São Francisco do Sul

História e beleza natural se misturam em um cenário perfeito!

São Francisco do Sul. Fonte: Ricardo Ghisi Tobaldini
São Francisco do Sul. Fonte: Ricardo Ghisi Tobaldini

A ilha de São Francisco do Sul fica ao norte de Santa Catarina, mais precisamente colada à cidade de Joinville, famosa pelas suas festas típicas.

Descoberta por Franceses no ano de 1504, São Francisco do Sul reúne um pouco de tudo: casas coloniais e ruas de pedras em contraste com um mar exuberante, muita natureza e um ar agitado dos bares e restaurantes da região.

Conheça mais sobre essa cidade incrível no post de hoje!

São Francisco do Sul é um misto de tudo que o turista espera de uma cidade praiana!

Com um pouco mais de 40 mil habitantes, a cidade costuma ser conhecida por ter um pouco de tudo: desde praias animadas até uma rica história e construções que nos remetem ao período de Brasil Colônia.

E esse clima diverso faz de São Francisco do Sul um lugar particularmente mágico. Quem conhece, sempre quer voltar e a viagem reserva opções de lazer para a família toda.

As praias de São Francisco do Sul – Águas verdes e limpas o ano todo!

As praias da cidade são um espetáculo à parte: são dezenas delas, algumas semi-desertas e outras altamente visitadas a qualquer época do ano. Como é impossível listarmos todas, separamos as mais conhecidas e indicadas para cada perfil de turista. Anote aí:

  • Praia da Enseada
Praia da enseada. Fonte: Otávio Nogueira.
Praia da enseada. Fonte: Otávio Nogueira.

A mais badalada praia da cidade, a Enseada reúne a maior quantidade de bares, restaurantes, hotéis e muita diversão para toda a família.

Com opções variadas de lazer, a praia é uma das mais cheias, especialmente por causa da suas águas mansas, que permitem práticas como remo e esportes – ideais também para quem quer apenas relaxar e escutar uma música à beira-mar.

A dica para quem vai à Enseada no verão é chegar cedo e encontrar seu cantinho preferido – a tendência é que a areia lote em dias mais animados!

  • Praia Grande

A praia Grande é a maior praia de São Francisco do Sul – são 25 quilômetros de extensão de areia larga. Por lá é comum ter o famoso campeonato de pesca e campeonatos de surfe. Ideal para quem quer curtir mais tranquilidade, já que não é uma praia cheia em dias de grande movimento.

Porém, vale lembrar que o mar é agitado, mais indicado para surfistas ou quem não faz questão de ficar muito tempo na água.

  • Praia do Ubatuba
Praia de Ubatuba. Fonte: Mauro Junior.
Praia de Ubatuba. Fonte: Mauro Junior.

A praia do Ubatuba é relativamente próxima ao centro e, por isso, encanta pela sua arquitetura antiga. Por lá acontecem também torneios de vôlei de areia e alguns campeonatos de surfe.

Embora um pouco mais agitada, a praia não é pouco frequentada e tem uma estrutura bacana para quem quer almoçar ou mesmo curtir uma música ao vivo nos quiosques da região.

A praia do ubatuba também é conhecida por ter muitas casas de veraneio e os turistas mais assíduos costumam gostar da sua localização.

  • Praia dos Ingleses

Se você faz questão de águas calmas, a praia dos ingleses é mais do que recomendada. Extremamente limpa e tranquila, é perfeita para quem vai com crianças ou quem gosta de aproveitar o mar o dia todo.

Sua estrutura de bares e restaurantes é menor do que da enseada, porém, ela é bem avaliada pela maioria dos turistas, já que está colada ao centro.

Não tem extensão de areia grande, por isso, recebe poucas pessoas ao longo do dia. Mas, é uma praia bacana pra um mergulho rápido ou para apreciar o visual.

Não esqueça que existem muitas outras praias em São Francisco do Sul – sempre que tiver um tempinho a mais, não deixe de visitar novos endereços e se apaixonar com os encantos que encontrará pelo caminho!

Passeios que merecem ser feitos sempre que você for à cidade!

Alguns passeios são imperdíveis em São Francisco do Sul. Mesmo quem está em busca de mar, praias e natureza, precisa conhecer um pouco mais do que a cidade tem a oferecer. E, acredite, é difícil não se apaixonar por ela. Confira algumas dicas que separamos:

  • Visita ao Centro Histórico

Centro Histórico de São Francisco do Sul. Fonte: Rosicler Ceschin
Centro Histórico de São Francisco do Sul. Fonte: Rosicler Ceschin

Conhecer o Centro Histórico de São Francisco do Sul é uma verdadeira viagem ao passado. Com centenas de casas construídas ainda no período colonial e suas ruas de pedras, é fácil se perder em meio a tantos detalhes para serem observados.´

O centro histórico reúne restaurantes, bares e o porto principal da cidade – que faz com que a região fique ainda mais encantadora.

Quem conhece, sempre quer voltar para tirar novas fotos, conhecer os casarões e se apaixonar pelo visual que mistura natureza com arquitetura pitoresca. Incrível!

  • Passeio de Barco pelas Ilhas da região

Da praia da Enseada saem dezenas de embarcações rumo a um passeio bem bacana em volta de ilha principal, com direito a paradas nas ilhas próximas. Algumas oferecem quiosques com comida, drinks e trilhas para explorar bem a natureza intocada delas.

Já os mais aventureiros podem saltar dos barcos bem no meio do oceano de águas esverdeadas e curtir um momento único.

O passeio custa cerca de R$ 30,00 por pessoa e dura algumas horas. A ida até as ilhas menores pode levar até 50 minutos para ir e para voltar. Por isso, vá bem alimentado e preparado para possíveis enjoos.

  • Conhecer o Museu do Mar

Museu do Mar. Fonte: Wikipédia.
Museu do Mar. Fonte: Wikipédia.

O Museu do Mar fica no centro histórico de São Francisco do Sul e é um lugar impressionante. Com dezenas de embarcações expostas, ele reúne um pouco da história da pesca na região, com arte, cultura e gastronomia.

Por lá, é possível comprar réplicas perfeitas de barcos antigos – ou tirar fotos com alguns dos utilizados pelos antigos pescadores da cidade. Com tudo muito bem conservado e pertinho dos principais pontos turísticos, o Museu é um passeio imperdível!

Esses são só alguns dos passeios que você pode fazer em São Francisco do Sul. Nossa dica é explorar bem a região central, além de todas as praias e as trilhas famosas da cidade. Acredite, não vão faltar opções de roteiro na cidade!

Em casos de dúvidas, existem inúmeros agentes turísticos na região da praia da Enseada e do centro, onde é possível comprar passeios com antecedência ou mesmo se programar para fazê-los sozinho!

Gastronomia típica: Onde comer bem em São Francisco do Sul?

Comer bem em São Francisco do Sul não é nada difícil. A região é conhecida pelos seus pratos servidos com uma variedade incrível de frutos do mar, a um preço bastante acessível.

Os restaurantes à beira-mar ficam abertos desde cedo até a noite, servindo petiscos e pratos diversificados o dia todo. Em meio a tantas opções, separamos os mais bem avaliados restaurantes da cidade. Anote aí:

  • Harry Restaurante

No bairro Do Ubatuba, o Harry restaurante é sucesso! Um dos mais bem avaliados da cidade, serve desde frutos do mar até pratos mais diversificados, como feijoada e carnes em geral. Com um preço excelente, uma família consegue se alimentar por menos de R$100,00 e ainda curtir a praia logo em frente!

  • Banana Joe

Também conhecido da região central da cidade, o Banana Joe mescla um ambiente descontraído de bar com comidas feitas na hora, como porções de frutos do mar e até pratos para o almoço. Vale a pena comer por lá!

Vida Noturna: Bares e baladas para quem não quer que o dia acabe!

Depois de um dia longo aproveitando o mar e as atrações da cidade, tudo que um bom turista quer é um lugar com música boa, comida de qualidade e drinks bem feitos. E quem está em São Francisco do Sul não vai precisar se preocupar, pois a vida noturna por lá é animada todos os meses do ano!

Separamos alguns dos lugares mais bem avaliados para você conhecer:

  • Bar do Banana

Quem sai da badalada praia da Enseada não precisa andar muito para encontrar um bar bem bacana para tomar um chopp e curtir uma música. O bar do banana fica em frente ao mar e é um dos mais animados da região. Vale a pena conhecer!

  • Zuru’s Bar

Localizado bem no centro da cidade, o Zuru’s é também um bar à beira-mar que fica aberto até tarde para quem quer curtir à noite sem precisar ir embora da praia. Ambiente gostoso e bem estruturado, por lá você pode comer bem e ainda se divertir com uma boa música ao vivo.

Além dessas dicas, vale lembrar que a praia da enseada e o centro da cidade são bastante animados, especialmente no verão. Para quem não quer ficar em casas noturnas fechadas, a dica é curtir a noite na beira da praia, em um dos vários quiosques da região!

São Francisco do Sul vai ficar na sua memória!

Se essa for a primeira vez que você vai a São Francisco do Sul, temos certeza de que essa viagem vai ficar na sua memória para sempre. A cidade tem encantos escondidos em cada esquina, em cada casa colonial, em todas as suas trilhas e praias e é, sem dúvidas, uma das mais belas de Santa Catarina.