Cádis, Espanha 

10 atrações para conhecer

Cádis. Fonte: Hernán Piñera.
Cádis. Fonte: Hernán Piñera.

Cádis, mais conhecida como cidade da luz, é um município da província homônima de Espanha. Ela está situada na comunidade autônoma de Andaluzia.

Ademais é uma das cidades mais antigas da Europa, com mais de 3.000 anos, fundada pelos fenícios. Dessa maneira, transitou por diferentes culturas que terminou por consolidar aos gaditanos, como assim são chamados os que nasceram nessa linda cidade.

Outra informação sobre Cádis é sua quantidade de torres.  Atualmente são uma das principais manifestações arquitetônicos de um passado de grande comércio e prosperidade econômica. Aliás, podemos acrescentar que é uma cidade com muitas muralhas e restos arqueológicos. E sem esquecer que tudo isso está perto do mar.

Assim que isso é o que pretendemos te contar. Faremos uma síntese dos 10 atrativos turísticos que você deve conhecer se viajar a Cádis.

Como chegar

Chegar a Cádis é muito fácil, uma vez que a cidade está conectada através de diferentes categorias de transportes. Alguns são diretos e outros com conexões. De Madri, por exemplo, se pode chegar a Cádiz por trem, avião, ônibus. Somente o AVE (Trem de Alta Velocidade) são em média 12 horários diários.

Outra opção, o aéreo, o Aeroporto Jerez se situa na localidade homônima a 45 km com voos direto para diferentes capitais da Espanha e Europa. Ainda há os ônibus como a forma mais barata de locomoção. O bom que tanto a rodoviária como a estação de trem te deixam dentro da cidade. Desse modo é possível ir de carro próprio ou alugado, ou mesmo de ferry que te leva até o porto de Cádis.

Quando ir

Como é uma cidade costeira, Cádis possui um clima mediterrâneo, com alto nível de umidade e ventos fortes. Nesse sentido, o verão é muito caloroso e o invernos um pouco mais ameno. Contudo, os meses de chuva são de outubro a fevereiro. Logo, consideramos que a melhor época para visitar a cidade é na primavera e no outono.

 10 pontos turísticos a recorrer em Cádis

Catedral de Cádis

Catedral de Cádis. Fonte: Emilio, Flickr.
Catedral de Cádis. Fonte: Emilio, Flickr.

Também conhecida como a Catedral de Cádis Santa “Cruz sobre el mar” ou “Santa Cruz sobre las Águas”, esse tempo religioso passou por várias modificações em 116 anos de construção.  De fato, é o que lhe confere um valor histórico e arquitetônico imponente.

Assim que a Catedral de Cádis embeleza a cidade com as diferentes mudanças de estilos, como o barroco, que se observa no interior de seu 1º andar. Passando pelo estilo rococó, até chegar ao neoclássico, que se vê no exterior em sua fachada, cúpulas e torres, bem como, no 2º andar, altar principal, imagens e representações religiosas.

A torre da Catedral – Torre del Reloj

Do mesmo modo, a Catedral chama ainda muita atenção com sua torre, mais conhecida como a “Torre del Reloj” de estilo neoclássico. Ela fascina com sua beleza e acima de tudo por ser um ótimo ponto para poder ver de maneira completa toda cidade e sua orla marítima.

Torre Tavira

Torre Tavira. Fonte: https://www.minube.net
Torre Tavira. Fonte: https://www.minube.net

Como já dito, Cádis é a cidade das torres, porém, uma se sobressai, por ser uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. Esse é o lugar ideal para se ver o centro histórico, e os diferentes mirantes que abrangem anos de história e cultura.

Da mesma forma a Torre Tavira, possui uma atração muito peculiar e que chama muito a atenção dos turistas. É a Cámara Oscura (Quarto escuro), que, na verdade se trata de um lugar que no passado era de vigilância do porto de Cádis. Essa torre está a 45 metros sobre o nível do mar e onde o vigia da torre ficava observando tudo que se passava no comércio portuário no século XXI.

Forte Santa Catarina

sse castelo que fica ao lado da playa de La Caleta, foi construído para ser uma fortaleza de proteção a cidade no século XVII. O encantador dessa construção é sua forma de estrela (estilo italiano) e chegou a ser uma prisão militar.

Atualmente o Castelo Santa Catarina, como também é chamado, é um Bem de Interesse Cultura da cidade, sendo utilizado para diferentes eventos culturais. Bem como por estar praticamente dentro do mar. É um dos lugares preferidos pelos moradores de Cádis para ver o pôr do sol. Um espetáculo que não se pode perder.

Museu de Cádis

Situado na Praça de Mina, o Museu é dos lugares mais importantes que retrata a história e cultura de Cádis. Em verdade, possui um grande acerco de objetos que datam dos séculos XVIII e XIX, com referência aos ataques das tropas napoleônicas e a promulgação da Constituição de 1812.

Destaca-se ainda peças de grande valor para cidade, como a maqueta da mesma que foi construída por Alfonso Jiménez em 1777, por um pedido do rei Carlos III.

Mercado Central

Mercado Central de Cádis. Fonte: HombreDHojalata, Flickr.
Mercado Central de Cádis. Fonte: HombreDHojalata, Flickr.

Umas das características que bem marcam as cidades espanholas são seus diferentes mercados de abastecimento. Sempre nesses espaços ademais da variedade de produtos estão os costumes e culturas de um povo. No Mercado Central de Cádis é assim, desde sua fachada exterior até seu interior de colunas de estilo neoclássico se apresenta em uma quantidade de postos e comerciantes que vendem sua história.

O lindo de percorrer esse lugar é ver o que consumem os gaditanos como, por exemplo, pescados, mariscos, frutas, e uma infinidade de iguarias que servem para uma culinária que mistura diversas culturas e gostos.

Teatro Romano

Visitar Cádis, também implica em conhecer seu Teatro Romano, um achado arqueológico, que permaneceu oculto até os anos 80.  Ademais, informamos que esse é um dos maiores teatros encontrados.  Segundo os dados históricos, esse lugar podia receber até 10.000 espectadores. Também é um dos mais antigos e principalmente relata uma antiguidade da época do Imperador Júlio César.

Parque Genovês

Parque Genovés. Fonte: Emilio, Flickr.
Parque Genovés. Fonte: Emilio, Flickr.

O Parque Genovês, não é somente um parque com fontes, bancos e pontos de reuniões. Sem dúvida estamos falando de um jardim histórico, que faz parte de um centro histórico que está rodeado por muralhas. Igualmente é um espaço verde que guarda em seu interior monumentos como de José Celestino, famoso botânico gaditano e a famosa fonte conhecida como Niños de Paraguas.

Oratório de la Santa Cueva

Esse conjunto arquitetônico é formado por duas igrejas. A primeira é dedicada a Paixão de Cristo e a outra ao Santíssimo Sacramento.  Inegavelmente seu valor artístico é impressionante. Onde se destaca a obra de Francisco de Goya, na representação do milagre da multiplicação dos pães e peixes. Além disso, se encontram outras relíquias que você pode encontrar nesse edifício religioso que está situado na Praça Mina em Cádis.

Puertas de Tierra

Um dos rituais que fazem a maioria dos turistas em Cádis é atravessar as Puertas de Tierra a fim de entrar a um dos lugares mais antigos da cidade, o bairro de Santa Maria, conhecido por sua cultura, dança (flamengo) e religião.

Sob o mesmo ponto de vista, se comenta que as Puertas de Tierra é a porta de entrada a cidade. Se traduz em um monumento arquitetônico importantíssimo para memória coletiva de Cádis.

Playa de la Caleta

Surpreendente, a Praia da Caleta, fascina com seu mar tranquilo e com seus barcos ancorados. Eles ganham destaque principalmente no entardecer, onde a luz favorece a fotografias incríveis.

Ademais, a Praia da Caleta foi cenário para o famoso filme 007: Um Novo Dia Para Morrer. Este tem como protagonista o famoso agente secreto James Bond. Um dos muitos filmes que mostram o lindo que é esse lugar.

Igualmente, a natureza conjuga com o centro histórico da cidade e oferece a seus visitantes, um lugar impressionante para estar.

Barrio del Populo

Falar desse lugar é referir-se a um dos pontos turísticos mais lindos de Cádis. É, sem dúvida, impressionante como um simples caminhar por suas ruas estreitas, cheias de casas antigas e lindas praças nos transporta a um mundo de fantasia. Bairro del Populo é pura história de um povo acolhedor. Ademais, é um espaço para perder-se entre bares, pubs e restaurantes.

Gastronomia

A Culinária de Cádis é bastante variada. Mas nada se iguala a um canudo de papel carregado de peixe frito como cação com lulas e outros mariscos. Uma comida tradicional e deliciosa.

Sem esquecer das tabernas da cidade que são encantadoras, como a Casa Manteca, tradicional e cheia de história. De fato, a recomendação da casa é lomo na manteiga com o delicioso vinho fino de Jerez. Certamente, esta é uma entre outras iguarias que você poderá saborear nessa casa.

Em segundo lugar recomendamos a La Punta Del Sur, um lugar econômico e com uma comida maravilhosa. Seguramente, o atendimento perfeito!

Assim que Cádis tem muito para curtir e esperamos que possa conhecer muito mais que as nossas 10 indicações.