Paraty

Cidade de Cultura, Festas e Festivais

Paraty. Fonte: Otávio Nogueira.
Paraty. Fonte: Otávio Nogueira.

Paraty é um município do estado do Rio de janeiro, localizado no litoral sul. Em outras palavras, o lugar é um verdadeiro paraíso.

Por estar localizada entre dois rios e estar junto ao oceano, Paraty foi, durante o período colonial, um importante porto para a exportação do ouro brasileiro.

A cidade é bastante procurada pelos turistas. Afinal o Casario Colonial bastante conservado no centro histórico, as atividades culturais fornecidas na cidade e á natureza exuberante do lugar, fazem de Paraty um lugar perfeito para visitar.

Esta cidade faz parte da lista de “cidades criativas” do mundo, o que a torna irresistível para os visitantes e privilegiados moradores.

Paraty possui atrações para todos os públicos, bem como um extenso calendário de eventos que abrange o ano inteiro.

Atrações

Uma das atrações de Paraty são as festas e festivais realizados nesta localidade.

São realizadas festas religiosas ao longo do ano. Essas festividades inundam a cidade com bandeiras, missas, ladainhas, devoção de muitos peregrinos e embelezando ainda mais a cidade.

Em Paraty acontece a Festa do Divino, que é patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2013, aliás é a festa mais famosa.

No segundo semestre, para alegria dos amantes de observação de pássaros, ocorre o Festival Aves de Paraty realizado pela Associação Cairuçu. Além disso, este evento promove a cidade como grande destino para o birdwatching (turismo de observação de aves).

Na programação consta festivais tradicionais que são organizados na cidade com temas relacionados ao esporte, negócios, ecologia, gastronomia e temas culturais.

Em agosto acontece o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. Decerto, este festival também é um destaque na cidade de Paraty.

Contudo, outros destaques são: Aniversário de Paraty, Fest Juá, Bourbon Festival Paraty, FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, Festa de Santa Rita, Folia Gastronômica 2019, Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, AWA Festival SESC da Cultura Negra, Encontro de Cultura Negra.

Em seguida, vamos contar um pouquinho sobre os mais famosos festivais e festas de Paraty.

Bourbon Festival Paraty

Bourbon Festival Paraty. Fonte: https://vamosfugir.net.br
Bourbon Festival Paraty. Fonte: https://vamosfugir.net.br

Aos amantes do Jazz/Blues uma ótima opção é visitar Paraty no mês maio pois ocorrerá o Bourbon Festival Paraty.

Ele é um festival internacional de Jazz, Blues, ReB e Soul. Por isso se tornou um dos mais importantes para música brasileira. Ocorrerá entre os dias 10 a 12 de maio.

Este ano o festival terá a sua 11º edição. De fato, em seus palcos já se apresentaram grande nomes do cenário nacional e mundial. Nomes como Stanley Jordan, Gary Brown, Ed Motta, Leo Gandelman, Eumir Deodato, Joshua Redman, Grupo Pau Brasil, Dianne Reaves, Mike Stern, Naná Vasconcellos, Nuno Mindelis, Jacques Morelenbaum, Stanley Clarke, entre outros.

Os shows do festival são grátis. Ademais de grandes artistas que se apresentam em dois palcos localizados na Praça Matriz e outro na Igreja Santa Rita, há também a Orleans Street Jazz Band, que circula pelo centro histórico levando a boa música a todos os transeuntes.

O festival atrai mais de 20.000 visitantes à cidade e, além disso, é um dos eventos mais importantes do calendário local.

Conta com ocupação hoteleira máxima. Por isso o visitante que deseja ir ao festival tem que verificar com certa antecedência as acomodações.

Festa do Divino Espírito Santo

Festa do Divino Espírito Santo. Foto de: paraty.com.br
Festa do Divino Espírito Santo. Foto de: paraty.com.br

Esta é a festa mais famosa de Paraty e a mais antiga. Iniciou-se a comemoração no século XVII  onde foi trazida pelos colonizadores portugueses e é também uma festa atribuída Rainha Isabel (1271-1336).

Esta festa acontece em pentecoste (50 dias após a páscoa). Com efeito, este ano se realizará entre os dias 31/05 a 09/06. Isto é, justamente 19 dias após o Bourbon Festival Paraty.

A Festa do Divino envolve toda comunidade e possui uma grande magnitude. É organizada com um ano de antecedência e as pessoas que irão trabalhar no evento são escolhidas pela paróquia.  Em seguida, essas pessoas, que são chamadas de “festeiros”, são responsáveis em coordenar várias atividades sendo elas religiosas ou profanas (populares).

São dias de intensa programação: missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas, e shows musicais.

Entretanto, a festa conseguiu manter a tradição dos tempos antigos. Isto é, continua com o mesmo espírito comunitário, religioso e folclórico de outrora.

É interessante ver como alguns aspectos foram ajustados para realidade do lugar, como por exemplo, a Folia do Divino, que foi abolida. Contudo a festa ainda mantém a distribuição de carnes aos pobres, comida ao povo e balas e doces para as crianças.

Tradição

No ultimo fim de semana de festa o trabalho é bem intenso pois, após a alvorada, de manhã bem cedo é realizada a distribuição de carne aos pobres do mesmo modo que fez Dona Isabel 700 anos antes.

Ao meio-dia é hora de distribuir, a população, comida e bebida.

Á noite, na Igreja Matriz, um jovem da comunidade é coroado Imperador do Divino. Ele assiste a missa com seus vassalos e posteriormente recebe homenagens com apresentação de dança das fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty: o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota – ou Minhota, originária do Minho, em Portugal.

Além disso na festa do Divino também acontecem shows de calouros, gincanas e outros eventos que fazem dessa festa uma grande atração para todos os turista e moradores locais.

Em suma, esta festa é cheia de simbolismos. O Imperador, o festeiro e os devotos passeiam pela cidade e arrecadam donativos e vão a missa. Logo após o imperador assiste a Consagrada (Marrá Paiá em Paraty), simbolicamente liberta um preso na antiga cadeia e por fim o festeiro passa a Bandeira Mestra para o festeiro do próximo ano.

Na parte religiosa, ele preside a procissão e tem assento do lado direito do altar onde está o trono ornado com a coroa e o cetro de prata, que são as insígnias imperiais.

Celebração Profana (popular)

A celebração profana nada mais são que eventos populares na Praça Matriz de Paraty. Durante os dias de festa, o turista poderá desfrutar de competições esportivas, gincanas, concursos, apresentação de shows musicais, danças, cirandas e outras atrações participativas, que envolvem moradores e visitantes de Paraty.

FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty

FLIP. Fonte: Wikipédia.
FLIP. Fonte: Wikipédia.

Outro evento famoso de Paraty e que atrai admiradores do mundo todo é o FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.

Essa festa acontece desde 2003 em Paraty e traz para o turista uma incrível experiencia envolvendo a literatura.

Acontece em vários cenários desta pitoresca cidade. Conta com autores internacionais interatuando com outras personalidades da cultura, em conferencias e mesas redondas.

A programação é bem diversificada e conta com programação para o publico jovem (FlipZona) e ainda programação para o público infantil (Flipinha).

A programação cultural, com shows, leituras dramáticas, debates, oficinas, filmes, entre outros, se espalha por toda a cidade.

Essa manifestação cultural promove um permanente diálogo entre as artes baseadas sobre tudo na diversidade.  A FLIP preserva os princípios de seus fundadores: originalidade, intimismo, informalidade. O que se pretende aí é o encontro individual entre escritores e público e, acima de tudo, ações de permanência.

A cada ano um escritor brasileiro é homenageado. Essa é uma maneira de preservar, perpetuar, difundir e valorizar a língua portuguesa e a literatura brasileira.

Alguns autores famosos já passaram pela FLIP. Nomes como Salman Rushdie, Don DeLillo, Ariano Suassuna, Isabel Allende, Neil Gailman, Angélica Freitas, Toni Morrison e Chico Buarque. A FLIP também abre espaço para escritores da nova geração.

Em 2019 a festa ocorrerá nos dias 10/07 a 14/07 e atrai mais de 25.000 pessoas todos os anos.

Onde Comer em Paraty

A linda cidade de Paraty tem uma enorme quantidade de restaurantes e bares. O visitante poderá degustar tanto pratos da culinária internacional quanto pratos da culinária caiçara com seus abundantes frutos do mar. O prazer da boa comida você encontra em Paraty.

Restaurante Banana da Terra. Foto de: restaurantebananadaterra.com.br
Restaurante Banana da Terra. Foto de: restaurantebananadaterra.com.br

O Armazém e Café Bistrô, tem uma vista privilegiada da região e o turista pode encontrar produtos locais para levar para casa – queijos, defumados, doces, cachaças, vinhos e cervejas artesanais.

No Banana da Terra o visitante encontrará produtos de sabores extraordinários de Paraty e fará uma volta no tempo pois o restaurante está localizado no Centro Histórico da cidade.

Outro restaurante bacana para conhecer é o Sarau Paraty Bar & Restaurante. Ele está localizado em frente à Igreja Matriz e possui boa gastronomia com música ao vivo da melhor qualidade. Há apresentação de artistas tocando MPB, samba, forró e outros ritmos. Não há como resistir e todos entram no clima.

Se você ficou com vontade de conhecer Paraty, temos mais informações para você nesse artigo

Dica => Acomodações em Paraty