda Gastronômica, sn, Resende. Ele dispõe de pratos germânicos, como linguiça, salsicha, joelho de porco, entre outros.

Conclusão

Sendo assim, Visconde de Mauá é uma visita obrigatória na Serra da Mantiqueira carioca para os amantes de aventura e do ecoturismo. Dispõe de diversas atividades para você contemplar a natureza e relaxar. Além disso, possui elementos culturais que tornam o lugar único!

Dica => Acomodações em Visconde de Mauá