Sierra de los Padres, Argentina

Um paraíso escondido

Sierra de los Padres. Fonte: @remoatlantis
Sierra de los Padres. Fonte: @remoatlantis

Sierra de los Padres, é uma linda região de montanha bem perto de uma das áreas litorâneas mais importantes da Argentina, Mar del Plata. A cidade está situada dentro do departamento de General Pueyrredón, província de Buenos Aires.  Um lugar que fascina por suas colinas e vistas panorâmicas e pela quantidade de ofertas turísticas que você pode encontrar ali.

De economia basicamente rural, a maioria da população se dedica ao cultivo de frutas e horticultura, o que torna comum encontrar com vários pomares distribuídos pelas redondezas.

Para muitos a Sierra de los Padres é sinônimo de descanso e paz. Muitos moradores da Capital Federal, buscam esse paraíso para realizar terapias naturais, pesca, remo, trekking entre outras atividades.

Dessa maneira, gostaríamos de recomendar a Sierra de los Padres, para que possas colocar como um dos vários destinos que Argentina tem para oferecer.

Como chegar

Sierra de los Padres está a 268,9 km da Capital Federal da Argentina e a 15 minutos da cidade de Mar del Plata. Os transportes podem ser aéreos e terrestres. Mar del Plata possui aeroporto com voos de todo país. Ademais as vias de acesso rodoviários apresentam boas condições e as empresas de transporte interestaduais oferecem diferentes serviços. Além disso, se pode chegar a cidade de carro próprio ou alugado.

Quando ir

Sierra de los Padres é um desses lugares que está sempre preparado para receber seus visitantes. No entanto, como a maioria de seus atrativos são de contatos diretos com a natureza sempre é bom saber que o inverno é uma estação muito rigorosa, ou seja, com temperaturas baixas. Entretanto, no outono, primavera e verão, os dias são mais calorosos e as noites frias.

Laguna de Los Padres

Laguna de los padres; Fonte: https://pt.wikiloc.com
Laguna de los padres; Fonte: https://pt.wikiloc.com

Inegavelmente, esse é um dos lugares mais conhecidos da cidade. Posto que é um pequeno lago que está ao leste das colinas, mas com muita história para contar.  Dessa maneira é que em 1746, chegaram a região os padres jesuítas e daí veio o nome. Os mesmos fundaram nesse local a Missão de Nossa Senhora do Pila do Vulcão. Em 19751 os jesuítas deixaram a missão e daí se criou a Estancia Laguna de los Padres até chegar aos dias atuais. Hoje em dia é chamada de cidade jardim.

Esse lugar é perfeito para passeios de barco e pesca. Ótimo para ir com amigos e familiares. A Vila jesuíta também é um lugar muito bonito.

Gruta dos Lenços

De acordo com o que contam os moradores, a gruta é um lugar religioso que começou por volta do ano de 1949 quando um casal de italianos colocou no seu interior uma imagem de Nossa Senhora e amarraram o primeiro lenço (uma promessa para ter um filho). O milagre aconteceu e a partir daí milhares de fiéis constantemente se dirigem ao local para realizar pedidos e deixam seus lenços como parte da devoção.

Esses lenços atados formam uma grande corrente e como resultado já tem quilômetros de extensão.

A gruta se encontra no alto da colina. Além disso, é um lugar muito pitoresco, onde o contato com a natureza está sempre presente. Aliás, comentamos que o lugar tem uma boa infraestrutura com estacionamentos, banheiros e um centro comercial com lojas de artesanatos e comidas.

Bosque Peralta Ramos

Bosque Peralta Ramos. Fonte: http://agustinanapal.com.ar
Bosque Peralta Ramos. Fonte: http://agustinanapal.com.ar

Outro lindo passeio para fazer em Sierra de los Padres é o Bosque Peralta Ramos, que na verdade é um bairro residencial situado dentro de uma reserva ecológica.

Este bairro foi construído dentro de 400 hectares de bosque e seus moradores buscam conservar as espécies originais de coníferas e eucaliptos o que confere ao bairro esse ar distinto.

Possui uma linda casa de chá, vários restaurantes e bares, uma praça com uma feira de artesanatos e comidas.  Um excelente lugar para estar ao ar livre.

Peñón de Santillán

Peñon de Santillán. Fonte: https://mapio.net
Peñon de Santillán. Fonte: https://mapio.net

Se você é dessas pessoas que gostam de caminhar, escalar, pode aproveitar sua estadia em Sierra de los Padres para conhecer também Peñon de Santillán. É um lugar com uma massa de pedras para escalar e para tirar fotos fantásticas. A principal delas em forma de cogumelo é a que mais chama a atenção dos turistas por seu tamanho.

Museu Municipal José Hernández

Esse é um museu que está no meio do campo, ou seja, um acervo histórico a céu aberto dentro da antiga Estancia Laguna de los Padres, que foi construída em 1882 e está bastante conservada.

Trata-se, portanto, de uma mostra permanente onde o visitante pode conhecer as diferentes histórias do cotidiano desse lugar ao passear pela casa principal e jardins.

Clube de pesca

Especialmente destinado aos amantes da pesca, mas que está preparado para atender a todos que querem passar um excelente dia em um lugar paradisíaco.

Assim sendo, destaca-se a infraestrutura com churrasqueiras, bar, mercadinho, banheiros, praça de jogos, aluguel de barcos, bicicletas e outros serviços.

Reserva de Aves

Cada trilha que percorra, cada lugar que busque conhecer te dará a oportunidade de um contato único com a natureza. Assim é Sierra de los Padres, com suas belezas naturais, onde a reserva florestal abrange um total de 687 hectares com riquíssima fauna.

Nesse espaço há uma ampla diversidade de aves. São mais de 90 espécies, como, por exemplo, cisnes negros, patos, garças brancas, canários, biguás, pica-paus, andorinhas, pardais, entre outros. Eles podem ser encontrados nas montanhas.  Seguramente, uma caminhada onde o único que se escuta é os cantos dos pássaros. Ademais é uma experiência que você irá adorar!

Clube de golfe

O Clube de Golfe Sierra de los Padres está situado em uma bela paisagem. Foi fundado em 1959. Vários jogadores famosos vieram jogar neste local, com a certeza de que estavam em um lugar onde a natureza se expressa em plenitude.

Dessa forma, o Clube de Golfe é também um espaço para família e amigos. No verão a piscina fica aberta a seus visitantes. A infraestrutura é perfeita, com banheiros, estacionamento, e onde você pode encontrar ainda uma loja com produtos de golfe. Além disso, há o restaurante que serve uma diversidade comida.

Paseo de la Cumbre

Esse centro comercial está situado na parte mais alta de Sierra de los Padres. Um ambiente rustico, todo construído com troncos de madeira. Assim como possui uma das vistas mais belas da região.

Muitos vão para tomar alguma coisa, comer, passear pelas lojas e principalmente para tirar selfies.

Reducción Nuestra Señora del Pilar

Reducción Nuestra Señora del Pilar. Fonte: https://historiasconpueblos.blogspot.com
Reducción Nuestra Señora del Pilar. Fonte: https://historiasconpueblos.blogspot.com

Surpreendentemente, esta missão ainda espanta seus visitantes com as histórias de uma época em que chegaram os jesuítas com suas tarefas de catequizar os povos originários. Ademais, em 1950 foi declarado como um lugar histórico o local onde foi autorizado a Reducción de Nuestra Señora del Pilar. A construção atual é uma réplica da Capela e três ranchos, feitos com paredes de pedras e cerca de pau a pique.

Atividades esportivas em Sierra de los Padres

São distintas recreações esportivas que se pode realizar em Sierra de los Padres como, por exemplo, o cicloturismo. Se trata de uma modalidade comum na região, onde os visitantes percorrerem diferentes lugares, em bicicleta. Transitando-se entre rochas antigas, fazendo observação de aves dentro da reserva, passando pela Laguna e por outros circuitos.

Igualmente há as atividades náuticas na Laguna como canoagem, windsurfe e pesca. Tudo isso em um lugar de tranquilidade onde a fauna e a flora são o maior espetáculo.

Gastronomia

Em geral a culinária de Sierra de los Padres se divide entre pratos com frutos do mar e autênticos assados argentinos. Por isso, como sugestão apresentamos três restaurantes que estão situados em no alto da colina. Eles possuem varandas e jardins que convertem almoços, jantares, ou simples chá da tarde em experiências surpreendentes.

Nesse sentido, indicamos Soka Cáfe, um restaurante de comida de autor que se destaca por sua vista panorâmica, por sua excelente comida e pelo atendimento perfeito a um preço bastante acessível.

Em segundo lugar sugerimos o Horizonte Rojo. Ele é outro espaço gastronômico situado em um lindíssimo lugar, com janelas enormes para um campo exuberante. A especialidade do lugar são os doces, que são espetaculares. No entanto, também servem outras refeições.

Por fim, sugerimos La Delfina, que também se localiza em um lugar maravilhoso, e possui um excelente atendimento. A comida é variada, abundante e muito saborosa. Os preços são baratos. Entretanto é bom reservar ou chegar cedo, pois, o restaurante está sempre lotado.

Assim que apresentamos Sierra de los Padres como um destino turístico para desfrutar a natureza, relaxar e praticar esportes. Ainda mais que as paisagens são perfeitas para uma aventura romântica, passear com amigos ou se apenas se divertir em família.