Córdoba, Espanha

7 razões para conhecer

Córdoba. Fonte: Olivier Bruchez.

Córdoba é uma das cidades mais lindas da Espanha para conhecer. Cada canto, cada rua, praça, construção guardam sua história, costumes e tradições. É dessa maneira, que este município da província homônima e que faz parte da comunidade de Andaluzia, é descrito por sua invasão árabe e berbere, mas também pelo papel que desempenhou o cristianismo em sua história.

Dessa forma, a cultural e a arquitetura são as maiores manifestações da mistura da cultura dessas civilizações, como se pode ver na Mesquita-Catedral, no Alcázar dos Reis Cristãos, nas ruas, museus, entre outros.

Ainda assim, Córdoba é a cidade do conhecimento, com figuras intelectuais como Sêneca, Averroes ou Maimônides. Veja neste post as 7 razões pelas quais você deve conhecer essa majestosa cidade em sua visita a Espanha.

Como chegar a Córdoba

Conhecer as maravilhas arquitetônicas e culturais de Córdoba, não pode ter como inconveniente a distância. Apesar de a cidade estar a 394,4 km de Madri, você pode escolher tanto a via área como terrestre para ir até lá. Por exemplo, sua viaje pode ser de trem. São em média 24 trens que partem da capital espanhola para Córdoba. Ainda, pode ir de AVE, trem de alta velocidade.

Além disso, você pode ir de ônibus, onde várias empresas oferecem preços mais baratos. Contudo, se preferir, pode usar carro próprio ou alugado. As rodovias de Espanha são perfeitas para viajar.

Quando ir

A melhor época para visitar uma cidade sempre depende de nossa disponibilidade e preferencias. No entanto, aqui sugerimos a primavera e parte do outono como melhor época, uma vez que os verões são bem quentes e o inverno chuvoso.

Esta cidade de Andaluzia, tem o clima mediterrânico com influências oceânicas e continentais. Assim sendo, os melhores meses são entre março e junho, setembro e outubro. Vamos lá conhecer o que está linda cidade tem para oferecer.

Mesquita-Catedral de Córdoba

Catedral de Córdoba. Fonte: Herbert Frank.
Catedral de Córdoba. Fonte: Herbert Frank.

É inegável, que a junção de dois tipos de templo aguça a curiosidade até mesmo daqueles que não são religiosos. No entanto, este é uma das principais atrações turísticas da cidade e porque não dizer da Espanha.

Esta obra arquitetônica que data do século X foi declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade. Tem um valor enorme não somente por seu estilo como também por sua história.

Ademais, são séculos de história de um poder Islâmico, que gerou a uma edificação de várias formas arquitetônicas. Se pode ver no mihrab (nicho de oração) e na maqsura (ambiente do califa) até que parte da mesquita foi destruída e uma catedral construída no mesmo local, no comando do rei Fernando III. São de estilo italiano.

Da Catedral se destaca a Capela Maior, a Porta do Perdão, Torre do Alminar e o Pátio de los Narajos, obras podem que ser visitadas diariamente. Se você é dessas pessoas que gostam de acordar cedo para não perder nada da viagem é bom saber que a visita de segunda a sábado, das 8h30 às 9h30 é gratuito. Fica a dica.

Torre do Campanário

A Torre do Campanário construída na época do Renascimento, uma obra cristã, é outra das visitas que você pode fazer quando for conhecer a Catedral. Se resolver assistir a alguma missa, irá presenciar o toque dos sinos que seguem a liturgia católica. Com certeza, te encantará conhecer esse lugar.

El Alma de Córdoba

Você pode organizar ainda sua visita à noite. O passeio começa no Pátio dos Naranjos, onde a tecnologia através de luz oferece uma nova maneira de redescobrir a maravilhosa arquitetura do local. Realmente é uma atração imperdível.

Alcázar dos Reis Cristãos em Córdoba

Alcázar dos Reis Cristãos em Córdoba. Fonte: Elliott Brown.
Alcázar dos Reis Cristãos em Córdoba. Fonte: Elliott Brown.

Esta obra arquitetônica é uma edificação militar que foi construída em 1328, por Afonso XI de Castilla. Evidentemente, outro Patrimônio da Humanidade, situado em Córdoba que surpreende por suas peculiaridades, como, por exemplo, um interior com muita influência mudéjar. Por seu exterior que encanta por seu pátio e jardim.

Além disso, foi nesse Alcázar que os reis Fernando e Isabel realizaram os principais planos de reconquista de Granada. Ainda, foi aí que Cristóvão Colombo apresentou sua ideia sobre o caminho para as Índias.  Dessa maneira, são vários os motivos que tornam esse castelo um lugar digno de ser visitado.

Ademais, no Castelo você pode visitar a Torre de los Leones, la Torre del Homenaje. Portanto, não esqueça que o Alcázar atualmente é um museu onde você tem muito a conhecer nesse lugar histórico.

Calleja de las Flores

Calleja de las Flores. Fonte: Tracey Hind.
Calleja de las Flores. Fonte: Tracey Hind.

Córdoba é famosa também por sua rua das Flores. A Calleja de las Flores, é mais um ponto turístico importante dessa encantadora cidade.

Todavia, a característica que mais chama atenção dessa rua é que a mesma está composta por casas brancas com muitos vasos de flores pendurados na janela. Ainda é uma rua estreita, toda de pedras e sem saída. Prepare sua câmera ou celular, as fotos aqui ficam incríveis. Também é um ótimo lugar para tirar fotos da Torre da Mesquita.

Ponte Romana

Ponte Romana. Fonte: Herbert Frank.
Ponte Romana. Fonte: Herbert Frank.

Seguramente, este é o cartão postal de Córdoba. A Ponte Romana, com seus 16 arcos, atravessa o Rio Guadalquivir e foi construído na época romana. Se formava uma das entradas principais da cidade.

Sem dúvida é uma obra arquitetônica magnifica e que chama muito atenção. Acrescenta-se que as várias reconstruções da ponte é que lhe garante, em tempos atuais, um dos lugares perfeitos para as melhores fotos de Córdoba. Então via uma dica: ver o pôr-do-sol neste local é algo que não se deve perder em uma visita a esta charmosa cidade.

Judería

Antes de mais nada, a Judería está no centro histórico de Córdoba, sendo o bairro que tem ao seu redor a Mesquita, as Muralhas e a Porta de Almodóvar. Este foi o lugar onde os judeus viveram entre os séculos 10 e 15 e tudo isso está marcado nas ruas estreitas e fachadas de azulejos e grades.

Além disso, também se localizam a Casa dos Duques de Medina Sidonia e a Sinagoga, casa de Sefarada e o Zoco Municipal.

Bem como, é o bairro das praças, tais como, Plaza de los Armentas, Plaza de las Bulas, Plaza de Aradiano, Plaza de Tiberíades e a famosa Plaza de Maimódes, dos séculos XVI.

Igualmente, é o lugar perfeito para descobrir e recorrer as várias ruas, que mais se parecem um labirinto de pedras que respiram a história e cultura do lugar.

Triunfo de San Rafael (Puerta de La Puente)

O Triunfo de San Rafael é uma importante obra arquitetônica da cidade, ela foi dedicada ao Arcanjo São Rafael. Entretanto, se deve saber que a população da cidade é devota do anjo, considerado o guardião de Córdoba. O Triunfo de San Rafael, está localizado na Plaza del Triunfo, e faz parte do centro histórico de Córdoba.

Mercados de Córdoba

O prato típico da gastronomia de Córdoba é o Salmorejo, uma sopa fria de tomate, azeite, alho, pão, ovos picados e presunto ibérico. Esta rica culinária pode ser saboreada nos Mercados da cidade.

Assim, o Mercado Victoria, foi o primeiro mercado gastronômico de Andaluzia, e sua localização é impressionante. Está situado nos Jardines de la Victoria, o que torna a visita a este lugar ainda mais atrativa.

Ademais, bem perto do mercado está situada a Caseta del Círculo de la Amistad, que foi sede da antiga feira da cidade.

No entanto, outro ponto gastronômico importante são os Pátios de la Marquesa que está localizado na Judería, perto da Mesquita. É um lugar onde se respira o ar andaluz, carregado de tradição e história. Da mesma forma, você vai encontrar neste local comidas típicas da região como também diferentes pratos de outras partes do mundo.

Bodega Alvear

Para os apreciadores de vinho, indicamos, como uma visita a mais, ir a Bodegas Alvear. Ela se localiza em Molinos, a 61 km ao sul da cidade de Córdoba. De fato é a adega mais antiga de Andaluzia. Foi fundada em 1739 por Don Diego de Alvear y Escalera. Mesmo oito gerações depois, esta família conserva 300 hectares de vinhedo.

Ademais, este passeio permite conhecer o lagar, a sala de fermentação e as cavas de envelhecimento dos vinhos. Nesse ínterim, há uma degustação de seus vinhos com uma explicação de suas características. Vale a pena o passeio.

Gastronomia

São inúmeros os lugares para comer na cidade, perto da Mesquita, ou nos mercados e pátios, ao lado dos museus. Logo, em algum canto, rua ou praça você vai encontrar lugares lindos para provar da culinária local.

Portanto, aqui sugerimos alguns deles, como Noor Restaurant que conjuga o requinte de um lindo lugar com a história. O resultado é excelente, a comida perfeita e o serviço recomendável.

Além disso, Taberna La Cuarta é outra sugestão para os que gostam das famosas tapas espanholas. Destaque para as berinjelas com mel. O restaurante tem um ambiente familiar.

Certamente, para os que gostam de comida árabe recomendamos Bocaito Andalusi, a comida é saborosa. Aliás, indicamos provar o licor de amêndoas sem álcool, delicioso.

Portanto, esperamos que as 7 razões para conhecer a Córdoba te ajude a decidir a organizar sua próxima viagem.