Serra da Capivara

Guia Completo

Serra da Capivara. Fonte: Otávio Nogueira.

O Parque Nacional Serra da Capivara, é popularmente conhecido apenas como “Serra da Capivara”. Trata-se de uma unidade de conservação localizada no Estado do Piauí. Tornou-se mundialmente famosa após a descoberta de diversas pinturas rupestres nas paredes de suas grutas e cavernas.

Desse modo, além da beleza natural por ser um local de serra e rica natureza, o local se destaca por sua importância cultural, histórica e educacional. Assim sendo, preparamos este breve artigo sobre a Serra da Capivara. Apresentaremos os atrativos, cultura, quando ir, como ir, entre outros. Confira!

Principais informações sobre a geografia da região

Vegetação da Caatinga. Fonte: Otávio Nogueira.
Vegetação da Caatinga. Fonte: Otávio Nogueira.

Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato são  os municípios do Piauí que estão incluídos na área da Serra da Capivara, Além de ser uma unidade de conservação, a Serra da Capivara é sítio arqueológico pré-histórico, com legislação que visa a sua preservação integral.

Ademais, o bioma da região é predominantemente de caatinga, embora haja algum vestígio de transição do bioma do cerrado. De forma geral, a caatinga é marcada por vegetação de poucas folhas, cales retorcidos e estrutura adaptada para sobreviver a longos períodos de seca.

Como chegar na Serra da Capivara

A forma mais fácil de chegar é por meio de Teresina, capital do Estado do Piauí.  Todavia, também há a possibilidade de se deslocar para a Serra da Capivara por meio de Petrolina, em Pernambuco. O município mais próximo e com melhor infraestrutura para recebê-lo na Serra da Capivara é São Raimundo Nonato.

De Teresina para São Raimundo Nonato são poucos mais de 500 km. Há várias empresas que realizam o trajeto. Há também a possibilidade de ir de carro.

Para a segunda opção, pegue a BR-343 até a cidade de Floriano. Em seguida, é necessário virar a direita na BR-230 e depois a esquerda para pegar a PI-140 até o destino final.

A distância de Petrolina para São Raimundo Nonato é de 340 km. Para se descolar até a Serra da Capivara, é necessário pegar a rodovia BA-2010 até a cidade de Sobradinho, quando você deve virar à direita para pegar a BR-235. Siga até remanso, onde você deve pegar a BR-324 até São Raimundo Nonato.

Baixão das Andorinhas

Baixão das Andorinhas. Fonte: Otávio Nogueira.
Baixão das Andorinhas. Fonte: Otávio Nogueira.

Esse atrativo leva esse nome devido à presença desses pássaros, especialmente ao final da tarde, quando proporcionam um lindo espetáculo. Todavia, o passeio não se resume apenas a isso. Além de avistar o cânion do Boqueirão, região por onde as andorinhas, passam, o local possui outros atrativos.

Entre eles, podemos citar os mais de 12 sítios arquelógicos presentes no local. Dessa forma, o local é indicado tanto para os amantes da natureza quanto para quem deseja conhecer as curiosidades arqueológicas da região.

De preferência, escolha o período do final da tarde para fazer o passeio, visto que é o horário com menor incidência solar e é quando as andorinhas promovem o espetáculo no local, com seus cantos e bater de asas.

Desfiladeiro da Capivara

Com trilha de mata densa, mas de fácil execução, o Alto da Pedra Furada é atrativo obrigatório. Afinal, todo esforço é recompensado. No local é possível observar diversas pinturas rupestres, de milhares de anos. Desse modo, é visita obrigatória para quem viaja para a Serra da Capivara.

Entre os desenhos, destacam-se as figuras geométricas e formas que lembram animais e a atividade de caça. Além disso, o local serve de passagem para o Veadinhos azuis e Boqueirão do Papagaio.

Alto da Pedra Furada

Do outro lado da Pedra Furada. Fonte: Otávio Nogueira.
Do outro lado da Pedra Furada. Fonte: Otávio Nogueira.

Apesar de ser uma trilha de difícil acesso, ela é uma das principais para quem visita a região. Entre as barreiras, destaca-se uma escada com mais de 350 de graus. Dessa forma, pode ser um empecilho para quem tem mobilidade reduzida.

Todavia, ao chegar ao topo, é possível observar a Pedra Furada, além de toda a região. Ideal para ver o pôr do sol e observar o horizonte.

Baixão da Pedra Furada

É um dos destinos mais famosos e visitados de toda a Serra da Capivara. Além de seu atrativo natural, o trajeto atravessa por outros atrativos dentro do Parque, como o Baixão das Mulheres, Toca do Boqueirão da Pedra Furada, Sítio do Meio, Circuito Caldeirão dos Rodrigues, entre outros.

Além disso, é possível visitar dez sítios arqueológicos na trilha do Baixão da Pedra Furada. Desse modo, é ideal também para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado na Serra da Capivara sobre a ocupação pré-colombiana nas Américas.

Comprar Cerâmica

A cerâmica é um material feito a partir do barro. É muito comum em várias regiões do Brasil, incluindo o interior do Nordeste. Este hábito vem de muito tempo, e muitas tribos indígenas já desenvolviam essa tarefa, antes mesmo da chegada dos portugueses.

Alguns utensílios encontrados nos sítios arqueológicos no local, por exemplo, são feitos de cerâmica e possuem milhares de anos.  Desse modo, vale a pena adquirir alguns dos produtos de cerâmica que são produzidos no local: canecas, pratos, vasos, entre outros.

Além de contribuir para a economia e o turismo local, você estará levando um pouco da cultura da Serra da Capivara com você.

Museu do Homem Americano

Pinturas Rupestres na Serra da Capivara. Fonte: Douglas Iuri Medeiros Cabral.
Pinturas Rupestres na Serra da Capivara. Fonte: Douglas Iuri Medeiros Cabral.

Esse Museu apresenta mais de 4 décadas de pesquisas feitas na região da Serra da Capivara e os achados arqueológicos encontrados. Dessa maneira, aborda a evolução da ocupação do homem pré-colombiano nas América. Além disso há a exposição de diversos materiais encontrados durante a escavação.

Entre os materiais, destacam-se os seixos utilizados para fazer fogueiras há mais de 50.000 anos. Vale ressaltar que antes da existência destas descobertas, acreditava-se que o homem havia chegado no continente americano mais recentemente, cerca de 15.000 anos atrás.

Desse modo, além de ser um passeio ao passado, o Museu do Homem Americano apresenta artefatos que ajudaram a reescrever a história de toda a história do continente.

Quando ir para a Serra da Capivara

A melhor época para viajar para a Serrada Capivara é entre os meses de novembro e janeiro, quando a vegetação local assume várias tonalidades, o que confere ao visitante e expectador uma bela vista da paisagem de toda a Serra da Capivara e das várias tonalidades das plantas xerófitas da caatinga.

Além disso, vale destacar quando você não deve ir: no mês de outubro. Nesse mês, a região atravessa o auge do período de estiagem e forte calor, o que pode ser um empecilho grande para quem visita a região, especialmente para aqueles que não estão acostumados com essas variáveis.

Cultura

De maneira geral, a cultura na região da Serra da Capivara se assemelha muito à cultura do interior do Piauí em geral. Ou seja, sertaneja e nordestina. Desse modo, tem a influência da cultura dos vaqueiros, profissão mais importante para a ocupação do Estado do Piauí ao longo da sua história.

Todavia, os aspectos culturais mais importantes da região são aqueles que de povos que viveram naquelas terras há muitos anos. Os homens das cavernas pré-colombianos deixaram muitos artefatos e pinturas nas paredes da Serra da Capivara.

Desse modo, há vários atrativos no local para entender e aprender sobre a descoberta desses artefatos, além de conhecer alguns sítios pré-históricos abertos para visitação.

Dicas de viagem

Entre as principais dicas de viagens que podemos destacar, não podemos deixar de falar das preocupações quanto ao calor e clima local. Desse modo, beba bastante água e sempre use protetor solar antes dos passeios.

Ademais, outro ponto importante que deve ser tocado é a preservação dos espaços de visitação. Embora haja profissionais responsáveis para tal, não custa nada cada um fazer a sua parte, né? Afinal, além de patrimônio natural, a Serra da Capivara também é patrimônio cultural.

Gastronomia

A gastronomia local é predominantemente nordestina. Dessa forma, tem influências do sertão nordestino. A presença de carnes de caprinos e temperos como a pimenta são comuns.

Entre os principais restaurantes presentes próximos à região da Serra da Capivara, destacamos:

  • Bode Assado Do Tanga, um restaurante tradicional de São Raimundo Nonato, com comida caseira e tipicamente nordestina.
  • Soares – Galinha Caipira, restaurante especializado na venda de galinha caipira, mas que conta com outras opções de pratos nordestinos.

Conclusão

Assim sendo, a Serra da Capivara é um dos destinos mais atrativos do Piauí e de todo o interior do Nordeste. É indicado para os amantes de história, arqueologia e cultura. Além disso, conta com diversas belezas naturais e diversos atrativos para os amantes do ecoturismo.

Desse modo, que tal separar uns dias na sua agenda para conhecer o local cujas paredes guardam a história das Américas? Venha conhecer a Serra da Capivara você também!