São Paulo: Potência em História, Economia e Turismo!

Em uma cidade que não para e que tem as mais diversas opções, fica até difícil escolher quais os passeios, ou em bom palistanês, quais “rolês” dar em São Paulo durante uma visita. Mas, mantenham a calma que iremos dar umas dicas do que fazer na cidade da garoa.

Vista Cidade de São Paulo. Foto: checkinsaopaulo.com.

Estado que reúne um pequeno mundo em seu território, São Paulo foi construído por gente de variadas regiões. O povo que iniciou sua história desbravando terras acolheu migrantes e imigrantes para se transformar em potência econômica, rica em diversidade e com um turismo incrementado por negócios, histórias, atrações culturais, praias, parques e estâncias do interior.

Avenida Paulista. Foto: exame.abril.com.br.

Se encante pelos principais pontos turísticos, monumentos e locais de interesse histórico da cidade. Conheça os mais diferentes e incríveis lados do desenvolvimento urbano e econômico, que proporciona ao turista um novo ponto de vista sobre como São Paulo, que se tornou uma das mais belas e importantes cidades do mundo.

  • São Paulo – Zona Central
Pátio do Colégio Centro de São Paulo. Foto: pt.m.wikipedia.org.

Com construções lindas e exuberantes e muita história, passear pelo antigo centro que é repleto de história e pontos de interesse com um rico passado, te desvenda uma cidade que mudou muito e ainda continua em processo continuo de transformação.

Zona Central de São Paulo. Foto: Wikipédia.
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pinacoteca. Foto: maecomfilhos.blog.br.

O prédio de tijolos aparentes projetado por Ramos de Azevedo foi o primeiro museu de arte de São Paulo, inaugurado em 1905 no bairro da Luz. O prédio foi restaurado em 1998, e hoje a Pinacoteca abriga em seu acervo uma coleção de arte brasileira dos séculos 19 e 20, que está entre as mais conservadas e importantes do país. O foco principal de todo trabalho desenvolvido pela Pinacoteca do Estado de São Paulo é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo à produção artística.

  • Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo
Estação Pinacoteca. Foto: arquittetando.com.br.

Em 2004, a Pinacoteca de São Paulo incorporou este outro edifício, no Largo General Osório, que originalmente abrigava armazéns e escritórios. O edifício foi completamente renovado pelo arquiteto Haron Cohen e passou a receber parte do extenso programa de exposições da Pinacoteca. No piso térreo – que sediou a Secretaria Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, entre os anos de 1940 e 1983 – é o Memorial da Resistência de São Paulo, um lugar dedicado a preservar as memórias daqueles que resistiram à repressão política em Brasil. Além do acervo que, por si só, vale a visita, organiza exposições temporárias relevantes e situa-se ao lado do agradável Parque da Luz e está próximo ao Museu de Arte Sacra. São vários atrativos num único passeio.

  • Centro Cultural Banco do Brasil 
Centro Cultural Banco do Brasil. Foto: viagemeturismo.abril.com.br

O Centro Cultural Banco do Brasil fica no centro de São Paulo e é um ótimo passeio. Além do prédio ser lindo, sempre há exposições maravilhosas e muito interessantes, além de outros eventos, como por exemplo belíssimas peças teatrais. O prédio tem uma bela arquitetura externa e interna e apresenta uma boa conservação, considerado por muitos frequentadores um prédio com infraestrutura excelente, edifício extremamente limpo e bem conservado. No térreo tem um café e uma lojinha de souvenir que são dignos de atenção e visita.

  • Sala São Paulo – Centro Cultural Júlio Prestes
Centro Cultural Júlio Prestes. Foto: spcity.com.br

Para os visitantes fica o fascínio que vai além de todo o lado histórico da estação que foi reformulada. Além de ser considerado um espetáculo em termos de arquitetura, de abrigo da sinfônica do Estado e da cidade e afirmam ser uma das melhores salas de concerto do mundo do ponto de vista acústico. Vale a visita mesmo para aqueles não tão aficionados por música.

Sala de São Paulo Interna. Foto: guiaforadacasinha.com.br

Possui uma arquitetura extremamente linda! A Sala São Paulo, em si, onde são feitos os concertos, também é algo fora de série: realmente algo raro no Brasil. A acústica do local é incrível. Duas características únicas do espaço são o forro de placas móveis, o que garante uma acústica perfeita, e o isolamento acústico, que torna imperceptível aos visitantes a passagem de trens pela Estação da Luz, próxima ao prédio.

  • Avenida Paulista – O Coração da Cidade!
Avenida Paulista. Foto: lumepa.blogspot.com.

A Avenida Paulista, chamada de centro financeiro de São Paulo, também cumpre uma missão nobre e importante, podendo ser chamada de novo ponto cultural da cidade, pois em sua extensão espalham-se vários Centros Culturais.

Avenida Paulista. Foto: vejasp.abril.com.br

Se desejar conhecer a metrópole você não pode deixar de andar por ela, pela deslumbrante Avenida Paulista, o coração de São Paulo. Você encontra diversos bares, restaurantes, cinemas, shoppings, galerias de arte, lojas, tem um pouco de tudo nesta linda e espetacular Avenida.

Avenida Paulista. Foto: 32xsp.org.br.

Além de muito bonita e famosa, aos domingos ela fecha para carros e aberta ao público para lazer, passeio de bicicletas, caminhadas, apresentações musicais e artísticas. Conta com várias lanchonetes, bares e restaurantes. Acesso pelas Estações Consolação, Trianon Masp e Brigadeiro Luiz Antônio do Metrô linhas Verde e Amarela.

  • Parque Ibirapuera – Serenidade e Natureza em meio à Selva de Pedra!
Parque Ibirapuera. Foto: vejasp.abril.com.br.

O Parque do Ibirapuera, o destaque do bairro, é uma área para famílias e ótima para fazer um piquenique, relaxar, praticar esportes, fazer exercícios e apreciar arte. Ele fica cheio nos fins de semana e é um destino de lazer popular entre os moradores. Seus 1.584 quilômetros quadrados abrigam três lagos, dois museus e muitos outros espaços culturais. O parque sedia vários eventos ao longo do ano, como shows musicais gratuitos e um espetáculo de águas e luz em comemoração às festividades do fim do ano. Há ainda dois monumentos importantes para você visitar: o Obelisco e o Monumento às Bandeiras. O Ibirapuera é um lugar perfeito!

Parque Ibirapuera. Foto: checkinsaopaulo.com.

O parque queridinho da cidade e um dos cartões postais da cidade. Se estiver pela cidade vale uma visitinha rápida com uma foto em frente ao Monumento às Bandeiras, ou um passeio de algumas horas curtindo o parque tomando uma água de coco e talvez conferir os museus que tem espalhados por lá, o planetário, teatro, pista de skate e tudo que o ibira tem para oferecer.

Vista Panorâmica Parque Ibirapuera. Foto: jornal.usp.br

Um oásis em meio à cidade, onde você pode ir para meditar, se exercitar, ter contato com a natureza, visitar museus diversos e planetário, assistir a uma bela apresentação musical, entre outros. Perfeito para sair um pouco do ritmo frenético da cidade e para curtir um pouco de tranquilidade e beber da fonte da qualidade de vida.

  • Mercadão – O Fascinante Mercado Municipal de São Paulo!

Mercado Municipal de São Paulo. Foto: vejasp.abril.com.br. 

O mercado municipal de São Paulo é o lugar certo para lhe proporcionar grandes experiências gastronômicas.  Experimente a cultura culinária do Brasil enquanto explora alguns dos maiores mercados de São Paulo que agrada a todos os tipos de paladares. Caminhe pelo famoso Mercado Municipal de São Paulo e por uma feira livre de rua e experimente todo tipo de comida que seu paladar desejar. Aproveite de uma verdadeira festa para os sentidos provando uma enorme variedade de frutas tropicais e aprendendo sobre os segredos gastronômicos de alguns dos pratos favoritos do Brasil!

Vista Externa Mercado Municipal de São Paulo. Foto: viagemcult.com.

A arquitetura também é uma atração a parte, com 80 anos, este senhor é primo da Pinacoteca e do Teatro Municipal, todos obra de Francisco Ramos de Azevedo. Ótimo lugar para descobrir sabores e variedades de frutas, legumes, temperos, verduras e produtos importados. No espaço gastronômico descobrimos excelentes opções, com produtos de qualidade e muitas variedades.

  • O Imperdível Sanduíche de Mortadela no Mercado Municipal
Gastronomia Sanduíche de Mortadela. Foto: spcity.com.br.

Já é tradição passear no Mercado Municipal de São Paulo. Além da arquitetura belíssima e da grandiosa gastronomia há os famosos e imperdíveis  “sanduíche com mortadela” e “pastel de bacalhau” que você não pode deixar de conferir.

Gastronomia: Pastel de Bacalhau. Foto: imagens.usp.br.

O famoso Pão com mortadela é um espetáculo a parte, existentes em diversos estantes e com diferentes opções de acréscimos para encorpar ainda mais seu lanche. Outro show a parte é o tradicional pastel de bacalhau, mais uma excelente opção e muito saboroso.

  • Mosteiro de São Bento na Cidade de São Paulo

Interior Mosteiro de São Bento. Foto: vejasp.abril.com.brInterior Mosteiro de São Bento.

Mesmo paulistanos que não são católicos praticantes acordam cedo para assistir às missas do mosteiro. O motivo? As belas apresentações de canto gregoriano. A grandiosa basílica é do início do século 20, mas o mosteiro existe há mais de 400 anos. A Igreja do Mosteiro de São Bento localizada nas proximidades do metrô e à rua 25 de Março, local muito bonito e agradável.

Mosteiro São Bento. Foto: falauniversidades.com.br

Entre imagens cristãs, a decoração também tem pinturas que valoriza a cultura pagã. Logo na entrada, é o círculo vermelho rodeado pelos doze signos do zodíaco. Ao lado da sacristia, há uma loja onde são vendidos pães, doces e bolos preparados pelos monges confeiteiros fruto de qualidade e dedicação.

  • Theatro Municipal – Um Marco na Cidade!
Theatro Municipal. Foto: spcity.com.br

É um ícone do Centro da cidade, com fachada inspirada na Ópera de Paris. O teatro foi projetado em 1911, para receber a elite paulistana. Abrigou a Semana de Arte Moderna em 1922, movimento que buscou renovar a cultura brasileira com a arte modernista. É a sede da Orquestra Sinfônica Municipal e do Balé da Cidade de São Paulo. Arquitetura belíssima, uma verdadeira “pérola” no Centro da Cidade, muito bem localizado, próximo ao metrô, estação Anhangabaú, preços acessíveis e com uma programação excelente, para todos os gostos.

Vista Interna Theatro Municipal. Foto: spcity.com.br

Viagem ao passado em arquitetura singular, neste palacete que testemunhou a cidade crescer ao seu redor. Faça o tour gratuito para conhecer a história, bastidores, subterrâneo, caminhe por onde artistas sagrados da música e da dança estiveram.

Escadaria Interna Theatro Municipal. Foto: theatromunicipal.org.br

Minuciosa nos detalhes, por alguns instantes você se sente estar em uma sala de concertos na Europa! Acústica perfeita. Banheiro no local e loja de souvenires.

  • Bairro da Liberdade – Muito além do Básico!
Rua da Liberdade. Foto: viajantecomum.com.

Como a maior comunidade japonesa fora do Japão, a Liberdade oferece várias lojas com produtos asiáticos e restaurantes com culinárias asiáticas diversas. A Liberdade é um mundo por si só. Você pode até mesmo esquecer que está em São Paulo. As ruas são decoradas com lâmpadas vermelhas e há vários mercados. Nos fins de semana, há uma excelente feira livre na Praça da Liberdade, que começa logo na entrada do metrô. O Jardim Oriental e o Templo Busshinji são lindos locais para visitar. E, se quiser saber mais sobre a cultura e imigração japonesa para o Brasil, faça uma visita ao Museu da Imigração Japonesa. Passear no Bairro da Liberdade faz parte de estar em São Paulo. Ótimas compras, ótima comida (para todos os gostos e bolsos), e a compreensão de que somos uma cidade de imigrantes. Na Liberdade, tem de tudo. Imperdível!

  • Muito mais do que Ótima Gastronomia!
Feira Gastronômica Bairro da Liberdade. Foto: coisosonthego.com.

Muita gente conhece apenas a Liberdade da feirinha gastronômica dos finais de semana, das casas de produtos orientais ou das lojas de itens da cultura pop japonesa. Mas há muito mais para conhecer na Liberdade, como o Jardim Oriental, que fica a menos de 100 metros da feirinha da Praça da Liberdade. Lá você encontra um pequeno lago com carpas, uma fonte, vegetação e espaço para se sentar e descansar um pouco depois do passeio nas maravilhosas ruas da liberdade.

  • Vida Noturna de São Paulo – A Melhor e Mais Intensa Vida Noturna!

Foto Noturna de São Paulo. Foto: aroundsp.com.
 

Conhecida por sua vida noturna efervescente, incluindo um vasto número de restaurantes, salas de espetáculos e teatros. Caminhe pelas charmosas ruas do bairro de Vila Madalena, principal zona boêmia da cidade de São Paulo e faça uma parada em um dos bares locais para um chopp gelado e uma deliciosa porção de petiscos. Aprecie a premiada caipirinha do Skye bar (Hotel Unique), enquanto desfruta de uma espetacular vista panorâmica para o parque Ibirapuera e Avenida Paulista. Encerre a noite com um show de musica típica brasileira no tradicional Bar Brahma, localizado em uma das mais famosas esquinas do Brasil (Avenida Ipiranga x Avenida São João).

Conheça alguns lugares para degustar e saborear a Gastronomia Paulistana!

  • Vila Madalena – Bar e Restaurante Pé de Manga
Restaurante Pé de Manga. Foto: revistaembarque.com.

Em uma área livre com muito verde, o Bar e Restaurante Pé de Manga fica no burburinho da Vila Madalena. Durante o dia, a Casa trabalha com sistema de buffet, à la carte e menu executivo com salada. Entre as especialidades do restaurante estão as caipirinhas e caipiroskas. O Bar e Restaurante Pé de Manga é o lugar ideal para relaxar, festejar e reunir os amigos e a família, num ambiente muito agradável.

  • Vila Madalena – Boteco São Bento
Boteco São Bento – Vila Madalena. Foto: cultura.estadao.com.br.

Da bela chopeira de cobre sai um chope leve e cremoso. No cardápio, quitutes como dadinhos de tapioca servidos com melado de cana, o ‘Bolinho São Bento’ recheado de costela bovina, e o ‘Camarão São Bento’ gratinado com catupiry. O bar ocupa uma casa de esquina e é decorado à moda dos bares paulistanos de antigamente. Mesas com vista para rua  bem gostosas e arejadas. O Buffet é muito saboroso e com bastante opções. Mesa de saladas, queijos e antepastos, e mesa de pratos quentes, com opções para todos os gostos.

  • Bar Astor – Merece a Visita de Quem está na Cidade
Fachada Bar Astor. Foto: barastor.com.br

Um final de noite em estilo com gente bonita, lugar bacana, serviço bom e petiscos ótimos. Uma boa pedida para quem chega na cidade fora de horário e quer entrar no clima paulistano de muito charme e bom gosto.

Espaço Interno Bar Astor. Foto: vejasp.abril.com.br

Bar muito simpático, com decoração retrô e ambiente aconchegante. Aquele bar para quem deseja bater um excelente papo, comer e beber bem, num ambiente tranquilo e cheio de charme. Garçons muito atenciosos. Todos os aperitivos estavam muito saborosos e com excelente apresentação. Drinks deliciosos.

  • Bar Skye – Elegância e Harmonização!
Espaço Bar Skye. Foto: spcity.com.br

Skye Bar, um lugar que além de agradável é também lindo. Perfeito para observar o pôr do sol ou para curtir a tarde ou até mesmo a noite. Com das vistas do alto mais bonitas de São Paulo, o bar fica localizado na cobertura de um famoso hotel está a sua espera para ver um magnífico pôr do sol acompanhado de boa música e boa comida. Tem desde sushis a pizzas, massas, carnes, aves e saladas. Tudo feito com muito frescor e com produtos fornecidos por agricultores locais, o que resulta numa perfeita combinação de sabores. Além disso, o espaço abriga na área externa, a intrigante piscina avermelhada, eleita uma das 15 mais bonitas piscinas do mundo pela rede americana CNN.

Vista Bar Skye. Foto: viagemsembagagem.com.

A vista é linda o tempo todo e já foi eleita  como a vista mais bonita da cidade de São Paulo. A vista panorâmica do Skye Bar nos mostra principalmente o Parque Ibirapuera e região, incluindo o skyline da Avenida Paulista.

Hotéis e Pousadas

Abaixo segue algumas ofertas para você se hospedar, ou se preferir nesse link possui as pousadas com o melhor custo benefício de São Paulo.



Booking.com

Posts Relacionados