O que fazer em Prudentópolis

Prudentópolis. Fonte: Larissa Warnavin
Prudentópolis. Fonte: Larissa Warnavin

Prudentópolis é um Município localizado no centro do estado do Paraná. É conhecido como “Terra das Cachoeiras”, “Pequena Ucrânia” e “Capital do Feijão Preto”. Com arquitetura majoritariamente moderna, dispõe de vários monumentos que homenageiam a imigração ucraniana.

Dessa maneira, com o intuito de apresentar este magnífico destino para as suas viagens, fizemos esteve breve artigo especialmente para você. Nele abordaremos sobre história, geografia, cultura e principais pontos turísticos de Prudentópolis. Continue lendo e saiba tudo sobre a cidade!

Principais informações da cidade

A cidade está, em média, a 730 metros de altitude. Situada entre planaltos, a região contém diversas serras, como a Serra da Barra Grande, Santa da Rita e Serra da Esperança. Além disso, conta com morros acima dos 1.200 metros de altitude.

Além de se destacar por conta das suas belezas naturais, especialmente as cachoeiras, a cidade se destaca pela imigração ucraniana que recebeu. Dessa forma, cultura,arquitetura, gastronomia e vários outros elementos foram influenciados pela imigração, que impactou a cidade significativamente.

Igreja Matriz de São Josefat

Igreja San Josefat. Fonte: https://metropolia.org.br/
Igreja San Josefat. Fonte: https://metropolia.org.br/

Esta igreja é uma das mais belas e grandiosas de Prudentópolis. Apresenta características da arquitetura ucraniana, que por sua vez, tem fortes influências da arquitetura bizantina, visto que, em tempos distantes, arquitetos bizantinos de grande prestigio eram chamados para construir obras na Ucrânia.

Desse modo, a arquitetura bizantina acabou por influenciar as construções  ucranianas, tanto em sua terra natal, quanto em suas colônias, como é o caso deste templo. A Igreja de São Josefat realiza as suas cerimônias em ucraniano.

Dessa maneira, você tem a chance de vivenciar um pouco da Ucrânia mesmo sem sair do Brasil, o que torna o passeio interessante até mesmo para quem não é religioso.

Além disso, a igreja é considerada Patrimônio Preservado pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, dado o seu valor cultural e arquitetônico para o Estado e para o Brasil.

Igreja Santuária Nossa Senhora das Graças

Esta igreja está localizada no centro da cidade de Prudentópolis. Ela é datada de meados do século XX. Sua arquitetura lembra as igrejas neogóticas, com a nave centralizada de altura mais elevada e ausência de torres laterais.

Dessa maneira, a Igreja Santuária Nossa Senhora das Graças lembra as antigas igrejas góticas europeias. Por conta destes fatores, vale a pena incluir esta igreja no seu roteiro quando visitar a cidade de Prudentópolis.

Museu do Milênio

Museu do Milênio. Fonte: http://infoturprudentopolis.blogspot.com
Museu do Milênio. Fonte: http://infoturprudentopolis.blogspot.com

Este é um dos principais monumentos da cidade em homenagem à imigração ucraniana ao estado. Dessa maneira, configura no mais completo acervo da influência e história da chegada dos imigrantes da Ucrânia, visita obrigatória para quem chega na cidade e deseja conhecê-la verdadeiramente.

Ademais, o museu expõe diversos objetos que retratam a cultura ucraniana no Brasil. Além disso, possui uma loja de artesanato, em que o visitante pode comprar diversos artigos produzidos por descendentes dos ucranianos.

Museu da História das Irmãs Servas de Maria Imaculada

Este consiste em mais um ponto turístico com foco na imigração ucraniana que a cidade recebeu. Dessa maneira, o foco do museu é a história das Irmãs Servas de Maria Imaculada.

Desse modo, é possível observar diversos materiais produzidos pelos ucranianos, como bordados, imergindo você na cultura que ajudou a formar a cidade. Além disso, é possível conhecer o trabalho das religiosas em prol da sua fé.

Salto São Francisco

Salto São Francisco. Fonte: https://topografica.com.br/
Salto São Francisco. Fonte: https://topografica.com.br/

Prudentópolis, além de cultura vibrante e única, oferece diversos locais para os amantes da natureza, ecoturismo e turismo de aventura. Dessa maneira, talvez o principal deles seja o Salto São Francisco, uma queda d’água de 196 metros. De rara beleza, esta cachoeira enche de orgulho os moradores de Prudentópolis.

Além disso, é um local que vislumbra todos aqueles que o visitam. As paredes da formação forma uma espécie de cânion nos limites do rio, o que configura uma linda paisagem para os visitantes. Ademais, a natureza que rodeia o local torna tudo ainda mais belo e recluso.

Monumento Natural Salto São João

Apresenta beleza singular e uma atmosfera encantadora. Além disso, não é necessário grande esforço para visitação. Ou seja, nem trajes especiais e nem grande preparo físico. O monumento é bem localizado, próximo ao centro da cidade, e seu acesso se dá por calçada pavimentada.

Ademais, o local apresenta uma uma boa infraestrutura, com banheiros e acessos bem conservados. Além disso, conta com monitores para guiar o seu passeio e tornar tudo mais prático e agradável.

Recanto Perehouski

Este recanto é privado e pertence a família Perehouski. Dessa maneira, a propriedade cobra taxa de visitação. Seu diferencial são seus banhos naturais, que segundo os locais, apresentam propriedades relaxantes e terapêuticas.

Dessa forma, o local é indicado para quem curte um bom banho em uma ducha natural. Além disso, o passeio é recomendado para quem está em busca de paz e tranquilidade. Também é um programa ideal para quem viaja a Prudentópolis com a família, pois a crianças adoram o local.

Ninho do Corvo

O Ninho do Corvo é o local ideal para a prática de atividades como a tirolesa. O espaço dispõe de infraestrutura e monitores treinados para guiar a visitação da forma mais satisfatória possível. Todavia, indica-se que o preparo físico para realizar as trilhas esteja em dia.

Além disso, é necessário vestir trajes esportivos e tênis para realizar a visita com segurança. A descida da tirolesa é bastante íngreme, mas vale a pena. Todavia, é necessário pagar uma taxa de R$50 reais para realizar a atividade.

Além da tirolesa, você pode ir ao Ninho do Corvo com o Intuito de avistar a bela queda d’água da região, ideal para quem aprecia a vista de uma cachoeira.

Salto São Sebastião

O Salto São Sebastião se localiza ao lado do Recanto Perehouski. O Salto São Sebastião consiste em duas cachoeiras, uma de frente para outra. Como o local é privado, cobra-se uma taxa de R$10 reais de visitação.

A trilha para chegar até o local é de menos de 1 km, mas muito difícil de ser feita, o que explica o tempo de 40 minutos para completá-la. Desse modo, requer do visitante certo preparo físico. Além disso, é necessário tomar cuidado para não escorregar.

Ademais, o local conta com boa infraestrutura, com recepção e sanitários, ideal para quem deseja passar uma tarde ou uma manhã no lugar.

Salto Barão do Rio Branco

Salto do Barão do Rio Branco. Fonte: Johnny S
Salto do Barão do Rio Branco. Fonte: Johnny S

O Salto Barão do Rio Branco é um dos mais próximos ao centro de Prudentópolis, apenas a 12 km. Localizado em uma pequena central hidrelétrica, o ponto é ligado à cidade por vias asfaltadas de fácil acesso.

Todavia, na parte final, é necessário subir uma escada com mais de 400 degraus, o que pode exigir algum preparo físico da sua parte. Ademais, o esforço vale a pena, devido a bela paisagem que a trilha proporciona ao seu final.

Por fim, destaca-se que é necessário se preparar para o spray d’água que a cachoeira joga para todos os lados, devido a força das águas do local.

Dicas para quem visita Prudentópolis

A cidade é um destino único. Agrada tanto os amantes do frio da serra, quanto os amantes do ecoturismo e turismo  de aventura. Além disso, o destino é indicado para quem busca um lugar de paz e tranquilidade para relaxar e fugir do estresse das grandes cidades.

A cereja do bolo de Prudentópolis é a sua cultura ucraniana, única no país, tendo em vista que o país recebeu poucos imigrantes desse país. Desse modo, é possível conhecer um pouco da cultura deste país localizado à leste da Europa, de cultura eslava e tradições milenares.

Cultura

Por se tratar da maior colônia ucraniana no Brasil, a cidade conta com elementos e manifestações culturais que remetem à Ucrânia, como dança, música, comida, arquitetura, entre outros. Além disso, há vários eventos culturais na cidade, a maioria sob influência da imigração ucraniana. São eles:

  • Noite Ucraniana;
  • Festa da Erva Mate;
  • Páscoa Ucraniana;
  • Festa de São João Batista;
  • Festa do Feijão preto.

Gastronomia

A cidade está repleta de restaurantes especializados na culinária ucraniana e em pratos como a sopa de beterrabas, Chenka, Borsh, Kcrim, Cracovia, Kutiá,Holoptis,Pierogis/Varenykys, entre outros.

Dessa maneira, vale a pena visitar os locais que ofertam esse tipo de comida, tendo em vista que dificilmente você achará algo parecido no Brasil. A culinária se assemelha com a Russa e a de países do leste Europeu. São comuns a fabricação de pastéis e utilização de carne suína e batatas em seus pratos.

Entre os principais restaurantes, destaca-se o Restaurante Penteado e Restaurante Cheiro da Terra.

Conclusão

Assim sendo, Prudentópolis torna-se uma cidade única para ser visitada no centro do Estado do Paraná. Além de cultura singular, com forte influência da imigração Ucraniana, a cidade conta com excelentes alternativas para quem deseja tranquilidade e paz.

Além disso, as cachoeiras incluem a cidade no roteiro dos amantes do ecoturismo e turismo de aventura. E você, o que está esperando para finalmente conhecer Prudentópolis?

Dica => Acomodações em Prudentópolis