Penedo

Um pedaço da Finlândia no Brasil

Penedo. Fonte: @hjpasseios
Penedo. Fonte: @hjpasseios

Rio de Janeiro é conhecido mundialmente pela variedade de atrações turísticas, tanto na capital como em diferentes regiões deste estado. Assim, entre os vários encantos, se destaca a Penedo, um pitoresco bairro do interior.  Localizada na parte sul, no município de Itatiaia. É a principal colônia finlandesa dentro do Brasil que se expressa em sua arquitetura e cultura.

No entanto, Penedo não é só isso.  Conhecida como a Casa do Papai Noel no Brasil, este encantador lugarejo conta com uma vegetação exuberante de araucárias, fabricas de chocolates, um parque ecológico. Também possui restaurantes com vasta oferta gastronômica, o Museu Finlandês, Clube Finlândia, lojas de artesanato e a natureza serrana, que sem dúvida alguma é um espetáculo a partir.

Convidamos você aconhecer Penedo, esperamos que goste e que este passe a ser um de seus destinos favoritos.

Um pouco de história – de um vilarejo místico a uma colônia finlandesa

Museu Finlandês. Foto de: cidadeecultura.com
Museu Finlandês. Foto de: cidadeecultura.com

Impactado com as barbaridades da Primeira Guerra Mundial persuadiu a algumas famílias a emigrarem o Brasil e a viverem em uma colônia agrícola-vegetariana. Além disso, a intenção mística era de viver em paz e harmonia com a natureza.

Dessa forma as famílias finlandesas se instalaram na Fazenda Penedo. Dedicaram-se ao plantio de batata-doce e milho, bem como ao artesanato. Aos poucos foram crescendo e abriram pequenas pousadas. Bem como a agricultura, que passou a fazer parte da economia turística, como uma importante fonte de renda e emprego.

O clima da cidade

Penedo faz parte da região da Serra da: Mantiqueira. Está localizada entre três estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Contudo, esta pequena colônia finlandesa, está posicionada entre São Paulo e Rio de Janeiro.

É um lugar privilegiado, com um clima ameno, possui uma fauna e flora que possibilitam ao lugar ser considerado como um principal espaço de descanso  para aqueles que fogem dos barulhos de uma cidade maior.

Como chegar a Penedo

Este bairro está localizado a 270km de São Paulo e 195 km de Rio de Janeiro, sua principal via de acesso é pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116).

Penedo é um dos principais acessos ao Parque Nacional do Itatiaia, Visconde de Mauá e Serrinha do Alambari.

Principais atrativos

Pode-se dizer que Penedo é o encontro de um povo e a natureza. Assim, o turista pode desfrutar tanto de um pouco da cultura e história de Finlândia como da natureza peculiar da região.

Como destaque cultural, encontra-se o Museu Finlandês, um espaço histórico muito bonito. Com um importante acervo de objetos trazidos pelos imigrantes, bem como, uma linda coleção de bonecas finlandesas. Entretanto, é válido comentar que o museu sobre abre aos finais de semana e a entrada é R$10,00.

O Clube Finlandês

Igualmente, outro lugar para dar uma passada é o Clube Finlândia, fundando em 1943, como um lugar de entretenimento para os moradores locais. O salão do clube é onde se realizam apresentações de bailes típicos, tais como: polkas, valsa, mazurcas. Decerto, é difícil não querer entrar na dança.

O bonito também deste clube é sua decoração finlandesa, o que lhe dá um ar de descontração e alegria. Além disso, este espaço possui uma biblioteca e o Museu Eva Hilden da Arte e da Cultura Finlandesa, com doações do casal Marcus e Eva Hilden como objetos artesanais, como bonecas e roupas típicas.

A Casa de Papai Noel

Pequena Finlândia. Fonte: Rosanetur, Flickr.
Pequena Finlândia. Fonte: Rosanetur, Flickr.

Não poderia faltar a famosa Casa do Papai Noel, ir a Penedo e não conhecer este lugar de fantasia e magia, é como ir a capital do Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor.

A casa em estilo nórdico, esta totalmente preparada para esperar o Natal, durante todo o ano. A decoração natalina comparte lugar com os moveis rústicos.  A Casa do Papai Noel é uma pequena vila que tem lojas de artesanatos, de chocolates, a fábrica de brinquedos, os correios (onde todos podem deixar suas cartinhas). Este charmoso espaço é para ir com crianças.

Penedo conta também com um tipo de transporte, tipo um trenzinho, que sai do centro e passa pelos principais pontos do bairro.

As Cachoeiras de Penedo

Cachoeira em Penedo. Fonte: eaiferias.com
Cachoeira em Penedo. Fonte: eaiferias.com

Conforme já relatado, os encantos de Penedo também são percebidos na natureza, onde algumas cachoeiras são também pontos turísticos buscados por aqueles que gostam de mergulhar em águas límpidas e frias.  As cachoeiras fazem parte do Rio das Pedras. Sem dúvida conhecer cada uma delas é um passeio super legal!

Cachoeira de Deus se revela por uma grande queda d’água de 15 metros de altura. Ademais, possui águas cristalinas e com uma grande piscina natural própria para banhos. O lugar conta com estacionamento, o que facilita em seu acesso.

Outra imperdível e a Três Cachoeiras, uma formação de três quedas d’água de 3 metros de altura.  Assim como a anterior, é um ótimo lugar para banhos, com várias piscinas naturais e até um escorregador natural.

Três Bacias, um pouco afastada do centro e localizada em uma parte, o que oferece um pouco de privacidade. O nome está relacionado a sua formação de três pequenas bacias em meio das pedras. Como agregado a cachoeira está uma piscina natural de águas limpas e frias, conhecido com Poço das Esmeraldas. Um ótimo lugar para um banho.

Por último, destaca-se a Cachoeira do Tangara, que está localizada perto da Cachoeira de Deus. Tem 4 metros de altura, dividindo-se em duas quedas e com uma pequena piscina para banho.

Mirante do Último Adeus

Mirante do Último Adeus. Fonte: Wikipédia.
Mirante do Último Adeus. Fonte: Wikipédia.

Como Penedo está no Parque ecológico de Itatiaia, seu passeio não pode deixar de lado a vista do Mirante do Último Adeus. Ademais de ser um excelente local para um maior contato com a natureza, é um local perfeito para tirar aquelas fotos espetaculares. Você pode ir de carro até o mirante e depois desfrutar das cachoeiras dentro do parque.

Onde comer

Outro grande atrativo de Penedo, é a gastronomia, onde a cultura finlandesa conjuga com a produção de trutas local. São vários os restaurantes onde o turista pode desfrutar da riqueza da cozinha regional e tradicional.

Nesta parte, vamos deixar algumas opções para todos os gostos e preços. Espero que possa apreciar nossa sugestão.

O Restaurante e Chopperia a Casa do Fritz, um ótimo ambiente para tomar um chopp e provar da típica comida alemã e suíça. Este e um dos principais pontos turísticos de Penedo.

Também está o Restaurante Truta Viva, e como o nome mesmo diz trás em sem menu uma variedade de pratos com este tipo de pescado. É um lugar que está sempre lotado, apesar de não ser barato. No entanto, a comida é tão boa que as vezes um esquece o que está pagando.

Outra recomendação é o Restaurante e Chopperia Bella Città, um dos mais tradicionais da região. Apesar de ter como característica a comida italiana, possui um cardápio amplo de massas, aves, carnes, peixes, entre outros.

Para aqueles que querem comer uma comida saborosa, no entanto, não querem gastar muito a sugestão é o Restaurante A Mineirinha de Penedo.  É um local que vende comida caseiro a quilo. Possui uma grande variedade de saladas, massas, carnes e peixes.

Para os amantes de uma boa pizza, indicamos a Costa Restaurante e Pizzaria, ótimo lugar para ir com a família e amigos. Sendo que, além da comida italiana você pode saborear a uma excelente carne, entre outras comidas descritas no cardápio do restaurante.

Onde comprar

Penedo também pode ser bastante atrativa para os que gostam de comprar artesanatos, lembrancinhas ou objetos pessoais. Destaca-se a loja de pedras, que além de ser um lindo lugar para visitar é um espetacular para os que gostam dos acessórios, como brincos, pulseiras, cordões e anéis de pedras. Também para os colecionadores de pedras este ambiente é super indicado para conhecer.

Outro pedido, é o Shopping Vale dos Duendes, um centro comercial com lindas lojas, que vendem desde objetos de decoração a doces deliciosos.

E não poderíamos deixar de apresentar ao Shopping Roda d’água, como uma variedade de lojas, lanchonetes e até um palco onde se realizam espetáculos com música ao vivo. Além de ser um lugar de compras, aqui também pode ser um bom lugar para esperar e descansar.