João Pessoa

Paraíso de piscinas naturais e águas transparentes!

João Pessoa. Fonte: Carla Salgueiro.
João Pessoa. Fonte: Carla Salgueiro.

João Pessoa é a capital do Estado da Paraíba, localizado no nordeste Brasileiro, ao norte da cidade de Recife. Conhecida por suas praias impecáveis e por seu turismo organizado, João Pessoa recebe pessoas do mundo inteiro em busca de belezas naturais, cultura, história e um clima agradável para passar as férias.

No texto de hoje, separamos um pouco de tudo que você encontrará na cidade, desde as praias mais incríveis e imperdíveis, além de outros passeios que valem a pena serem feitos ao menos na sua primeira visita. Confira mais abaixo!

João Pessoa evoluiu e se tornou uma cidade litorânea perfeita para o turismo de verão

João Pessoa. Fonte: João Pessoa. Fonte: Carla Salgueiro..
João Pessoa. Fonte: João Pessoa. Fonte: Carla Salgueiro..

Diz a história que João Pessoa era uma cidade pouco valorizada na região beira-mar, especialmente porque os moradores tinham maior interesse em estarem na região central, ao invés da parte litorânea.

Isso mudou de décadas para cá, com a expansão do turismo de verão e com a descoberta dos turistas de praias exuberantes, com piscinas naturais, águas transparentes e areia fininha que emolduram toda a bela João Pessoa.

Hoje, o metro quadrado mais valorizado está próximo ao mar e, sem dúvidas, ele é o maior atrativo da cidade – que vive do turismo muito bem organizado e conhecido pela simpatia do seu povo receptivo.

Praias de João Pessoa – Quais são imperdíveis?

Embora João Pessoa seja uma cidade linda em todos os cantos, nem sempre temos muito tempo para explorar ao máximo o destino escolhido. Por isso, separamos algumas das praias mais conhecidas e mais incríveis da cidade! Conheça:

  • Caribessa

Começamos nossas dicas com uma praia imperdível: a conhecida praia Caribessa! O apelido pegou exatamente por causa das suas águas na cor azul clara, assim como no Caribe, com tons que passam pelo verde e pontos onde é possível ver o fundo do mar, de tão clara e limpa que elas são.

O caribessa tem uma estrutura excelente, com quiosques, cadeiras de praia, lugares para alugar caiaques, passeios e tudo que o turista pode esperar de um lugar como esse. Simplesmente inesquecível!

  • Praia do Bessa
Praia do Bessa. Fonte: Fabiano Caruso.
Praia do Bessa. Fonte: Fabiano Caruso.

Já para quem está em busca de um visual paradisíaco e poucas pessoas, a praia do Bessa é a parada ideal: com pouca infraestrutura, ela dá ao turista a sensação de estar em um lugar isolado do restante do mundo. Além de pouco visitada, ela é incrivelmente bonita, com uma areia bem fininha e um mar calmo, perfeito para nadar sem preocupações!

A praia fica pertinho da Caribessa, a alguns quilômetros de distância. Porém, é longe o suficiente da movimentação excessiva!

  • Praia do Seixas

A praia do Seixas está entre uma das mais visitadas de João Pessoa e conta com uma infraestrutura bem bacana de quiosques, restaurantes e muita animação nos seus entornos. Sua faixa de areia não é tão grande quanto às demais, mas é bastante válido passear pela orla durante a tarde ou no comecinho da noite!

  • Praia do Jacaré
Praia do Jacaré. Fonte: Marinelson Almeida.
Praia do Jacaré. Fonte: Marinelson Almeida.

A Praia do Jacaré não é bem uma praia, já que não possui extensão de areia. Por lá, o maior atrativo é o passeio de catamarã para observar o que muitas pessoas consideram o mais bonito pôr-do-sol da cidade.

Mesmo se você não for de barco até o meio das águas, pode ficar nos deques e curtir um show de jazz que ocorre todos os dias ao entardecer. É incrível e, com certeza, ficará na sua memória para sempre!

  • Praia de Cabo Branco

Uma das praias mais extensas da cidade, a Praia do Cabo Branco tem uma faixa de areia grande, em tons de amarelo e uma água esverdeada que pode ser vista de longe, inclusive da rodovia que dá acesso à ela.

A estrutura é grande, com quiosques, aluguel de cadeira e guarda-sol e alguns restaurantes na orla. Além disso, a praia conta com quadras de vôlei, ciclovias no entorno e um calçadão totalmente reformado. É um lugar interessante para ficar hospedado ou mesmo para passar o dia e curtir o visual da cidade!

  • Praia do Coqueirinho

A praia do Coqueirinho é um lugar imperdível! Com um mirante incrível, com vista para o mar e para as formações causadas pela erosão durante as décadas, por lá o mar é calmo, limpo e com uma cor azulada que chama a atenção de qualquer pessoa!

Na praia, a estrutura de quiosques não é muito grande, por isso, é válido passar apenas algumas horas no local ou ir de buggy para conhecer as suas belezas naturais!

  • Praia de Tambaba
Praia de Tambaba. Fonte: Marinelson Almeida.
Praia de Tambaba. Fonte: Marinelson Almeida.

Por fim, pouca gente sabe, mas há em João Pessoa a famosa praia de Tambaba, que é dividida em duas partes: uma onde está localizada algumas piscinas naturais próximos à beira- mar e outra totalmente dedicada à prática do naturismo, ou seja, o nudismo.

Para entrar na praia de nudismo, porém, é necessário ser casal ou estar em família – homens solteiros não podem fazer esse passeio. Mesmo para quem ficar para o lado comum da praia, ela vale muito a pena, pois é linda e muito bem preservada!

Passeios além das praias – Onde ir para conhecer mais a cidade?

Separamos algumas opções de passeios para conhecer a cidade de uma forma diferente. Confira!

  • Passeio de Buggy

Ir para João Pessoa e não passear de Buggy é quase impossível! Esse é um dos mais recomendados e interessantes roteiros que o turista encontrará na cidade, especialmente porque o Buggy irá te levar às praias mais desertas e de difícil acesso.

Será durante o passeio que você poderá conhecer o encontro do Rio com o mar na Barra de Gramami e se deliciar com os doces vendidos na Casa do Doce, feita de barro e vidro.

É um verdadeiro roteiro rumo à cultura da Paraíba, com paradas incríveis, mirantes, e paraísos escondidos pertinho do mar! Vale a pena fazer!

  • Passeio para as Piscinas Naturais

Na praia de Tambaú saem os passeios de catamarã rumo às piscinas naturais de João Pessoa. Lembre-se de ir na maré baixa para curtir ao máximo as colônias de peixinhos que se formam dentro dos recifes – é um passeio incrível, que vai te fazer lembrar que você está em um verdadeiro paraíso no Brasil!

O preço do catamarã gira em torno de R$40,00 por pessoa, mas também há a possibilidade de ir de lancha. Vá até a praia de Tambaú e compre diretamente por lá os seus ingressos – o trajeto total de ida e volta dura cerca de 3 a 4 horas, com direito à duas horas de mergulho.

  • Centro Histórico da cidade

Além de curtir praias e belezas naturais, não podemos deixar de recomendar os passeios pelo centro histórico da cidade de João Pessoa. Por lá, você irá encontrar igrejas da época colonial, o primeiro hotel de luxo construído na Paraíba e a famosa casa do algodão, onde é possível comprar roupas feitas à mão com o tecido 100% original! Vale a pena curtir um fim de tarde na região do centro histórico da cidade!

Gastronomia local – Restaurantes e comidas típicas imperdíveis!

Comer bem em João Pessoa não será uma tarefa difícil, afinal, a cidade é conhecida pela sua culinária típica, recheada de frutos do mar fresquinhos e preparadas por pessoas apaixonadas por sua terra. Separamos algumas dicas de locais para almoçar ou jantar:

  • Mangai Restaurante

O Mangai restaurante fica bem pertinho da praia de Tambaú e é um dos mais famosos e agradáveis locais para comer na cidade. Suas especialidades são os frutos do mar, muito bem bem servidos e com um preço bacana. Vale a pena conhecer!

  • Tábua de Carne

Também na praia de Tambaú, o Tábua de Carne é um dos lugares mais indicados para quem quer comer a famosa carne de sol e os pratos típicos da Paraíba. Com um bom preço e ambiente confortável, vale muito a pena almoçar por lá!

Vida Noturna em João Pessoa – Onde ir à noite?

Sair à noite em cidades litorâneas é sempre agradável, especialmente em João Pessoa, onde o clima fica ameno e agradável durante a noite, diferente do calor intenso do dia. Além de passear na praia, vale a pena conhecer alguns lugares indicados pelos turistas. Separamos dois deles:

  • KS Bar

O KS bar é um lugar imperdível para quem quer mergulhar na vida noturna típica da cidade, com direito ao autêntico forró pé de serra aos sábados e domingos. Vá preparado para dançar muito e se curtir uma noite muito animada!

  • Zodíaco Bar

Para quem quer um bar mais variado e que toque um pouco de tudo, incluindo música ao vivo, o Zodíaco Bar tem uma programação diferente a cada dia e recebe turistas do país inteiro, além de moradores locais. Por lá, também há petiscos deliciosos!

João Pessoa é um paraíso de águas claras que merece ser explorado ao máximo!

Conhecer João Pessoa é um privilégio para quem vai até o nordeste. A cidade, além de linda, conta com uma infraestrutura incrível de restaurantes, bares e um povo animado, sempre disposto a receber o turista de braços abertos.

Vale muito a pena conhecer os principais pontos turísticos e se apaixonar por um lugar cheio de história, com uma cultura riquíssima e com o valor que só o nordeste é capaz de oferecer!

Dica => Acomodações em João Pessoa