Tubarão, Santa Catarina

Guia Completo

Maria Fumaça. Fonte: http://turismo.sc.gov.br/
Maria Fumaça. Fonte: http://turismo.sc.gov.br/

Santa Catarina tem se mostrado um dos melhores Estados para fazer turismo em todo o Brasil. São diversos locais interessantes para se visitar. Entre estes lugares, destacamos agora a cidade de Tubarão, localizado no litoral do Estado e com muita riqueza histórica e cultural.

Mas afinal, quais são os principais atrativos da cidade de Tubarão e por que ela merece destaque no cenário turístico do Estado de Santa Catarina? Com o intuito de responder a essa questão, fizemos este breve artigo especialmente para você. Continue lendo e saiba tudo sobre a cidade!

História de Tubarão

O Povoamento da região de Tubarão se dá ao final do século XVIII, quando uma estrada entre Lages e o local permitiu o povoamento da região. Posteriormente, a imigração europeia que chegou a todo o Estado também fez com que a cidade de Tubarão se povoasse.

Por outro lado, a abertura da ferrovia impulsionou o comércio e a conexão da cidade a outros grandes centros do Estado de Santa Catarina. A agricultura, que até o século XIX tinha importante papel na economia local, foi dando lugar aos serviços e ao turismo, que estão ganhando destaque nos últimos anos.

Como chegar em Tubarão

Para quem viaja até a cidade a partir de Porto Alegre, é necessário pegar a BR-101. Para quem deseja chegar até a cidade de Tubarão a partir de Florianópolis, também é necessário pegar a BR-101, só que em sentido sul. Para quem parte para conhecer a cidade a partir de Criciúma, é necessário pegar a SC-445.

Os Aeroportos mais próximos da cidade são o de Criciúma e Florianópolis, com 54 km e 136 km de distância, respectivamente. Por conta da curta distância, infraestrutura e maior oferta de vôos, são as melhores opções para quem deseja chegar na cidade a partir de outros Estados.

Termas da Guarda

Termas da Guarda. Fonte: mapio.net
Termas da Guarda. Fonte: mapio.net

As Termas da Guarda tratam-se de um bairro, um complexo, onde estão as principais piscinas termais da cidade de Tubarão. Segundo os locais, estas águas possuem propriedades terapêuticas e combatem uma série de problemas de pele, estresse, além de ter propriedades rejuvenescedoras.

Desse modo, o bairro é um local turístico. Há diversos hotéis, pousadas, restaurantes e spa no local. Vale a pena dedicar um dia para visitar o bairro e relaxar nas águas mornas das várias fontes termais que possui.

Maria Fumaça

Maria Fumaça. Fonte: http://turismo.sc.gov.br/
Maria Fumaça. Fonte: http://turismo.sc.gov.br/

Conforme destacamos anteriormente, a ferrovia ajudou a moldar a cidade de Tubarão. Embora não tenha mais a mesma importância de outros tempos, a Maria Fumaça da região ainda é um símbolo da região. Desse modo, vale fazer uma visita de trem no local, imergindo em uma atmosfera nostálgica.

A viagem de trem passa por diversas cidades da região, como Imbituba, Laguna Jaguaruna e Criciúma, passando, portando, pela Serra do Rio do Rastro. Por fim, a locomotiva chega em Urussanga.

Praça Dona Thereza Christina

A Praça Dona Thereza Cristina é um dos muitos pontos turísticos pelo qual a Maria Fumaça atravessa em sua viagem. Ela foi inaugurada em 1884, quando a ferrovia comemorou o seu primeiro centenário.

Além da praça, a locomotiva atravessa diversas pontes, que são um atrativo a parte. Elas variam em estrutura e se destacam pela visão que proporcionam da paisagem local.

Entre as principais pontes, podemos destacar a ponte pênsil em frente ao Centro Municipal de Cultura, outro ponto que você pode parar para visitar.

Museu Willy Zumblick

Museu Willy Zumblick. Fonte: Kaktus Kid, Wikicommons.
Museu Willy Zumblick. Fonte: Kaktus Kid, Wikicommons.

Este museu está localizado no Centro Municipal de Cultura. Desse modo, é visita obrigatória para quem visita a cidade de Tubarão. Além de estar inserido no roteiro da Maria Fumaça, o Museu presta homenagem a um dos maiores artistas catarinenses, Willi Zumblick.

Dessa maneira, você encontrará no museu diversas obras do autor. O passeio, portanto, é ideal para ser feito tanto só quando em família. Dedique uma tarde para contemplar um pouco da obra do artista e da cultura catarinense.

Monumento à Anita Garibaldi

Monumento à Anita Garibaldi em Laguna. Fonte: Hilton Luiz Araldi, Wikicommons.
Monumento à Anita Garibaldi em Laguna. Fonte: Hilton Luiz Araldi, Wikicommons.

Anita Garibaldi foi uma das mulheres mais importantes da história do Brasil, sobretudo do Sul do Brasil. Natural de Laguna, participou de diversas revoluções e revoltas, no Brasil e na Europa, como é o caso da Farroupilha, no Rio Grande do Sul e no processo de unificação da Itália.

Por ser natural de Laguna, cidade vizinha a Tubarão, o município resolveu prestar uma homenagem a esta figura icônica da região, erguendo um monumento em sua homenagem. Desse modo, o local é ponto de visita obrigatório para conhecer a principal personalidade da região.

Praias

A cidade de Tubarão está localizada na região litoral do Estado de Santa Catarina. Por sua vez, o Estado é reconhecido nacionalmente pela beleza de suas praias. A cidade, portanto, dá acesso para várias belíssimas praias, como a Praia da Tereza, Ponta da Barra, Galheta e Camacho.

Além das praias, que já são um atrativo por si só, devido a coloração das suas águas, existem várias dunas na região. Dessa maneira, a cidade é uma bela alternativa para quem busca fazer um passeio a pé e contemplar a natureza.

Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade

Catedral de Tubarão a noite. Fonte: Douglas Antunes, Wikicommons.
Catedral de Tubarão a noite. Fonte: Douglas Antunes, Wikicommons.

A Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade é a principal igreja da cidade de Tubarão. Além da igreja, há uma bela praça em sua parte frontal, que forma uma espécie de esplanada. A Torre da Gratidão, elemento construído ao seu lado, é outro destaque do local.

Ademais, a igreja apresenta traços modernos e contemporâneos, ideal para quem aprecia arquitetura ousadas e extravagantes.

Casa da Cidade Humberto Rohden

Casa da Cidade Humberto Rohden. Fonte: https://www.hcnoticias.com.br
Casa da Cidade Humberto Rohden. Fonte: https://www.hcnoticias.com.br

A Cada da Cidade Humberto Rohden é outro atrativo para quem gosta de arquitetura e de construções antigas. Esta antiga mansão foi construída em estilo neoclássico. Seu primeiro proprietário foi João Cabral de Mello, antigo prefeito da cidade de Tubarão do final do século XIX e início do século XX.

Além disso, o palacete possui ligação histórica com a cidade, pois foi sede da prefeitura durante bom tempo. Atualmente o prédio comporta uma loja de artesanato, espaço para exposições culturais e exposições. Desse modo, é um local de visita obrigatória para amantes de cultura e arte.

Quando ir para Tubarão

A cidade de Tubarão é visitável durante todo o ano devido, sobretudo, a sua grande variedade de atrações, que vão desde passeios culturais até visitas às águas termais e praias. Nos meses de verão a temperatura fica em média nos 25º, o que torna ideal para banhos e visitas às praias.

Todavia, é o período em que ocorre as maiores precipitações de chuvas. Desse modo, as chuvas podem atrapalhar alguns passeios ao ar livre. O mês de fevereiro é quando ocorrem as maiorias das chuvas.  O mês de julho, no inverno, é o período mais seco da região.

Desse modo, o céu limpo e a temperatura amena podem contribuir para tornar os passeios na cidade mais atrativos, mas tornam as praias um pouco menos atrativos. Uma boa pedida para este período é se aquecer nas águas termais que a cidade oferece.

Cultura

Conforme destacamos anteriormente, um dos principais atrativos da cidade de Tubarão está relacionado a sua cultura. De forma geral, essa cultura é encontrada em sua arquitetura e em suas construções históricas, além dos diversos museus que abriga.

Desse modo, a cidade é ideal para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história e cultura desta região de Santa Catarina. Por outro lado, a cidade apresenta inúmeras referências a imigração europeia, nos mais diversos elementos culturais, como dança, gastronomia, cultura, etc.

Dicas de viagem

A cidade de Tubarão está localizada no litoral de Santa Catarina, próximo a capital do Estado, Florianópolis.  Dessa maneira, vale a pena incluir a cidade no seu roteiro de viagem até a cidade de Tubarão.

Ademais, é importante destacar o clima da região, que por estar localizado em uma baixa latitude, pode apresentar temperaturas amenas mesmo no verão. Dessa maneira, é importante levar roupas adequadas. O vento frio da região pode ser incômodo para que não está acostumado.

Gastronomia

Comida italiana, comuns nos restaurantes da cidade. Fonte: https://pixnio.com
Comida italiana, comuns nos restaurantes da cidade. Fonte: https://pixnio.com

A gastronomia em Tubarão é bastante diversificada. Entre as principais influências, temos a culinária europeia, principalmente italiana, além dos frutos do mar, visto que a cidade está inserida na região litoral do Estado de Santa Catarina.

Ademais, entre os principais restaurantes da cidade, destacamos:

  • Caçula Bar e Restaurante, cuja especialidade é o salmão;
  • Ristorante Masolino, especializado em comida italiana.

Conclusão

Assim sendo, a cidade de Tubarão é um excelente destino no Estado de Santa Catarina. Além das praias, oferece outros atrativos no aspecto histórico e cultural. As suas fontes termais são um convite para quem deseja relaxar e tomar um bom banho. E você, o que está esperando para conhecer Tubarão?

Dica => Acomodações em Tubarão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *