Piscinas naturais de Maragogi

O caribe brasileiro

Maragogi. Fonte: Gabriela Sakamoto.
Maragogi. Fonte: Gabriela Sakamoto.

Alagoas é um dos Estados Nordestinos com as mais belas praias do Nordeste Brasileiro. Além da capital, Maceió, o Estado apresenta diversas outras praias de destaque em seu litoral. Entre as atrações do litoral, destacamos as Piscinas Naturais de Maragogi, conhecidas como o “caribe brasileiro”.

Mas afinal, o que faz Maragogi ser um atrativo tão desejado por turistas de todo o país e do exterior? O que são essas piscinas naturais e por que vale apena visitá-las? Com o intuito de responder a esta questão, fizemos este breve artigo especialmente para você. Confira!

Como chegar em Maragogi

Praia em Maragogi. Fonte: Renan Greca.
Praia em Maragogi. Fonte: Renan Greca.

Maragogi fica no meio do caminho entre Maceió e Recife. Desse modo, a forma mais fácil de chegar até Maragogi é pelos dois aeroportos internacionais destas duas capitais. Após este primeiro passo, é necessário pegar a estrada até Maragogi, seja por ônibus ou carro.

Para ir de Recife até Maragogi, é necessário pegar a BR-101 e, posteriormente, a rodovia estadual PE-060. Caso você vá primeiro a Maceió, é necessário fazer o trajeto até Maragogi pela AL-101 Norte. A distância entre as duas capitais até Maragogi é de aproximadamente 125 km.

Piscinas Naturais de Galés

Galés. Fonte: Marco Ankosqui/MTur.
Galés. Fonte: Marco Ankosqui/MTur.

As Piscinas Naturais de Galés são as mais belas e conhecidas da região de Maragogi. Trata-se de um grande complexo de piscinas naturais, que estão lado a lado com as outras duas que citaremos ao longo deste artigo.

Estas estruturas semelhantes a piscinas são formadas durante a maré baixa, com ajuda dos recifes de corais. Desse modo, há grande variedade de vida marinha nestas piscinas, como peixes e algas. O mergulho é, portanto, uma excelente atividade para se realizar no local.

Outro grande atrativo são os passeios de barco, que, devido às águas cristalinas, parecem flutuar sobre as águas.

Piscinas Naturais de Taocas

Maragogi. Fonte: Tiago Leite.

As Piscinas Naturais de Taocas estão localizadas em frente a Praia de Maragogi. Apesar disso, são as que recebem menos visitação, o que pode ser ideal para quem deseja mergulhar nos corais do litoral sem a presença de muitas pessoas.

Todavia, esse baixo público não se dá por conta da falta de beleza destas piscinas. Afinal, elas também são cristalinas e apresentam um lindo tom de verde, além de uma rica fauna marinha.

Piscinas Naturais de Barra Grande

Águas ideias para mergulho. Fonte: Leonardo Shinagawa.
Águas ideias para mergulho. Fonte: Leonardo Shinagawa.

Estas piscinas naturais são bem semelhantes às principais. Todavia, há uma diferença marcante, que é a possibilidade de acessar estas por meio de um banco de areia.

Ademais, as Piscinas Naturais apresentam uma grande variedade de corais e uma coloração ideal para tomar agradáveis banhos e contemplar a natureza, o mar azul e o céu limpo.

O mergulho também é uma atividade muito corriqueira, pois é possível nadar ao lado de diversos animais marinhos, o que torna a experiência única.

Quando ir para Maragogi

Maragogi é um destino de piscinas naturais e praias. Portanto, o ideal é que você faça a visita ao local durante a época do ano em que o calor é mais forte e o céu está mais limpo, a fim de aproveitar ao máximo o principal atrativo da região.

Desse modo, a principal dica é que você viaje até a região entre os meses de outubro e janeiro. Estes meses estão inseridos na época mais seca da região, que diminui a precipitação de chuvas e deixa as piscinas naturais mais cristalinas e bonitas.

Por outro lado, entre os meses entre abril e agosto, costuma cair mais chuvas, o que pode acabar atrapalhando alguns passeios. Além disso, as piscinas naturais tendem a se tornar mais turvas por conta dos sedimentos levados pelas até as piscinas pelas chuvas.

Cultura

Maragogi é uma pequena cidade do Nordeste brasileiro. E como não poderia ser diferente, apresenta diversos traços da cultura nordestina, especialmente no que se trata dos costumes e elementos como música, dança, artesanato, gastronomia, etc.

Ademais, por estar localizado em uma região litorânea, apresenta muita influência da cultura pesqueira. O forte turismo na região fez com que estes elementos se profissionalizassem.

O Festival da Lagosta, que ocorre em outubro, é o principal exemplo deste processo. Ele atrai turistas de diversas regiões do Brasil. Há grande variedade de lagosta e o evento se torna um atrativo a parte durante o mês de outubro.

Gastronomia

Assim como é comum no litoral brasileiro e do Nordeste, são comuns os pratos oriundos de frutos do mar. Dessa maneira, o camarão, pescados, caranguejo e lagostas são os principais elementos da maioria dos pratos que você encontrará na região.

Além disso, é comum encontrar elementos característicos do sertão nordestino, como a farofa, a manteiga de garrafa, a pimenta, entre outros. Entre os principais restaurantes de Maragogi, podemos destacar:

  • Restaurante Taocas Maragogi;
  • Peixarão Maragogi.

Ambos especializados em frutos do mar.

Conclusão

Assim sendo, as piscinas naturais de Maragogi são uma excelente alternativa para você visitar no Estado de Alagoas. Com beleza única de suas águas esverdeadas e cristalinas, céu limpo e muitas praias, Maragogi tem tudo para fazer a sua viagem um evento inesquecível.

E você, o que está esperando para conhecer Maragogi?