Galinhos, Rio Grande do Norte

Guia completo

Galinhos. Fonte: gustavoepifanio
Galinhos. Fonte: gustavoepifanio

Galinhos é um pequeno município do Estado do Rio Grande do Norte. Encontra-se ao norte do Estado e está rodeado de dunas, manguezais, praia, rio e salinas. Ou seja, é um pequeno recanto praiano rodeado de natureza. Mas afinal, por que Galinhos é um destino que você deveria conhecer?

Para apresentá-lo de forma mais aprofundado para você, fizemos este breve guia completo sobre esta pequena cidade. Aqui abordaremos sobre a história de galinhos, sua cultura, principais pontos turísticos, gastronomia, além de dicas de viagem, quando ir, como chegar, etc. Continue lendo e confira!

Principais informações sobre Galinhos

Galinhos é um município muito recluso. Segundo dados oficiais do IBGE, conta com pouco mais de 2 mil habitantes. O nome da cidade se deu após os moradores da região observarem a grande quantidade de peixe-galos encontrados na região.

A região começou a ser ocupada por pescadores, que lá viram o potencial para a pesca, além de encontrar terra gratuita e farta para construírem suas casas.  Além da pesca, a produção de sal no local é uma das grandes atividades da região. Nos últimos anos, o turismo na região vem ganhando destaque.

Como chegar em Galinhos

O principal ponto de partido rumo a Galinhos é a capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal. Além da oferta de diversas empresas de ônibus, que disponibilizam viagens diárias para a cidade de Galinhos, há a opção de se deslocar de carro até lá.

Para tal, é necessário pegar a BR-406 em direção a Macau.  Após passar pela cidade de Jandaíra, é necessário se deslocar 16,8 km até chegar em uma placa “Galinhos”. Ande até chegar a sede da cidade, onde estão as principais pousadas, restaurantes e guias para levar aos passeios mais requisitados.

Farol de Galinhos

Farol de Galinhos. Fonte: Wikipedia.
Farol de Galinhos. Fonte: Wikipedia.

O Farol de Galinho é uma das edificações que mais se destacam no skline da cidade, que é, em sua maioria, de pouca altura. Localizado na praia, suas cores ajudam a realçá-lo, visto que ele é vermelho e branco.

Além disso, o Farol de Galinhos conta com uma peculiaridade construtiva, que o diferencia dos faróis de outras cidades brasileiras. Além da lâmpada de maior altura, ela está localizada fora do farol.

Essa alteração se deu pelo fato de, anteriormente, a luminosidade da mesma ficar prejudicada por conta sua varanda. Por outro lado, o farol de concreto armado e listras horizontais é visita obrigatória para quem viaja para Galinhos.

Praticar Stand Up Paddle

Stand Up Paddle é uma prática esportiva pouco conhecida, mas muito praticada em regiões litorâneas como a cidade de Galinhos. Funciona basicamente da seguinte forma: você fica em cima de uma prancha de surf e rema de um ponto a outro.

Apesar de parecer fácil, a atividade requer equilíbrio e muito vigor físico. Todavia, há diversos instrutores na cidade prontos para auxiliá-lo nesta tarefa. Além da prática esportiva, você estará em contato direto com a natureza, o que pode ser uma experiência muito enriquecedora para você.

Praia Galinhos

Praia de Galinhos. Fonte: http://belezasnaturais.com.br
Praia de Galinhos. Fonte: http://belezasnaturais.com.br

Esta praia é a mais famosa da cidade, levando o mesmo nome. A praia conta com águas cristalinas e mornas, sendo um local ideal para se tomar um banho e relaxar. Além disso, o pouco movimento da praia e a inexistência de ambulantes toda o lugar extremamente tranquilo e relaxante.

Além disso, a praia conta com o mar calmo e ela é muito limpa, o que torna o passeio ainda mais prazeroso. Ademais, a praia também é o local ideal para quem deseja avistar o horizonte, especialmente o pôr do sol. Dessa forma, é passeio obrigatório para quem visita a cidade de Galinhos.

Passeio de barco

Passeio de Barco em Galinhos. Fonte: http://viagemempauta.com.br
Passeio de Barco em Galinhos. Fonte: http://viagemempauta.com.br

Outro passeio muito interessante que a cidade de Galinhos oferece para você é o passeio de barco. Há vários pescadores que ofertam o serviço na cidade. Com o passeio, você pode conhecer tanto o mar quanto o rio e mangue da cidade.

Além disso, é uma experiência única. Muitos dos passeios oferecem comidas e bebidas, o que torna o passeio ainda mais espetacular.

Dunas de Galinhos

Dunas de Galinhos. Fonte: http://viagemempauta.com.br
Dunas de Galinhos. Fonte: http://viagemempauta.com.br

As Dunas de Galinhos é outro local que merece atenção especial durante a sua estadia na cidade. São formações de areia desenhadas pelo vento. Dessa maneira, seu desenho muda constantemente, respeitando a ação do vento.

É o local ideal para quem deseja ter um passeio paradisíaco. Além disso, o lugar possui uma bela vista para o pôr do sol. O passeio para o local se dá através de buggy.  Ou seja, é uma aventura e tanto.

Há vários motoristas que realizam o passeio. É cobrada uma taxa de R$ 40 reais por pessoa. Por conta da experiência do passeio, sai até barato. Desse modo, é visita obrigatória para quem visita Galinhos.

Praia Gaias

A Praia Gaias é outro local que você deve visitar na cidade de Galinhos. Menos conhecida que a Praia Galinhos, esta também tem suas qualidades, e vale a pena incluí-la no roteiro de viagem. Assim como a Praia de Galinhos, conta com águas cristalinas, transparente e bem morna, o que a torna ideal para banho.

Além disso, a praia tem uma boa faixa de areia para quem deseja pegar sol ou praticar atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas, futevôlei, etc. A praia é muito movimentada aos finais de semana. Durante a semana, ela é pouco movimentada e ideal para quem viaja em busca de paz e tranquilidade.

Banho em Rio ou mar

Por fim, vale destacar uma qualidade única da cidade da Galinhos: a possibilidade de tomar banho tanto no Rio quanto no mar. Muitas pessoas têm receio de tomar banho na praia, por conta da força da correnteza. Desse modo, a cidade apresenta as duas opções.

Além disso, para quem não gosta de tomar banho de rio e prefere o mar, a cidade também oferece essa oportunidade. Os vários passeios de barco ofertados levam você a qualquer uma das opções citadas, o que torna o passeio pela cidade ainda mais enriquecedor.

Quando ir para Galinhos

De maneira geral, o clima de Galinhos é estável o ano inteiro. Ou seja, quente e seco, como a formação de salinas na região indicam. Todavia, há precipitação considerável entre os meses de março e maio, o que pode acabar atrapalhando alguns passeios.

Para quem deseja conhecer a região a fim de praticar o kite surf, a recomendação é que seja escolhido alguma data no segundo semestre, quando os ventos da região se tornam mais fortes e, portanto, mais propícios para esta prática esportiva.

Cultura

A cultura em Galinhos tem duas influências marcantes: a cultura nordestina e a cultura dos pescadores. Desse modo, é comum que você assimile alguns comportamentos e práticas comuns entre eles. Do Nordeste, podemos ver a influência, sobretudo na música, visto que o forró domina as festas na cidade.

Do ponto de vista da cultura dos pescadores, podemos destacar o sincretismo religioso, que une elementos de várias regiões, além de lendas e crenças populares.  Desse modo, devido a estas influências, a cultura em Galinhos é riquíssima e bastante singular, o que torna a viagem um tanto quanto especial.

Dicas de viagem

Conforme destacamos anteriormente, os meses menos mais indicados para a viagem são março e maio, período de maior precipitação — e praticamente os únicos, na região. Por outro lado, o segundo semestre é ideal para quem deseja praticar esportes radicais que utilizam o vento.

Para quem somente deseja curtir uma praia, um passeio de barco e um banho de mar, todo o ano é adequado para realizar a viagem para Galinhos. Por ser uma cidade de clima quente e seco, é ideal que você beba bastante líquido e sempre leve uma água com você para o passeio.

Além disso, aproveite a culinária local, que além de qualidade, oferece preços bem em conta.

Gastronomia

Camarão, comida típica em Galinhos. Fonte: https://pixnio.com
Camarão, comida típica em Galinhos. Fonte: https://pixnio.com

Por ser uma vila de pescadores e localizado no litoral, em uma região com grande presença de peixes, é natural que a região ofereça uma grande variedade de frutos do mar, como camarão, peixes e, por ser uma região de mangue, caranguejos e siris.

Entre os principais restaurantes de Galinhos, podemos destacar:

  • Galinhos Fruto Do Mar Slow Food, com ambientação regional e especializado em comida local;
  • Restaurante da Nanai, especializado em comida caseira e regional.

Conclusão

Assim sendo, Galinhos é uma ótima opção de turismo no Nordeste do país. Conta tanto com belezas naturais, quanto uma cultura rica, especialmente para os amentes de turismo gastronômico. Por outro lado, conta com atrativos tanto para os amantes da natureza quanto para os praticantes de esportes radicais.