Cunha SP

Turismo, Passeios e Tudo Sobre o que Fazer

Cunha. Fonte: Raquel Cunha.
Cunha. Fonte: Raquel Cunha.

Cunha em SP é um daqueles destinos para fugir da rotina e finalmente ter tempo para si mesmo. Desde relaxar em uma rede até fazer trilhas e explorar cachoeiras, mas a cidade de Cunha oferece muito mais que isso!

Portanto, se você está pronto para embarcar em uma aventura de tranquilidade e contato com a natureza, respira fundo! Esse artigo foi criado pensando em você e, sem dúvidas, suas malas estarão prontas antes de terminar essa leitura.

O Turismo em Cunha SP

Cunha. Fonte: Ana Raquel S. Hernandes
Cunha. Fonte: Ana Raquel S. Hernandes

Considerada uma Estância Climática, Cunha oferece diversas possibilidades de turismo e, sendo assim, está sempre pronta para receber viajantes.

Aliás, a cidade também pode ser conhecida por alguns como a cidade da cerâmica. Isso devido a grande quantidade de ceramistas que comercializam suas artes em, por exemplo:

  • Itens para cozinha – bules, xícaras, pratos, entre outros.
  • Itens decorativos para casa no geral – vasos e outros.

Certamente você será capaz de encontrar ateliês de cerâmica em Cunha e, quem sabe, colocar em prática suas habilidades.

Inclusive, a dica aqui é conhecer a Casa do Artesão, uma exposição de artesanatos à venda. Consequentemente, são encontrados diversos produtos no local e a possibilidade de conhecer vários tipos de artes e artistas é grande.

Em suma, com certeza é uma experiência única e imperdível!

No entanto, não pense que a cerâmica é a protagonista do turismo em cunha! Além disso, existem opções diversas para mergulhar na natureza, como cachoeiras, trilhas, paisagens exuberantes e outros lugares que citaremos aqui!

Cachoeiras em Cunha SP

Cachoeira em Cunha. Fonte: Diego Torres Silvestre
Cachoeira em Cunha. Fonte: Diego Torres Silvestre

Da mesma forma que Cunha SP é rodeada pelo Parque Estadual da Serra do Mar e Parque Nacional da Serra da Bocaina, ela também é rodeada por algumas cachoeiras.

Cachoeira do Pimenta

Possui trilha curta e há formação de piscinas naturais maravilhosas, como resultado, você pode nadar em suas águas tranquilamente.

Cachoeira do Jericó

Há relatos de ser a cachoeira mais bonita da cidade de Cunha. Porém, a dica é estar preparado para enfrentar um acesso ruim, então opte usar uma bicicleta para combater a trilha.

Cachoeira do Taboão

Com o acesso mais confortável aos turistas, é bonita e rende ótimas fotos. Além disso, o local oferece estacionamento.

Cachoeira Desterro

Para aventureiros de plantão, essa cachoeira é entregue à natureza! No entanto não é indicado para crianças, já que possui correnteza, queda de água forte e insetos grandes no local.

Mais importante: O objetivo principal é a conexão com a natureza, esteja sempre de braços abertos para o que ela possa oferecer!

Trilhas em Cunha SP

Pedra da Marcela. Fonte: Rafael Defavari
Pedra da Marcela. Fonte: Rafael Defavari

Como já se sabe, Cunha tem ligação direta com o Parque Estadual da Serra do Mar. Dessa forma, facilitou a realização de auto guias pela trilha das 3 cachoeiras, seguindo o Rio Paraibuna.

Agora, existe um local na estrada de Cunha-Paraty para quem gosta de surpresas durante a trilha: Pedra da Macela. Inclusive, esse local é, sem dúvida, um presente da natureza!

Aliás, são 2 km de trilha cimentada e subida até chegar em um topo rochoso, mas você jamais se arrependeria com a vista, que também é composta pelo:

  • Litoral do Rio de Janeiro;
  • A imperdível vila histórica da cidade de Paraty;
  • Ilha Grande;
  • Angra dos Reis;
  • E outros locais que você identifica na paisagem, além de muita natureza.

Dicas para Trilhas e Cachoeiras em Cunha SP

Algumas dicas são importantes serem ressaltadas para que todo o turismo em Cunha seja proveitoso. Portanto essas dicas são essenciais, confira:

  • Leve uma roupa de banho ou vista uma por baixo das roupas normais. Dessa forma você já estará pronto se decidir entrar nas piscinas naturais;
  • Trilhas de calça jeans? Não mesmo! O melhor é ir de legging e um tênis confortável. Isso é a garantia que não haverá complicações durante a caminhada.
  • Sempre leve algum lanche e água fresca na bolsa.
  • Não se esqueça do protetor solar!

Inclusive, uma das nossas dicas mais importantes é acordar cedo e aproveitar as cachoeiras e trilhas de Cunha pela manhã. Dessa forma, você estará livre para buscar algum restaurante delicioso já no início da tarde!

Lavandário de Cunha SP

Lavandario. Fonte: https://junypelomundo.com.br/
Lavandario. Fonte: https://junypelomundo.com.br/

Certamente que o Lavandário não ficaria de fora das dicas de turismo na cidade de Cunha! Portanto, se você ainda não conhece esse lugar inacreditável, então chegou a hora de dar uma oportunidade e se apaixonar.

Inclusive, essa beleza está localizada entre montanhas, o que torna a vista ainda mais exuberante. No entanto o Lavandário de Cunha não consta apenas de campos maravilhosos de lavanda, há mais! Conheça:

Com arquitetura provençal, há uma loja de produtos que possuem sua matéria desenvolvida nos próprios campos, como óleos essenciais. Inclusive, você também poderá adquirir:

  • Louças e artigos de decoração que possuem a lembrança do lavandário;
  • Cosméticos;
  • Aromatizadores de ambiente;
  • Temperos para a cozinha;
  • A própria muda de lavanda ou suas sementes;
  • Há um café no local onde o visitante pode comprar alimentos que possuem um toque de lavanda, como por exemplo chás, tortas e cupcakes;
  • Todo o sítio possui caminhos para os visitantes conhecerem, incluindo um mirante e um espaço para você relaxar.

Além de tudo, o Lavandário traz uma oportunidade para quem tem interesse pela agricultura, um programa chamado Vivência.Aliás, esse programa consta com um grupo que terá a oportunidade de:

  • Ganhar o aprendizado de como plantar as mudas de lavandas;
  • Como podar a lavanda;
  • Presenciar a forma que a destilação de óleos essenciais é realizada.

Agora, se você tem interesse nesse tipo de programa, o mais importante é conferir o site oficial do Lavandário e as datas de quando a Vivência será realizada.

Dicas => Mais atrações em Cunha

Dicas para Visitar o Lavandário de Cunha SP

Inclusive, alguns cuidados devem ser tomados e, além disso, o próprio local ressalta dicas para as visitas serem proveitosas. Como por exemplo:

  • Por ser localizado em uma região montanhosa, seja atento! Existem placas sinalizadoras e degraus que é preciso tomar cuidado;
  • Esteja preparado para a presença de abelhas, já que a preservação da fauna e flora também são prioridade no Lavandário. Respeite-as e elas te respeitarão;
  • É preferível que não se fume no sítio, visto que o objetivo é criar um ambiente saudável e acolhedor. No entanto, se acabar fumando, descarte a bituca em local adequado;
  • Os animais são permitidos, mas em caso de dejetos, é pedido que se recolha;
  • Não vá para o Lavandário sem dinheiro;
  • Em caso de interesse pelo programa Vivência, é necessário que faça a inscrição pelo site.

Por fim, não esqueça de conferir os horários de funcionamento do Lavandário.

Cervejaria WorkenburG em Cunha SP

Certamente que para os amantes de uma boa cerveja, esse lugar é indispensável conhecer!

Aliás, a Lei da Pureza Alemã é seguida a risca, sendo que é permitido apenas os seguintes ingredientes: Cevada maltada, Lúpulo e Água.

Além disso, a Cervejaria WorkenburG possui sua própria produção de cerveja artesanal e consta com 4 obras-primas no cardápio:

  • Wolkenburg Fit (2,8 % de teor alcoólico) – Em suma, é uma cerveja low carb e em sua composição se fazem presentes a vitamina B, Ca e Mg. Além de oferecer vantagens para sua saúde;
  • Wolkenburg Helless (4,8% de teor alcoólico) – Com um sabor único e inesquecível, se desenvolve na boca e toda a sua composição pode ser sentida em harmonia. Como resultado, você nunca provará uma cerveja assim;
  • Wolkenburg Landbier (5,0% de teor alcoólico) – Você já experimentou uma cerveja cremosa? Se não, a oportunidade chegou e você se deliciará;
  • Wolkenburg Dunkel (5,3% de teor alcoólico) – Agora não tem como não provar a cerveja Dunkel, que apresenta desde sabores intensos até um amargor harmônico, tornando-a única no paladar.

Gastronomia de Cunha SP

A cidade de Cunha possui uma gastronomia caseira deliciosa e imperdível para quem visita a cidade. Esteja preparado para encontrar inúmeros restaurantes, desde os mais baratos até bistrôs, sempre mantendo o charme irresistível da cidade.

Inclusive, para casais que estão em uma viagem romântica, as opções agradam todos os gostos. Sendo que a maioria possui uma arquitetura e decoração rústica maravilhosa.

Aliás, os pratos que prevalecem são brasileiros, mas você pode encontrar facilmente a gastronomia de outros países, como por exemplo: Italiana, Japonesa, Francesa e Alemã.

La Taverne Bistrô em Cunha SP

Um dos melhores restaurantes bistrô para se deliciar com a gastronomia de Cunha, fica aberto no horário do almoço. Esse restaurante oferece a gastronomia: Francesa, Sul-americana, Contemporânea e Frutos do mar.

Inclusive, oferecem opções vegetarianas e veganas, sendo perfeito para todos os públicos.

No entanto, cuidado! Se nos basearmos no ditado “se come pelos olhos”, o cardápio inteiro será pedido. Além de ser extremamente suculento aos olhos, também é ao paladar!

Por outro lado, apesar de ser um bistrô, o luxo é o charme rústico do local em meio à natureza. Certamente é um daqueles lugares que ficamos muito, mas queremos ficar mais um pouco.

Dica => Facebook da La Taverne Bistro

Bethlehem Cozinha Artesanal em Cunha SP

Agora, para quem busca preços mais acessíveis e uma cozinha incrível, indicamos o Bethlehem sem hesitar! Sendo assim, os pratos abrangem a astronomia Italiana, Brasileira e Sul-americana.

Aliás, as porções de comida são generosas e suficiente para quem viaja em casal, além da variedade de opções que te surpreenderá! Há pratos que você achará somente aqui.

Além do ambiente ser único, todo envidraçado e com uma árvore no salão, você será capaz de admirar a paisagem da cidade de Cunha.

Resumindo: Esse restaurante é um achado que você precisa conhecer!

Dica => Facebook da Bethlehem Cozinha Artesanal

Conheça Cunha SP!

Então agora que você conhece tudo o que precisa sobre Cunha SP, como por exemplo:

  • Pontos turísticos;
  • O que fazer na cidade;
  • Gastronomia local.

Você está pronto para se aventurar nessa cidade maravilhosa e encantadora!

Sendo assim, chegamos na última dica: Viaje para a cidade de Cunha entre os meses de abril e outubro, quando o frio estiver presente. Como resultado, a viagem será muito mais romântica para o casal.

Dica => Acomodações com o melhor custo benefício em Cunha