Lençóis Maranhenses

Um pedaço do paraíso

Lençóis Maranhenses. Fonte: Fred Schinke
Lençóis Maranhenses. Fonte: Fred Schinke

Este é sem dúvida alguma um dos lugares mais lindo do planeta! Os Lençóis Maranhenses, um manto de areia e água localizado no estado do Maranhão, presenteia aos seus visitantes uma paisagem única.

Este deserto composto de dunas, rios, mangues e lagoas é formado a partir da água da chuva. Geralmente acontece a cada ano e gera lagos profundos em maio, junho e junho. E desse modo, poderá chegar até setembro, em algumas épocas .

Com efeito, você irá concordar que como os Lençóis Maranhenses não existe outro lugar no Mundo. Dessa maneira, o que queremos é descrever um pouco mais deste paraíso na Terra.

Como chegar

A região Lençóis Maranhenses está localizada a 250 km da capital São Luís e ocupa uma área de 155 mil hectares. Além disso, como não poderia deixa de ser, este presente da natureza não poderia estar nada mais e nada menos do que em um parque nacional, que tem o propósito de sua conservação.

Terra e Ar

Se você pretende ir de avião, terá que ir até São Luís, de onde pode buscar um transporte terrestre. Então, daí até ao parque ou aproveitar primeiro para conhecer esta linda capital que foi colonizada por franceses, holandeses e português. Vale a pena conhecer!

Igualmente, Barreirinhas tem uma pequena pista de pouso para aeronaves de pequeno porte. E recebe voos fretados saindo de São Luís, que duram em torno de 50 minutos.

Além disso, outra opção é a terrestre, via São Luís, Humberto de Campos, Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Paulino Neves. Estes são municípios que estão próximo ao parque.  Decerto, o acesso ao parque se dá através da BR 135 e BR 402.

Marítimo

Rio Preguiça. Fonte: Danielle Pereira
Rio Preguiça. Fonte: Danielle Pereira

Mas para quem desejar chegar via marítima, está a opção através do rio Preguiças que pode ser tanto pelo município de Atins, ou Barreirinhas. Por exemplo, Barreirinhas possui uma linha regular de barcos que fazem um trajeto de 4 horas até a foz do rio. Contudo, ainda você pode alugar uma lancha particular e fazer o trajeto em menos tempo, aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

O importante é saber que dentro do parque o melhor meio de transporte são os veículos 4 X 4, tanto pela comodidade, como pelos conhecimentos daqueles que estão autorizados a circular no local.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Lagoa Bonita. Fonte: Fred Schinke
Lagoa Bonita. Fonte: Fred Schinke

Esta reserva protegida, foi criado por meio do decreto nº 86.060 de 02 de junho de 1981.  É um território que ocupa uma área de 156 584 hectares. Abrange os municípios, de Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Barreirinhas.

A fauna e a flora do Parque estão compostas pelo bioma Cerrado, com áreas de restingam dunas e costa oceânica.  Também é uma vegetação que se caracteriza por uma influência da Caatinga e da Amazônia brasileira. Destaca-se que uma das maiores preocupações é a preservação de ecossistemas frágeis e diversos como a restinga e manguezal.

Dentro dos Lenços Maranhenses, apenas duas comunidades com poucas famílias vivem e fazem uso da terra. Conhecer a cultura dessa gente é uma aventura única que se pode vivenciar ai!

O ótimo disso tudo é que o parque está aberto todo o ano esperando sua visita, e o acesso é grátis.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

Estar nos lenços Maranhenses, por si só já é uma dádiva. Caminhar pelas dunas, banhar-se nas lagunas e sentar para ver o pôr do sol no final do dia. São apenas algumas das várias atividades que você pode fazer neste cenário de grande beleza cênica.

Começamos contando sobre cada um dos municípios que compõem o parque e o que você pode fazer aí.

Barreirinhas

Pode-se dizer que Barreirinhas e a principal cidade do Parque e tem muito para oferecer enquanto a passeios que são diários. Também possui uma boa infraestrutura turística. Uma andada pelo centro, especificamente no beira-rio, que vá a poder reservar algum passeio.  O interessante que a oferta é grande assim que pode conseguir um passeio no dia que queiras.

As jardineiras são os veículos que fazem os passeios, estão adaptados para levar os turistas na carroceria. Ressalta-se que as caminhonetes é o transporte que vai da cidade, passando por uma travessia de balsa pelo rio Preguiças, até as trilhas para as dunas. A partir daí os passeios são caminhadas, subidas e descidas pelas dunas em pleno sol.    Por isso, sempre se recomenda levar o mínimo possível e não esquecer o filtro solar.

Outro passeio, que você não pode deixar de ir é pelo rio Preguiça, onde as águas escuras são um atrativo a parte. O passeio de “voadeira” é o mais requisitado, e na verdade, se trata de uma pequena lancha com capacidade de até 10 pessoas, que vai a certa velocidade o que torna a viagem, bem divertida. Como sugestão, fica a dica de fazer o passeio à tarde, o que permite desfrutar de um pôr do sol espetacular.

Em Barreirinhas, também está o Farol de Preguiças ou Farol de Mandacaru. È valido explicar que o nome Preguiças, bem comum nesta região está relacionado ao bicho preguiça. O interessante além da paisagem do lugar é que ali você poderá encontrar com artesoes e o que produzem como roupas, bolsas, redes, cestos e outros pecas todas feitas com a fibra de buriti, palmeira peculiar da região

Atins

Atins. Fonte: Fernanda Gonçalves
Atins. Fonte: Fernanda Gonçalves

Estar nos Lenços e não conhecer Atins é um pecado. Este pequeno vilarejo de difícil acesso, somente de 4 x 4 ou de barco, é o lugar ideal para andar e aproveitar cada metro das dunas e dos lagos.

Destaque-se a Lagoa Tropical que para chegar você pode levar mais ou menos 1 hora e 30 minutos, o que faz com que este paraíso seja pouco explorado. No entanto, muito dizem que é uma das lindas da região. Então, corra para correr esta maravilha!

Outra encantadora lagoa é a Verde, onde se requer de transporte e guia. Também está a praia de Atins com suas águas que convidam a um bom mergulho e disfrutar da natureza que rodeiam o lugar.

Como sugestão, Atins é onde você vai comer o camarão perfeito da Dona Luiza, por sinal muito famosa na região.

Santo Amaro do Maranhão

Barreirinhas. Fonte: Fred Schinke
Barreirinhas. Fonte: Fred Schinke

Outro lugar escolhido por aqueles que visitam aos Lençóis Maranhenses, é a cidade de Santo Amaro do Maranhão. Foi nessa localidade que se filmou “Casa de Areia” de 2005, chegou a ser premiado na categoria de melhor fotografia, no Grande Prêmio Cinema Brasil. Realmente é um lugar que parece uma grande obra de arte, onde a natureza é a maior protagonista!

Em Santo Amaro, você deve ir a Lagoa das Andorinhas que é uma das mais visitadas por sua água limpa, agradável e transparente. E bom saber que esta lagoa é praticamente permanente, nunca está seca, mesmo no período de seca está a possibilidade de nadar.

Sugestão de levar um lanche e bebidas, pois não existe restaurantes. Contudo é bom saber que bebidas alcoólicas estão proibidas e que o lugar é fiscalizado continuamente.

Outro lugar para conhecer é a Lagoa da Gaivota, ótima para banhar-se e para ver o pôr do sol. Também está a Lagoa das Américas, que para chegar você pode aproveitar e fazer o passeio de voadeira. Este é o meio mais rápido de chegar a lagoa.

Onde comer nos Lençóis Maranhenses

Ainda que as dunas e as lagoas sejam as maiores atrações dos Lençóis Maranhenses, a comida regional é maravilhosa e você deve saborear os pratos típicos. Em Barreirinhas, sugerimos para aqueles que não querem gastar muito dinheiro e comer rápido, o restaurante La Terrazza Pizzaria que oferece pizzas gostosas.

Agora se você prefere uma comida regional, Bambaê, que oferece uma excelente comida entre peixes e carnes. A sobremesa de doce de caju é um delicioso prato para se saborear.

Outra opção, é o Restaurante Cabana do Peixe. Aliás, ele possui uma boa infraestrutura em meio das dunas, com refeição farta e um ótimo atendimento por parte dos garçons.

Em Atins, além do camarão no Restaurante Luzia, você pode, contudo, saborear dos pratos do Restaurante Cantos dos Lençóis. Afinal, lá o camarão grelhado, tem um tempero único. Com toda a certeza vale a pena provar!

Em Santo Amaro, a dica vai para Dunas Bistrô. Lugar encantador, onde você pode beber uma caipirinha de tangerina enquanto espera a comida, que por sinal é muito boa.

Outra indicação é Sol de Amaro, um restaurante bastante acolhedor. Além disso, possui comida caseira bastante variada, tanto a peixada, como o camarão e até a pizza é uma delícia. Além disso, os preços é um forte atrativo para quem quer comer bem e barato.

Se acaso você for a Lagoa Betânia, pode comer no restaurante “Cantinho da Felicidade”. Pois ele oferece comida muito saborosa, cerveja geladinha e deliciosos sucos gelados.

Dica => Acomodações em Lençóis Maranhenses