Fernando de Noronha

O Arquipélago dos sonhos para quem ama natureza!

Fernando de Noronha. Fonte: Frutas no Mercado Municipal. Fonte: Juliana Lopes..
Fernando de Noronha. Fonte: Frutas no Mercado Municipal. Fonte: Juliana Lopes..

Fernando de Noronha é como um sonho se tornando realidade: praias paradisíacas, natureza quase intocada, passeios únicos e visuais raros de se encontrar em qualquer outra parte do mundo.

Em um misto de belezas naturais com passeios projetados para dar ao turista a sensação de imersão nesse paraíso, o Arquipélago se tornou o ponto turístico mais requisitado do Brasil, queridinho dos artistas e, ao mesmo tempo, altamente protegido da ação humana.

No texto de hoje, separamos um pouquinho que Noronha tem a oferecer – mas, acredite, sempre há uma nova surpresa a cada viagem! Confira!

O paraíso de Fernando de Noronha a poucos quilômetros das grandes capitais

Engana-se quem pensa que chegar à Noronha seja difícil, caro demais ou desgastante. Embora tratando-se de um arquipélago, ou seja, esteja cercado pelo mar e distante da costa, o trajeto costuma ser bem tranquilo e rápido – de Recife, por exemplo, o caminho aéreo dura cerca de 1 hora e 30 minutos.

Essa demora para chegar ao arquipélago vale a pena – suas belezas naturais são consideradas únicas no mundo e é por lá que o turista conhecerá uma das mais belas praias do mundo, a Praia do Sancho.

Praias de Fernando de Noronha – As que não podem faltar no seu roteiro!

O Arquipélago tem mais de 26 km de praias, todas elas intocadas pelo ser humano. Ou seja, você não irá encontrar por lá quiosques beira-mar, calçadões ou qualquer outro tipo de intervenção artificial – em Noronha, a vantagem é conhecer o mar da sua forma mais rústica!

Entre as praias mais famosas, separamos as mais imperdíveis e as que precisam fazer parte do seu roteiro, mesmo que ele seja de poucos dias. Confira!

  • Praia da Conceição
Praia da Conceição. Fonte: Tadeu Pereira.
Praia da Conceição. Fonte: Tadeu Pereira.

Colada na vila central de Fernando de Noronha, a Vila dos Remédios, a Praia da Conceição é uma das mais bonitas e calmas da ilha. Diferente das mais afastadas, por lá sempre haverá um turista e serviço de praia, mesmo sem quiosques ao redor.

Seu grande diferencial, sem dúvidas, é o visual das montanhas ao redor e o mar que se torna bem tranquilo na maré baixa. Para curtir o dia e descansar, a Praia da Conceição é uma das mais recomendadas.

  • Praia do Meio

Com um mar mais agitado, a Praia do Meio reúne surfistas do mundo todo em busca de um visual incrível para pegar onda e depois descansar na areia fininha e clara de Noronha. Para quem quer apenas aproveitar o pôr-do-sol e sentir a energia de estar em um lugar tão pouco desbravado, a praia é excelente, já que fica quase na Vila do Centro e pode ser facilmente acessada a pé de qualquer pousada da região.

  • Praia da Cacimba do Padre
Praia do Cacimba do Padre. Fonte: Renata Pitanga Assis.
Praia do Cacimba do Padre. Fonte: Renata Pitanga Assis.

A Praia da Cacimba do Padre é uma das mais imperdíveis de Noronha, justamente por trazer de presente ao turista o visual incrível do Morro dos Dois Irmãos, que pode ser visto de lá e de alguns mirantes – além da Praia do Americano, que fica bem ao lado.

Embora o mar seja agitado e perfeito para os surfistas, se você quer sentir Fernando de Noronha ao máximo, precisa dar uma passada pela Cacimba do Padre e fotografar essa que é uma das paisagens mais famosas do Brasil.

  • Baía dos Porcos
Baía dos Porcos. Fonte: Fred Schinke.
Baía dos Porcos. Fonte: Fred Schinke.

Ainda com o visual do Morro dos Dois Irmão, a Baía dos Porcos é o tipo de passeio que merece uma pausa para ser apreciado em sua totalidade. Com uma extensão de areia bem pequena, água cristalina em contraste com as pedras negras e a mata quase virgem ao redor, você vai se sentir como se estivesse em um paraíso.

O acesso para a baía é por meio de uma trilha que sai da Praia da Cacimba do Padre. Também é possível fazer esse trajeto de barco, porém, geralmente não há pausas para banho.

  • Praia do Sueste

Se o turista está em busca de mar calmos e foi para Noronha para observar de perto a vida marinha da região, a Praia do Sueste é o lugar certo. Por lá, é possível nadar com tubarões, arraias e tartarugas enormes – porém, é preciso comprar o ingresso para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e seguir algumas regrinhas na hora de mergulhar com os animais, como não tocá-los ou alimentá-los.

  • Praia do Sancho
Praia do Sancho. Fonte: dronepicr, Flickr.
Praia do Sancho. Fonte: dronepicr, Flickr.

Considerada a praia mais bonita do mundo, conhecer a Praia do Sancho é quase obrigatório. Seu mirante logo na chegada já diz aos turistas o que os esperam. Por um descida íngreme, a praia se mostra cada vez mais bonita – além das águas calmas e azuis, o visual rústico deixa qualquer pessoa de boca aberta. É de se apaixonar!

Além de todas as praias que citamos, Noronha tem outras – como falamos, são 26 km de praias e lugares incríveis para conhecer. Sem dúvidas, você vai se apaixonar por cada uma delas!

Passeios imperdíveis em Fernando de Noronha

Com toda certeza, você não irá ficar apenas nas praias e precisa conhecer outros lugares que fazem de Fernando de Noronha tão especial e requisitado. Separamos algumas ideias que deixarão sua viagem ainda mais incrível. Anote!

  • Passeio de buggy por toda a ilha

O passeio de Buggy é praticamente imperdível e geralmente é feito logo nos primeiros dias de hospedagem. O Bugueiro irá levar você e mais 3 pessoas nas principais praias da Ilha, com direito a parada de 30 minutos em cada uma delas para mergulhar e apreciar o visual. Dica: se estiver com grupo grande de pessoas, pode valer a pena alugar um buggy e dividir o valor do aluguel.

  • Ilha Tour de Barco

Além do passeio pelas praias por terra, existe a opção de fazer o mesmo passeio por mar. Obviamente, esse passeio é muito mais intenso e o turista tem a oportunidade de visualizar as praias de um ângulo totalmente diferente!

  • Mirantes e trilhas

Quem vai à Fernando de Noronha não pode deixar de visitar os famosos mirantes que dão a cara para os cartões postais da Ilha. Como exemplo, podemos citar o Mirante Dois Irmãos, famoso por sua paisagem incrível e Mirante dos Golfinhos, que também é conhecido pela sua trilha em meio da mata quase virgem – se der sorte, o turista poderá dar de cara com alguns dos lagartos que passeiam pela região.

Nesse link você encontra outras atividades e pontos turísticos de Fernando de Noronha

Gastronomia em Fernando de Noronha – Onde comer bem por lá?

Em todos nossos textos, separamos dicas para quem quer conhecer um pouco da gastronomia dos locais que visita. Em Fernando de Noronha, há menos opções do que em cidades grandes, porém, quem quer comer bem não vai ficar na mão. Confira os melhores restaurantes da ilha:

  • Pousada Zé Maria

Famosa por ser uma das pousadas mais requintadas de Noronha, a pousada Zé Maria oferece um buffet completo no festival gastronômico que ocorre todas as quartas e sábados. O valor é único e o visitante pode aproveitar para comer de tudo um pouco e se deliciar com frutos do mar, som ambiente e um atendimento de primeira. Vale muito a pena fazer essa extravagância em uma noite da sua estadia!

  • Bar do Meio

Imagine unir o espetacular pôr-do-sol, de Fernando de Noronha com um almoço delicioso? O bar do meio oferece isso a um preço mediano, atendimento excelente e comida de altíssima qualidade. Os almoços são diversificados e incluem frutos do mar, alguns tipos de carne e opções de porções.

  • Cacimba Bistrô

Bem no centro da Vila dos Remédios, o Cacimba Bistrô é um restaurante bem singelo e com uma qualidade excelente nos seus pratos. Seu forte são as receitas com frutos do mar e massas. Para o almoço, o Cacimba é bem recomendado, já que possui um ambiente descontraído e leve – ideal para quem acabou de sair da praia.

Vida Noturna em Fernando de Noronha – O que fazer para se divertir?

Fernando de Noronha é um lugar onde o dia deve ser aproveitado ao máximo – afinal, são muitas belezas naturais que merecem a luz do sol para apreciação completa. Mas, isso não significa que sua noite será tediosa. Separamos algumas dicas de passeio:

  • Mirante Forte Boldró

Quer apreciar um belíssimo pôr-do-sol e ainda curtir um bar com música, petiscos e um atendimento ótimo? O Mirante Forte Boldró é a melhor pedida para quem não deseja que o dia acabe e prefere aproveitar a noite chegar!

  • Bar do Cachorro

O Bar do Cachorro também funciona à noite e é uma excelente dica para tomar alguns drinks e aproveitar bem sua hospedagem. Além de boas bebidas, o bar serve petiscos e muitas vezes oferece música ao vivo aos seus visitantes. Clima gostoso, comida boa e uma brisa do mar que te fará esquecer do calor comum do nordeste.

Fernando de Noronha é um Paraíso inesquecível!

Vista da Baía dos Porcos. Fonte: Wikipedia

Não temos dúvidas: quando você conhecer Noronha, jamais esquecerá desse lugar paradisíaco e a vontade de voltar será gigantesca. Praias incríveis, mirantes impressionantes e um povo que adora receber.

Ir para Fernando de Noronha é uma experiência que merece ser repetida quantas vezes você puder – e que irá render fotos maravilhosas.

Não deixe de visitar o Arquipélago mais famoso do país e se apaixonar por cada um dos seus detalhes. Como dica final, sugerimos que sua viagem dure ao menos 3 dias para que seja possível ir até os principais pontos turísticos e ainda, quem sabe, ter a experiência de ver de pertinho os tubarões e as tartarugas moradoras da região.

Visite Noronha e depois nos conte aqui embaixo como foi sua experiência!