Ubatuba

Destino exuberante pertinho das principais capitais do país!

Ubatuba. Fonte: Ubatuba Guide, Flickr.
Ubatuba. Fonte: Ubatuba Guide, Flickr.

Quando pensamos em viagens paradisíacas, logo nos vem à mente o Nordeste Brasileiro ou até mesmo lugares bem mais distantes, em países remotos. Uma viagem dos sonhos em Ubatuba, no litoral de São Paulo?

Se você nunca imaginou colocar esse destino no topo dos seus desejos de viagem, esse artigo vai te mostrar que um grande erro poderia ter sido cometido.

Não importa de onde você vem: Ubatuba vai te encantar e te provar que o litoral Paulista tem muito mais a oferecer do que apenas agito e baladas. Confira tudo que separamos no texto de hoje!

Agito mesclado com o sossego de uma natureza incrível!

Para quem ama barzinhos com música ao vivo, praias lotadas e lugares para curtir uma vida mais agitada, Ubatuba não decepciona. Mas, é importante saber que esse é só um ponto positivo da cidade, que tem muita beleza natural e lugares paradisíacos – quase intocados pelo homem.

Difícil é saber o que escolher em meio a tantas opções: são mais de 100 praias distribuídas em mais de 100 quilômetros de extensão do litoral da cidade e uma população que pode triplicar nos fins de semana.

Famílias, grupos de amigos, casais apaixonados… Todos encontram em Ubatuba uma opção de lazer e um espetáculo impressionante da natureza!

Praias de Ubatuba – As que precisam fazer parte do seu roteiro!

Se tem um ponto positivo em ir para Ubatuba são suas praias. Embora a cidade seja menor do que suas concorrentes no litoral paulista, a natureza ainda muito preservada e a beleza do mar da região valem a viagem toda. Separamos algumas das principais praias de Ubatuba, porém, saiba que há diversas – entre elas, as mais escondidas e até mesmo as dezenas de ilhas próximas.

  • Praia da Lagoinha
Praia da Lagoinha. Fonte: Wikimedia.
Praia da Lagoinha. Fonte: Wikimedia.

Ideal para famílias, a praia da Lagoinha reúne calmaria de suas águas, com um clima tropical dado pela paisagem bem rústica que Ubatuba tem. Com ótima infraestrutura, a praia é excelente para quem quer curtir um dia de sol e nadar em um mar com ondas muito baixas – quase parecendo uma piscina salgada!

  • Praia das Toninhas

Localizada próxima ao centro, a Praia das Toninhas é indicada para quem quer aproveitar uma extensão de areia grande com uma excelente infraestrutura de quiosques e pousadas. Além disso, a praia conta com um mirante bem bacana de ser apreciado no pôr-do-sol.

  • Praia Vermelha do Centro
Praia Vermelha do Centro. Fonte: Wikimedia.
Praia Vermelha do Centro. Fonte: Wikimedia.

Se você está se perguntando o porquê Ubatuba é considerada a capital do surfe, a resposta está em praias como a Vermelha do Centro, que recebe milhares de surfistas para ondas excelentes em diversas épocas do ano.

Com  uma extensa faixa de areia, por lá acontecem diversos campeonatos de surfe, além de ter uma série de bares e quiosques para quem quer apenas apreciar o mar agitado do local.

Vale a pena dar uma passada pela praia para se apaixonar pelo visual rústico que ela tem: a mata em volta da areia traz um clima de lugar inexplorado que atrai pessoas do mundo inteiro!

  • Praia Brava

Diferente do que o nome indica, a praia brava tem ondas calmas e um sossego típico da cidade. Um pouco mais afastada das regiões centrais de Ubatuba, vale muito a pena conhecer a região, que conta com inúmeras praias pequenas e tranquilas, geralmente deixadas de lado para os turistas em busca de agito.

  • Praia do Félix

Se você está em busca de lugares restritos, a Praia do Félix é imperdível! Com ondas que podem ser altas em alguns pontos e mar calmo em outros, ela recebe turistas de diferentes estilos e conta com um serviço bacana à beira-mar.

O acesso não é tão simples: é preciso deixar o carro antes de uma trilha e caminhar um pouco, porém, o esforço costuma compensar pelo visual incrível da areia fininha e do mar aberto.

A dica é ir para a Praia do Félix cedinho e passar o dia por lá. Dessa forma, é possível curtir um almoço completo com vista para o oceano e ainda conseguir sair antes do escurecer. Para quem se interessar, há pousadas coladas na praia, que são perfeitas para quem ama tranquilidade e privacidade!

Além das praias mais bonitas, existem mais dezenas de outras – algumas com acesso mediante trilhas ou até mesmo de barco, como as ilhas mais afastadas da costa. Para todos os estilos, gostos e bolsos, Ubatuba tem de tudo um pouco e consegue ser uma cidade completa!

  • Praia da Enseada
Praia da Enseada. Fonte: Wikimedia.
Praia da Enseada. Fonte: Wikimedia.

Uma das primeiras praias da cidade, a Praia da Enseada reúne turistas de diversas cidades do litoral norte, incluindo Caraguatatuba. A extensão de areia impressiona, especialmente em dias de maré baixa, quando é possível adentrar o mar por centenas de metros. Vale a pena passar o dia por lá!

Passeios imperdíveis – Ubatuba também é turismo!

Nem só de praias vive o turismo em Ubatuba, embora o mar seja o principal atrativo da cidade. Separamos algumas dicas de passeios que nem sempre são divulgados ou que passam despercebidos pelos turistas – embora sejam simplesmente incríveis! Anote aí!

  • Passeio de barco para a Ilha das Couves

A ilha das Couves é um lugar imperdível! O passeio dura algumas horas e inclui um tour de barco pela costa e a parada para banho na ilha. Para que você tenha uma ideia do que encontrará lá, é só imaginar um paraíso caribenho, com águas cristalinas, areia branquinha e uma vegetação intocável! Vale muito a pena conhecer!

  • Trilha das 7 praias
Praia Brava. Fonte: Patricia Oliveira.
Praia Brava. Fonte: Patricia Oliveira.

Para os mais aventureiros, a Trilha das 7 praias é o conjunto perfeito entre o mar e a natureza exuberante do litoral paulista. São 10 quilômetros de caminhada passando por 7 praias, algumas completamente vazias em algumas épocas do ano. Passeio imperdível!

  • Ruínas de Ilha Anchieta

As ruínas da Ilha Anchieta são incríveis e encantam quem adora lugares históricos! Além disso, o passeio conta com um tour de barco pela região da ilha e com algumas praias quase sem turistas para que você possa nadar e aproveitar sem muitas pessoas em volta.

Nesse link você encontra mais atrações e pontos turísticos para Ubatuba.

Gastronomia – Onde comer na cidade?

Comer é sempre uma delícia e fazer isso na praia é ainda mais gostoso, especialmente para quem ama frutos do mar – que é o forte de Ubatuba! A cidade oferece dezenas de restaurantes no centro e nos bairros mais agitados, além de alguns localizados em praias mais afastadas.

Como sugestão, separamos os mais conhecidos de Ubatuba para que você saiba onde comer em meio aos seus passeios!

  • Es-Sência Sabores da Ásia

Um restaurante bem típico e raro de se encontrar no litoral, o Es-Sência Sabores da Ásia é bem conhecido e fica na região de Itaguá, próximo da praia. Bastante sofisticado e romântico, é ideal para casais apaixonados em lua de mel ou amantes de um ambiente mais tranquilo e intimista. Vale a pena conhecer!

  • Cannelle

Também na região de Itaguá, o Cannelle é um restaurante indicado para quem está em busca de receitas incríveis com frutos do mar e frutas nativas da região. Bom tempero, espaço agradável, que conta até mesmo com música ao vivo aos fins de semana, e em uma localização privilegiada!

  • Jundu Praia Bar

No estilo pé na areia, o quiosque Jundu Praia Bar fica na praia de Prumirim e é considerado um dos mais completos: música ao vivo, boas porções, preço acessível e uma praia incrível na frente!

Vida Noturna – Agito o ano todo a beira-mar!

Se você estiver procurando por agito, muita música e pessoas interessantes para conhecer, sem dúvidas Ubatuba será um dos melhores lugares do litoral norte para isso! São vários bares ao longo da orla, especialmente na região central e de Itaguá, por isso, separamos alguns dos mais conhecidos e visitados da cidade:

  • Blues on The Rocks

Para os amantes de uma boa música, o bar é uma excelente pedida e fica aberto até de madrugada nos fins de semana. Conta com apresentações ao vivo, petiscos, bons drinks e muita gente bacana! Localizado bem ao centro da cidade, ele é fácil de encontrar e pode ser acessado de qualquer outro lugar da região.

  • 180° Ubatuba

Imagine uma casa noturna de frente para o mar? A 180° Ubatuba oferece um visual incrível e mistura o som do mar com músicas eletrônicas que tocam a noite toda. Vale muito a pena aproveitar um sábado à noite por ali!

Além desses dois exemplos, como falamos, o bairro de Itaguá e o centro da cidade sempre contam com muita música nas proximidades da praia, inclusive nos quiosques beira-mar.

Ubatuba é paraíso para todos os gostos!

Se você chegou até o fim desse texto, é possível que já esteja quase de malas prontas para um fim de semana em Ubatuba! Cidade tranquila, segura, com uma natureza impressionante e passeios para todos os gostos – e bolsos!

Ir para Ubatuba sempre rende boas histórias e não é à toa que ela recebe tantos turistas ao longo todo.

Não deixe de explorar a vizinhança se tiver tempo: pertinho da cidade, você vai encontrar o charme de Paraty, o agito de Caraguatatuba e a beleza estonteante de Ilha Bela. Aproveite!

Dica => Acomodações em Ubatuba