Benidorm, Espanha

Cidade cheia de diversão

Benidorm. Fonte: Nicolas Vigier
Benidorm. Fonte: Nicolas Vigier

Benidorm é conhecida como a cidade do turismo na Espanha, e isso se deve ao ambicioso projeto urbanístico e turístico realizado por Pedro Zaragoza, na década de 50. Assim está colônia de pescadores se converte em umas das principais cidades para se divertir na Espanha.

Então, esta é combinação perfeita para os que buscam esportes náuticos, natureza, parques temáticos, turismo etário, congressos entre outros. É a terceira cidade mais visitada da Espanha.

Geograficamente, a cidade está localizada na conhecida Costa Blanca, na província de Alicante e possui praias lindíssimas ao passo que é considerada um dos centros turísticos mais importantes de Espanha. É esta Benidorm que pretendemos mostrar neste post.

Quando ir a Benidorm

Conforme já descrito, Benidorm está localizada no Mediterrâneo, o que lhe confere a um clima privilegiado, ou seja, de inverno ameno e verões agradáveis. Dessa maneira, qualquer época que decida ir à cidade, ela está preparada para te receber.
Apesar disso, é valido comentar que julho e agosto são os meses com maior número de turistas não somente na cidade como toda Europa. Portanto, este é um dado que você deve levar em consideração na hora de programar sua viagem.

Além disso, janeiro e fevereiro, são meses de inverno, o que você deve considerar, pois, se trata de uma região, onde as praias são os maiores atrativos. Portanto, os períodos de marco a junho e setembro a dezembro, são os melhores momentos para conhecer Benidorm.

O que ver na cidade

Além dos grandes arranha-céus, Benidorm oferece, a seus visitantes, uma natureza espetacular e um centro histórico, digno de conhecer. Vamos falar de cada um deles.

Assim que, começando pelas praias, as mais famosas são: Praia de Levante, Praia de Poniente, Enseada do Mal Pas, Enseada Almadrava e Enseada do Tio Ximo. Assim sendo, falaremos sobre cada uma delas.

Praia do Levante

Praia do Levante. Fonte:  losmininos, Flickr.
Praia do Levante. Fonte: losmininos, Flickr.

Uma linda praia urbana de areia fina e dourada com águas cristalinas e tranquilas. Privilegiada por sua orientação, que possibilita pegar sol até tarde, principalmente no verão.  Muitos dizem que este é o lugar para tomar sol durante 300 dias do ano.

Além disso, como bem se observa nas praias espanholas, também em Benidorm, o turista pode contar com excelente serviço de espreguiçadeiras, jogos infantis, serviço de segurança e médicos. Ademais, esta praia também é acessível para pessoas com deficiências. Aliás, possui vários bares e restaurantes para quem gosta de desfrutar de comidas e bebidas da região.

Praia do Poniente

Esta praia além de ser mais espaçosa que a Praia do Levante, é mais calma. Um excelente lugar para ir em família. O mar é perfeito para banho, pois, possui águas com temperaturas amenas.

Ainda assim conta com campos de voleibol e futebol, jogos para crianças. Todavia a noite é um lugar extraordinário para caminhar.

Enseada do Mal Pas

Esta pequena praia de 120 metros divide a Praia do Levante e Poniente. Considerada um ótimo lugar para mergulhar. Já que está em frente a Ilha de Benidorm, que é um lugar muito procurado por aqueles que gostam de desvendar o fundo do mar.

Enseada Almadrava

Este é o lugar perfeito para aqueles que querem tranquilidade. É uma pequena praia de 100 metros, um pouco isolada, onde os serviços turísticos somente são oferecidos em alta temporada. No entanto, é uma praia lindíssima, por sua formação de rochas. É bastante buscada por aqueles que fazem esportes aquáticos.

Tio Ximo

Tío Ximo. Fonte: Diego Delso.
Tío Ximo. Fonte: Diego Delso.

Outra praia onde a natureza é o maior espetáculo. Ainda que pequena e isolada, a praia de Tio Ximo, localizada dentro do Parque Natural Serra Gelada, encanta por suas falésias, e mar de águas cristalinas, onde o azul intenso ofusca qualquer outra imagem.

A praia não conta com uma infraestrutura das outras praias da redondeza, somente no verão você encontrar a salva-vidas. Contudo, é um lindo lugar que você não pode deixar de conhecer.

Ao mesmo tempo, Benidorm não é somente praia. O seu Centro Histórico é digno de ser percorrido com cuidado e muita atenção. Portanto, vamos lá!

O que conhecer da História de Benidorm Igreja de San Jaime e Santa Ana

Iglesia de San Jaime y Santa Ana. Fonte: Wikipedia.
Iglesia de San Jaime y Santa Ana. Fonte: Wikipedia.

San Jaime é o padroeiro da cidade e esta igreja foi construída no século XVIII. Possui estilo neoclássico e mediterrânico. Em seu interior se encontra a imagem da Mare de Déu del Sofratge, Nossa Senhora do Sugragio, que também é a padroeira da cidade.

Independentemente de seu valor histórico e religioso, o que marca esta linda igreja é sua posição geográfica que a transforma em um lindo cartão postal de Benidorm.  A igreja está na parte alta da enseada do Mal Pas e perto do encantador Mirador de la punta Canfali.

Mirador de la Punta Canfali

O Mirador está estrategicamente em uma grande rocha, conhecida como Punta Canfali e foi construído no século XVI como parte da fortaleza do Castelo, cujo o propósito era defender a cidade contra os ataques dos piratas argelinos e berberiscos. Atualmente é chamado Balcón del Mediterrâneo.

Ademais, do Castelo só restaram alguns pedaços de suas muralhas que se encontram sobre as rochas do mirador. Ao mesmo tempo é uma das vistas mais privilegiadas de Benidorm. O mar ao fundo transforma a foto mais simples em uma obra de arte.

El Callejón

Passear pelas pequenas ruas de um centro histórico, é algo muito peculiar. Em Benidorm, acontece a mesmas coisas. São várias ruas pequenas que nos levam a diferentes construções arquitetônicas.

El Callejón, uma é das mais conhecidas por sua vida noturna. Além do mais, este lugar está repleto de pubs, restaurantes e lugares para dançar.

Explorando a natureza em Benidorm

Certamente Benidorm é uma cidade para os que gostam de ter mais contato com a natureza e para isso nada melhor que conhecer também suas montanhas, tais como Puig Campana e Sierra Helada.

Puig Campana

É uma formação rochosa da Cordilheira Prebéticas que tem 1.410 metros de altura. É considera muito importante para a comunidade Valenciana, pois, possui vários caminhos de acesso ao pico. Este é um ótimo lugar para os amantes de trekking.

Contudo, esta é uma zona de grande valor paisagístico e de meio ambiente. Está localizado dentro do denominado Paisaje Protegido del Puig y Ponotx.

Parque Natural Serra Gelada

Parque Natural Serra Gelada. Fonte: Wikipedia.
Parque Natural Serra Gelada. Fonte: Wikipedia.

Por outro lado, Serra Gelada, também conta com diferentes caminhos de acordo ao gosto e preparo físico dos seus visitantes. O primeiro caminho é conhecido por Vermelho (Rojo) que está asfaltado, portanto, designado como acessível para todos. É o recorrido para chegar ao Farol del Albir.

Da mesma forma, o caminho azul é considerado fácil, onde o visitante pode começar o itinerário no final da Praia de Levante até chegar a Punta de la Escaleta. Neste trajeto, se pode visualizar as antigas minas de Ocre, uma torre de vigilância do século XVII e Illa Mitjana (micro reserva vegetal que está protegida por lei ambiental).

Analogamente tem o caminho amarelo (amarillo) que é apto somente para trekking, e o grau de dificuldade vai de moderado a alto. Este trajeto é perfeito para visualizar as falésias de Benidorm.

Outros lugares para visitar na cidade
Centro Cultural Marítimo

Além da vida marítima e histórica, Benidorm oferece também outras atividades onde destacamos o Centro Cultural Marítimo. Por certo neste local os amantes das construções navais podem ver maquetes de barcos e outros elementos náuticos, bem como conhecer a história do lugar. Se deve aclarar que antes de ser um polo turístico, esta cidade era uma colônia de pescadores.

Puerto Náutico

É outro lugar que se deve visitar em Benidorm. Está situado na Praia de Poniente. Anteriormente era onde os pescadores deixavam seus barcos depois de longas jornadas no mar. Atualmente, você pode ver lindas embarcações circulando por lá. Ademais, é neste local onde está localizada a escola de vela da região.

Parques temáticos

Com todas as ofertas turísticas, Benidorm também tem vários parques temáticos, para conhecer. Sobretudo, esta parece ser à terra do ócio e do lazer. Para ir com amigos e família. São diferentes as opções, como o Parque aquático Aqualandia, ou Aqua Natura Benidorm.

Similarmente, há à Terra Mítica, que conta com inúmeras diversões para todas as idades e gostos. Há ainda, Mundomar que é um parque de animais com diferentes espécies, onde o visitam pode curtir vários shows durante o dia. Por fim, há Terra Natura, que é um zoológico onde se pode conhecer várias espécies.

Gastronomia de Benidorm

Com tanta oferta turística, Benidorm não deixa de lado sua parte gastronomia, onde o turista tem uma grande variedade de restaurantes e bares para escolher, como, por exemplo, na rua Santo Domingo (Rua dos Bascos) que é conhecida como um lugar para experimentar bebidas e tapas ao estilo basco. Sugerimos El Txoko, considerado como um dos melhores restaurantes de comida basca.

Em seguida, indicaremos alguns restaurantes segundo sua categoria.  La Cofradia Vinos Y Tapas e Amigos Bistro by Nas & Dino são restaurantes de cozinha local. O Amigos Restaurant and Roof Terrace é um restaurante com preços moderados. O restaurante Refuel Cafe Bar Restaurant possui preços baratos. Aos que podem gastar um pouco mais, sugerimos a sofisticada La Falúa Restaurante.  Portanto, para todos os gostos e preços, sem dúvida, em Benidorm você encontrará um bom lugar para comer.

Enfim, apresentamos Benidorm como uma cidade mágica na combinação de suas ofertas turísticas, no qual o único que falta é arrumar as malas e deleitar-se com viagem!

Dica => Acomodações em Benidorm