O que fazer em Gramado

Gramado. Fonte: Leandro Neumann Ciuffo.
Gramado. Fonte: Leandro Neumann Ciuffo.

Se dentre as inúmeras opções de viagens que você programou a cidade escolhida foi Gramado, temos apenas que lhe parabenizar por escolher uma das cidades mais bonitas da região sul do Brasil. E é para você, viajante de primeira viagem que esse artigo se destina.

Isso porque as pessoas quando programa as suas viagens tem que ter em mente diversas coisas, como por exemplo, local onde ficará hospedado, preços, locais turísticos para visitar, pontos históricos, fazer turismo gastronômicos e locais para se divertir na sua cidade de destino. Para dar um tira gosto abaixo você também pode ver um vídeo feito um drone dos principais pontos turísticos da cidade.

E você: quer saber o que fazer em Gramado? Que locais conhecer e visitar para aumentar o seu conhecimento sobre o mundo? Então acompanhe este artigo até o final para saber o que fazer em Gramado e fique ligado em nossas dicas! Está pronto? Papel e caneta na mão e vamos lá!

A cidade de Gramado

Arquitetura Enxaimel. Fonte: Andrea Fregnani.
Arquitetura Enxaimel. Fonte: Andrea Fregnani.

Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente localizado na Serra Gaúcha, na região das Hortênsias. Sua população reduzida e sua altitude elevada (que proporciona climas frios a níveis europeus) é um dos maiores atrativos principalmente para turistas brasileiros.

Com uma demografia etnicamente variada, a cultura local é baseada principalmente em costumes europeus (sobretudo alemães e italianos) e isso se reflete em aspectos diversos como na culinária da região, na arquitetura urbana, na arquitetura rural – alguns dos pontos que fazem os turistas irem a Gramado. Na imagem a seguir você pode ver a Avenida Borges de Medeiros enfeitada a noite.

A cidade de Gramado fica a 115 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e faz divisa com a cidade de Caxias do Sul ao norte, Três Coroas ao sul, Canela a leste e ao oeste com as cidades de Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval.

Além disso é cortado por diversos riachos, nascentes, cascatas e lagos – além de ser parte das bacias dos rios Sinos e Caí – possuindo também uma vegetação densa de araucárias e outras árvores próprias da região sul.

O clima da região talvez seja o seu maior atrativo. Considerada de clima úmido e temperado, chega a 22 ºC no verão, o que é considerada uma temperatura amena para os padrões do restante do Brasil – mas com invernos rigorosos que chegam a deixar as temperaturas abaixo de zero com fortes nevadas e geadas.

O que fazer em Gramado

Se você quer saber o que fazer em Gramado nós separamos aqui algumas das opções mais procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros que procuram esta cidade para fazer um turismo gelado – separamos por lugares turísticos, gastronômicos, históricos além, é claro de locais para se divertir.

Lago Negro

Lago Negro, Gramado. Fonte: serrasgauchas, Flickr.
Lago Negro, Gramado. Fonte: serrasgauchas, Flickr.

Se você está em busca de o que fazer em Gramado com a sua família, o Lago Negro (que na verdade possui águas verdes e escurecidas – o nome vem na verdade das árvores em volta que foram trazidas da Floresta Negra da Alemanha) é uma das melhores opções para uma boa caminhada pela manhã.

Você pode também fazer um agradável passeio de pedalinho para apreciar as hortênsias e azaleias que estão em volta do parque durante todo o ano, indicado para casais pelo seu clima romântico.

Hollywood Dream Cars

Desde 1997 o Hollywood Dream Cars expôe carros antigos que marcaram a história da industria automobilística e do cinema nos anos dourados. Leve a sua familia para sentir e vivenciar o clima e emoção das décadas de 20 a 60 no glamour de Hollywood.

O Hollywood Dream Cars está localizado na Avenida das Hortênsias, 4151, mais precisamente na Região das Hortênsias na Serra Gaúcha.

Nesse link você encontra ingressos para o Hollywood Dream Cars

Mini Mundo

Mini mundo. Fonte: Cesar Cardoso.
Mini mundo. Fonte: Cesar Cardoso.

Aqui você se deparará com castelos, casas, ferrovias e cartões-postais de vários países. Criado há mais de 30 anos por um avô para presentear os seus netos, eles hoje mantêm e aumentam o espaço.o que fazer em Gramado

Para você que está procurando o que fazer em Gramado com a sua família é uma ótima opção já que o lugar oferece opções de parque de diversões infantil, lanchonetes e lojas espalhadas por todo o espaço.

Nesse link você encontra ingressos para o mini mundo

Snowland

Snowland foi uma maneira muito linda de manter a neve em Gramado durante todo o ano. É o primeiro parque de neve indoor das Américas e está ativo desde 2013.

O lugar recria o espaço de um vilarejo alpino, uma ótima opção para que está a procura de o que fazer em Gramado – e não se preocupe se você ainda não sabe se equilibrar nos patins, o espaço oferece pessoas que irão prestar atenção a todos os visitantes, sejam eles crianças, adultos e idosos.

Leve os seus filhos para brincar de bolas de neve ou criar o seu próprio boneco de neve!

Nesse link você encontra ingressos para o Snowland

Igreja do Relógio

A igreja luterana é um dos mais famosos cartões postais da cidade – isso porque só vendo para crer a beleza que é a belíssima igreja ao fundo com um buquê de hortênsias logo à frente.

Tirar uma bela fotografia deste ponto turístico é algo para se ter o que fazer em Gramado.

O Reino do Chocolate

O Reino do Chocolate propõe uma volta no tempo. Onde conduz você por lugares nunca vistos, florestas virgens, um encontro com os antepassados, ver a semente brotar e os frutos ampliarem as expectativas de um povo. E assim, mantendo viva a história destes tempos remotos e honrando a origem e a nobreza do chocolate. O cacaueiro e sua preciosa fruta brindaram o homem com esta iguaria de nobreza sem igual que é o chocolate.

Por isso, preservar e celebrar a história desta fruta e enaltecer sua trajetória ao longo dos séculos é respeitar a nobreza do produto que cuidadosa e artesanalmente há mais de 30 anos fabricamos.

Nesse link você encontra mais informações sobre o Reino do Chocolate

Korvatunturi

Se você tiver sorte de visitar Gramado na alta temporada terá a oportunidade de presenciar esse espetáculo recomendado para toda a família – e em seu roteiro há de tudo: teatro, dança, música, técnicas circenses, malabarismo, acrobacias e cenários virtuais.

A história do espetáculo se inspira em uma lenda finlandesa que envolve amizade, alegria, solidariedade e amor.

Nesse link você encontra ingressos para o Korvatunturi

Matriz de São Pedro

Matriz de São Pedro. Fonte: Wikimedia.
Matriz de São Pedro. Fonte: Wikimedia.

Juntamente com a Igreja do Relógio esta é uma das atrações mais belas da cidade de Gramado. Se você está sempre a procura de o que fazer em Gramado enquanto está lá, visite a Matriz de São Pedro.

A igreja, histórica, tem a sua fachada formada por mais de 70 mil pedras de basalto – em seu interior o estilo romano divide espaço com os vitrais artísticos feitos pelo artista alemão Max Dommeyer.

Do lado de fora esculturas de apóstolos, fontes e um belíssimo relógio com termômetro.

Onde comer em Gramado

Se você está procurando o que fazer em Gramado e de repente quiser fazer uma refeição, pode aproveitar a rica gastronomia do local que envolve, entre outras coisas, a gastronomia de países como Alemanha e Itália. Mas não somente. Separamos aqui algumas opções para você:

Como você viu acima, não falta o que fazer em Gramado – aproveite bastante da diversidade cultural que a cidade oferece e visite também vinícolas (a mais conhecida sendo a de Bento Gonçalves) e o Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling.

E não esqueça de agasalhar você e sua família na hora de procurar o que fazer em Gramado!

Dica => Acomodações em Gramado