Partido de Pinamar

Por que visitar as praias argentinas

Pinamar. Fonte: @florgabbagabba
Pinamar. Fonte: @florgabbagabba

Muitos consideram que o principal atrativo turístico na Argentina é o Sul do país, onde a neve é seu principal encanto. Ainda hão aqueles que a visitam para comer o autêntico asado e tomar um delicioso malbec. Contudo, este lindo país tem muito para oferecer, e região litorânea é uma delas.

Neste post nos dedicaremos, especificamente a quatro cidades: Pinamar, Ostende, Valeria del Mar e Cariló que se unem para formar este Partido (Território de uma jurisdição ou administração com uma cidade principal à cabeça.), que está a 349 km da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Capital Federal. Sendo considerado como um dos principais centros balneários de Argentina.

Definitivamente, não é somente o mar que torna esta localidade atrativa. Antes de mais nada o que torna atrativo o quarteto Pinamar, Ostende, Valeria del Mar e Carilo são as dunas e os bosques, que abrigam em seu interior lindas casas. A sensação dos que visitam esse pedaço de paraíso é de que em algum momento se pode deparar com algum duende no meio da floresta.

Como chegar

Para chegar a região, em general se utiliza dois meios de transporte: carro ou ônibus. Partindo de Buenos Aires, as rodovias estão em bom estado de conservação e são bem sinalizadas. De ônibus são diferentes empresas que oferecem distintos tipos de serviços, não apenas transporte convencional, mas também executivos e ônibus leito.

Quando ir

Sem dúvida alguma, para os argentinos a melhor época é o verão. A três cidades ficam lotadas, e são várias as atividades destinadas a atender aos turistas. Por outro lado, para conhecer melhor as cidades os meses de outubro/novembro e março/abril são perfeitos para uma caminhada tranquila pela praia ou pelos bosques. Não é recomendado a visita no período de inverno, pois, o frio é intenso e as cidades ficam praticamente vazias.

Pinamar

Pinamar é a primeira cidade do partido homônimo e está ao leste de Buenos Aires. Assim, é uma localidade com uma urbanização adaptada as dunas, com ruas curvilíneas e bastante arborizadas, principalmente com pinheiros. Muitos a chamam de cidade jardim.

Essa cidade já chegou a ser considerada como um dos melhores lugares para viver, principalmente, pelo cuidado com a natureza. Também em Pinamar, há várias ruas que não são pavimentadas com o propósito de manter as características rusticas do lugar.

Praias de Pinamar

As praias da cidade são grandes extensões de áreas limpas, que contam com uma grande quantidade de complexos preparados para atender milhares de turísticas que chegam todos os verões.  As praias dessa localidade são: Beach Pinamar, Medanos Ostende e Balneário Hemingway.

Atividades 

Passeios 4x4. Fonte: Paseo 4×4. Fuente: https://www.civitatis.com/
Passeios 4×4. Fonte: Paseo 4×4. Fuente: https://www.civitatis.com/

Entre o mar e os bosques, Pinamar possui ofertas inesgotáveis como cavalgadas pelas praias, passeios em 4×4 nas dunas, caminhadas pelos bosques. Também estão os esportes aquáticos como caíque, surf, pesca, entre outros.

A cidade se destaca também pelos centros de SPA que oferecem cuidados de saúde e beleza. Aliás, possui três lindos campos de golfe e várias quadras de tênis para os amantes desses esportes.

Ao mesmo tempo, é uma cidade para caminhar pelas ruas e conhecer os estilos arquitetônicos que são variados. Há algumas casas de madeiras e cimentos, e outras mais modernas. Além disso, o centro da cidade conta com um bom comércio e lindas casas de chá, sorveterias, bares e restaurantes.

Osdente

Bem próxima a Pinamar está situada esta pequena cidade fundada pelos belgas Fernando Robette e Agustìn Polin. A ideia foi de construir uma cidade idêntica ao litoral da Bélgica, Oostende, que está localizada em Flandres Ocidental.

Ainda é possível encontrar as marcas dessa época em Rambla Su (La Rambla de los Belgas). De fato, são um conjunto de estruturas de pedras que por muito tempo estiveram cobertas pelas dunas e que atualmente chamam a atenção dos turistas que passam pela região.

Ademais, Ostende destaca-se pela Praia Medanos de Ostende, que tem uma vasta extensão, um ótimo lugar para atividades náuticas e na areia. É nesse lugar que está a famosa Casa de la Elenita, que foi construída na década de 1930 por Arturo Frondizi (ex-presidente argentino). Esta foi a primeira casa de verão que esta cidade teve.

Outros pontos turísticos da cidade são a Casa de Fernando Robette, Casa de los Monjes Carmelistas e o Velho Hotel Ostende, conhecido por ter recebido escritores famosos como Antoine de Saint-Exupèry (O Pequeno Príncipe).

Valeria del Mar

Valeria del Mar. Fonte: https://playastop.com
Valeria del Mar. Fonte: https://playastop.com

Esta segunda cidade é muito mais tranquila que Pinamar e está a 5,6 km desta. Desse modo, é procurada por aqueles que gostam de praias tranquilas, mesmo em plena temporada.  Valeria del Mar é a preferida por famílias e grupos de amigos.

Independentemente do mar argentino ser de águas frias, as praias em sua maioria são amplas em meio a vegetação de arbustos. Isso possibilita descansar a sombra ou realizar esportes aquáticos, assim como na areia.

Ademais conta com bares e restaurantes, chamados de paradores, onde os turistas podem realizar diferentes atividades durante todos os dias. A maioria possui piscinas, academia de ginastica, aulas de zumba, entre outros. Os paradores de Valeria del Mar são: La Pergola, Hemingway y Enrico.

Quanto a outros lugares para passear, a cidade oferece uma natureza pura, onde o turista pode cavalgar tanto nas praias, como nos bosques e dunas. Além disso, à noite a praia de Valeria del Mar é bastante procurada por aqueles de gostam de passear de quadriciclos e outras atividades.

Cariló

Cariló – Centro Comercial. Fonte de: https://www.youbioit.com
Cariló – Centro Comercial. Fonte de: https://www.youbioit.com

Já Cariló é um conto de fadas bem pertinho do mar. Impressionante, quando você caminha por essa reserva natural e termina frente uma grande extensão de areia e de um lindo mar azul. Por certo, é uma das cidades que mais atraem turísticas argentinos no verão.

Cariló é um parque que foi criado para conter as dunas. No total são 3 km de vasta vegetação de pinheiros, aramos e acácias. Tudo isso perto da rodovia 11 e, aliás, está a 8,1 km de Pinamar.

No entanto, Cariló não tem ruas asfaltadas e possui um controle muito grande por parte dos que vivem aí. Além disso, existe uma fundação Amigos de Cariló que desenvolve várias medidas visando a preservação da flora e fauna. Todas as atividades turísticas, culturais, educativas e esportivas são realizadas com a função de tornar este espetacular lugar um espaço excelente para se viver.

Centro da cidade

Cariló – Centro. Fonte: mapio.net
Cariló – Centro. Fonte: mapio.net

Ademais, Cariló possui um centro comercial maravilhoso, que lembra uma vila alemã.  Tudo nesse lugar é pensado. Não só a casa de chocolate, com o teto verde e as estatuas de duendes para que você possa tirar fotos, mas também os comércios, construções de madeira que vendem roupas, artigos de decorações, bruxas e incensos.

A praia de Cariló

Embora o acesso não seja fácil pelas ruas de terras, as praias são bonitas. O único que incomoda é o mar agitado e muito frio. No entanto, como a maioria dos bares que estão na costa argentina possui uma piscina, você poderá desfrutar do sol e de várias atividades que realizam durante todos os dias, principalmente no verão. Os bares da praia de Cariló são: Cozumel, Parador Neruda, Hemingway, Divisadero.

Passeios e atividades culturais

Como já dito, Cariló é um lugar para contato particular com a natureza, que pode ser feita em caminhadas, observação de aves, trekking. Também o lugar está equipado com espaços para pratica de tênis, golfe, atletismo. Bem como, os esportes aquáticos como surf, kitsurf, pesca desportiva.

Inegavelmente você não precisa muitas atividades em Cariló. Mas somente caminhar pelas várias ruas de barro, ver as construções e curtir a natureza. Contudo, é um lugar caro para visitar ou viver, as casas são todas mansões fantásticas.

Em relação às atividades culturais, são realizadas em determinadas épocas do ano (verão e feriados), onde se destaca concertos musicais ao ar livre, amostras de arte e obras de teatro.

Onde comer

Ao longo das praias dessas cidades, você pode aproveitar para conhecer os sabores do mar argentino. Ainda assim, nos centros de cada cidade, vai encontrar bares e restaurantes com diferentes menus, comida gourmet, lugares para comer e dançar, entre outras atividades.

Como sempre fazemos deixamos algumas sugestões de restaurantes. Começando por Pinamar, recomendamos Paxapoga del Mar, especialista em frutos do mar. Ademais, a comida é abundante e o preço justo.

Em Ostende, Il Garda, considerado como o paraíso das massas, principalmente Ravioli Verdi com molho Parisien.

O restaurante Utopía RestoMar, que se destaca por ser uma casa com linda decoração, atendida pelos donos e a comida saborosa.

A encantadora Cariló, possui vários lugares para comer. Assim,  deixamos como sugestão a Ville Saint Germain Restaurante, ambiente agradável e boa comida.

Enfim, não deixe de visitar a costa litorânea argentina, você poderá se surpreender com essas cidades praianas e a poucos km da Capital Federal. Elas são diferentes do que estamos acostumados, porém, são muito bonitas e peculiares.

Dica => Acomodações em Pinamar