Ouro Preto

História preservada em uma cidade encantadora!

Ouro Preto. Fonte: Mark Hillary.
Ouro Preto. Fonte: Mark Hillary.

Uma cidade rica em história do nosso país, escondida em ruelas de pedras, igrejas de tempos passados e um clima colonial que insiste em resistir ao tempo. Essa é Ouro Preto, um patrimônio brasileiro que recebe turistas o ano todo, em todas as estações.

Rodeada por montanhas, ela não nega ser parte de Minas, um dos estados mais verdes do nosso país. Seus moradores também trazem o jeitinho mineiro na hora de receber seus visitantes, sempre com graça, afeto e muita alegria.

Venha conosco conhecer mais sobre Ouro Preto e, com ela, um pouco do que o nosso país traz de uma vivência que já passou dos 500 anos. Confira no texto de hoje!

Ouro Preto: Mais de 1000 metros de altitude e uma história de mais de 200 anos

Escadaria em Ouro Preto. Fonte: Marlon Dias.
Escadaria em Ouro Preto. Fonte: Marlon Dias.

Ouro Preto é considerada pela UNESCO patrimônio da humanidade e não é para menos: a cidade reserva uma história preservada há séculos, que conta boa parte das batalhas ocorridas na inconfidência mineira na época do Império no país.

Podemos dizer, com toda certeza, que estar na cidade é sentir um pouco do que nossos ancestrais viveram naquela época – e isso se dá também à qualidade dos guias locais, que estão sempre bem instruídos para dar todos os detalhes aos visitantes.

Embora cheia de pontos turísticos para visitar, a charmosa Ouro Preto pode ser explorada a pé, já que seu tamanho total não é muito grande. Mas se prepare para enfrentar algumas ladeiras no caminho!

Principais pontos turísticos na cidade – Os mais conhecidos da região!

Não importa quantos dias você irá ficar em Ouro Preto: os pontos turísticos abaixo são bem próximos um dos outros e podem ser visitados à pé, mesmo com a grande quantidade de ladeiras na cidade. Anote no seu guia!

  • Praça Tiradentes
Praça Tiradentes. Fonte: Wikimapa, Flickr.
Praça Tiradentes. Fonte: Wikimapa, Flickr.

Símbolo de toda a luta contra o aumento dos Impostos pela corte Portuguesa, a praça reflete o que foi o período da Inconfidência, com um monumento bem ao centro homenageando o Mártir Tiradentes, que morreu em prol de seu povo.

Além de toda a carga emocional e histórica, a praça é larga, com pavimento de pedra ainda daquela época e dá acesso a bares, restaurantes e demais pontos turísticos.

É bastante provável que esse seja um dos seus primeiros pontos de partida em Ouro Preto – e é um ótimo lugar para visitar e se apaixonar um pouco mais pela história do nosso país.

  • Teatro Municipal

O Teatro Municipal é um dos pontos mais bacanas para serem visitados em Ouro Preto. Por fora, ele parece ser pequeno e pouco chamativo, mas por dentro você notará detalhes de um tempo antigo e uma construção incrível. Vale muito a pena dar uma pausa no seu dia para apreciar de pertinho o teatro mais antigo de toda a América Latina!

  • Casa dos Contos
Casa dos contos. Fonte: Antonio Correa.
Casa dos contos. Fonte: Antonio Correa.

A Casa dos Contos é um passeio bem bacana para ser feito em família ou mesmo sozinho, especialmente porque não é cobrada nenhuma taxa de entrada, diferente de outros Museus da Cidade.

Embora sem custo nenhum, a casa continua impecável, com todos os seus detalhes bem preservados, além de contar com dezenas de obras de arte e guias prontos para te contar diversas histórias da região. Sem dúvidas, se você estiver com tempo, vale muito a pena dar uma passadinha e tirar algumas fotos no local!

  • Museu da Inconfidência

O Museu da Inconfidência fica na Praça Tiradentes e é um dos lugares mais imperdíveis da cidade. Nele, você terá real dimensão do que foi o período de lutas pela diminuição dos impostos, entenderá o que nos levou até aqui e terá acesso a documentos, fotos e objetos derivados daquela época.

Passeios que valem a pena ser feitos – Roteiro para mais de um dia!

Além de todos os pontos turísticos mais comuns de Ouro Preto, a cidade ainda conta com uma série de passeios imperdíveis pela região, que é rica em opções para quem não quer ficar nem um segundo parado! Separamos algumas delas:

  • Passeio de Trem até Mariana
Paisagem de trem da viagem. Fonte: Clarissa Pacheco.
Paisagem de trem da viagem. Fonte: Clarissa Pacheco.

O Passeio de Trem até Mariana é um dos mais legais que existem no país. Nele, é possível curtir um pouco da natureza Mineira, tão única e apreciada por qualquer turista que chega para visitar a região.

Além do passeio em si, que pode ser feito com visão panorâmica ou tradicional, você pode conhecer um pouco da cidade de Mariana, que hoje é símbolo da reconstrução e do amor do seu povo pela sua terra natal.

Em Mariana, é possível fazer uma pausa para almoçar ou curtir um pouco do clima da região, que tem se tornado cada vez mais procurada pelos turistas. Emocionante e imperdível!

  • Passeio pelas minas de Ouro

Ir à Ouro Preto e não conhecer uma mina de ouro é um desperdício. A cidade conta com dezenas delas, como a famosa mina do Palácio Velho, uma das maiores da região. O passeio deve ser feito com um guia e a entrada varia conforme o dia do ano – por isso, tente comprar com certa antecedência.

O mais interessante do passeio é entender como viviam as pessoas e os trabalhadores da região que, em meio a muitas dificuldades e sofrimento, conseguiram fazer da região uma das mais ricas do nosso país.

Se você for passar mais de um dia na cidade, nossa dica é comprar um passeio logo de manhã para que seja possível almoçar em um dos restaurantes dos entornos. Além disso, é interessante curtir ao máximo o lugar e ir sem pressa para voltar. Vale muito a pena e você terá muita história para se lembrar depois!

  • Tour pelas Igrejas da cidade

As construções antigas são as principais culpadas por Ouro Preto ser hoje um patrimônio da humanidade. E, entre elas, não podemos esquecer das belas Igrejas espalhadas nos mais diversos cantos da cidade – elas são inúmeras e merecem ser vistas de pertinho.

Se você não quer perder nenhum detalhe das construções, como o ouro utilizado nas paredes, ou os casamentos históricos que aconteceram em algumas delas, não deixe de fazer um tour geral pelas Igrejas, que pode ser comprado com diversos guias.

Vale muito a pena fazer esse passeio e, acredite, cada um das Igrejas tem algo diferente para contar e detalhes riquíssimos que vão te fazer entender melhor como viviam o povo naquela época.

  • Trilhas pelas montanhas

Para os mais ousados e aventureiros, Ouro Preto reserva uma beleza diferente das construções históricas: as suas grandes montanhas e riquezas naturais. Com mais de mil metros de altitude, não é de se surpreender que lá existam muitas trilhas que vão rumo aos picos mais incríveis do mundo, com um visual de 360° maravilhoso.

Obviamente, esse passeio tem que ser feito com guias e por quem tem um pouco mais de condicionamento físico. Mas, ele é muito válido e incrível!

Gastronomia local – O que e onde comer bem em Ouro Preto?

Quem já foi à Minas Gerais conhece um pouco da gastronomia de todo o estado e, sem dúvidas, pode se apaixonar por pratos incríveis, ricos em feijão, arroz, farofa e muita carne de qualidade. Além, claro, de curtir um café da tarde com o típico pão de queijo e leite puro.

Em Ouro Preto, não é diferente. Separamos algumas opções de restaurantes bem próximos dos pontos turísticos:

  • O Passo Pizza Jazz: Apesar de Pizza não ser a primeira comida que nos vem à mente quando pensamos em Minas, o Passo é um dos restaurantes mais famosos da cidade. Além de receitas muito próprias, o lugar é aconchegante e conta com uma música ambiente bastante agradável!
  • Casa do Ouvidor: Já quem quer experimentar a mais típica comida Mineira, a Casa do Ouvidor é uma ótima pedida. Restaurante bem localizado, com boa decoração e pratos deliciosos!

Vida noturna – Dá para se divertir na cidade?

É verdade que a vida em Ouro Preto pode ser mais tranquila, especialmente se você vier de uma grande cidade. Mas não é por isso que não há boas razões para curtir à noite e opções bacanas também. Anote algumas:

  • Tenente Pimenta Rock Bar: Clima informal, cerveja gelada e noites regada a muito rock britânico. Essa é a ideia do pub irlandês mais famoso da cidade!
  • Porão cervejaria: Apesar do nome, o bar é aconchegante, casual e muito bem frequentado. Bons coquetéis, cerveja, música e um clima de informalidade tomam conta do lugar! Vale a pena conhecer!

Ouro Preto é puro charme em meio às montanhas!

História, passeios incríveis e muitas montanhas montam a paisagem dessa cidade que virou um patrimônio do nosso país. Viajar a Ouro Preto é conhecer um pouco de tudo que nossos antepassados viveram, entender melhor o funcionamento dos sistemas políticos antigos e perceber como havia beleza em construções de outras épocas.

Conhecer a região é sempre uma viagem de volta ao tempo colonial – e uma maneira bonita de respeitarmos mais aqueles que lutaram para construir o Brasil.

Além de toda a carga histórica, a região é bela por natureza. Com suas grandes montanhas e natureza convivendo com a cidade, é fácil entender o porquê Minas encanta seus visitantes!