Florianópolis

Ilha que encanta à primeira vista!

Florianópolis. Fonte: Vinicius Pinheiro
Florianópolis. Fonte: Vinicius Pinheiro

Imagine uma viagem que já começa incrível logo na sua chegada? Ver de cima uma ilha tão grande é uma experiência incrível e pousar por lá é motivo para se apaixonar à primeira vista. Assim é Florianópolis, a única capilar brasileira localizada fora do continente e que enche os olhos dos visitantes com suas belezas naturais e sua infraestrutura excelente para receber os turistas.

No texto de hoje, você vai conhecer um pouco mais desse lugar tão especial e garantimos que terminará sua leitura cheio de vontade de pegar o primeiro voo ou ônibus rumo à ilha mais famosa do sul do país. Não deixe de aproveitar ao máximo nossas dicas e anotar tudo antes de cair na estrada. Confira o que separamos mais abaixo!

Florianópolis – Uma ilha cheia de beleza natural!

Praia em Florianópolis. Fonte: Alexandre Machado
Praia em Florianópolis. Fonte: Alexandre Machado

A cidade de Florianópolis está localizada no sul do país, mais especificamente no Estado de Santa Catarina. Ela é a primeira e única capital brasileira que fica em uma ilha, ou seja, fora do continente. Sua única ligação com ele é a enorme ponte, Hercílio Luz, que faz o trajeto entre a cidade e a sua vizinha, São José.

Floripa, como é chamada pelos mais íntimos, é um templo da natureza, com suas praias sempre limpas, bem cuidadas e muito charmosas. De um lado da ilha, o ambiente rústico dos pescadores. De outro, o agito dos apaixonados pelo surf, boa música e animação.

Se você vai viajar à Florianópolis, existem alguns pontos que precisam estar na sua lista de prioridades e nós vamos te ajudar a fazer um roteiro bem completo e ideal para que cada ponto turístico possa ser explorado. Embora exista muito o que conhecer por lá, há lugares que são essenciais!

As praias de Florianópolis – Quais conhecer?

Claro que vamos começar nossas dicas pelas praias, afinal, sabemos que a maioria das pessoas vai à ilha buscando por elas, que são as maiores referências de belezas naturais da cidade. E estamos falando de muitas praias! Como trata-se de uma ilha, ela é obviamente cercada pelo mar. Isso garante lugares incríveis escondidos ao redor de Floripa.

Já que são muitas praias, separamos aquelas que são mais conhecidas – seja pelo seu agito ou pela incrível beleza natural que têm. Essas, com certeza, merecem a sua visita ao menos para dar uma espiadinha! Confira!

  • Praia de Jurerê internacional e tradicional

Jurerê Internacional. Fonte: Tiago Vidal Dutra
Jurerê Internacional. Fonte: Tiago Vidal Dutra

A praia de Jurerê é uma das mais famosas de Florianópolis, devido ao agito dos visitantes e ao espetáculo natural que ela é por si só. Areia branquinha, mar de coloração verde e um infraestrutura de dar inveja a qualquer lugar fora do país, Jurerê é a queridinha de quem quer descansar e, ao mesmo tempo, aproveitar a badalação a beira-mar.

Restaurantes, quiosques, barzinhos, espaço para corrida e para atletismo, além de vários outros serviços prontos para atender o turista são algumas das vantagens em passar o dia na praia de Jurerê, tanto a internacional quanto a tradicional – que ficam uma ao lado da outra.

  • Praia Brava

O próprio nome já entrega o que essa praia tem de mais característica. A praia brava tem um mar agitado, um refluxo intenso e ondas altas em algumas épocas do ano, o que atrai turistas do mundo todo para campeonatos ou para passar um tempo se divertindo.

Para quem não surfa, a praia é excelente para um passeio. Sua infraestrutura é bem legal e garante um dia cheio de agito, música ao vivo e petiscos nos quiosques.

  • Praia Mole

A praia mole é hoje considerada uma das mais bonitas do litoral de Santa Catarina. A areia branca e fofinha contrastada com o mar limpo de águas azuis é um espetáculo que merece ser conhecido por todo mundo que visita a cidade.

Porém, vale lembrar que essa é uma praia de tombo, por isso, atenção redobrada ao entrar no mar – mesmo em dias mais calmos. A dica é ir a essa praia apenas para curtir a beirinha do mar e aproveitar um suco geladinho nos quiosques da orla.

  • Praia da Daniela

Fugindo das praias muito agitadas e com ondas fortes, temos a praia da Daniela, que fica também na parte norte da ilha. Suas águas são mornas e a areia bem fininha faz a alegria da criançada que quer brincar de construir castelos.

Como é mais voltada para quem tem residências de verão, a praia não tem muitos quiosques ou bares – o que pode ser ótimo para famílias que querem sossego e abrem mão do agito típico da ilha.

Se você vai de avião até Floripa e se hospedará longe da praia, pode alugar um carro para passar o dia com mais conforto ou ir de transporte público, táxi ou uber. A dica é passar a manhã aproveitando a praia e almoçar em algum restaurante pela região.

  • Praia do Forte

Por fim, nossa última dica é a praia do forte, que é uma das mais calmas e quase sem nenhuma onda – ideal para quem vai viajar com as crianças e não quer preocupação com as fortes ondas.

Nela, há o antigo forte construído nos tempos antigos de navegação. Para entrar nele, é necessário agendar uma visitação, que tem um valor simbólico para garantir a ordem e a organização. A praia é bem bonita, limpa e muito estruturada.

Floripa além das praias – Passeios imperdíveis!

Além de ir até as praias, o turista ainda conta com opções de passeios bem legais para quem quer investir um pouco mais de tempo em dinheiro curtindo o verão na cidade. Separamos os mais procurados e os mais bacanas. Confira!

  • Passeio de Lancha ao redor da ilha

Quer conhecer todas as praias de uma única vez? O passeio de lancha é uma opção imperdível para quem tem um dinheiro a mais para gastar e pouco tempo para conhecer tudo. Há alguns pontos onde eles são vendidos, como nas agências do centro da cidade. Vale a pena também procurar com antecedência antes de fechar o pacote.

  • Dunas na Praia da Joaquina

Outro passeio bem legal é ir de quadriciclo nas dunas da praia da joaquina. O valor do aluguel é por hora e pode variar de acordo com as datas. O veículo abriga duas pessoas – excelente para os mais românticos.

As duas são bem interessantes e lá em cima há algumas atrações extras, como o famoso “skybunda”, guiado por profissionais da área.

  • Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição. Fonte: Rodrigo Soldon
Lagoa da Conceição. Fonte: Rodrigo Soldon

Próximo da Praia da Barra, a Lagoa da Conceição é um dos destinos mais procurados de Floripa. Suas águas são doces, porém, com um pouco de sal que se mistura com o mar – de cor azul bem claro, que chama a atenção dos turistas do mundo inteiro.

Com certeza, esse é um dos pontos que mais merecem ser visitados – assim como o mirante do morro da barra, que mostra toda a vista da lagoa de cima. Um espetáculo natural incrível!

  • Conheça o lado pescador da ilha

Nossa última sugestão de passeio é ir até as praias dos pescadores e passear pelos bairros, onde há lojinhas de artesanato, alguns barcos bem rústicos e uma série de restaurantes de comida quase caseira, para garantir uma experiência gastronômica muito local. É possível também ver as próprias artesãs fabricando seus objetos na beira de algumas praias e nas lojas locais.

Esse é um lado da ilha pouco frequentado, mas as praias são bem mansinhas, bonitas e rodeadas de embarcações, que dão um toque bem diferente ao cenário. Quem tiver um tempinho extra, vale a pena conhecer!

Além disso, também há trilhas, passeios em meio a mata e até lugares bem legais no centro da cidade, como as praças e as igrejas. Vai faltar tempo para conhecer essa cidade que não leva o apelido de “ilha da magia” a toa!

Nossa dica é que você procure um hotel bem localizado ou faça um planejamento com antecedência pelos lugares que mais gostou. Há centenas de agências prontas para te levar em cada um deles – não importa quantos dias você irá ficar por lá!

Gastronomia em Florianópolis – Aproveite cada pedacinho!

A gastronomia de Florianópolis é muito variada e tem opção para todos os paladares. Existe por lá uma famosa pizza na pedra, que é de comer rezando! Tem também porções de sequência de camarão, por um preço bem acessível – em quiosques espalhados por toda a orla. Separamos mais algumas dicas de alimentação:

  • Bairro Sambaqui

Uma primeira dica para quem não conhece nada na ilha é fazer um passeio no Bairro Sambaqui, que fica pertinho da praia da Daniela, na parte norte. Por lá, há diversas opções de bares e restaurantes deliciosos, para todos os gostos e bolsos – desde os mais requintados, até os por quilo.

O bairro também tem o pôr-do-sol mais bonito da cidade, segundo os turistas. Suas águas calmas e os barcos ancorados fazem um espetáculo incrível. Embora a praia não seja ideal para nadar, ela é muito bonita para ser apreciada depois de comer bem.

  • Schiavon praia dos Ingleses

Para quem não quer gastar muito mas deseja uma comida de boa qualidade, esse é um dos restaurantes mais famosos da cidade. Por lá, a comida é por quilo e tem de tudo: arroz, feijão, peixe e carnes no geral. Há dias que tem feijoada e bobó de camarão. Nossa dica é que você experimente a torta de siri famosa na região!

Vida Noturna na Ilha de Floripa!

Vida Noturna em Florianópolis. Fonte: Otávio Nogueira.
Vida Noturna em Florianópolis. Fonte: Otávio Nogueira.

Sem dúvidas, a vida noturna em Florianópolis é uma das mais agitadas do estado. Bares, restaurante com música ao vivo, luau na praia… Tudo isso é possível encontrar em qualquer época do ano – esteja frio ou calor. Separamos algumas opções bem legal para quem não quer perder nada na cidade. Confira:

  • The Black Swan Pub

Localizado na Lagoa da Conceição, o pub é recheado de gente bonita, agito e música boa a noite toda. Além dos shows que ocorrem aos fins de semana, há a opção de ver seu time favorito jogar em dias de campeonato ou decisões importantes. Ideal para reunir os amigos e fazer novas amizades, o pub é descontraído, elegante e conta com atendimento nota dez. Vale a pena conhecer!

  • Cervejaria Devassa

Mais ao centro está a cervejaria Devassa, que é um casa noturna excelente para reunir os amigos, dançar muito e conhecer pessoas bonitas. Além das tradicionais cervejas da casa, também há petiscos servidos a noite toda, como batatas-fritas e asinhas de frango. Lugar de muita animação, não é difícil querer voltar para lá!

  • Empório Original

Nossa última dica é o Empório Original, que é uma casa noturna bem requintada e que vai te fazer virar a noite toda aproveitando a variedade enorme de músicas que ela oferece. Ideal para quem quer agito ao extremo e não tem hora para voltar!

Além dos lugares que citamos, é bom lembrar que Floripa tem de tudo um pouco em cada bairro e que em dias de verão e de alta temporada, a animação domina as ruas das praias mais movimentadas e dos quiosques mais badalados, fazendo com que o dia na praia se estenda até tarde. Não vão faltar opções para quem quer se divertir!

Como chegar em Florianópolis?

Para quem vem de outros estados, é possível chegar à ilha de avião, pousando no aeroporto local. O visual vale a pena e pousar em um lugar desses geralmente compensa o medo de voar. Já quem mora mais perto e quer ir de carro, também é possível através das estradas bem estruturadas. Vale lembrar que em dias de muito movimento, elas ficam lotadas, por isso, paciência!

Você vai se apaixonar por Floripa!

Quem vai à Floripa dificilmente diz que não quer voltar. Cidade animada, cheia de pessoas bonitas, de praias paradisíacas, passeios para todos os gostos e bolsos, comida boa e estrutura de país de primeiro mundo! Ufa! São muitos motivos para querer ir mil vezes para uma das ilhas mais incríveis do país!

Não deixe de passear por todas as praias que conseguir e conhecer um pouco das dicas que demos hoje. Garantimos que sua viagem será inesquecível! Floripa é um paraíso que vale cada minuto.

Para encerrar esse texto, lembramos que as melhores épocas para frequentar a ilha é no verão, quando as águas esquentam um pouco. Para quem quer apenar observar os pontos turísticos e o mar, porém, vale ir no inverno, onde quase não chove e as praias ficam bem menos cheias.

De qualquer forma, Floripa será uma grande viagem, que renderá fotos lindas da sua natureza impecável e de uma cidade pronta para receber o turista de braços abertos.

Garantimos que você irá se apaixonar por cada pedacinho da Ilha da Magina!