Imbituba

Paraíso do esporte ao sossego!

Imbituba. Fonte: Diane Oliveira.
Imbituba. Fonte: Diane Oliveira.

O litoral de Santa Catarina é sempre uma surpresa para quem vem de outros Estados. Ele vai muito além da capital Florianópolis – que já falamos aqui no blog e que é espetacular.

Mas, se você já conhece Floripa e quer ir sair do comum, é hora de explorar novas opções e frequentar praias excelentes, que nem sempre são bem divulgadas.

Hoje é a vez de Imbituba, uma cidade com um pouco mais de 40 mil moradores e que encanta seus visitantes logo na chegada. Conheça suas praias, seus principais pontos turísticos e algumas dicas essenciais para que seu passeio seja inesquecível! Confira o que separamos mais abaixo!

Imbituba é um pequeno paraíso em Santa Catarina

Imbituba fica no litoral sul de Santa Catarina, tem praias belíssimas e muita natureza para oferecer aos seus visitantes. A cidade é conhecida especialmente por uma aparição nada pequena: a baleia franca.

E, acredite, ela pode ser vista em algumas praias da cidade entre os meses de julho e novembro, quando precisa de um lugar calmo e tranquilo para ter seus filhotes. Se der sorte, você vai ver um espetáculo inesquecível sentado na areia, com seu suco na mão!

Mas mesmo que não consiga observar esse mamífero grandioso, Imbituba não vai te decepcionar. São muitos passeios disponíveis para o turista, muito sol, águas limpas e praias – que vão das mais agitadas até as mais calmas. Tem programa para todos os tipos de família e para todos os gostos!

As praias de Imbituba – Beleza natural e ondas perfeitas!

Imbituba foi palco de um dos campeonatos mundiais de surf mais importantes que existem, o WCT, durante os anos de 2003 a 2010. Só por essa informação, já dá para saber que suas praias contam com belas ondas, ideais para quem ama o esporte.

Mas é claro que não é só isso que você vai encontrar em Imbituba. Separamos alguns dos pontos turísticos mais importantes de lá e suas principais características. Confira:

  • Praia do Luz
Praia da Luz. Fonte: mapio.net.
Praia da Luz. Fonte: mapio.net.

Começamos nossas dicas de praias pela a mais deserta e incrível de todas as que ficam em Imbituba, a praia do Luiz. Ela fica entre a praia Rosa e a Barra e é pouco procurada pelos turistas – o que a torna calma, tranquila e muito limpa em todas as épocas do ano.

Quem sempre está por lá são os surfistas, que amam as ondas sempre boas no alto mar e a facilidade para chegar ao local através de uma trilha bem-feita e curtinha. Vale a sua visita para os momentos de calmaria e sossego que tanto buscamos perto do mar.

  • Praia Rosa
Praia do Rosa. Fonte: Pedro de Freitas Júnior
Praia do Rosa. Fonte: Pedro de Freitas Júnior

Se você quer conhecer uma praia elogiada mundialmente, não esqueça da praia rosa ou praia do rosa, como alguns chamam. Ela é considerada uma das mais belas do Brasil, devido à sua extensão enorme de areia e ondas que formam quase uma pintura.

A praia rosa foi destaque em diversos jornais internacionais e é a mais badalada da cidade. Tem infraestrutura muito boa para receber os turistas e, mesmo cheia, é sempre limpa e bem preservada. Passar por Imbituba e não conhecer a praia rosa é impossível! Aproveite um dia todo lá – vale a pena!

  • Praia Barra da Ibiraquera

Essa é a praia preferida dos amantes do Windsurf e kitesurfe, já que o vento sopra forte por lá todos os meses do ano, mesmo quando o calor está intenso. Para quem quer só observar, em dias lotados o visual é multicolorido, com todas as pranchas, o mar azul e o céu clarinho.

A praia recebe outras modalidades de esportes também, como canoagem e surfe comum. A sua orla é bem bonita e tem diversas casas de veraneio, pousadas e hotéis. A areia fininha e branca chama a atenção e convida para sentar e apreciar o espetáculo dos esportistas na água.

Muito badalada, essa praia é também palco para quem quer ver as baleias de longe e curtir sons ao vivo do pessoal mais animado que se junta no verão.

  • Praia da Vila

A praia da vila é a principal da cidade e atrai a maioria dos turistas, especialmente por ser uma das praias mais calmas e com águas tranquilas – diferente da maioria que é de ondas fortes. A praia é também famosa pelo seu pôr-do-sol belíssimo, que reúne centenas de pessoas todos os dias. Além disso, é nela que estão vários dos restaurantes mais famosos da cidade e é onde os turistas vão para aproveitar a queima de fogos no ano novo.

A praia da vila tem águas limpas, areia fininha e um verde que emoldura toda a paisagem. Se você pretende ir para Imbituba, ela não pode ficar de fora do seu roteiro – e é bastante possível que seja uma das suas primeiras paradas.

Imbituba além das praias – Passeios imperdíveis!

Quando viajamos, não queremos só ficar nas praias. Apesar de todas serem lindas, vale a pena investir em passeios diferentes daqueles que faríamos em nossa região. Separamos algumas ideias bem legais para você fugir da rotina e chegar em casa renovado!

  • Aulas de Kitesurf em barra de Ibiraquera

Se você é uma daquelas pessoas que fica só na areia vendo o pessoal praticar os esportes divertidos na água, isso pode mudar em Imbituba. A cidade conta com vários instrutores credenciados, que dão aulas diárias na alta temporada de Kitesurf e até de surf normal.

Se você faz o tipo aventureiro, vá até o centro da cidade e fale com algumas agências de turismo e passeio – vai ser uma experiência excelente!

  • Passeio nas Dunas
Dunas Imbituba. Fonte: https://historiasdabicicleta.com.br/
Dunas Imbituba. Fonte: https://historiasdabicicleta.com.br/

Quem gosta de aventura e quer ter a visão das praias de Ibiraquera, o passeio até as dunas é uma opção bem legal. O passeio é feito a pé, então, se prepare para caminhar bastante e leve muita água. Lá de cima, você pode praticar esportes radicais diversos, como uma espécie de surf na areia – mas é preciso de treinamento para isso.

Lá das dunas também é possível ver as baleias francas de longe e tirar algumas fotos bem legais. É um passeio que vale a pena, desde que haja disposição e saída bem cedinho, porque o sol costuma castigar no período da manhã. Leve muito protetor, água e vá acompanhado por guias locais, que saberão o melhor caminho para chegar ao topo das dunas.

  • Ver as Baleias Francas de pertinho

Esse passeio é ideal para famílias e pessoas de todas as idades. Com um bote inflável, é possível chegar pertinho das baleias e, acredite, essa é uma experiência inesquecível. Você irá até esquecer de tirar fotos, de tanta emoção e animação de chegar pertinho desses animais gigantescos.

O passeio é feito por profissionais, o que elimina qualquer risco de problemas. Por isso, aconselhamos que você sempre procure agências autorizadas – elas sabem lidar com crises, caso elas aconteçam. De todos os passeios, esse é um dos mais emocionantes e você levará para casa as recordações mais incríveis dessa viagem.

  • Ir até o Farol da Praia da Vila

Por fim, nossa dica de passeio é ir até o farol da vila. Para chegar até ele, é preciso pegar uma trilha curta, que não exige muito preparado físico. Porém, é válido contratar um agente para ir até lá. O farol é uma construção bem antiga e é um passeio bem legal para toda a família. Vai render muitas fotos!

Essas são só algumas ideias de passeio em Imbituba. Você pode também contratar barcos, passear de lancha, conhecer as ilhas próximas e passear pelo centro da cidade, nas lojinhas e nos vários restaurantes locais.

Garantimos que não vão faltar opções para sair e se divertir. E quando cansar, as praias são belíssimas e rendem um fim de tarde excepcional!

Nesse link você encontra mais opções de passeios e atividades em Imbituba!

Gastronomia em Imbituba – Lugares imperdíveis!

Como toda boa cidade de praia, os frutos do mar são os principais atrativos na maioria dos restaurantes. Deliciosas sequências de camarões – empanados, fritos ou assados – são boas opções para quem ama esse tipo de prato. Mas tem de tudo um pouco na cidade e, se você preferir variar, não vão faltar lugares legais para isso. Separamos alguns restaurantes que são bem conhecidos e reconhecidos pela sua boa comida e preço justo:

  • Avenida Pizza Lounge

Bem no centro da Praia do Rosa, o Avenida Pizza Lounge é uma opção excelente para quem quer fugir dos frutos do mar, mas não abre mão de comer bem. Ambiente gostoso, mesas de madeira e carta de vinhos são alguns dos seus atrativos.

  • Bistrô Rêmora

Quer comer bem e ainda garantir um almoço de frente para o mar? O Bistrô Rêmora na praia do Barra da Ibiquera é a melhor pedida. Restaurante com decoração romântico, ideal para casais e pessoas em busca de sofisticação a um preço justo.

O Bistrô tem varanda para o mar e a opção de espaços internos para quem não quer ficar ao ar livre. De todas as formas, a experiência de comer por lá é muito agradável!

Além desses dois restaurantes, há muitos outros no centro da cidade, que servem comida boa e frutos do mar sempre fresquinhos. A nossa dica é que você aproveite para conhecer as ruas e os locais ao redor da avenida principal – todos são muito bons!

Vida noturna – Para onde ir à noite?

Mesmo que a cidade tenha apenas 40 mil habitantes, não faltam opções de vida noturna por lá! Nas praias, há sempre música boa rolando a noite toda, especialmente em dias de grande movimento, como na alta temporada. Mas, se você está em busca de lugares específicos, separamos os mais conceituados e frequentados:

  • Beleza Pura Cosmic Bar

O Beleza Pura é uma das casas mais conceituadas da cidade e é frequentada por moradores e turistas o ano todo. Por lá, tem de tudo um pouco: boa comida, música animada, bar completo e pista de dança sempre animada. O ambiente é muito elegante, sem deixar de ser bem descontraído e alegre. Vale a pena aproveitar a sua noite nessa balada diferente de Imbituba!

  • Kinkas Bar

O kinkas bar fica bem no centro da cidade e é um dos lugares que mais bombam durante o fim de semana, feriados e altas temporadas. Musica ao vivo, espaço grande e bem movimentado, bar completo e mesas sempre cheias de pessoas bonitas e animadas. Vale a pena passar por lá durante suas férias!

Imbituba: Você vai se encantar por essa cidade!

Depois de ler todo esse texto, temos certeza de que você ficou ansioso para conhecer Imbituba de perto e visitar cada cantinho dela. As praias, as trilhas, as belezas naturais e toda a sua estrutura são pontos que valem a visita – mesmo fora da temporada.

Imbituba é um lugar muito bem frequentado, por surfistas, amantes de esportes aquáticos, famílias inteiras e pessoas em busca de natureza, paz e sossego.

Não importa qual o seu objetivo, Imbituba tem opções para todos os gostos! Uma cidade de ares tropicais, água quente, comida boa e com o charme de um lugar com menos de 50 mil habitantes.

Não deixe de visitar o litoral de Santa Catarina: você vai se apaixonar por ele e por cada cantinho que ele tem para te mostrar.

Dica => Acomodações em Imbituba