Holambra

Destino com a cara da Holanda, pertinho de São Paulo!

Entrada de Holambra. Fonte: Fabricio de Souza Menegildo.
Entrada de Holambra. Fonte: Fabricio de Souza Menegildo.

Imagine uma cidadezinha de pouco mais de 10 mil habitantes, com um ar Europeu e localizada a 130 quilômetros de São Paulo. Essa é Holambra, um lugar que merece sua visita e pelo menos um dia inteiro de passeio para conhecer seus principais encantos.

No texto de hoje, separamos alguns dos pontos turísticos mais interessantes de Holambra, SP, além de algumas dicas bacanas sobre onde comer, onde passear e lugares além dos tradicionais indicados pelas agências de turismo. Confira e aproveite sua viagem ao máximo!

Holambra guarda na sua história um pouco da Holanda

Centro de Holambra. Fonte: Pixabay.
Centro de Holambra. Fonte: Pixabay.

A cidade de Holambra tem esse nome justamente por ser berço de muitos imigrantes Holandeses, que chegaram ao Brasil em 1948 e se instalaram nas fazendas locais. Depois das plantações, o ganha pão dessas pessoas passou a ser o turismo, que foi intensificado e hoje faz com que a cidade dobre de população em algumas épocas.

Além, claro, das suas tradicionais flores. Os campos de Holambra rendem hoje a venda de flores para todo país, além de serem incrivelmente belos.

É em Holambra também que ocorre anualmente a famosa Expoflora, a maior e mais impressionante festa das flores da América Latina. Não é à toa que a cidade ganha destaque e recebe tantos turistas!

Pontos turísticos de Holambra – O que conhecer?

Primeiro, separamos os principais pontos turísticos da cidade. Em todos eles, é possível fazer uma visita breve em apenas um dia – especialmente para quem vai aproveitar um bate e volta de São Paulo, por exemplo. Mas, nossa recomendação para curtir a cidade toda é de pelo menos um fim de semana completo – acredite, a cidade é pequena, mas seus arredores guardam uma série de passeios incríveis.

Anote os pontos mais imperdíveis!

  • Moinho dos Povos Unidos
Moinho. Fonte: Rosanetur, Fliclr.
Moinho. Fonte: Rosanetur, Fliclr.

Com mais de 24 metros de altura, o Moinho dos Povos Unidos é mais alto da América Latina. E acredite, você vai ter vontade de chegar ao topo – é possível fazer isso e ainda acompanhar por dentro toda sua construção e sua história.

Vale lembrar que aos fins de semana e feriado o Moinho fica aberto até o quinto andar, permitindo ao visitante ter uma visão panorâmica de todo o arredor e ver de pertinho os moinhos funcionando – e eles realmente funcionam!

O Moinho é incrível e sua visitação custa cerca de 10 reais! Vale muito a pena pagar e visitá-lo por dentro!

  • Praça Vitória Régia
Praça Vitória Régia. Fonte: Diogo Rodrigues Gonçalves.
Praça Vitória Régia. Fonte: Diogo Rodrigues Gonçalves.

A praça Vitória Régia é um passeio para a família toda. A área verde é maravilhosa e indicada para quem quer fazer um piquenique, caminhar ao longo do lago, ou mesmo sentar para meditar um pouco. Um verdadeiro refúgio para quem vem de cidade grandes, como São Paulo. A praça tem no seu entorno diversos estabelecimentos, como docerias, confeitarias, restaurantes e sorveterias.

O passeio pela região é imperdível e vale muito a pena! Não deixe de conhecer a famosa Confeitaria Zout Zout, que recebe turistas do mundo inteiro em busca dos seus docinhos holandeses.

  • Museu Histórico de Holambra

Ficou curioso para saber mais sobre como os imigrantes chegaram até Holambra e quais foram seus medos, aventuras ou mesmo as suas maiores dificuldades? No Museu Histórico da cidade, você vai encontrar a resposta para todas essas perguntas, além de ver de pertinho como era a vida dos antigos imigrantes.

Por lá, existe uma réplica perfeita da primeira casa onde eles moraram, algumas máquinas originais que eram usadas para os mais diversos trabalhos, além de muitas fotografias antigas, que relembram um passado de muita luta e superação para que eles se adaptassem em um país tão diferente como o nosso.

  • Deck do Amor

Bem no estilo Parisiense, o Deck do amor imita a ponte do amor, famosa por seus cadeados, onde casais apaixonados se entrelaçam e jogam a chave fora. Se você vai viajar acompanhado, não esqueça de levar o cadeado de ambos e fazer esse ritual romântico.

Ou, para os mais modernos, apenas apreciar a vista do Lago e se divertir com a tradição já vai ser uma experiência incrível. O deck foi construído recentemente e é uma atração que tem tudo a ver com a cidade: romântica, bem preservada e perfeita para tirar fotos incríveis.

  • Rua Dória Vasconcelos

Provavelmente, assim que você chegar em Holambra, a rua Dória Vasconcelos será sua primeira parada. De um charme impagável, a pequena rua reúne os mais diversos restaurantes, lojas e resume todo o clima que a cidade tem.

As construções coloridas, as ruas de pedras, a limpeza impecável e o povo amistoso estarão à sua espera na rua principal de Holambra e em toda sua extensão.

Aliás, todo o centro da cidade parece ter sido programado para ser fotografado e temos certeza de que você sairá de lá com a mesma impressão. Não deixe de curtir ao máximo a rua e também as paralelas!

Passeios para curtir o fim de semana – Algumas opções!

Além dos pontos turísticos principais, separamos alguns passeios dentro e fora da cidade que vão fazer com que seu fim de semana em Holambra seja bem ocupado! Anote nossas sugestões!

  • Conhecer os Campos de Flores
Holambra. Fonte: Camila Honorato de Barros.
Holambra. Fonte: Camila Honorato de Barros.

Conhecer os Campos de Flores é um passeio quase imperdível para quem vai à Holambra. Um mar de diversos tipos delas vai te fazer se sentir em países europeus, onde essa paisagem é comum e surpreendentemente bela.

Para entrar nos campos, é preciso de autorização e auxílio de um guia. Mas, não se preocupe, esse passeio é vendido em quase toda a cidade e não será difícil encontrar alguém oferecendo-o. A dica principal é não deixar passar a oportunidade!

Como sugestão extra, não podemos esquecer de falar dos maravilhosos campos de Girassol: eles podem ser vistos de longe e são únicos! Vai ser muito difícil não se apaixonar por cada pedacinho deles e temos certeza de que você não irá se arrepender da visita!

  • Participar do Expoflora

Se você for à Holambra em épocas de Expoflora, não deixe de visitar o evento. Além de dezenas de flores à venda, ele reúne danças típicas, apresentações diversas, muita música e muitas comidas que parecem ter vindo diretamente da Holanda para a comemoração.

O ingresso não costuma ser caro e um dia só de evento é suficiente para que você curta muito o clima que se instala em toda a cidade. Em geral, ele ocorre de agosto a setembro de todos os anos.

Mas, se você não for à cidade no Expoflora, não se preocupe: há dezenas de lojinhas que vendem as flores diretamente dos campos e que podem ser compradas com desconto pelos turistas. Não será difícil encontrar um arranjo perfeito para levar de lembrança dessa viagem.

Onde comer em Holambra- Gastronomia Local!

Como podemos imaginar, Holambra tem uma gastronomia típica Holandesa em diversos restaurantes da cidade. Andando pelas ruas do centro, você encontrará uma série de opções bacanas. Porém, separamos algumas das recomendações mais comuns dos viajantes:

  • Casa Bella Restaurante

Se você quer conhecer um cardápio bem variado, mas com uma bela inspiração Holandesa, a Casa Bella é parada obrigatória. Localizado bem no centro, o restaurante é aconchegante, familiar e serve pratos deliciosos. Além disso, o preço é bem acessível e muitos moradores costumam frequentar o lugar. Vale muito a pena conhecer!

  • Martin Holandesa

Já quem busca os pratos puramente típicos da Holanda, esse restaurante tem tudo para agradar os paladares mais exigentes. Também pertinho dos principais pontos turísticos, não será difícil encontrá-lo e apreciar sua comida incrível!

Depois nos conte nos comentários o que achou dos restaurantes ou se há outras recomendações para quem vai para a cidade!

Vida Noturna em Holambra – Onde sair para se divertir à noite?

Apesar de ser uma cidade bem pequena, Holambra tem uma boa vida noturna, embora com poucas baladas ou agitos mais intensos. Para quem busca grandes casas noturnas, a dica é ir até Campinas, onde há opções para todos os gostos e bolsos. Mas, na pequena cidade de Holambra, há opções. Separamos algumas:

  • Bier Pub Trunk Bar

Esse barzinho no estilo pub Holandês tem tudo para te conquistar! Música ao vivo, mesas ao ar livre, cerveja geladinha e um clima bem agradável que só uma cidade pequena pode oferecer. É para curtir a noite sem preocupações!

  • Vila de São Paulo

O Vila de São Paulo é um restaurante, que também funciona à noite como um pub. Serve petiscos, cerveja e muitos drinks, além de ter música ao vivo aos fins de semana. É um lugar bacana para curtir à noite e ainda comer muito bem!

Mais uma vez, para baladas e agitos maiores, Campinas é uma cidade coladinha à Holambra e pode ser uma excelente escolha para quem quer curtir a noite inteira!

Holambra é um pedacinho da Holanda bem pertinho de nós!

Depois de conhecer Holambra, temos certeza de que você vai querer voltar mais vezes. A cidade é muito bem cuidada, sem lixo na rua, com um estilo europeu único e muita história para contar. Visitar Holambra é visitar um pedacinho da Holanda do lado de São Paulo!

Temos certeza de que sua viagem será incrível!