Fortaleza, Ceará

A Terra da Luz

Fortaleza. Fonte: Luiz Felipe Sahd
Fortaleza. Fonte: Luiz Felipe Sahd

Fortaleza foi uma das metrópoles brasileiras que mais cresceu nas últimas décadas. Este crescimento ocorreu em diversas esferas, ou seja, economicamente, culturalmente e no fluxo de turistas. Berço do humor cearense e com inúmeras belezas naturais, a capital cearense se destaca.

Com o intuito de esclarecer sobre a história da cidade de Fortaleza, assim como seus principais pontos turísticos e dar dicas para fazer a viagem até o local da forma mais proveitosa, fizemos este breve artigo para você. Continue lendo e saiba tudo sobre a Terra da Luz, alcunha pelo qual Fortaleza é conhecida.

História de Fortaleza

Ao contrário de outras capitais nordestinas, como Salvador, Recife e São Luís, a fundação da capital se deu de forma mais recente, no século XVIII. Desse modo, a cidade não oferece construções tão antigas quanto outras capitais. Mas isso não quer dizer que a cidade não tenha história.

A cidade começa a se destacar no cenário regional no século XIX, quando se torna o principal centro urbano do  Ceará. Nesse período, o Estado desenvolveu uma forte cultura algodoeira e começou a se industrializar. No século XX, o setor de serviços e turismo se fortaleceram, fato que permanece até hoje.

Como chegar em Fortaleza

Fortaleza é uma das três principais capitais do Nordeste, ao lado de Recife e Salvador. Desse modo, dispõe de voos diários para diversas capitais brasileiras, como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e as capitais nordestinas citadas anteriormente. Assim sendo, é mais fácil chegar até a cidade por avião.

A cidade comporta o Aeroporto internacional Pinto Martins, que conta com excelente infraestrutura e está localizado a apenas 10 km do centro de Fortaleza.

Theatro José de Alencar

Theatro José de Alencar. Fonte: David Bank
Theatro José de Alencar. Fonte: David Bank

É o teatro mais importante da cidade e merece destaque entre os principais atrativos da cidade de Fortaleza. Se destaca por ser estilo único entre os teatros brasileiros — o Art Nouveau. Além disso, o uso de peças de metal em larga escala era outro ponto incomum na época, e que o faz se destacar.

O Theatro José de Alencar é super acessível e a entrada para visitação custa apenas R$ 6, sendo R$ 3 a meia entrada.

Mercado Central

Se você quiser conhecer verdadeiramente uma cidade — qualquer cidade, é fundamental que você visite o seu Mercado Central. Lá estarão os principais produtos da região, tanto na questão dos alimentos, temperos e frutas, quanto na questão dos vestuários, artesanatos e utensílios.

Desse modo, a visita ao Mercado Central de Fortaleza é fundamental para quem deseja conhecer de forma mais profunda a cultura da capital cearense. Além disso, serve como local para comprar diversas lembranças e recordações para si, ou para familiares e amigos próximos.

Passeio Público

Até o século XIX, nossas cidades tinham poucos parques e espaços públicos. Com o crescimento populacional dos nossos centros urbanos e, obviamente, da cidade de Fortaleza, as autoridades se viram obrigadas a responder a esta importante demanda.

Desse modo, uma das soluções encontradas foi a implantação de diversos passeios públicos. Entre os principais deles, destaca-se o Passeio Público da cidade de Fortaleza. Ele funciona como um verdadeiro oásis no centro de Fortaleza, cercado por área verde e mobiliários urbanos.

Dragão do Mar

Dragão do Mar. Fonte: antoniopso, Flickr.
Dragão do Mar. Fonte: antoniopso, Flickr.

Dragão do Mar trata-se de um local cercado por bares e restaurantes, localizado na região central da cidade e próximo ao Mercado Central. Desse modo, você pode visitar o local após um dia de compras, ao final da tarde, quando o sol está mais ameno e os bares da região começam a encher.

Ademais, as construções mais antigas do Dragão do Mar também chamam atenção de quem visita ao local. O ambiente é muito charmoso e bem convidativo.

Mercado dos Peixes

Se você estiver em busca de frutos do mar a preço popular, ou de comer um prato típico da cidade, o lugar certo é o Mercado de Peixes. Ele é o principal ponto de venda de pescados da capital cearense. Desse modo, é o local ideal caso você queira comer um peixe fresco.

Além disso, a Lagosta é outro produto de destaque no local, além de ser um dos símbolos da cidade de Fortaleza. Vale a pena visitar o local e se deliciar com as iguarias locais.

Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses. Fonte: Michel, Flickr.
Ponte dos Ingleses. Fonte: Michel, Flickr.

O elemento da paisagem mais marcante da cidade de Fortaleza é o mar em tom esverdeado. De rara beleza, sua coloração chama a atenção de todos os visitante. Desse modo, a Ponte dos Ingleses se torna um atrativo especial, pois possibilita que você vá ao encontro desta vista.

Isso porque a estrutura da Ponte dos Ingleses se trata, na verdade, de um pier, que adentra ao mar. Dessa maneira, você pode realizar uma caminhada pela estrutura observando o horizonte e a linda coloração das águas do Atlântico que banham a cidade de Fortaleza.

Beach Park

O Beach Park é, sem dúvida, a maior atração da cidade de Fortaleza. Esse título se deve tanto ao fluxo de turistas que recebe, quando pela estrutura que apresenta. Além disso, o Beach Park é conhecido internacionalmente, e a altura de alguns dos seus brinquedos estão entre as mais altas de todo o mundo.

Além dos brinquedos mais radicais, como o “Insano”, o parque também dispõe de atrativos mais tranquilos, ideais para quem deseja apenas relaxar. Por fim, vale destacar que antes de visitar o parque, você deve dar uma conferida no calendário oficial do mesmo.

Ele costuma ficar fechado durante uns 2 dias da semana, sendo o número de dias variável de acordo com a época do ano.

Praias

Praia de Iracema, Fortaleza. Fonte: Ivolines, Flickr.
Praia de Iracema, Fortaleza. Fonte: Ivolines, Flickr.

Conforme destacamos anteriormente, a cidade de Fortaleza se destaca por suas praias e pela coloração de suas águas. Além disso, praias localizadas próximas a cidade de Fortaleza também merecem destaque. Dessa forma, destacamos:

  • A Praia do Futuro, bem localizada e próxima à Beira-mar;
  • Porto das Dunas e Prainha, próximas ao Beach Park;
  • Águas Belas, distante de Fortaleza, mas indicada para um bate volta. Destaca-se pelas suas Dunas;
  • Morro Branco, distante 85 km de Fortaleza. Destaca-se pelas suas falésias;
  • Cumbuco, a 30 Oeste de Fortaleza e que se destaca pela prática de esportes radicais, como o Windsurf;
  • Lagoinha, uma das praias mais bonitas do litoral cearense e a preferida para um bate volta.

Quando ir para Fortaleza

Fortaleza apresenta dois climas: uma estação seca e outra chuvosa. A primeira vai de julho a dezembro. Sol e vento são mais constantes durante esse período. Por outro lado, nos meses de janeiro a junho ocorrem as chuvas, que podem acabar atrapalhar os principais passeios e idas a praia.

Além disso, o período chuvoso apresenta altas temperaturas, além de um tempo ‘abafado’, o que pode ser totalmente desconfortável para quem visita a cidade de Fortaleza. As chuvas se intensificam nos meses de março e maio e, portanto, devem ser os meses mais evitados.

Cultura

A cultura em Fortaleza é muito fecunda e muito famosa em todo o país. Entre os principais elementos, podemos destacar o forró, o humor, a literatura e a culinária. Na literatura, podemos apontar o nome de José de Alencar, cujo principal romance, Iracema, é um dos mais importantes da língua portuguesa.

Ademais, no humor, podemos destacar diversos artistas consagrados que iniciaram suas carreiras em Fortaleza. Entre os principais, citamos Renato Aragão, Tom Calvante, Falcão, Chico Anysio e Tirica. O movimento é tão forte na cidade que muitos bares da orla contam com shows de humoristas locais.

Dicas de viagem

Conforme destacamos anteriormente, o segundo semestre, período da estação seca, é o período mais adequado para você conhecer a capital cearense. Desse modo, vale tomar certos cuidados em relação ao forte calor. Tomar bastante líquido, usar chapéu e protetor solar são as dicas mais preciosas.

Além disso, vale a pena destacar que Fortaleza, apesar de ser um polo turístico por si só, é porta de entrada para diversos outros pontos turísticos do Ceará. Jericoacoara, Canoa Quebrada, Icapuí, Beberibe,  Paraipaba, Caucaia, Cascavel, entre outros.

Gastronomia

Fortaleza está localizada no litoral nordestino. Desse modo, tem como influência tanto os frutos do mar quanto a culinária sertaneja em geral. Assim sendo, dispõe de elementos como frutos do mar, caprinos e a famosa carne de sol do sertão.

Entre os principais restaurantes da cidade, apresentamos:

  • Coco Bambu Beira Mar, especializado em frutos do mar;
  • Santa Grelha, churrascaria.

Conclusão

Sendo assim, por tudo que foi apresentado ao longo deste guia sobre a cidade de Fortaleza, a capital cearense merece ser incluída no seu roteiro pelo Nordeste.

Ademais, com belezas naturais, cultura vibrante e uma gastronomia de dar água na boca, Fortaleza tem todos os atributos para se tornar uma viagem inesquecível. E você, o que está esperando para visitar a Terra da Luz, capital do Ceará?

Dica => Acomodações em Fortaleza