Campina Grande

Dez dicas para Aproveitar o São João

Campina Grande. Fonte: Marinelson Almeida.
Campina Grande. Fonte: Marinelson Almeida.

Com uma divertida temática que gira em torno ao mundo do forró e das festas juninas, Campina Grande vive um grande festival que tem uma duração de 1 mês de bastante folia. A cada ano recebe milhões de visitantes do Brasil e de diferentes partes do mundo.

A festa oficial no Parque do Povo, tem acesso gratuito e camarotes (contudo, estes com acesso pago) com diferentes programações. É neste grande palco que se realizam os grandes shows, tem festa para todos os gostos!

Origem da Festa Junina em Campina Grande

A origem está relacionada ao santo São João, que é conhecido como o “Santo Festeiro”. Então, simbolicamente as festas juninas são representadas pela fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros. Ademais, sempre tem os que querem saltar a fogueira de São João!

Além disso, não se pode esquecer que está festividade advém de alguns países da Europa. Lá é chamada de Festa Joanina, sendo que, o ápice da festa é o dia do nascimento do santo, dia 24 de junho.

Ademais as festas juninas também fazem referência a São Antônio e São Pedro dentro da tradição brasileira. Principalmente no Nordeste, onde as danças e roupas características, junto com uma grande variedade de comida típicas, são regadas de muita música durante os meses de junho e de julho.

Em Campina Grande, “O Maior São João do Mundo”, como é conhecido, tem a data oficializada pela prefeitura de 1983. Ano em que foi criado o Parque do Povo. De fato, destaca-se a grande Pirâmide, onde se realizam os principais shows.

Como chegar

Localizada no estado da Paraíba, Campina Grande está localizada a 130 km da capital João Pessoa. As opções para chegar podem ser tanto pelo aeroporto da cidade Grande Presidente João Suassuna (CPV) ou o aeroporto de João Pessoa (JPA) que possui maior número de voos, ou seja, com opções mais baratas. Igualmente, está o Terminal Rodoviário de Passageiros Argemiro de Figueiredo, com ônibus interestaduais. O acesso de carro se faz pela rodovia BR-230 (caminho de João Pessoa a Campina Grande).

10 Dicas

Queremos te convidar a conhecer Campina Grande e o Maior São João com uma seleção de 10 dicas para que aproveitei o máximo. “Anarriê!”

Agende-se

São João Campina Grande. Fonte: https://economia.uol.com.br/
São João Campina Grande. Fonte: https://economia.uol.com.br/

Como já dissemos, esta festa somente ocorre uma vez por ano e para isso nada melhor que uma boa agenda para que você não perca nenhum evento e nenhum show. Antes de tudo, não esqueça, em Campina Grande, é Festa que não acaba mais!

Todavia, a festa ocorre de 07/06/2019 a 07/07/2019 e se espera um público de mais de 2 milhões de pessoas.

Os shows no Parque do Povo começam as 20 hs, mas sem uma hora certa para terminar. Igualmente, existem outras festas que rolam por toda cidade, e que você não deve perder.

Portanto, é bom saber que a programação deste ano, conta com grandes atrações da música nacional. Nomes como Bruno e Marrone, Mastruz com Leite, Gustavo Lima, Luan Santana,  Elba Ramalho, Simone & Simaria, Ze Ramalho,  Wesley Safadão, Santanna, entre outros. Além disso, cada dia conta com um programa específica com diferentes gêneros músicas, além do tradicional forró.

Prepare sua roupa

Camisa Xadrez, sempre uma boa pedida. Fonte: Radu Florin.
Camisa Xadrez, sempre uma boa pedida. Fonte: Radu Florin.

Sem dúvida alguma esta dica vai principalmente para as mulheres, no entanto, também nas Festas Juninas se destaca as roupas masculinas.

A saber, o melhor sempre será roupas confortáveis, como no caso a calça jeans, saias e vestidos. Certamente tudo muito colorido e onde o xadrez tem grande presença. Então, você pode soltar sua imaginação nos trajes e acessórios, como chapéus e lenços. Porque o importante é se divertir.

Entre no mundo do Forró – O Parque do Povo

Parque do Povo. Fonte: Wikipedia.
Parque do Povo. Fonte: Wikipedia.

O Parque do Povo é um espaço de 42 mil metros quadrados, decorado com réplicas da arquitetura histórica de Campina Grande. Além disso, a ideia é que todos aqueles que visitam a cidade se sintam em um grande arraial do interior nordestino. Além da Grande Pirâmide, onde acontece principalmente os espetáculos, estão as Ilhas do Forro.  Local onde a música e a dança são constantes.  Entretanto, os gêneros musicais vão desde o forro pé de serra, ao sertanejo universitário e axé music. Espero que você tenha muito animo para dançar e se divertir!

Outras opções para festejar

Na cidade você pode encontrar muitas atrações paralelas, como o Sitio São João. Este lugar faz recordar a uma pequena cidade do interior do Nordeste. Aqui você não pode esquecer a máquina fotográfica ou o celular.

Você pode percorrer diferentes atrações como a Casa de Farinha, Casa de Engenho, Capelinha, entre outros. Também, o espaço tem 2 ambientes para dançar, comer comidas regionais. E um ambiente bem familiar!

Outro lugar para conhecer é o Arraiá de Cumpade, está localizado na Fazenda Olho D’água, a apenas 8 km de Campina Grande onde você pode ir para passar o dia. Em geral, a música começa a partir das 11 e vai até as 17 horas.

O Arraiá de Cumpade situa-se num complexo turístico rural com aproximadamente 230 hectares, em Galante-PB, distrito de Campina Grande, na Fazenda. Se você gosta de forró de raiz, este é o lugar correto.  O grande atrativo do lugar é o show do Cumpade que te convida a fazer uma viagem pelas diferentes danças e pelos ritmos do Nordeste brasileiro, como forró, frevo, xote, baião e outros.

Apresentação das Quadrilhas

As quadrilhas de Campina Grande fazem parte do patrimônio histórico e cultural da cidade e você não pode perder o Festival de Quadrilhas, onde diferentes grupos apresentação histórias de seu povo através de composições e vestimentas. As apresentações ao realizadas no Parque do Povo, onde você pode ir e escolher a sua preferida.

Onde comer

A culinária regional é um dos maiores atrativos do Nordeste de Brasil e nas festas juninas, não pode faltar os doces, o bolo de milho, cocada, canjica, bolo de macaxeira / mandioca, pé de moleque. Também, esta as comidas salgadas como carne de sol, Carne de

No Parque do Povo, como em outras localidades, você vai poder provar de diferentes pratos tradicionais da culinária regional.

Destaque também para o restaurante Manoel da Carne de Sol, um dos mais tradicionais da cidade. Muito famoso pela carne de sol, e como sobremesa, está o delicioso queijo de coalho assado com doce de leite.

Outro ponto turístico para comer é o Bar do Cuscuz, com uma variedade de pratos e preços para todos os gostos. Além disso, você pode escutar boa música em vivo. Como um plus está o açude velho, que dá um charme do local.

Como outra dica, para conhecer, comer e passar o dia, está a Fazenda Santana, com comida regional, onde você deve saborear a Galinha completa, um dos melhores pratos e um dos mais pedido.

Aproveite para conhecer Campina Grande

Milho, principal matéria prima dos quitutes de São João. Fonte: Pxhere.
Milho, principal matéria prima dos quitutes de São João. Fonte: Pxhere.

É bom saber que Campina Grande não é somente Forró. O turista pode aproveitar também para conhecer diferentes `pontos turísticos, como  o famoso Açude Velho (Verdadeiro cartão postal da cidade), o Museu de Arte Popular da Paraíba (linda obra de Oscar Niemeyer), Museu Padre Cícero (ótimo lugar para conhecer a história deste santo popular), Museu do Algodão, Açude Novo, monumento em homenagem a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, e muito mais.

Viaje na Locomotiva do Forró

Este é um dos atrativos mais emblemáticos, pois não è todos os dias que podemos viajar em uma locomotiva de dança e música. O trem do Forró parte de Campina Grande com destino a cidade de Galante. Cada vagão tem um trio de forro pè de serra que comanda a festa, onde a dança segue o embalo do trem.

A viagem dura 1h30 minutos e para não perder esta atração é sempre bom reserva antes no site da empresa que faz o passeio (Locomotiva do Forró).

Faça o city-tour no ônibus do forro

Como tudo em Campina Grande é festa e música, o mesmo ocorre no ônibus turístico que faz o city-tour pela cidade. Em um passeio panorâmico, o turista pode conhecer os pontos turísticos da cidade. E ao mesmo tempo é acompanhado por um trio de forro pé de serra. O diferencial também está nas informações que são passadas em formato de cordel, onde um repentista sempre interrompe a programação com um algum poema. Este passeio é um encanto e pura magia!

Não esqueça o artesanato local

Com certeza, você não poderá voltar para casa sem alguma lembrança para familiares e amigos. Em Campina Grande você pode ir a Vila do Artesão e levar o que quiser, é um lugar cheio de trabalhos artesanais típicos nordestino.

Além de tudo, aqui também segue a festa, a dança e muito forró!

Dica => Acomodações em Campina Grande