Garibaldi

Conheça e se encante por essa cidadezinha na Serra Gaúcha!

Garibaldi. Fonte: isetecopat
Garibaldi. Fonte: isetecopat

Com a cara da Serra Gaúcha, Garibaldi no Rio Grande do Sul, é uma das cidades mais simpáticas do Estado. A sua população pequena, de pouco mais de 28 mil habitantes, recebe de braços abertos – e muita curiosidade – o turista que decide se aventurar por aquelas bandas.

Hoje, separamos algumas dicas de pontos turísticos para conhecer em Garibaldi, além de lugares dicas de passeios imperdíveis pela região. Temos certeza de que, depois de descobrir um pouquinho mais sobre essa cidadezinha tão charmosa, você já terá destino certo na próxima viagem! Confira mais abaixo!

Pequena e cheia de charme, Garibaldi é o lugar ideal para curtir as férias!

Se você mora em uma cidade grande, como Rio, São Paulo ou mesmo Porto Alegre, deve saber que o interior tem um charme inigualável e perfeito para quem quer curtir férias tranquilas e com paisagens naturais exuberantes.

Garibaldi une essa vantagem interiorana com o fato de ser rica em atrações turísticas – vai ser difícil ficar entediado por lá! As opções de passeios são bem diversas e vão desde lugares históricos até vinícolas e turismo de aventura.

Aproveitar a cidade não vai ser difícil e você com certeza vai querer dar uma passadinha por lá de novo nas próximas férias!

Pontos turísticos principais de Garibaldi

Separamos alguns dos principais pontos turísticos de Garibaldi – e também os de acesso mais facilitado. Todos eles podem ser vistos em um dia ou em um fim de semana, dependendo do tempo em que você vai querer ficar em cada um. Anote!

  • Centro histórico

Centro Histórico Garibaldi. Fonte: http://cenasperdidas.blogspot.com
Centro Histórico Garibaldi. Fonte: http://cenasperdidas.blogspot.com

Se tem algo que não pode falar no seu roteiro é a vista ao centro histórico de Garibaldi. Podemos afirmar que a cidade é uma das que mais preservaram suas casas antigas, incluindo a Santa Casa, algumas escolas e casas de moradores, onde seus descendentes ainda moram.

Fazer esse passeio não exige guia, a não ser que você esteja com curiosidade para conhecer um pouco mais da história local. Caso contrário, ande livremente pelas ruas, contemple as construções e, quem sabe, pare para tirar algumas selfies.

Se puder, não deixe de dar uma passada pela praça Garibaldi – apenas para aproveitar o clima de cidade pequena e ver do alto da montanha o visual da região. Se tiver frio, leve blusa, pois a praça recebe vento direto e, mesmo com a subida a pé, você vai sentir o quanto a serra pode ser gelada!

  • Conhecer as Vinícolas

Vínicola em Garibaldi. Fonte: mapio.net
Vinícola em Garibaldi. Fonte: mapio.net

Se você vai à Garibaldi e não conhece suas vinícolas, algo está errado. A cidade é considerada a capital do espumante e é rodeada por propriedades gigantescas, com plantações enormes e, melhor, abertas à visitação.

A dica é pegar uma rota pré-programada com as agências da região e conhecer os principais lugares da região – até mesmo os que fogem do limite da cidade. Lembre-se que você vai ter que tirar ao menos um dia todo para esse passeio! Mas, garantimos que será incrível!

  • Compras na Rua Buarque de Macedo

A rua Buarque de Macedo é a principal da cidade em termos de turismo, especialmente devido ao seu charme ímpar, que dificilmente é visto em qualquer outro lugar do país. O contraste com as ruas de pedra, as construções preservadas e as lojas fazem com que ela seja um centro comercial muito agradável e gostoso de explorar com calma.

Além disso, por lá há alguns restaurantes, sorveterias e lugares para descansar depois de um dia mais puxado. Como a cidade é bem segura, caminhe com calma, sem pressa de ver o dia ir embora e aproveite para esquecer um pouco as tensões da rotina! Garibaldi é propícia para isso!

  • Conhecer a estação de trem

Maria Fumaça. Fonte: @lcdias, youtube.
Maria Fumaça. Fonte: @lcdias, youtube.

A maria fumaça é uma ilustre convidada da cidade. O trem chega de Bento Gonçalves e passa todos os dias em Garibaldi, fazendo uma pausa para que os turistas dêem uma passada pelos arredores antes de partirem rumo à Barbosa.

Se você for fazer o passeio, é importante comprar sua passagem com antecedência. Mas, se decidir apenas ver a Maria Fumaça de pertinho, vale muito a pena ir até à estação e tirar algumas fotos com ela enquanto houver a parada. Se informe por lá para saber qual será a próxima chegada.

  • Ir na Chandon

Fábrica da Chandon. Fonte: http://poesiaengarrafada.blogspot.com
Fábrica da Chandon. Fonte: http://poesiaengarrafada.blogspot.com

Sim, a Fábrica da Chandon fica em Garibaldi e é possível visitá-la – com agendamento prévio. Ela não fica muito longe do centro, porém, indicamos que você vá de carro ou com uma excursão, já que pode ser cansativo chegar lá a pé. São cerca de 4 quilômetros.

A fábrica, além de ser bem bonita e rica em detalhes, ainda conta com uma loja bacana e a opção de degustação dos mais diversos espumantes fresquinhos. Para quem gosta, a experiência é bem legal e pode ser bastante diferente.

Nossa dica para os interessados nas vinícolas e até mesmo na fábrica da Chandon é ir no verão, quando as plantações estão cheias e lindas de serem visitadas. Na própria fábrica, é possível apreciar um delicioso espumante de frente para elas! Vale muito a pena conhecer!

  • Conhecer A Devorata

Por fim, não podemos deixar de indicar um dos roteiros mais comuns da cidade: conhecer a loja A Devorata, onde há os chocolates mais famosos de todo o Estado. Além de um ambiente super agradável e atendentes receptivos, a loja vai te encantar pelos detalhes e pelo carinho que eles devotam ao chocolate. É de comer rezando – e claro, levando para casa de lembrança!

Passeios imperdíveis – Onde ir para curtir mais a cidade?

Além dos pontos turísticos mais comuns, separamos também algumas opções de roteiros para quem vai ficar uns dias a mais na cidade – ou para quem quer uma experiência diversificada. Veja quais são!

  • Estrada do Sabor

A estrada do Sabor é um roteiro feito pela Garibaldi Rural, oferecido por diversas agências turísticas da região. Estamos recomendando-o especialmente porque ele define um pouco do que é a vida interiorana da cidade e as paisagens pelo caminho vão te deixar com a sensação de ter ido para um outro mundo.

A serra gaúcha é particularmente bonita, mas o clima das fazendas e propriedades costuma ser o ponto alto do passeio. Muito sabor com comidas típicas, restaurantes escondidos, queijos, vinhos e o cheirinho de mato durante todo o percurso. Vale muito a pena fazer!

  • Participar do Garibaldi Vintage

Se você tiver a oportunidade, vá para Garibaldi nos meses de Março ou Outubro, quando ocorre uma das festas mais típicas da região: O Garibaldi Vintage. Com degustação de vinhos, comida local fresquinha e apresentações de danças e música, o festival tem um clima muito agradável e diferente para os turistas.

É muito válido participar do Garibaldi Vintage, curtir a animação dos locais e perceber o quanto a festa se supera ano após ano. Imperdível!

  • Madelustre

O Madelustre é um passeio relativamente novo na cidade e ele oferece a oportunidade do turistas ver de pertinho como são feitas as taças mais vendidas do país, além de conhecer a maior taça do mundo – ganhadora de um prêmio guinness.

A fábrica fica aberta à visitação todos os dias e o preço da entrada custa cerca de R$25,00 por pessoa, com exceção de estudantes.

Gastronomia local – Onde comer bem na cidade?

Não vai ser nada difícil comer bem em Garibaldi. Separamos algumas opções mas, acredite, em cada rua há um pouco da essência do Sul e muitos restaurantes saborosos e com preço bacana. Veja nossas indicações:

  • Valle Rústico: Quer ter uma experiência completa com vinhos, pães, comida feita por um Chef renomado e um ambiente super agradável? Vá ao Valle Rústico e desfrute da deliciosa gastronomia de Rodrigo Bellora.
  • Trattoria Primo Camilo: Esse é o restaurante mais conhecido da cidade e também o mais central. A comida é deliciosa, muito bem recomendada pelos turistas e o ambiente rústico dá um charme à parte ao local.

Vida Noturna – É possível curtir à noite em Garibaldi?

Cidade pequena não tem vida noturna? Aí que você se engana! Garibaldi recebe muitos turistas e, por isso, tem uma agitada noite – especialmente em épocas de férias. Separamos algumas dicas de locais onde a diversão é garantida:

  • Bar Joe: Rock, drinks bem feitos e agitação que dura a noite toda. O bar do Joe é famoso na cidade e na região. Por isso, ele recebe pessoas de várias cidades que aparecem para curtir o ambiente agradável de lá!
  • Bodega Bar e Restaurante: Se você faz mais o estilo romântico ou quer um lugar para curtir à noite, mas nem tanto, o Bodega é ideal. Além de drinks e música ambiente, ele é também um restaurante mais familiar e com menos agito que o Bar Joe. Fica à seu critério escolher a parada ideal!

Pequena e aconchegante, Garibaldi vai te deixar com gostinho de quero mais!

Muita história, ruas de pedras, charme de cidade pequena e um clima friozinho fazem parte do que é Garibaldi. Para casais românticos, para famílias, para os apaixonados por aventura… Todos têm espaço nessa cidade charmosa e incrível! Você vai querer voltar para lá mais vezes!