Conheça a Praia da Barra Nova em Cascavel, Ceará

Praia da Barra Nova, Cascavel. Fonte: noronha_leonard.
Praia da Barra Nova, Cascavel. Fonte: noronha_leonard.

O Estado do Ceará é um dos principais destinos turísticos do Nordeste. Entre os atrativos, destacamos a capital do Estado — Fortaleza, e Jericoacoara. Todavia, há um município na região metropolitana de Fortaleza que também oferece grandes atrativos para os turistas, especialmente suas praias.

Entre as praias mais conhecidas, frequentas e atraentes, destacamos a Praia de Barra nova, tema central deste artigo. Mas afinal, por que esta praia é tão atrativa e o que fazer quando for visitá-la? Com o intuito de auxiliá-lo, fizemos este rápido guia sobre o local. Continue lendo e confira!

História de Cascavel

A região começa a ser ocupada nas margens dos rios Choró e Piranji. Inicialmente ocupada por índios Potyguara, Jenipapo-Kanyndés e Anacé, a cidade passa a ser ocupada pelos colonos portugueses, recebendo também imigrantes de outras regiões da Europa.

Desse modo, a região recebeu nas margens dos rios Choró uma peixaria Neerlandesa ainda nos períodos de Brasil colônia. A região se desenvolveu graças aos diversos ciclos da agropecuária, como o ciclo da carne-seca e charque. Atualmente a cidade tem no turismo sua grande fonte de renda.

Como chegar na Praia da Barra Nova em Cascavel

Cascavel. Fonte: Wikimedia.
Cascavel. Fonte: Wikimedia.

Como Cascavel está inserida na região metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará, a maneira mais fácil de chegar ao local é por meio do aeroporto da cidade. Posteriormente, é necessário pegar um transporte de Fortaleza até a cidade de Cascavel.

Há forma mais rápida e econômica é pedindo um táxi, mas há também a opção de alugar um automóvel para a estadia ou ir de ônibus até Cascavel. Há várias opções na cidade e você não encontrará dificuldades neste quesito.

Praia da Barra Nova

Águas azuis na Praia da Barra Nova. Fonte: maryleoncio.
Águas azuis na Praia da Barra Nova. Fonte: maryleoncio.

A Praia da Barra Nova é a principal praia da cidade de Cascavel. Além desta praia, há outras como a Praia da Caponga, Praia de Balbina e Praia da Barra Velha. Contudo, Praia da Barra Nova é a que mais se destaca na cidade por conta de seu potencial paisagístico, turístico e infraestrutura.

Desse modo, a Praia da Barra Nova é um local paradisíaco. Quando você chega ao local, já visualiza uma atmosfera que lembra o paraíso, com areias brancas, céu limpo e águas cristalinas.

Além disso, a praia vai se moldando ao longo do dia, resultado direto da interferência dos rios e ventos que cortam a região. Dessa maneira, a visão que você terá da Praia da Barra Nova nunca será igual a outra, seja comparada a outro dia ou a outro turno do dia.

Outro ponto de destaque da Praia é o encontro das águas do Rio Choró com a água do mar. Tal evento é um dos principais modeladores do espaço, que altera a paisagem de forma diária.

Ademais, a praia encontra-se parcialmente isolada, pois o acesso até a mesma se dá por caminhadas. Todavia, a cidade não fica distante do local e você pode voltar rapidamente.

O local é muito indicado para quem busca um local para relaxar e contemplar a natureza, pôr do sol e tomar um bom banho, devido às águas quentes e calmas da região.

Por fim, podemos destacar que o local também é frequentado pelos praticantes de kitsurf, além de pessoas que buscam por um lugar para fazer hidroginástica. O cenário que reúne beleza, calmaria e tranquilidade é perfeito para realizar estas atividades.

Passeio de Bugue

Passeio de Bugue. Fonte: Pxhere.com
Passeio de Bugue. Fonte: Pxhere.com

Os passeios de bugue são uma excelente alternativa para conhecer a Praia de Barra Nova, além de ter uma experiência mais profunda sobre o local. Desse modo, vale a pena explorar as dunas locais de bugue, o que além de ser um passeio agradável, leva grande aventura a quem o realiza.

Além disso, o passeio faz com você explore outras facetas da praia, que estão localizadas um pouco mais distantes que nos pontos mais convencionais. Nestes passeios você encontrará falésias, dunas e lagoas de águas limpas e cristalinas.

Dessa maneira, é uma boa pedida, após um passeio repleto de aventura, parar em uma lagoa, apreciar a bela paisagem e tomar um bom banho nas águas mornas da Praia da Barra Nova.

Uma boa pedida é escolher a melhor duna para avistar o pôr do sol. Os pássaros da região ajudam a tornar o espetáculo ainda mais belo. Além disso, há grande oferta de comida típica na Praia da Barra Nova, com destaque para os mariscos e frutos do mar.

Passeio de Barco

Passeio de Barco em Cascavel, Ceará. Fonte: http://www.correndoomundo.com.br.
Passeio de Barco em Cascavel, Ceará. Fonte: http://www.correndoomundo.com.br.

Outro passeio magnético para se fazer na magnética Praia da Barra Nova é o de barco pelo Rio Choró. O passeio é feito pelo barco ‘Gaivota do Mar’, que acomoda 10 pessoas no máximo. Durante o trajeto, você pode beber, comer e apreciar a bela paisagem que o local proporciona.

Ademais, durante o passeio, você contemplará diversas dunas, o manguezal e as águas do Rio Choró.

Feira de São bento

A Feira de São Bento é considerada a segunda maior feira ao ar livre do mundo. Desse modo, vale a pena conhecê-la durante a sua estadia na Praia da Barra Nova, para comprar recordações e lembranças para amigos e familiares.

Festival Gastronômico do Arraia

Um dos principais eventos da cidade, esse festival foi criado no intuito de aumentar o fluxo turístico para a região. Desse modo, apresenta uma série de comidas típicas do local, como camarão, peixada, etc.

Além disso, oferece diversos cursos de gastronomias para quem desejar aprender um pouco sobre a culinária local.

Quando ir para a Praia da Barra Nova em Cascavel

Cascavel, cidade onde está localizada a Praia da Barra Nova, apresenta dois climas bem definidos: estação seca e chuvosa. A estação chuvosa compreende o período que vai de janeiro a junho. As chuvas são fortes e podem acabar atrapalhar os principais, especialmente aqueles localizados nas praias.

Por outro lado, durante os meses de Julho a dezembro ocorre a estação seca da região, em que as chuvas são escassas e o sol permanece quase sempre limpo e sem nuvens. Desse modo, este período é o melhor para visitar a Praia de Barra Nova.

Cultura

A cultura em Cascavel é muito característica. Tem como principais elementos influenciadores o litoral, a fé católica e a cultura nordestina em geral. Desse modo, entre os principais elementos artísticos, temos o forró, tanto no quesito musical quanto na dança, a gastronomia carregada de tempero.

Além disso, há grande oferta de produtos artesanais, produzidos por artesãos locais e que remetem, principalmente, ao cotidiano dos pescadores que habitam a região. Entre os principais eventos que a cidade oferta, podemos destacar:

  • Festival da Sardinha no distrito de Caponga;
  • Festa de Nossa Senhora da Conceição;
  • Santas Missões Populares;
  • Festão de São Francisco, entre os dias 24 de setembro e 04 de outubro;
  • Festa da Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de 28 de novembro e 8 de dezembro.

Dicas de viagem

Entre as principais dicas de viagem que podemos destacar, citamos o bom e velho cuidado com a temperatura e grande exposição ao sol. De forma geral, faz calor o ano todo na cidade e a proximidade da cidade com a linha do Equador torna a incidência solar perigosa em alguns casos.

Dessa maneira, não economize no protetor solar. Além disso, beba bastante líquida. Ademais, a cidade oferece boa infraestrutura, especialmente por estar localizada na região metropolitana de Fortaleza. Dessa forma, não haverá grandes dificuldades para chegar e visitar a Praia de Barra Nova.

Gastronomia

Camarão, prato típico na Praia da Barra Nova. Fonte: pexels.
Camarão, prato típico na Praia da Barra Nova. Fonte: pexels.

Assim como a culinária nordestina em geral, a gastronomia em Cascavel se destaca pelo grande uso de temperos, como pimenta, cheiro-verde, entre outros. Pratos como a carne de sol, bode ao leite de coco e outros típicos do sertão nordestino podem ser encontrados facilmente na cidade.

Além disso, há uma grande oferta de mariscos de frutos do mar, devido principalmente ao litoral do Ceará. Desse modo, há grande variedade de pratos com uso de peixes, camarão, lagostas, caranguejos, etc.

Ademais, entre os principais restaurantes de Cascavel, podemos destacar:

  • Lima do Camarão;
  • Dom Bettos Pizzaria, Churrascaria e Frangão.

Conclusão

Assim sendo, Cascavel é um excelente destino a ser visitado no Estado do Ceará. Além da Praia da Barra Nova, Cascavel conta com outros excelentes atrativos e uma ótima infraestrutura para você passar suas férias e folgas.

Ao longo deste artigo, apresentamos as principais informações para você aproveitar ao máximo a viagem ao local. E você, o que está esperando para visitar a Praia da Barra Nova, em Cascavel – CE?

Dica => Acomodações em Cascavel