Rio Quente, Goiás

Melhores atrativos

Rio Quente. Fonte: Otávio Nogueira.
Rio Quente. Fonte: Otávio Nogueira.

Goiás é um Estado localizado no centro-oeste brasileiro. É conhecido nacionalmente por sua grande produção agropecuária e pela cidade de Caldas Novas, destino turístico nacional por conta de suas piscinas naturais. No entanto, Rio Quente, outro município goiano, é muito atrativo.

Assim como Caldas Novas, Rio Quente apresenta diversas piscinas naturais. Contudo, apresenta um fluxo de turistas bem menor e uma população com menos de 5 mil habitantes. Desse modo, vale a pena conhecer os atrativos dessa encantadora cidade no interior de Goiás. Confira!

Curiosidades sobre Rio Quente

Rio Quente, Goiás. Fonte: Wikimedia.
Rio Quente, Goiás. Fonte: Wikimedia.

A região foi descoberta ainda no século XVIII, no ano de 1788, por Bartolomeu Bueno Filho, bandeirante que desbravou o interior do Brasil. Desse modo, a região se caracterizava pela criação de gado e pequena agricultura, até que o seu potencial turístico passou a ser explorado.

Ademais, Rio quente recebe o status de cidade apenas no ano de 1988. Localizado próximo a Caldas Novas, a cidade está localizada na maior estância hidrotermal do mundo. Além de turistas nacionais, a cidade passa a receber cada vez mais turistas internacionais.

Como chegar

Há três formas de chegar em Rio Quente: de avião, carro (ou moto) e ônibus. A primeira opção se dá pelo Aeroporto de Caldas Novas, a 30 km da cidade de Rio Quente e 185 km de Goiânia. De carro (ou moto), o acesso deve ser feito pela BR-490 e GO-507, partindo de Caldas Novas.

Ademais, para quem parte de Goiânia, é necessário a partir pela BR-352 e GO-139. De ônibus, há várias opções que partem de Goiânia para a cidade de Caldas Novas. Na rodoviária de Caldas Novas é necessário pegar outro ônibus em direção a Rio Quente.

Hot Park

Hot Park. Fonte: Wikimedia.
Hot Park. Fonte: Wikimedia.

Este parque aquático não tem destaque apenas na região e no Estado de Goiás, mas em todo o continente da América do Sul e mesmo do Mundo, sendo apontado constantemente como um dos melhores parques aquáticos do planeta.

Ademais, é o único parque aquático que conta com águas quentes. Apresenta uma área com mais de 50 mil metros quadrados e inúmeras atrações radicais e para relaxar. Além disso, o parque está cercado por natureza, o que torna tudo mais singular.

Camping Esplanada

O Camping Esplanada apresenta uma ótima relação custo-benefício para quem visita a cidade de Rio Quente, em Goiás. A entrada custa em média R$ 30 por pessoa, com adição de R$ 20 de estacionamento, caso você se desloque até o local de automóvel particular.

O local conta com uma excelente infraestrutura, como restaurante, bar, vestiários. Além disso, é servido por um rio de água quente, ideal para quem deseja relaxar.

Feira Artesanal e Gastronômica

A Feira Artesanal e Gastronômica fica um pouco afastada, especialmente para quem viaja até Rio Quente sem carro. Contudo, um trem que passa na frente dos hotéis e pousadas realiza o transporte até o local, o que ameniza este pequeno empecilho.

No lugar são encontrados diversos artigos, artesanatos e comidas populares a um preço bastante acessível. O local, portanto, é adequado para passear com a família e ter uma programação bem tranquila.

Eko Aventura Park

Eko Adventure Park. Fonte: rioquente.com.br
Eko Adventure Park. Fonte: rioquente.com.br

Ao lado do Hot Park, o Eko Aventura Park é a grande atração da cidade. Todavia, aqui são priorizadas as atividades radicais, como arco e flecha, airsoft, duck, quadriciclo, guerra ‘água, tirolesa e rafting. São tantas atividades que é impossível ficar entediado neste local.

Dessa maneira, o local é ideal para quem gosta de natureza, aventura e diversão.

Quando ir

É possível visitar a cidade o ano inteiro, visto que as mudanças de estações não influenciam de forma tão negativa a sua estadia na cidade. Dessa maneira, as épocas de maior visitação na cidade são durante os finais de semana e férias.

Caso você queira economizar e evitar a alta temporada, vale a pena evitar estes períodos. O inverno é seco e fresco, enquanto o verão é chuvoso e quente. No inverno as temperaturas podem atingir até 16º e no verão 33º.

Desse modo, o inverno pode ser uma boa alternativa para se aquecer nas piscinas termais, assim como o verão as piscinas naturais podem ser utilizadas para se refrescar, pois há piscinas de água quente e de água fria.

Cultura

A cultura na cidade está fortemente ligada a cultura goiana de forma geral, além ter influência dos bandeirantes e tropeiros que passaram pela região, assim como dos indígenas que habitavam a região. A cultura sertaneja é muito forte, assim como elementos dos vaqueiros.

Ademais, os índios foram responsáveis por influência especialmente a gastronomia local. O Pequi, por exemplo, é uma herança indígena na cozinha goiana.

Dicas de viagem

Por estar a apenas 30 km da cidade de Caldas Novas, vale a pena dar uma parada na cidade para conhecê-la. Outra importante dica é a capital Goiânia, que serve como ponto de partida até a cidade de Caldas Novas e Rio Quente.

A capital goiana conta com uma rica cena gastronômica e muitas churrascarias de qualidade, além de uma agitada vida noturna. Antes de se hospedar em Rio Quente, vale a pena reservar 1 dia para conhecer a capital goiana, assim como 1 dia para conhecer Caldas Novas.

Gastronomia

Pequi. Fonte: Mateus Hidalgo.
Pequi. Fonte: Mateus Hidalgo.

A região passou a ser ocupado por bandeirantes, viajantes e desbravadores, que percorriam o interior do país em busca de terras cultiváveis, ouro e outros recursos. Sua alimentação era bem semelhante à dos tropeiros.

Desse modo, é comum na região o uso de alimentos a base de carne seca ou charque, feijão tropeiro, etc. Além disso, assim como em todo a região do Cerrado, é comum o arroz de pequi. Galinhada e outros pratos característicos do Estado também se fazem presente.

Entre as principais opções de restaurantes na cidade, podemos destacar o Restaurante Lisboa e Magnolia Pizzaria, ambos localizado à Av. Brasil.

Conclusão

Assim, Rio Quente apresenta diversos atrativos pelos quais vale a pena considerar uma viagem para a cidade. Desse modo, este bucólico município no coração de Goiás é ideal para quem deseja relaxar e ter um momento de paz, aproveitando as piscinas naturais de águas quentes.

E você, o que está esperando para conhecer Rio Quente?