Riachão

Um Paraíso no Noroeste Brasileiro

Riachão. Fonte: @caiommoreno19
Riachão. Fonte: @caiommoreno19

Vamos iniciar uma viagem até o Riachão. Para começar, pedimos que fechem os olhos e imaginem um lindo dia de sol no noroeste do Brasil.  Mas, não pense que você está em uma praia, e sim no interior do estado do Maranhão. Então, nós pedimos você para pensar que está em uma piscina de água cristalina, em que a única coisa que você ouve é o barulho da água que cai em uma cachoeira próxima.

Você pode pensar que é um sonho. Mas temos a alegria de lhe dizer que isso é realidade. Este é o Riachão. Uma região que todos nós buscamos para estar em total contato com a natureza.

Esta cidade é um dos lugares favoritos de turistas que procuram aventura, emoção ou descanso. E tudo isso o visitante encontrará se optar por conhecer o Riachão.

No entanto, um fato importante é que a melhor época do ano para visitar o Riachão é de maio a setembro, porque é considerada a estação seca. Antes de mais nada, vale a pena saber que o verão nesta região é marcado por muita chuva.

Portanto, nós te convidamos a descobrir este lugar mágico e temos certeza que você não irá se arrepender!

Chapada das Mesas –  Parque Nacional

Chapada das Mesas. Fonte: Otávio Nogueira.
Chapada das Mesas. Fonte: Otávio Nogueira.

O Parque Nacional da Chapada da Mesas, está localizado no estado do Maranhão, na fronteira com o Tocantins. É uma área de preservação que ocupa 160.046 hectares,  e possui uma vegetação típica do noroeste brasileiro: o cerrado.

Este é, sem dúvida, um espaço onde a fauna e a flora são fartos em animais e plantas que retem alto valor para o ecossistema. Lá você vai conseguir encontrar florestas de buritizais , uma geografia de falésias vermelhas, chapadas, vales, canyons e uma série de formações rochosas que se transformam em cavernas, cachoeiras e rios. É a natureza totalmente vestida de charme e beleza. Um verdaeiro encanto aos olhos!

Aliás, é bom saber que o termo “chapada” é uma referência à formação geográfica típica do Brasil , um tipo de serra sem nenhum cume, devido a erosões sofridas pelo tempo. Muitos as descrevem como grandes mesas.

A Chapada das Mesas é considerada por muitos um Santuário ecológico, por tudo o que ela tem a oferecer. Ela necessita ser preservada por causa de seus numerosos e espetaculares monumentos naturais. Agora iremos te apresentar cada um deles.

Poço Azul – as águas cristalinas 

Poço azul. Fonte: http://mochileirosecampistas.blogspot.com
Poço azul. Fonte: http://mochileirosecampistas.blogspot.com

Iniciamos nossa aventura em Riachão conhecendo uma das áreas mais bonitas do Maranhão, a Chapada das Mesas. É neste lugar onde vamos encontrar o famoso poço, que se localiza dentro de um complexo turístico: Complexo Ecoturismo Poço Azul.

Poço azul está situado a 34 km da cidade. Aqui a maioria dos caminhos são de cascalho. Por este motivo, muitos preferem ir em excursões 4X4. Durante o percurso, você tomará um pouco de terra, mas tudo isso é compensado pela beleza exuberante de uma fauna típica.

Finalmente quando você chegar ao Poço Azul, encontrará uma enorme piscina de 5 metros de profundidade, totalmente natural, no meio de uma bela floresta. O visitante poderá mergulhar em águas cristalinas e descobrir que o fundo da lagoa está coberto de pedras transparentes, o que permite uma maior transparência das águas.

As águas mantêm uma temperatura de 22 graus e ao seu redor existem pequenas cachoeiras, o que torna a piscina muito mais convidativa. Ao banhar-se nesta laguna, o visitante pode receber pequenas mordidinhas dos peixes que aí habitam. É uma sensação bem relaxante!

É um lugar que você pode ir para passar o dia. Os moradores da localidade sempre recomendam que você chegue cedo, porque é um lugar que enche muito.

Frisamos que o complexo possui uma infraestrutura com diferentes atividades de ecoturismo. A entrada atualmente custa R$ 60,00. Lá você poderá tirar fotos impressionantes, caminhando pelas passarelas de madeira que estão no meio de um desfiladeiro de selva.

Encanto Azul – um banho de natureza 

Encanto Azul. Fonte: https://viajeibonito.com.br/
Encanto Azul. Fonte: https://viajeibonito.com.br/

Está localizado antes de Poço Azul, e a 6 km da cidade, você pode ir a pé ou veículo 4×4. No entanto, é recomendável que você contrate guias locais que estão sempre prontos para ajudá-lo.

Enquanto você ainda estiver na estrada rural, a caminho de Encanto Azul, poderá se deparar com raposas, bandos de maritacas, tatus e casais de siriemas.

O melhor horário para conhecer as piscinas de Encanto Azul é entre 10 e 13 horas, pois é quando os raios solares refletem na água e lhe concede a magnífica cor azul. Você vai adorar!

A boa notícia é que a entrada do Encanto Azul é totalmente gratuita.

Cachoeira Santa Barbara – um imenso véu de água 

Uma outra atração é a Cachoeira de Santa Barbara que fica pertinho de Poço Azul. Recebeu este nome devido sua forma lembrar uma santa. Com 76 metros de altura, é um espetáculo até mesmo para os turistas mais distraídos que caminham por ali. É a mais alta da região. Este lugar é cercado por falésias e fauna exuberante.

Morro do Chapéu – trekking na montanha

Este é o ponto mais alto do Parque Nacional. É um lugar onde se vai viver uma grande aventura em meio de um cenário extraordinário. ´Para ter acesso a parte mais alta da montanha é preciso fazer uma caminhada subindo 365 metros.

É recomendado que você vá com um guia da região, que além de mostrar-lhe lugares únicos, deixará o passeio mais interessante com as anedotas de lendas místicas que circulam no Morro do Chapéu. Também é importante que você vá com um veículo 4×4, pois o caminho parece desaparecer em alguns pontos.

Portal da Chapada – um cenário fotográfico

Com certeza este é o lugar onde todos querem tirar uma foto sensasional tendo ao fundo do Morro do Chapéu. Você não acha que deveria tirar a sua?

Bem, o Portal é uma formação rochosa esculpida pela erosão. Possui uma abertura em forma de pirâmide, que se torna a mais bela vista do Parque Nacional. Neste lugar você pode se sentar e constatar a grande extensão e beleza do Cerrado brasileiro.

A sugestão é que se faça a visita ao Portal pela manhã, antes do nascer do sol, pois é outro espetáculo para os fãs de fotos panorâmicas.

Pedra Caída – Aventura pelas águas 

Antes de mais nada, te convidamos a ir também ao Complexo Pedra Caída, próximo a estrada, e tem fácil acesso. Aliás, este lugar não é em Riachão, é na cidade vizinha chamada Carolina. De qualquer forma, é um lugar que vale a pena conhecer, porque é um santuário ecológico. A taxa de entrada é de R $ 60,00.

Para que você chegue no canyon, as cachoeiras do Santuário, Porteira e Garrote, você passa por uma ponte suspensa. Destaca-se a cachoeira do Santuário, considerada a mais bela. O motivo é a queda de 46 metros de água que sai de dentro de um grande canyon.

Canyon do santuário em Pedra Caída

O complexo Piedra Caída é um dos melhores da região. Ainda mais que lá, você encontrará churasqueiras, guarda-volumes, banheiros, lojas, restaurantes, teleféricos e também atividades de aventura tais como tirolesa, mountain bike, caminhadas, entre outros. Este é um excelente lugar para passar o dia. Agora é só aproveitar!

Cachoeira da Prata – um paraíso quase intocável

Já que você está perto também poderá conhecer as cachoeiras que estão por lá. Elas fazem parte do Parque Nacional mas se localizam dentro do município de Carolina. A primeira que te apresentamos é a Cachoeira da Prata.

Esta cachoeira está situada dentro de uma área privativa, que você pode acessar pagando uma taxa de entrada. Mas o ponto positivo é que o local tem uma infra-estrutura turística que conta com uma confeitaria, banheiros, entre outros.

Dependendo da época do ano, você não poderá banhar-se na cachoeira por causa do grande fluxo de água. Por outro lado, você ficará surpreso com a beleza desta pequena cachoeira no meio do Parque.

Cachoeira São Romão – por trás da caída

Cachoeira São Romão. Fonte: Wikipedia.
Cachoeira São Romão. Fonte: Wikipedia.

Conforme seguimos pelo caminho, encontraremos a cachoeira de São Romão. No entanto é um passeio deverá ser feito em veículo 4×4.

Este é um lugar maravilhoso para quem gosta de viver grandes emoções. Isso porque, por trás da chachoeira, existe uma caverna. Por isso, muitos se aventuram a descobrir o mistério de estar dentro de uma cachoeira. Contudo, outros preferem assistir ao show externo. Assim que lá você pode escolher o que mais gosta.

Onde comer em Riachão

Depois de tanto caminhar e nadar nas cachoeiras do Parque Nacional, o Riachão se torna um lugar para jantar e descansar. Assim, sugerimos como restaurantes: Restaurante e Pizzaria Casa de Palha, Restaurante Sabor do Nordeste, Steakhouse Brasil.

Dica => Acomodações em Riachão