Santo Antônio do Pinhal

Dicas de Viagem

Santo Antônio do Pinhal. Fonte: Ana Paula Hirama
Santo Antônio do Pinhal. Fonte: Ana Paula Hirama

Santo Antônio do Pinhal é um pequeno município localizado no interior do Estado de São Paulo. Incluída na região do Vale do Paraíba, essa pequena cidade tem muito a oferecer aos seus visitantes. Mas afinal, quais as dicas de viagem mais preciosas para quem visita Santo Antônio do Pinhal?

Com o intuito de responder a essa questão, preparamos este breve artigo para você! Desse modo, iniciaremos o texto abordando sobre as principais informações históricas e geográficas do Município. Em seguida, falaremos sobre os principais pontos turísticos, cultura e dicas do que fazer. Confira!

Principais informações da cidade

Santo Antônio do Pinhal possui pouco mais de 6.000 habitantes, segundo dados do IBGE. Possui temperatura  média abaixo dos 20°C durante todo o ano, chegando a 7°C de temperatura média nos meses de inverno. Dessa maneira, é ideal para quem busca curtir um friozinho da serra.

No território da cidade está o nascente do Rio Sapucaí Mirim, que ao passar pela cidade, recebe vários outros nomes, como Ribeirão da Prata, Paiol, entre outros. De maneira geral, está inserida em grande altitude, acima dos 1.000 metros. Mas afinal, o que visitar em Santo Antônio do Pinhal?

Igreja São Benedito

Igreja São Benedito. Fonte: mapio.net
Igreja São Benedito. Fonte: mapio.net

Esta igreja dispõe de uma estrutura simples, mas em um estilo arquitetônico gracioso, inspirado nas igrejas construídas no início do Século XX. Dessa maneira, vale a pena incluí-la no seu roteiro de viagem para a cidade, seja você religioso ou não.

Além disso, a igreja está localizado em um ponto mais alto da cidade, o que contribui para a contemplação de vários locais da cidade. Todavia, é necessário subir uma escada para acessá-la. Nada muito exaustivo, mas é necessário ter essa informação em mãos durante a visitação.

Dica => Mais fotos sobre a igreja São Benedito

Jardim dos Pinhais Ecco Parque

Este jardim está localizado a 2 km do centro da cidade de Santo Antonio do Pinhal. Possui flores dos mais variados tipos, com florações em diferentes épocas do ano. Dessa forma, não importa a data que você visitar a cidade, o jardim sempre estará florido para ser contemplado por você.

Além disso, é considerado o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil. Possui 1.200 metros de extensão e uma estrutura que não deixa nada a dever para nenhum parque do país.

Dica => Mais fotos sobre Jardim dos Pinhais Ecco Parque

Cachoeiras

Cachoeira do Lageado. Fonte: Wikipédia.
Cachoeira do Lageado. Fonte: Wikipédia.

Como é de se esperar em uma cidade serrana que possui rios, Santo Antônio do Pinhal dispõe de diversas cachoeiras, ideais para relaxar e aproveitar um bom banho. Entre as cachoeiras existentes no município, destaca-se a Cachoeira do Lageado, com 10 m de queda d’água.

Além disso, a cidade contém a Cachoeira do Cassununga, também bastante visitada e que possui diversas quedas d’água. A primeira cachoeira citada cobra taxa de visitação, enquanto que esta última é de entrada livre. Todavia, se você for um amante de cachoeiras, vale a pena visitar ambas.

Pico Agudo

Pico Agudo. Fonte: Wikipédia.
Pico Agudo. Fonte: Wikipédia.

Este pico é uma das maiores atrações de Santo Antonio do Pinhal. Possui mais de 1.700 metros de altitude. Dessa maneira, ao subir até o topo do Pico aguado é possível visualizar a região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Para acessar o local, é necessário enfrentar estrada de terra durante um trecho.

Além disso, é importante ressaltar que este ponto é indicado para os amantes de esporte radiciais, especialmente os que envolvem a altura, como asa delta, rapel, voo livre, entre outros. Todavia, para a prática destas atividades, é necessário uma reserva com empresas locais responsáveis pelas atividades.

Dica => Mais fotos sobre Pico Agudo

Mirante Nossa Senhora da Auxiliadora

Este mirante se encontra próximo a Estação Ferroviária Eugênio Lefevre. Desta maneira, para acessá-lo, é necessário caminhar por uma pequena trilha localizada próxima aos trilhos. O mirante conta com mais de de 1.100 metros de altitude. Portanto, oferece uma bela vista de toda a região.

O mirante também conta com uma grande estátua de Nossa Senhora da Auxiliadora, que dá nome ao mirante. O local é ideal para quem deseja tirar foto das montanhas da região, além de contemplar a vista de toda a cidade.

Dica => Mais fotos sobre Mirante Nossa Senhora Auxiliadora

Estação Eugênio Lefevre

Estação Eugênio Lefreve. Fonte: Ana Paula Hirama
Estação Eugênio Lefreve. Fonte: Ana Paula Hirama

Esta estação está localizada a 4 km do centro da cidade de Santo Antônio do Pinhal. Para acessá-la, indica-se que o trajeto seja feita de carro. Dessa maneira, você conhecerá a Estação, que possui lanchonete e loja de venda de artesanatos.

Além disso, conhecerá sobre a história da estação, inaugurada no inicio do século XX, em 1916. Dessa maneira, era a principal rota de acesso para Campos do Jordão. Atualmente, é destino do Trem do Mirante, que parte de Campos do Jorgão, e uma das paradas do Trem da Serra, que vem de Pindamonhangaba.

Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pinhal

A primeira estrutura desta igreja foi feita em madeira, no ano de 1911. Todavia, em 1924, a Igreja Matriz foi reconstruída a partir de uma estrutura de Taipa e Pilão, sistema construtivo muito utilizado no interior de São Paulo até o metade do Século XX.

Além disso, a Igreja Matriz presenciou eventos históricos importantes, como a Revolução de 1932 e Revolta de Canos. No dia 13 de Junho comemora-se a festa do padroeiro da cidade, que ocorre nesta mesma Igreja.

Praça do Artesão

A Praça do Artesão, também conhecida como Praça Bendito Marcondes Raposo, está localizada no centro da cidade. Apesar de pequena e bem simples, é muito bem cuidada e organizada. Além disso, há monumentos em homenagem à imigração japonesa.

Ademais, a praça também abriga a Fonte de Santo Antônio do Pinhal, considerada terapêutica segundo diversos especialistas locais. Além disso, nesta praça são realizadas diversas apresentações artísticas em todas as épocas do ano, tornando-a um item de visitação importante para você.

Dica => Mais fotos da Praça do artesão

Mirante do Cruzeiro

Este é mais um dos mirantes que a cidade possui. Está inserido em um local com 1.180 metros de altitude. Dessa forma, é possível avistar boa parte da cidade a partir dele. O mirante conta com uma infraestrutura bem acolhedora, com bancos e uma Cruz, acessados por meio de uma passarela.

A trilha para acessá-lo se encontra atrás da Igreja Santo Antônio do Pinhal. Todavia, apesar do acesso ser feito por meio de trilha, ela está completamente asfaltada e não é um empecilho para sua visitação. Dessa maneira, pessoas de toda as idades podem visitar o mirante e apreciar uma bela vista.

Praça Boulevard Araucária

Esta praça é o principal ponto de encontro da cidade de Santo Antônio do Pinhal. Dessa maneira, dispõe de diversos pequenos comércios, lanchonetes, restaurantes, cafés, entre outros. Além disso, a praça se destaca pelas edificações com bela arquitetura presentes na região.

Além disso, nesta praça está localizado o centro de informações turísticas, que está preparado para tirar as principais dúvidas sobre os pontos turísticos, além de disponibilizar materiais de apoio, como um mapa da cidade.

Por estar localizada atrás da Rodoviária, é um ponto de fácil acesso para quem visita a região, servindo tanto como ponto de referência, como pode servir como ponto de inicio e termino das rotinas de visitação aos pontos turísticos.

Cultura

A cidade está sob influência da vida no campo e da serra. Dessa forma, seus produtos, sua música e sua arquitetura remetem a elementos da vida serrana. Esta cultura pode ser vivenciada em cada esquina da cidade, seja nas lojas de artesanato, seja nos restaurantes, lanchonetes e bares da região.

Além disso, outra importante manifestação da cidade está ligada ao Padroeiro da Cidade, cuja comemoração ocorre dia 13 de Junho. Dessa maneira, caso sua viagem seja próxima a essa data, vale a pena conhecer o evento.

Dicas para visitar Santo Antonio do Pinhal

Por estar localizado em uma região serrana, a cidade oferece temperaturas amenas durante todas as épocas do ano, mesmo no verão. Dessa forma, Você deve ir para a cidade preparado para baixas temperaturas, levando roupas adequadas para enfrentar o frio típico da serra.

Dessa maneira, uma programação ideal é comer nas diversas pousadas e restaurantes da região, preparando o corpo para realizar as trilhas e visitar os diversos pontos turísticos listados anteriormente. Além disso, tomar um bom vinho pode ser fundamental para aquecer corpo e alma durante a noite.

Gastronomia Local

Toda a cidade, isto é, sua cultura e rotina gira em torno da Serra. E não é diferente com a gastronomia, que apresenta pratos que traduzem e levam elementos produzidos no local para o prato.

Entre os principais restaurantes, destacamos o  Jardim Restaurante, localizado dentro do Jardim dos Pinhais Ecco Parque. Além da boa comida, este restaurante apresenta uma linda vista da Serra da Mantiqueira.

Outra dica de restaurante para a região é o Restaurante Arco-íris, que se destaca por imergir o visitante na natureza. A especialidade da casa é a truta e vale muito a pena dedicar um dia para prová-la.

Conclusão

Sendo assim, Santo Antônio do Pinhal oferece várias atrações. Localizado no Vale do Paraíba, este pequeno município é destino obrigatório para quem deseja conhecer um pouco mais da Serra da Mantiqueira. Além disso, o destino é indicado para os amantes da tranquilidade e paz da vida serrana.

Dica => Acomodações em Santo Antônio do Pinhal