Morretes

Charme e História se misturam na pequena cidade Serrana!

Morretes. Fonte: Everson Mayer.
Morretes. Fonte: Everson Mayer.

Uma cidade pequena, com clima colonial e passeios para toda a família. Segurança, conforto, boa comida e muita história para contar: assim é Morretes, localizada na região litorânea do Paraná, mais precisamente a 67 quilômetros da famosa Curitiba.

Embora sua população seja pequena, cerca de 15 mil habitantes, Morretes recebe pessoas do país inteiro em busca do romântico ar serrano e de todo o passado que parece cada vez mais vivo por lá.

Hoje, vamos embarcar rumo a esse passeio incrível, cheio de pontos turísticos maravilhosos e lugares que merecem ser visto pelo menos uma vez na vida. Confira!

Morretes abraça todos os públicos – Casais, famílias e amigos têm espaço na cidade!

Morretes. Fonte: Everson Mayer.
Morretes. Fonte: Everson Mayer.

Engana-se quem pensa que a cidade de Morretes, pelo seu tamanho reduzido, tem atrações apenas para casais. A grande concentração de turistas fez com que toda a região se desenvolvesse para receber todas as pessoas em qualquer época do ano – e em busca dos mais diferentes tipos de passeios.

Para os mais aventureiros, a cidade traz o ecoturismo radical, o visual deslumbrante de mirantes e trilhas imperdíveis. Os românticos podem apreciar chalés com vista para as montanhas. Já as crianças vão amar banhar-se nas águas do Nhundiaquara.

Pode ter certeza de que não vão faltar opções para quem quer desbravar esse paraíso escondido entre a Serra do Mar e o Litoral Paranaense.

Principais pontos turísticos de Morretes – Opções para todos os públicos!

Como falamos, existem várias opções em Morretes – seja para quem vai passar apenas o dia ou para quem irá se hospedar na cidade. Separamos alguns dos principais lugares, pensando nos mais diferentes públicos e gostos. Anote!

  • Casarões Antigos

Edificações antigas na cidade. Fonte: Luciano Guelfi.
Edificações antigas na cidade. Fonte: Luciano Guelfi.

Conhecer Morretes e não passear pelos Casarões Antigos é quase impossível. A cidade respira o ar colonial e essa característica reflete em seus casarões que abrigam comércios, casas e restaurantes charmosos, capazes de encantar até o mais distraído.

Se você for à cidade para passar o dia, provavelmente esse será o principal passeio a ser feito, especialmente porque todos os casarões ficam bem próximos da região central, onde estão reunidos todos os principais atrativos da cidade.

Destaque para as ruas de pedras, que dão um charme à parte aos casarões. E não esqueça: entre em todos que puder e veja de pertinho os detalhes das construções do século passado!

  • Parque Encantado Hisgeopar

Atração relativamente nova em Morretes, o Parque Encantado é uma construção interessante e que irá encantar as crianças em especial. São dezenas de miniaturas de casarões, bonecos e até mesmo um trem em perfeito funcionamento. Encantador!

  • Rio Nhundiaquara

Rio que corta a cidade de Morretes. Fonte: Otávio Nogueira.

O Rio Nhundiaquara cerca a cidade e suas pontes antigas merecem atenção especial dos visitantes. São dezenas delas, algumas em perfeito estado – mesmo construídas há décadas. Para as crianças, como falamos, é possível curtir o rio em alguns pontos para nadar. Para os aventureiros, o mais indicado são os passeios pelas corredeiras, como o Bóia-cross, que é bastante radical e perfeito para quem quer sair da rotina e explorar a natureza ao máximo.

Vale lembrar que Morretes fica bem no meio da Mata Atlântica, quase na Serra do Mar, o que a torna um dos lugares mais bem preservados do país. Se você gosta de vida ao ar livre, esse é o destino ideal!

  • Parque do Marumbi

O Parque Marumbi é um verdadeiro refúgio em meio a Mata Atlântica. Se você ama mirantes incríveis, montanhas e muito verde, esse é o lugar mais imperdível de Morretes e que pode ser acessado com a ajuda de guias turísticos locais.

Além do visual maravilhoso, o Parque conta com cachoeiras, rios e muitos espaços para curtir ao máximo a natureza da região. Vale muito a pena tirar o dia para explorar bem o Marumbi!

Passeios imperdíveis nos entornos de Morretes!

Além da cidade em si, a região de Morretes tem muitos atrativos no seu entorno, inclusive para chegar até a cidade. Separamos alguns dos lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro:

  • Passeio de Trem de Curitiba a Morretes

De trem até Morretes. Fonte: Leonardo da Silva.
De trem até Morretes. Fonte: Leonardo da Silva.

Se você conheceu Morretes pela internet ou pelas mídias sociais, sabe que a cidade conta com uma estrada de ferro bastante antiga e que a liga até Curitiba, sendo esse um dos passeios mais bonitos do país.

Durante o trajeto, que dura cerca de três horas, o trem passa por penhascos, montanhas, muita mata atlântica e um verdadeiro oásis verde em cada curva.

O passeio é feito em um trem de luxo, que tem servido de bordo, janelas grandes e um espaço bacana para comer. Porém, vale a pena comprar sua passagem com antecedência, tanto para ir quanto para voltar da capital – os assentos se esgotam rapidamente nos fins de semanas e feriados.

Mesmo se você ficar na cidade de Morretes por uns dias, vale muito a pena planejar esse passeio, já que será difícil encontrar uma estrada férrea tão bonita assim em qualquer outro lugar do país. Tire muitas fotos e aprecie sem moderação!

  • Estrada da Graciosa

A estrada da Graciosa é outra alternativa para quem vai à Morretes de carro. Bastante íngreme, ela tem diversas paradas ao longo do trecho para que o turista possa apreciar os mais diferentes mirantes – alguns têm vista para as montanhas e rendem fotos incríveis!

A estrada não é perigosa, porém, é importante ficar de olho nos ciclistas que costumam fazer esse trajeto, já que ela não é muito larga e pode ser um risco atropelá-los.

A dica é curtir o passeio com calma, sem correr e evitar dias de muitas chuvas ou o começo do amanhecer, onde a neblina é muito mais intensa e pode prejudicar a visibilidade. No mais, a estrada vai te render momentos maravilhosos, seja com a família ou mesmo sozinho.

Além desses passeios, é possível curtir o ecoturismo na cidade, como falamos. Trilhas, acampamentos e até mesmo rapel nos penhascos podem ser feitos com ajuda de guias locais. Se você for passar alguns dias na região, faça questão de explorar a natureza ao máximo – valerá muito a pena essas experiências!

Gastronomia Local – Onde comer bem e apreciar a culinária regional?

Comer bem não será um desafio na charmosa Morretes. Os restaurantes próximos a saída do trem e da rodoviária são todos pensados para receber o turista de braços abertos. Mas, eles não são os únicos e existem muitos espalhados pela cidade. Separamos algumas opções legais:

  • Vila Morretes

De longe, o mais tradicional restaurante da cidade. Por lá, o turista pode pedir o famoso Barreado ou pratos mais convencionais, como feijoada, por exemplo. Charmoso, com um visual incrível das montanhas, ele é uma opção excelente para a família ou mesmo para casais.

  • O Casarão

Já quem não quer se deslocar para muito longe dos principais pontos turísticos, o Casarão é um lugar excelente e muito bem recomendado. O Barreado também recebe elogios dos visitantes e é um prato bem servido, capaz de satisfazer até duas pessoas adultas. O preço costuma variar entre R$50,00 e R$100,00 para os pratos mais sofisticados.

Seja qual o lugar onde você decidir comer, Morretes tem fama de um ótimo atendimento, construções incríveis e pratos tradicionais do Estado com uma pitada de Interior. Vale muito a pena almoçar pela cidade e se deliciar!

Vida Noturna em Morretes – Sair à noite é uma opção?

Cidade pequena não tem vida noturna, certo? Errado! Morretes recebe turistas o ano todo e é bastante agitada, especialmente porque sua população pode triplicar em algumas épocas do ano, como no verão, por exemplo. Separamos alguns dos bares mais bacanas para curtir o dia até o fim. Anote:

  • Outeiro Gourmet

Um barzinho estilo Pub localizado bem no centro da cidade reúne os moradores locais e muitos turistas que adoram curtir a noite em um ambiente tão seguro e acolhedor. O bar é informar, feito de pedras e sempre conta com uma cerveja geladinha!

  • Chopperia São Francisco

Se você busca algo mais tradicional, com música ao vivo e muito chopp gelado, esse é o point mais badalado da cidade. Com um clima moderno e um pouco diferente do interiorano que se espera de uma cidade pequena, a chopperia é bem frequentada por moradores e atrai os turistas que desejam uma noite mais agitada.

Nos arredores do rio e no centro da cidade funcionam diversos outros bares, alguns com música ao vivo e outros mais informais, com direito a voz e violão aos finais de semana! Explore a cidade ao máximo e temos certeza de que você encontrará o lugar ideal para curtir a noite.

Aprecie Morretes e leve para casa uma deliciosa lembrança!

Não temos dúvidas de que Morretes irá ficar na sua memória por muito tempo e será muito difícil não querer voltar mais vezes. Lugar de paisagens incríveis, povo acolhedor, natureza intocada e muita história para contar. Seja com crianças, em casal, com amigos ou até mesmo sozinho, essa viagem será inesquecível!

Morretes merece sua visita ao menos uma vez na vida – e, quem sabe, seu reencontro em uma outra oportunidade com seu clima colonial diferente e autêntico. Aprecie Morretes e tudo que o Paraná tem para oferecer, você não vai se arrepender!

Dica => Acomodações em Morretes