São Luís

A ilha magnética com 4 séculos de história!

São Luís. Fonte: Fred Schinke
São Luís. Fonte: Fred Schinke

São Luís é a capital do Estado do Maranhão, que apesar de estar localizado no Nordeste Brasileiro, apresenta muitas influências da região norte também. Possui várias alcunhas, como “Atenas brasileira”, “Capital do Reggae”, “Ilha do amor” e “ilha magnética”.

Desse modo, com o intuito de apresentar melhor a capital do maranhão para você, fizemos este guia completo sobre a capital maranhense. Aqui você conhecerá a história da cidade, sua cultura, seus principais pontos turísticos, sua gastronomia e muito mais. Confira!

História de São Luís

São Luís foi fundada oficialmente em 1612, por colonos franceses. Desse modo, é a única capital brasileira a não ser fundada por portugueses. Todavia, os franceses não deixaram grande legado, pois a ocupação foi majoritariamente portuguesa. A arquitetura do centro histórico ludovicense reforça isso.

A cidade também chegou a ser ocupada por holandeses durante um breve período, mas sem muito efeito na formação da cidade. Atualmente, São Luís encontra-se dividida em duas: a capital moderna, estendida ao norte, e a cidade colonial, incluída no núcleo inicial da metrópole do Maranhão.

Como chegar em São Luís

São Luís possui um aeroporto internacional, o Marechal Cunha Machado. Desse modo, é o principal ponto de chegada para a Capital Maranhense. Entretanto, é possível chegar por estrada, especialmente partindo das capitais dos Estados vizinhos, como Belém, Teresina e Fortaleza.

Todavia, essa escolha deve ser apenas dos amantes de viaja sobre quatro rodas e aventureiros, visto que a capital do Maranhão se encontra, em média, 1.000 km de distância das capitais citadas. Além disso, a cidade é fácil de ser acessada por avião, visto que a quantidade de voos que recebe é bastante satisfatória.

Bairro da Praia Grande

Bairro da Praia Grande, São Luís. Fonte: Fernanda Gonçalves, Flickr.
Bairro da Praia Grande, São Luís. Fonte: Fernanda Gonçalves, Flickr.

O Bairro da Praia Grande está localizado no Centro Histórico da Cidade de São Luís. Suas ruas são inteiramente preservadas e foram recuperadas durante a vigência do Projeto Reviver, que buscou restaurar o Centro Histórico da cidade de São Luís entre o final da década de 1970 até a década de 1980.

Desse modo, na Praia Grande é onde estão a maioria dos casarões do período colonial. Há várias tipologias presentes no local, sendo em sua maioria, casarões, com o térreo, que era destinado ao comércio, e o pavimento superior, que era destino à moradia.

Além disso, o bairro da Praia Grande é todo fechado para automóvel. Dessa forma, é ideal para quem deseja passear e tirar fotos para as redes sociais. O bairro conta também com muitos prédios públicos e museus.

Fonte do Ribeirão

A Fonte do Ribeirão é uma das fontes de água potável que abastecia a cidade nos tempos coloniais. Desse modo, consiste em um local que era utilizado para a retirada de água para as casas dos cidadãos.

Vale destacar que a água era potável nos séculos passados, sendo, atualmente, imprópria para consumo. A Fonte do Ribeirão vive um momento de reavivamento cultural, e conta com diversos bares, hamburguerias e casa de shows nas proximidades.

Igreja da Sé

Igreja da Sé. Fonte: Fred Schinke
Igreja da Sé. Fonte: Fred Schinke

A Igreja da Sé é a Catedral da cidade de São Luís e está localizada no núcleo histórico da cidade. Desse modo, é a principal das igrejas da cidade, que também conta com a Igreja de São João, Igreja do Carmo, Igreja do Desterro, Igreja dos Remédios, entre outras.

Em um núcleo com poucos arranha-céus, as torres da igreja se destacam no skyline. Além disso, o estilo neoclássico da igreja chama atenção. Ela passou por recente restauração e encontra-se em perfeito estado para visitação.

Palácio dos Leões

O Palácio dos Leões é onde está localizado um dos primeiros fortes militares da cidade, erguido ainda durante a ocupação francesa na capital maranhense. Com o tempo, passou por diversas ampliações e reformas, adotando estilos arquitetônicos distintos.

Atualmente, ele preserva uma fachada neoclássica. Em seu interior, com visitação gratuita, estão diversas obras de arte de artistas de diversas regiões do mundo, além do jardim projetado pelo paisagista Burle Marx.  Localizado no núcleo inicial da cidade, o Palácio dos Leões é visita obrigatória.

Teatro Arthur Azevedo

Teatro Arthur Azevedo. Fonte: Douglas Junior/MTur.
Teatro Arthur Azevedo. Fonte: Douglas Junior/MTur.

O Teatro Arthur Azevedo foi construído na cidade de São Luís durante o apogeu econômico do Estado do Maranhão. Inaugurado no ano de 1817, o Teatro impressionava por sua monumentalidade e fachada neoclássica, novidade no país naquele momento.

Todavia, o Teatro só recebeu o nome de Arthur Azevedo no início do Século XX, em homenagem ao grande dramaturgo maranhense.

Museu Histórico e Artístico

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão é um dos mais completos de toda a cidade. Localizado na Rua do Sol, próximo ao Teatro Arthur Azevedo e Praça João Lisboa, é de fácil acesso.

Conta com um grande acervo imobiliário e está localizado em um grande casarão, restaurado pelo Projeto Reviver. Desse modo, é possível conhecer de que forma viviam as famílias na época da colonização.

São João do Maranhão e Bumba-meu-boi

São João do Maranhão. Fonte: Luís Guilherme Fernandes.
São João do Maranhão. Fonte: Luís Guilherme Fernandes.

O São João do Maranhão é um dos mais peculiares do Brasil. Não é tão famoso quanto o de Campina Grande e Caruaru, mas apresenta grande riqueza por conta da dança tradicional do Bumba-meu-boi.

Essa dança é inspirada em uma lenda indígena do Maranhão. Pai Francisco, escravo, mata o melhor boi de seu senhor, a fim de realizar um pedido de sua mulher que estava grávida, Catirina, que ansiava por comer língua de boi.

O Patrão furioso, promete matá-lo. Todavia, com ajuda de um curandeiro, o boi é ressuscitado e tudo acaba em festa. Dessa lenda, começou a festa do Bumba-meu-boi, comemorado durante o período de São João no Maranhão.

Forte Santo Antônio

O Forte Santo Antônio está localizado no Bairro da Ponta da Areia. Desse modo, é uma das poucas construções militares defensivas ainda preservadas localizada fora da região central. O lugar passou por recente restauração e conta com praças e iluminação diferenciada.

Além disso, na proximidade do Forte está o Espigão Costeiro de São Luís, onde há uma passarela que adentra algumas centenas de metros ao mar. Nele é possível avistar diversas espécies marinhas, como golfinhos. Dessa maneira, é um passeio muito indicado para a família e crianças.

Praias

São Luís é uma ilha e está cercada por praias. Todavia, suas melhores praias encontram-se no norte da cidade. A Baía de São Marcos é servida pela avenida litorânea, que conta com praias com grandes faixas de areia e boa infraestrutura.

Além disso, há a Praia do Araçagy e Praia do Meio, mais afastadas e onde é permitido a entrada de automóveis na faixa de areia.

Quando ir para São Luís

São Luís é uma cidade de clima equatorial. Ou seja, quente e úmido. Há dois períodos na cidade — chuvoso e de estiagem, sendo o primeiro no período entre meados de dezembro a meados de junho e o segundo entre meados de julho ameados de dezembro.

Desse modo, a melhor época para visitar a cidade se dá no mês de junho, quando o período de chuvas está acabando e as festas juninas estão a todo vapor. Além disso, é o período em que as lagoas dos lençóis estão mais cheias. Desse modo, você pode aproveitar para visitar também o local.

Cultura

São Luís é uma cidade com uma cultura riquíssima, tanto no que diz respeito a cultura popular, quanto a cultura da elite intelectual. Para o primeiro, o Reggae, o São João e o Brega são exemplos mais marcantes.

Já para o segundo, temos nomes como Gonçalves Dias, Arthur Azevedo, Aluísio de Azevedo, Ferreira Gullar, entre muitos outros. A maioria desses nomes são da época de ouro da cidade, em que os filhos da elite maranhense estudavam em universidades europeias. Daí surgiu a alcunha de “Atenas Brasileira”.

Desse modo, a cidade oferece uma grande opção cultural para quem a visita. Você pode curtir tanto as festas populares quanto uma visita a um museu da cidade, ou vivenciar as ruas e casarões que deram origem a grande romances da história do Brasil.

Dicas de Viagem

A cidade de São Luís tem boa infraestrutura para receber os turistas. O principal eixo turístico está, naturalmente, no centro histórico, mas há outras opções na parte norte da cidade. Nesta região, como atrativo, temos principalmente as praias.

Além disso, há outras opções localizadas na região metropolitana, como as praias da Raposa e a visita na cidade história de Alcântara. Enfim, opção não vai faltar para você.

Gastronomia

Ademais, a gastronomia de São Luís é muito rica, tendo como influência o litoral, o nordeste brasileiro e o norte também. Entre os pratos típicos, destacam-se a caldeirada de camarão (camarão cozido no caldo de peixe), o caranguejo e o arroz de cuxá (feito com a folha de vinagreira).

Entre os principais restaurantes da cidade, destacamos:

  • Cabana do Sol, especializado em comida regional, como frutos do mar e a Carne de Sol do Sertão.
  • Coco Bambu, especializado em frutos do mar.

Conclusão

Sendo assim, São Luís é uma capital singular brasileira. Fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses. Desse modo, oferece diversos atrativos para você em diversos quesitos, seja com as belezas de suas praias, seja na riqueza da sua cultura e arquitetura.

E você, o que está esperando para conhecer a capital maranhense?

Dica => Acomodações em São Luís