Saragoça, Espanha

12 lugares para conhecer

Saragoça. Fonte: Gregorio Puga Bailón
Saragoça. Fonte: Gregorio Puga Bailón

Saragoça, em castelhano Zaragoza, tem o mesmo nome da província e é uma comunidade autônoma de Aragão, na Espanha. Uma cidade que onde a história é contada em cada muralha, igreja, palácio, casas, rua, praça. Tudo nesta cidade reflete a história de várias civilizações, como, os romanos, judeus, muçulmanos e cristãos.

Como chegar

Saragoça, está a 300 km da capital do País, Madri e para chegar a este lindo lugar é muito fácil. Para isso, você pode utilizar a várias alternativas. Por exemplo, a cidade tem um aeroporto internacional que está a 10 km do centro. O mesmo tem voos de diferentes lugares de Europa.

Outra opção, é por trem, que por sinal é um lindo passeio. Por Zaragoza passam tanto os trens convencionais como a linha de Alta Velocidade (AVE), que de Madri faz o percurso em 1 hora e 20 minutos.

Se você quiser também pode utilizar ônibus. A cidade tem uma moderna rodoviária com diferentes linhas de transporte urbano. Ou se quiser ir de carro, Saragoça conta com várias estradas por diferentes rodoviárias, todas com uma grande infraestrutura.

Ademais é uma cidade que está estrategicamente no meio do caminho, entre Madri e Barcelona. Portanto, vale a pena parar e conhecer sua histórica e cultura.  Neste post, nós selecionamos 12 lugares históricos para você.

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Fonte: Juanedc, Flickr.
Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Fonte: Juanedc, Flickr.

A Basílica de Nossa Senhora do Pilar é um os mais importantes santuários marianos da Europa. Desta maneira, que todos os dias milhares de peregrinos chegam a este lugar, em demonstração de agradecimento e fé.

Igualmente, é esta Basílica, a catedral da cidade, o que lhe confere um status maior tanto para sua conservação como um ponto turístico importante. Neste sentido, que está construção arquitetônica de estilo barroco convida a todos a conhecer seu interior.  Bem como a tirar lindas fotos de sua fachada.

Ressalta-se as quatro torres da Basílica, que são obras de grande beleza.  São elas, a Torre de Santiago, a Torre Nossa Senhora do Pilar, Torre San Francisco de Borja e Torre Santa Leonor. Monumentos que não tem como não se vê por quem caminha pela cidade.

É válido comentar que é neste santuário que se realiza o passeio das crianças em frente a Nossa Senhora, que se repete diariamente como uma tradição da igreja. Por isso, não se assuste com a filas fora da Igreja.

A Catedral do Salvador 

Está linda igreja, mais conhecida como a SEO do Salvador, está localizada perto da Basílica do Pilar. Apesar de não ser tão conhecida como a primeira, é também uma magnífica construção barroca e neoclássica. Ademais, está edificada sobre uma mesquita e foi ao longo dos tempos passando por várias modificações até chegar a atual construção. Destaque para o altar dedicado ao Salvador. Um monumento inigualável.

Palácio da Aljafería

Palacio de la Aljafería. Fonte: Marco Chiesa
Palacio de la Aljafería. Fonte: Marco Chiesa

Este palácio tem uma localização bastante estratégia, está exatamente na confluência de 3 bairros da cidade: o Centro Histórico, a Almozara e as Delicias.  Destaca-se que está antiga edificação foi construída para ser a residência dos reis hudidas. E chegou a ser chamado de “palácio das alegrias”. Atualmente, podemos dizer que uma das maravilhas artísticas, más lindas da presença da cultura mulçumana na Espanha.

Além disso, é uma construção para percorrer por dentro e por fora. Outro ponto que se comenta é que o palácio é uma verdadeira fortaleza. E para comprovar que realmente você esteve aí, deve tirar fotos na Porta de Acesso, e da Torre do Trovador.

Como uma das histórias que rodeiam ao Palácio, é que a opera “Un-Trovatore” foi inspirada neste luchar. Logo, não deixe de fazer esta visita. Você irá se surpreender!

Ponte de Pedra

Ponte de Pedra. Fonte: @Juanedc
Ponte de Pedra. Fonte: @Juanedc

Situada sobre o rio Ebro, é um excelente local para ter uma boa panorâmica da cidade de Saragoça à beira rio. A ponte está sobre o rio Ebro que cruza a cidade ao meio. Também o que marca este monumento é sua estrutura. A Ponte condiz exatamente a seu nome: é toda de pedra.

Uma sugestão, você deve ir em dois momentos: de dia e de noite. Isso porquê será aí que vai poder tirar aquelas fotos maravilhosas da Basílica de Nossa Senhora de Pilar.

Daroca

Apesar de Daroca não fazer parte do centro histórico de Saragoça, não podemos deixar de citar e por uma única razão.  É uma linda construção amuralhada que guarda em seu interior muitas histórias. Você não deve perder este passeio.

Dessa maneira, ir a Daroca é viajar no tempo, e encontrar na arquitetura, na natureza e na história muito a conhecer. Ali poderá ver aos os tesouros paleontológicos de Murero, o patrimônio hidráulico e etnográfico, e o Palácio de Luna.

Também estão os museus, como Museu de Arte e História de Daroca, o Museu da Colegial, Museu da Pasteleira, Museu da Natureza e o Museu Interpretação Nevera.

Por último, Daroca também é a natureza e seus espaços de observação como de aves.

Arco do Deàn

O Arco do Dean, fica perto da Praça do Pilar e apesar de não está aberto para visitação, é um lindo lugar para tirar aquelas fotos que mais parecem postais. O Arco tem uma linda varanda em um de seus lados o que completamente este lugar.

Universidade de Saragoça

A fim de enriquecer sua viagem a cidade, é valido visitar a Universidade Saragoça. Ademais de ser um passeio grátis, você terá a possibilidade de conhecer um lugar que sempre tem exposições e um pequeno museu de ciências naturais.

Destaque para a edificação da faculdade de medicina que é muito bonita e conservada.

Praça de Touros

Igualmente conhecido como Coso da Misericórdia e se localiza perto da praça do Portilho. Sua arquitetura é de estilo neo-mudejar. É a segunda mais antiga da Espanha e a primeira que tem uma cobertura automática.

Com efeito é um lindo lugar, muito bem conservado. Certamente você não irá se arrepender de conhecer.

Igreja de São Felipe

Apesar de não está no circuito turístico de Saragoça, consideramos que vale a penar conhecer está preciosidade. Sua fachada é de uma arquitetura muito bonita por causa de suas colunas salomónicas.

Seminário de São Carlos Borromeo. Fonte: https://gozarte.net/
Seminário de São Carlos Borromeo. Fonte: https://gozarte.net/

Este é um dos lugares mais bonitos de Saragoça, entretanto, um dos mais difíceis de conhecer. Portanto, busque informação antes de ir, pois somente abre para as missas de domingo.

De estilo barroco, possui um altar muito imponente, principalmente pela representação da Santíssima Trindade.

Cartuja Aula Dei

Outro lugar para conhecer, mas que não está aberto diariamente. Mas somente aos sábados. Decerto é um lugar especial para os amantes da pintura de Goya.   Ademais é um lugar de oração e de silêncio. Portanto ir a esta congregação é preparar-se para uma visita muito especial.

Assim, além dessas atrações que recomendamos, se tiver tempo você pode ir à Igreja da Manteria, Igreja de São João dos Panetes, Igreja de São Gil Abad, Palácios dos Condes de Morota e o Aquário, um ótimo lugar para ir com crianças.

Onde comer

Conforme sempre fazemos, deixamos aqui algumas sugestões de lugares para comer. Primeiramente indicamos La Bodega de Chema – um lugar onde o atendimento é excelente. A comida é muito saborosa e não deixe de pedir o vinho sugerido pela casa.

Posteriormente, como segunda sugestão, La Rinconada de Lorenzo, que tem opções à la carte. O atendimento é muito bom. Sobretudo destaca-se a decoração do lugar e o rolo de pão.

Por último indicamos Los Victorinos, que está em uma rua escondida no centro histórico, entretanto, você vai ter uma surpresa, pois o ambiente e, muito agradável.  É aqui que você poderá degustar as deliciosas tapas espanholas.

Esperamos que aproveite o máximo de Saragoça e que todas nossas dicas sirvam para que tenham uma linda estadia neste lindo lugar.

Dica => Acomodações em Saragoça