Tubarão, Santa Catarina

Guia Completo

Tubarão, SC. Fonte: @saimondasoler
Tubarão, SC. Fonte: @saimondasoler

Santa Catarina tem se mostrado um dos melhores Estados para fazer turismo em todo o Brasil. São diversos locais interessantes para se visitar. Entre estes lugares, destacamos agora a cidade de Tubarão, localizado no litoral do Estado e com muita riqueza histórica e cultural.

Mas afinal, quais são os principais atrativos da cidade de Tubarão e por que ela merece destaque no cenário turístico do Estado de Santa Catarina? Com o intuito de responder a essa questão, fizemos este breve artigo especialmente para você. Continue lendo e saiba tudo sobre a cidade!

História de Tubarão

O Povoamento da região de Tubarão se dá ao final do século XVIII, quando uma estrada entre Lages e o local permitiu o povoamento da região. Posteriormente, a imigração europeia que chegou a todo o Estado também fez com que a cidade de Tubarão se povoasse.

Por outro lado, a abertura da ferrovia impulsionou o comércio e a conexão da cidade a outros grandes centros do Estado de Santa Catarina. A agricultura, que até o século XIX tinha importante papel na economia local, foi dando lugar aos serviços e ao turismo, que estão ganhando destaque nos últimos anos.

Como chegar em Tubarão

Para quem viaja até a cidade a partir de Porto Alegre, é necessário pegar a BR-101. Para quem deseja chegar até a cidade de Tubarão a partir de Florianópolis, também é necessário pegar a BR-101, só que em sentido sul. Para quem parte para conhecer a cidade a partir de Criciúma, é necessário pegar a SC-445.

Os Aeroportos mais próximos da cidade são o de Criciúma e Florianópolis, com 54 km e 136 km de distância, respectivamente. Por conta da curta distância, infraestrutura e maior oferta de vôos, são as melhores opções para quem deseja chegar na cidade a partir de outros Estados.

Termas da Guarda

Termas da Guarda. Fonte: mapio.net
Termas da Guarda. Fonte: mapio.net

As Termas da Guarda tratam-se de um bairro, um complexo, onde estão as principais piscinas termais da cidade de Tubarão. Segundo os locais, estas águas possuem propriedades terapêuticas e combatem uma série de problemas de pele, estresse, além de ter propriedades rejuvenescedoras.

Desse modo, o bairro é um local turístico. Há diversos hotéis, pousadas, restaurantes e spa no local. Vale a pena dedicar um dia para visitar o bairro e relaxar nas águas mornas das várias fontes termais que possui.

Maria Fumaça

Maria Fumaça. Fonte: https://www.agoralaguna.com.br
Maria Fumaça. Fonte: https://www.agoralaguna.com.br

Conforme destacamos anteriormente, a ferrovia ajudou a moldar a cidade de Tubarão. Embora não tenha mais a mesma importância de outros tempos, a Maria Fumaça da região ainda é um símbolo da região. Desse modo, vale fazer uma visita de trem no local, imergindo em uma atmosfera nostálgica.

A viagem de trem passa por diversas cidades da região, como Imbituba, Laguna Jaguaruna e Criciúma, passando, portando, pela Serra do Rio do Rastro. Por fim, a locomotiva chega em Urussanga.

Praça Dona Thereza Christina

A Praça Dona Thereza Cristina é um dos muitos pontos turísticos pelo qual a Maria Fumaça atravessa em sua viagem. Ela foi inaugurada em 1884, quando a ferrovia comemorou o seu primeiro centenário.

Além da praça, a locomotiva atravessa diversas pontes, que são um atrativo a parte. Elas variam em estrutura e se destacam pela visão que proporcionam da paisagem local.

Entre as principais pontes, podemos destacar a ponte pênsil em frente ao Centro Municipal de Cultura, outro ponto que você pode parar para visitar.

Museu Willy Zumblick

Este museu está localizado no Centro Municipal de Cultura. Desse modo, é visita obrigatória para quem visita a cidade de Tubarão. Além de estar inserido no roteiro da Maria Fumaça, o Museu presta homenagem a um dos maiores artistas catarinenses, Willi Zumblick.

Dessa maneira, você encontrará no museu diversas obras do autor. O passeio, portanto, é ideal para ser feito tanto só quando em família. Dedique uma tarde para contemplar um pouco da obra do artista e da cultura catarinense.

Monumento à Anita Garibaldi

Monumento à Anita Garibaldi. Fonte: http://institutoanita.blogspot.com
Monumento à Anita Garibaldi. Fonte: http://institutoanita.blogspot.com

Anita Garibaldi foi uma das mulheres mais importantes da história do Brasil, sobretudo do Sul do Brasil. Natural de Laguna, participou de diversas revoluções e revoltas, no Brasil e na Europa, como é o caso da Farroupilha, no Rio Grande do Sul e no processo de unificação da Itália.

Por ser natural de Laguna, cidade vizinha a Tubarão, o município resolveu prestar uma homenagem a esta figura icônica da região, erguendo um monumento em sua homenagem. Desse modo, o local é ponto de visita obrigatório para conhecer a principal personalidade da região.

Praias

A cidade de Tubarão está localizada na região litoral do Estado de Santa Catarina. Por sua vez, o Estado é reconhecido nacionalmente pela beleza de suas praias. A cidade, portanto, dá acesso para várias belíssimas praias, como a Praia da Tereza, Ponta da Barra, Galheta e Camacho.

Além das praias, que já são um atrativo por si só, devido a coloração das suas águas, existem várias dunas na região. Dessa maneira, a cidade é uma bela alternativa para quem busca fazer um passeio a pé e contemplar a natureza.

Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade

Catedral de Tubarão. Fonte: http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/i
Catedral de Tubarão. Fonte: http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/i

A Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade é a principal igreja da cidade de Tubarão. Além da igreja, há uma bela praça em sua parte frontal, que forma uma espécie de esplanada. A Torre da Gratidão, elemento construído ao seu lado, é outro destaque do local.

Ademais, a igreja apresenta traços modernos e contemporâneos, ideal para quem aprecia arquitetura ousadas e extravagantes.

Casa da Cidade Humberto Rohden

A Cada da Cidade Humberto Rohden é outro atrativo para quem gosta de arquitetura e de construções antigas. Esta antiga mansão foi construída em estilo neoclássico. Seu primeiro proprietário foi João Cabral de Mello, antigo prefeito da cidade de Tubarão do final do século XIX e início do século XX.

Além disso, o palacete possui ligação histórica com a cidade, pois foi sede da prefeitura durante bom tempo. Atualmente o prédio comporta uma loja de artesanato, espaço para exposições culturais e exposições. Desse modo, é um local de visita obrigatória para amantes de cultura e arte.

Quando ir para Tubarão

A cidade de Tubarão é visitável durante todo o ano devido, sobretudo, a sua grande variedade de atrações, que vão desde passeios culturais até visitas às águas termais e praias. Nos meses de verão a temperatura fica em média nos 25º, o que torna ideal para banhos e visitas às praias.

Todavia, é o período em que ocorre as maiores precipitações de chuvas. Desse modo, as chuvas podem atrapalhar alguns passeios ao ar livre. O mês de fevereiro é quando ocorrem as maiorias das chuvas.  O mês de julho, no inverno, é o período mais seco da região.

Desse modo, o céu limpo e a temperatura amena podem contribuir para tornar os passeios na cidade mais atrativos, mas tornam as praias um pouco menos atrativos. Uma boa pedida para este período é se aquecer nas águas termais que a cidade oferece.

Cultura

Conforme destacamos anteriormente, um dos principais atrativos da cidade de Tubarão está relacionado a sua cultura. De forma geral, essa cultura é encontrada em sua arquitetura e em suas construções históricas, além dos diversos museus que abriga.

Desse modo, a cidade é ideal para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história e cultura desta região de Santa Catarina. Por outro lado, a cidade apresenta inúmeras referências a imigração europeia, nos mais diversos elementos culturais, como dança, gastronomia, cultura, etc.

Dicas de viagem

A cidade de Tubarão está localizada no litoral de Santa Catarina, próximo a capital do Estado, Florianópolis.  Dessa maneira, vale a pena incluir a cidade no seu roteiro de viagem até a cidade de Tubarão.

Ademais, é importante destacar o clima da região, que por estar localizado em uma baixa latitude, pode apresentar temperaturas amenas mesmo no verão. Dessa maneira, é importante levar roupas adequadas. O vento frio da região pode ser incômodo para que não está acostumado.

Gastronomia

A gastronomia em Tubarão é bastante diversificada. Entre as principais influências, temos a culinária europeia, principalmente italiana, além dos frutos do mar, visto que a cidade está inserida na região litoral do Estado de Santa Catarina.

Ademais, entre os principais restaurantes da cidade, destacamos:

  • Caçula Bar e Restaurante, cuja especialidade é o salmão;
  • Ristorante Masolino, especializado em comida italiana.

Conclusão

Assim sendo, a cidade de Tubarão é um excelente destino no Estado de Santa Catarina. Além das praias, oferece outros atrativos no aspecto histórico e cultural. As suas fontes termais são um convite para quem deseja relaxar e tomar um bom banho. E você, o que está esperando para conhecer Tubarão?

Dica => Acomodações em Tubarão