Brasília

De monumentos históricos à natureza incrível!

Brasília. Fonte: kathia shieh.
Brasília. Fonte: kathia shieh.

Brasília, no Distrito Federal é uma das principais cidades do país, devido ao seu conceito histórico e ao fato de ser nossa atual capital. Mas, nem só de palácios e museus vive o Distrito Federal e, acredite, o número de pontos turísticos pode te impressionar!

São dezenas de parques, prédios históricos, museus e paisagens que podem ser visitadas em um único dia ou mesmo durante um mês.

No texto de hoje, separamos alguns desses lugares incríveis que a cidade guarda aos seus turistas, com opções de passeios tradicionais até os mais inusitados e pouco explorados. Confira!

Brasília impressiona pela sua construção minuciosa e seu povo alegre

Esplanada. Fonte: Jason Rosenberg.
Esplanada. Fonte: Jason Rosenberg.

Quem escuta falar de Brasília pode confundir a fama negativa dos políticos com o seu povo. Essa é uma confusão errônea e injusta: seus habitantes são receptivos, educados e calmos. E pudera, Brasília é uma cidade bem planejada, com pouco trânsito e uma infraestrutura capaz de fazer com que seu povo tenha pouco estresse e uma facilidade incrível de locomoção.

A construção em forma de avião faz com que toda a região seja facilmente acessada, por meio de avenidas largas, ruas grandes e um sistema de trânsito que realmente funciona. Além disso, ver a cidade de cima é sempre um ponto alto da viagem!

Quais são os principais pontos turísticos de Brasília?

Prometemos trazer neste texto uma mistura dos pontos tradicionais de Brasília com outros lugares menos tradicionais. Por isso, vamos começar com os principais prédios e monumentos que todo viajante deve conhecer quando for à cidade:

  • Catedral Metropolitana
Catedral de Brasília. Fonte: Fred Schinke.
Catedral de Brasília. Fonte: Fred Schinke.

Construída por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana é um ponto turístico obrigatório para quem visita Brasília pela primeira vez. Sua arquitetura excêntrica pode ser vista de longe e seu interior também merece ser visitado!

Por dentro, a catedral é belíssima: possui vitrais praticamente artísticos e um teto alto, com mais de 10 metros de altura, que dão a impressão de estarmos em uma caverna artificial. As missas ocorrem semanalmente, porém, ela fica aberta todos os dias para visitação. À noite, as luzes da catedral são um espetáculo à parte, por isso, vale a pena dar uma passada por lá depois que escurecer.

  • Praça dos três poderes

A Praça dos 3 poderes é onde está localizado o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Ampla e com um espelho d’água ao centro, ela é ponto de partida para os prédios mais importantes da cidade, onde você poderá fazer uma visita rápida por fora ou agendar um espaço para conhecê-los por dentro.

Independente da sua escolha, vale muito a pena passar pelo local, tirar algumas fotos e sentir o clima importante da região. Sem dúvidas, você vai se lembrar que está na capital do país e em uma das cidades com mais importância para nossa história atual.

  • Palácio do Planalto
Palácio Planalto. Fonte: Leandro Neumann Ciuffo.
Palácio Planalto. Fonte: Leandro Neumann Ciuffo.

É no famoso Palácio do Planalto que está localizado o gabinete do presidente e os demais setores que servem de apoio ao trabalho de quem estiver ocupando esse cargo. Diferente do que muitas pessoas pensam, o presidente não mora no Palácio do Planalto, mas o frequenta diariamente para trabalhar.

Vale a pena fazer uma visita guiada, conhecer os gabinetes, as salas decoradas e os lugares onde as decisões mais importantes do país são tomadas. Lugar incrível e com uma atmosfera bem diferente de tudo que estamos acostumados!

  • Palácio da Alvorada

Já o Palácio da Alvorada é onde está situada a residência oficial do presidente da república. Com uma estrutura diferenciada e um projeto incrível, vale a pena conhecê-lo ao menos por fora. Além disso, algumas visitas guiadas ocorrem semanalmente – é interessante agendar e procurar uma forma de conhecer o interior de uma forma diferente!

O Palácio chama a atenção pela sua arquitetura e por seu espelho d’água, além de esculturas no gramado que representam os poderes legislativo e judiciário.

  • Congresso Nacional

No Congresso Nacional é onde estão localizados os deputados, senadores e outros representantes do país. Lá, as leis são criadas, há as audiências públicas, reuniões de câmara e diversos atos de militância.

Por lá, é possível conhecer os principais locais sem agendamento prévio, como as salas públicas e as reuniões semanais. Vale muito a pena conhecer por dentro e por fora, além de dar uma passadinha nos arredores.

Todo esse passeio pode ser feito em apenas um dia, porém, indicamos que você tire um dia inteiro para os locais oficiais. Assim, é possível vê-los por dentro com mais calma. Não esqueça de agendar os horários necessários pela internet ou ligando nos prédios mais requisitados.

Esses são os principais pontos da cidade, porém, Brasília tem muito mais a oferecer. Garantimos que há pontos turísticos tanto para quem vai ficar apenas um fim de semana, quanto para quem passará um mês na região.

Os pontos tradicionais são imperdíveis e devem ser visitados com calma: eles nos lembram o quanto Brasília é importante para nossa história. Não esqueça de agendar com calma as visitas guiadas – elas acontecem todos os dias e os guias são excelentes para contar um pouco de como tudo foi planejado e construído.

Vale muito a pena ir ao interior dos prédios, não perca a oportunidade!

Além do tradicional – Passeios imperdíveis para quem vai passar mais de um dia na cidade!

Conheça os pontos mais incríveis de serem conhecidos, além dos tradicionais prédios da cidade!

  • Torre de TV de Brasília

Você pode se perguntar: o que uma torre antiga de TV pode oferecer como ponto turístico? A resposta está no visual incrível que o seu andar mais alto traz aos turistas, com chances de observar o formato da cidade e seus principais pontos turísticos de uma forma inusitada e maravilhosa. Vale muito a pena conhecer e tirar várias fotos no local!

  • Lago Paranoá
Lagoa de Brasília e ponte FK. Fonte: Fred Schinke.
Lagoa de Brasília e ponte FK. Fonte: Fred Schinke.

O Lago Paranoá é um ponto importantíssimo de ser conhecido da cidade. Construído artificialmente, ele tem uma extensão gigantesca e passa por casas de ministros, campos de golfe e oferece aos visitantes passeio de barcos, canoas e remo.

Vale muito a pena fazer um passeio por todo o lago, apreciando as mais diferentes paisagens, conhecendo um pouco sobre a rotina dos moradores e apreciando a natureza e a incrível ponte Juscelino Kubitschek, que liga o lago com os outros dois da região.

  • Parque Nacional de Brasília

O Parque Nacional de Brasília está localizado ao noroeste do distrito Federal e é um dos melhores lugares para ser conhecido por quem adora a natureza. Com espécies de animais nativos criados soltos, piscina, lagos e muita área verde, o parque pode ser explorado em um dia inteiro, seja para quem vai com crianças, como quem vai em grupo ou em casal. Lugar agradável, de fácil acesso e muito bem preservado!

  • Parque da Cidade

Se você já ouviu Legião Urbana cantar sobre o Parque da Cidade, sabe que ele é um dos lugares mais frequentados pelo povo de Brasília. Com muito verde, um lago grande e espaços para sentar na grama, o parque é uma excelente parada para os visitantes conhecerem de perto o clima da cidade e se sentirem um pouco mais próximos dos moradores.

Por lá, é possível fazer caminhadas, alugar bicicletas, correr nas pistas ou mesmo andar de pedalinho no lago. Ao redor do parque, há algumas sorveterias e restaurantes, que podem servir de apoio quando bater a fome!

Gastronomia de Brasília – Onde comer bem?

Comer bem em Brasília não será difícil, já que a cidade possui inúmeros restaurantes de alta qualidade. Separamos algumas opções para quem vai ficar alguns dias por lá:

  • Vila Tevere

Para quem quer comer pastas tradicionais italianas por um preço razoável, o Vila Tevere é uma ótima opção! Outra vantagem é que o restaurante está muito bem localizado, pertinho dos principais pontos turísticos da cidade!

  • Taypá

Comer comida Peruana em Brasília? Não é só possível, como bastante recomendado no Taypá, um dos restaurantes mais conhecidos da cidade. Fica no lago sul, pertinho dos pontos turísticos voltados para a natureza.

Vida noturna – Lugares para curtir depois que o sol se pôr!

Quer opções para sair à noite em Brasília, pertinho dos principais pontos turístico e sem precisar se deslocar muito? Separamos algumas opções:

  • Velvet Pub

Localizado bem ao centro da cidade, o Velvet Pub tem um estilo bem casual, recebe grupos e serve ótimos drinks. Um lugar agradável para curtir a noite na capital do país!

  • Kabareh Karaokê

Imagine curtir um Karaokê pertinho dos pontos turísticos e conseguir se divertir até tarde da noite? O Kabareh é excelente para isso: bom atendimento, bons drinks e um clima de festa incrível!

Visite a capital do país e conheça um pouco mais da nossa história e da nossa cultura!

Conhecer Brasília é uma oportunidade única de estar em uma cidade incrível, bem projetada, com infraestrutura incrível e com um povo bastante receptivo e animado! O clima quente contrasta com muitas árvores ao seu redor e os lagos que fazem da região perfeita para curtir as tardes de sol e os dias mais amenos.

Vale a pena conhecer Brasília e se encantar com sua história, seus monumentos e tudo que ela tem a oferecer!

Dica => Acomodações em Brasília