Urubici

Um lugar de natureza impressionante!

Urubici. Fonte: @henriiquefeitosa
Urubici. Fonte: @henriiquefeitosa

Urubici é uma cidadezinha encantadora em todos os aspectos. Natureza bela na sua forma mais intocada e lugares que enchem os olhos de qualquer pessoa. Especialmente os acostumados com paisagens de concreto das grandes cidades. São algumas das atrações que motivam uma viagem para o interior de Santa Catarina.

Hoje você vai conhecer esse lugar encantador, que merece dias de passeio em meio a matas fechadas, mirantes de tirar o fôlego e uma experiência que vai te levar rumo às férias mais especiais da sua vida. Confira tudo que separamos: são dicas de roteiro, gastronomia, passeios e vida noturna. Preparado?

Urubici – É fácil se apaixonar por ela!

São pouco mais de 10 mil pessoas morando na pequena cidade de Urubic, localizada na Serra do Corvo, em Santa Catarina. Pequenina em tamanho de área construída, ela é absolutamente grandiosa quando o assunto é beleza natural.

E pode ter certeza de que será muito difícil encontrar um lugar tão espetacular assim em qualquer outra viagem. Para quem está acostumado com viagens a lugares badalados, como praias, irá se surpreender com o oceano de verde e de calmaria que Urubii pode oferecer.

Mas acredite: essa calma toda não significa falta do que fazer, pelo contrário! Os pontos turísticos são muitos e as opções de passeios infinitas.

Por isso, separamos aquelas que consideramos essenciais para uma primeira visita e aconselhamos que você volte mais vezes para ver todo o resto.

Pontos Turísticos Principais – Conheça os mais importantes!

Sabemos que Urubici é uma cidade enorme quando o assunto é ponto turístico. Lá são muitas opções de lugares diferentes e belíssimos para se conhecer e a cada visita você descobrirá um novo. Mas, separamos aqueles que são prioridade para uma primeira ida e que não podem faltar no seu roteiro. Confira:

  • Cachoeira do Avencal

Cachoeira do Avencal. Fonte: http://blogdicasdabia.com.br/
Cachoeira do Avencal. Fonte: http://blogdicasdabia.com.br/

São mais de 100 metros de uma queda d’água impressionante e belíssima. O passeio até ela é feito por meio de uma trilha, que irá te levar até a parte alta da cachoeira. O lugar é realmente impressionante e a beleza natural chama a atenção dos visitantes.

Para os mais ousados, é possível fazer rapel por lá ou mesmo descer a tirolesa – que contaremos como funciona mais abaixo. Mas só a observação já vale todo o percurso e garantimos que suas fotos vão ficar incríveis!

  • Morro da Igreja

Morro da Igreja. Fonte: Douglas Scortegagna
Morro da Igreja. Fonte: Douglas Scortegagna

Sem dúvidas, o morro da igreja é um lugar impressionante. Do seu alto, o visual é digno de filmes de hollywood e não há quem não fique encantado com o tamanho do mar de montanhas bem na sua frente.

Em dias mais frios, a neblina faz com que o cenário fique ainda mais encantador, já que ela contorna as montanhas e deixa a mostra os picos mais altos. Para quem vai até o morro da igreja pela primeira vez, a sensação é de ter alcançado o céu.

Já avisamos que em dias cheios, você pode pegar trânsito para chegar até o topo, mas, temos certeza de que a espera valerá muito a pena.

  • Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco é outro ponto turístico bem legal de ser visitado. Ela impressiona pela sua estrada bem estreita e rodeada por paredões de pedra incríveis. Vale parar o carro e tirar as famosas fotos de turistas do local. A serra é curta, com cerca de cinco quilômetros, porém, toda sua imponência é sentida a cada passagem. É difícil não ficar abobalhado com o tamanho das paredes e como a natureza pode ser poderosa.

Nossa dica é que você vá até lá em dias não chuvosos ou mesmo durante a manhã. Assim, você poderá ver tudo e ainda registrar o momento com fotografias incríveis.

  • Pedra Furada

Pedra Furada. Fonte: Otávio Nogueira.
Pedra Furada. Fonte: Otávio Nogueira.

A pedra furada fica bem em frente ao Morro da Igreja e é um dos pontos turísticos mais conhecidos da região. Trata-se de uma pedra com um furo de mais de 30 metros de circunferência, que impressiona qualquer um.

Para chegar até ela, é preciso um pouco de animação e bom desempenho físico, já que a trilha é bem íngreme. Porém, do morro da igreja é possível vê-la muito bem definida e não é preciso ir até lá para apreciar toda a sua beleza.

Lembramos que a maioria desses passeios exige uma autorização, por isso, vá sempre acompanhado de um guia turístico local, que possa te ajudar com todos os trâmites legais. Com exceção da serra do corvo, todos eles ficam em área de alta preservação.

Passeios imperdíveis – Esses valem a pena!

Além dos pontos turísticos, separamos alguns passeios bem legais para você se divertir muito em Urubici. Como os pontos, há vários espalhados pela cidade. Consulte seu guia sempre que tiver dúvidas e para conferir a disponibilidade deles em dias mais frios ou mesmo nos dias de chuva. Confira os que separamos:

  • Tirolesa no Parque Cascata do Avencal

Se você faz o tipo mais aventureiro, a tirolesa é uma boa opção. Ela fica no Parque Cascata do Avencal. Para chegar até ela, é necessário percorrer uma trilha de 15 minutos. A tirolesa tem mais de 200 metros de altura e é um espetáculo incrível para quem tem coragem e vontade de conhecer a cascata de cima.

A tirolesa é bem segura e o equipamentos de segurança são fundamentais para que ela ocorra conforme o planejado. É preciso contratar um agente de viagem para fazer esse passeio. Vale muito a pena aproveitar ao máximo!

  • Cavalgadas nos hotéis-fazenda

Para quem é mais calmo e não quer muito adrenalina, um passeio legal é participar de cavalgadas oferecidas por diversos hotéis da região. Geralmente, elas saem dos próprios hotéis, mas é possível verificar com um agente de viagem a possibilidade de participar mesmo não sendo hóspede.

Será cobrado um valor, porém, ele não costuma ser muito caro. O passeio dura algumas horas e explora a cidade pelas estradas de terra e trilhas. Bem legal para quem ama natureza e o contato próximo com os animais!

  • Canoagem os rios da região

Mais uma para os aventureiros! A canoagem acontece nos rios da região, que têm uma correnteza bem forte e é bastante propícia para essa prática. Lembre-se sempre de que será preciso ir com uma agência especializada e, em alguns casos, um treinamento é fundamental para garantir sua segurança e integridade física.

A canoagem ocorre todos os dias da semana, especialmente nas férias, onde o movimento é bastante intenso e os turistas estão a mil por hora.

Além desses passeios que citamos, há trilhas, cachoeiras, visitas guiadas aos parques da região e várias outras opções excelentes para o turista. Não vão faltar programas para você se divertir em Urubici.

No centro da cidade, há vários agentes de turismo prontos para atender os visitantes. Se você não for com pacote contratado, sugerimos que fale com eles e programe sua viagem logo na chegada. Isso evitará filas ou mesmo esperas de mais de um dia para os passeios mais concorridos.

Gastronomia em Urubici – Comida boa e caseira!

A culinária de Urubici é bem variada e tem a cara daquela comida caseira que aproveitávamos na casa de nossos avós – sempre fresquinha e bem-feita. Por lá, vai ser difícil você encontrar um fast-food ou qualquer coisa parecida, então, prepare-se para fazer um “detox” delicioso. Separamos alguns restaurantes mais conhecidos, mas cada ponto turístico tem outros próximos. Vale a pena explorar!

  • Taberna

O restaurante Taberna é bem bacana e cumpre a ideia da cidade. O ambiente é rústico e lembra muito uma casa antiga, onde ele foi construído e reformado. Mesas de madeira, toalhas dos anos 20 e uma comida saborosa são alguns dos seus maiores atrativos.

Além das massas e dos outros pratos, o turista também pode saborear um bom vinho, acompanhado de uma música ambiente bastante relaxante. Clima romântico, lugar gostoso e digno de fotos do Instagram.

  • Restaurante Véu de Noiva

Esse restaurante fica pertinho de uma cachoeira famosa por lá, a Véu de noiva. O lugar serve uma comida caseira excelente, café da manhã colonial e um delicioso buffet a la carte. Ambiente rústico, mesas de maneira e um telhado que lembra um pouco uma caverna. É para comer e relaxar!

Se quiser, você poderá também levar alguns dos produtos fabricados por lá de lembrança para quem não foi com você nessa viagem incrível.

  • Aquilo Tudo

Não podemos deixar de indicar um restaurante bom, bonito e barato e que oferece o famoso buffet por quilo que todo viajante merece saber. Em meio a correria dos passeios, nada como gastar pouco e comer rapidinho uma comidinha caseira e com preço baixo.

O restaurante é bem espaçoso e o ambiente é mais moderno do que os demais, além de não ser muito temático. É uma opção para economizar e não interromper os passeios no meio do dia.

Essas são só algumas indicações. Há muito mais em Urubici, que tem diversos outros restaurantes escondidos em meio às cacheiras e trilhas. Se você tiver tempo e dinheiro, vale conhecer cada um deles – mesmo os mais afastados do centro da cidade. Garantimos que todos são excelentes e estão prontos para receber o turista de braços abertos.

Vida Noturna em Urubici – Para onde ir?

Você deve estar imaginando que uma cidade tão pacata quanto Urubici não tem nada para oferecer em relação à vida noturna. Mas isso não é verdade de fato, já que ela tem opções bem legais para os turistas e para os moradores locais.

Porém, vamos ser sinceros: Urubici é um lugar para apreciar a natureza e curtir essa vida menos agitada. Então, são menos bares e baladas do que em cidades muito cheias. Separamos algumas opções bem legais de passeios durante a noite para você curtir sua estadia em todas as horas. Confira:

  • Antunes Clube

Achou que não existia nenhuma casa noturna em Urubici? Se enganou! O Antunes Clube é um local que abriga shows bem diferenciados e até apresentações de DJ’s nos fins de semana. Mas, para combinar com a cidade, o ambiente é bem rústico, de madeira e cercado por grama em toda sua extensão. É para curtir o clima de Urubici ao máximo!

  • Casa Rosa Bar Café

Esse simpático barzinho tem um ar bem interiorano, em uma casa antiga que hoje abriga cadeiras de madeira, cerveja gelada e um atendimento incrível. Como o nome já diz, o lugar é todo pintado de rosa e o ambiente é muito confortável. A sensação é de estar na casa de um amigo jogando conversa fora. Lá também a natureza impera e o quintal do barzinho é todo gramado.

Mesmo que a vida noturna não seja o forte de Urubici, você não vai ficar sem opções caso queira passear depois de descansar um pouco do dia corrido. Além desses lugares, há restaurantes que ficam abertos até tarde, com musica ambiente e até baladas itinerantes.

Também é possível ter shows, eventos e comemorações diferentes na cidade quando você for. Fique ligado neles e converse com os guias locais para mais dicas durante o seu período de estadia na cidade.

Você vai amar cada cantinho de Urubici

Urubici. Fonte: Carlos Meireles
Urubici. Fonte: Carlos Meireles

Se você chegou até aqui, é provável que já se apaixonou por essa cidadezinha tão singela e por essa natureza estonteante. Cada ponto turístico e cada passeio vale a experiência e temos certeza de que essa viagem é capaz de proporcionar mudanças profundas em cada visitante.

O visual impressionante dos mirantes, a natureza em sua forma mais pura e a chance de estar em meio a mata atlântica faz com que nossa visão de mundo seja totalmente modificada.

Aproveite todos os segundos da sua viagem, tire muitas fotos, mas não esqueça de se desconectar e sentir a energia desse lugar único no mundo. Não esqueça de voltar mais vezes e ir a todos os pontos turísticos que você não conseguiu. Nosso conselho é que você aproveite cada um deles durante um dia todo, afinal, são muitos detalhes que merecem o registro completo em nossa memória.

Leve Urubici no seu coração e não esqueça de preservar a natureza! Ela é o que torna esse lugar tão especial!

Dica => Acomodações em Urubici