São Francisco Xavier

Guia Completo

São Francisco Xavier. Fonte: @marcelaperrote
São Francisco Xavier. Fonte: @marcelaperrote

A região do Vale do Paraíba, localizado no estado de São Paulo, apresenta diversas elementos encantadores. Sela pela sua sua natureza exuberante, suas construções seculares, ou mesmo locais propícios para a prática de esportes radicais. Entre os locais, destacamos neste texto o distrito de São Francisco Xavier.

Este distrito está localizado na cidade de São José dos Campos e oferece diversas oportunidades para quem visita à região. Desse modo, ao longo de todo este guia, apresentaremos as principais atividades, dicas e locais para visitar que você encontrará na região. Continue lendo o artigo e descubra!

Principais informações da região

São Francisco Xavier é um distrito do município brasileiro de São José dos Campos. Possuí pouco mais de 3 mil habitantes e está localizado em uma área de Proteção Ambiental, da Serra da Mantiqueira. Desse modo, o local é ideal para quem busca conhecer um pouco mais da Serra, seus principais atributos e passeios.

Dessa maneira, o município fica localizado a 59 km de São José dos Campos e o acesso pode ser feito por estrada asfaltada, por meio do município de Monteiro Lobato. Além disso, por estar localizado em uma área de proteção ambiental, há uma rica fauna na região, com presença de esquilos, capivaras, jaguatiricas, entre outros.

Saiba o que visitar e conheça os principais pontos turísticos de Nova Petrópolis
Visto que você já conhece as principais informações sobre o distrito de São Francisco Xavier, localizado em São José dos Campos, em São Paulo, está na hora de conhecer as principais programações a serem feitas na região, assim como os principais pontos a serem visitados.

Centro do distrito

Uma parada obrigatória para quem se desloca até São Francisco Xavier é dedicar pelo menos uma tarde para conhecer o centro do distrito. Nele estão contidas lojas de diversos comerciantes locais, especializados na venda de produtos artesanais e naturais provenientes da Serra da Mantiqueira.

Ademais, vale a pena visitar os diversos bares e restaurantes do distrito, que possui uma boa fama por conta das cervejas locais. Desse modo, assim como em qualquer cidade do interior, vale a pena visitar a Igreja e Praça do centro. O ambiente transmite calma e paz que só a serra é capaz.

Mirante da Pedra do Porquinho

Mirante Pedra do Porquinho. Fonte: Lucas Morais.
Mirante Pedra do Porquinho. Fonte: Lucas Morais.

Como o nome sugere, o Mirante da Pedra do Porquinho é um ponto de São Francisco Xavier em que você pode observar toda a região. Dessa maneira, é ideal para quem busca uma bela vista da Mata Atlântica presente na Serra da Mantiqueira, ainda plenamente preservada.

Além disso, a uma gruta com uma linda imagem de São Francisco, o que torna o local ainda mais fascinante. O acesso ao local pode ser feito de carro, com uma pequena caminhada a pé para chegar no topo da montanha. Desse modo, ele pode ser realizado por pessoas das mais diferentes idades, sem muita exigência física.

Trilha Pouso do Rochedo

Trilha Pouso do Rochedo.  Fonte: Tatiana de Cássia.
Trilha Pouso do Rochedo. Fonte: Tatiana de Cássia.

Esta trilha dá acesso ao complexo da Cachoeiras do Pouso Rochedo, que possui um total de 7 cachoeiras, mas que está localizada em propriedade privada. Dessa forma, é necessário ter autorização dos proprietários para realizar a trilha, além do pagamento de taxas.

Esta via também é de fácil acesso e pessoas de toda idade podem fazê-la sem maiores exigências físicas. Todavia, é necessário estar preparado para fazer uma caminhada, assim como em qualquer trilha. Vale destacar que esta trilha é uma das mais famosas e indicadas.

As cachoeiras são de rara beleza e oferecem banhos únicos, divertimento e relaxamento garantido para todas as idades, desde as crianças até os mais velhos.

Dica => Mais fotos sobre Trilha Pouso Rochedo

Piquenique na Cachoeira Pedro David

Cachoeira Pedro David. Fonte: http://visitesaofranciscoxavier.com.br/
Cachoeira Pedro David. Fonte: http://visitesaofranciscoxavier.com.br/

Esta cachoeira é de visitação livre. Dessa forma, não são cobradas taxas para visitação. Assim sendo, é uma das mais visitadas de São Francisco Xavier e apresenta belas quedas d’água, além de locais propícios para banho.

Além disso, há espaço para fazer piqueniques ao ar livre, programação preferida de quem visita a cachoeira. A maior queda d’água da cachoeira possui 15 metros. No complexo, há local para estacionamentos e sanitários.

Dica => Mais fotos sobre a Cachoeira Pedro David

Rancho São Xico

Essa dica é ideal para os amantes dos hábitos do interior e andar a cavalo. Isso ocorre porque o rancho é dedicado para a prática equestres e dispõe de diversos equinos para realizar passeios pela Serra da Mantiqueira. Dessa forma, é passeio obrigatório para os amantes desses belos animais de quatro patas.

Além disso, indica-se que se reserve pelo menos 2h para a realização do passeio no rancho. Contudo, o espaço conta com sanitários, estacionamento e monitores para guia-lo e tornar o passeio ainda mais proveitoso e prazeroso para você já e sua família.

Cachoeiras do Roncador

Esta cachoeira está localizada em propriedade privada. Dessa forma, é necessário tanto autorização para visitação, como pagamento de taxas. Apresenta uma bela queda d’água de 45 metros de altura. Portanto, é um local propicio para quem deseja realizar um bom banho.

Além disso, possuí várias outras quedas d’águas menores, o que confere ao local rara beleza. Esta cachoeira abre aos finais de semana e feriados, possui sanitários em seu complexo, assim como local para estacionamento.

Pico do Selado

Este pico faz divisa com o Joanópolis e Monte Verde (Camadacuíca). Com 2.082 metros de altura, possui uma linda vista do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais. Dessa maneira, é ideal para quem gosta de contemplar uma bela paisagem. Todavia, a trilha é íngreme e é indicada para quem tem um bom preparo físico.

Serra do Queixo D’Anta

Pico Queixo da Anta. Fonte: https://adamutrekking.wordpress.com/
Pico Queixo da Anta. Fonte: https://adamutrekking.wordpress.com/

Com 1.600 metros de altura, apresenta uma vista panorâmica de várias cidades do Vale do Paraíba. Dessa maneira, é ideal para aqueles que apreciam uma bela vista e contemplar a natureza da região da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba.

Curtir o frio da Serra com um bom vinho e uma fogueira

Não há programação mais típica para uma região serrana do que sentar ao lado de uma fogueira bem quentinha e tomar um bom vinho, não é mesmo? Em São Francisco do Xavier, é possível fazer isso de diversas formas. Seja ao ar livre, em um dos muitos campos que oferecem essa alternativa, seja nas mais diversas pousadas do distrito.

Dessa maneira, São Francisco Xavier apresenta todas as condicionantes necessárias para proporcionar o melhor da Serra da Mantiqueira.

Cultura

A cultura da região é bastante rica e reflete os hábitos e manifestações presentes em toda a Serra da Mantiqueira. Desse modo, dispõe de uma rica gastronomia, com pratos elaborados a partir de produtos produzidos na região, assim como contém diversos artesãos que elaboram seus produtos a partir de matéria prima local.

Por se tratar de uma região fronteiriça com Minas Gerais, apresenta diversos pontos em comum com a cultura típica do interior mineiro. Dessa forma, é um local para aqueles que amam conhecer novas culturas, ou mesmo são saudosos dos hábitos da sua terra no interior.

Dicas e o que fazer em São Francisco Xavier

Conforme destacamos ao longo do texto, São Francisco Xavier é um distrito ideal para quem busca uma programação tipicamente interiorana e serrana. Local tranquilo e de paz, é local indicado para quem almeja um local para relaxar e descansar.

Além disso, por possuir diversas trilhas e cachoeiras, é indicado também para os amantes do ecoturismo e esportes radicais. Entre os esportes, destaca-se o rapel e escaladas, desde que, obviamente, todos os cuidados no quesito da segurança sejam tomados.

Dica => Mais atrações em São Francisco Xavier

Gastronomia local

Há vários restaurantes locais que servem uma comida serrana e interiorana de qualidade, dispondo de diversos práticos típicos da região. Além disso, exploram as potencialidades da região, como o clima e as terras abundantes. Desse modo, oferecem atividades ao ar livre, como a pesca, por exemplo.

Desse modo, há dois restaurantes que se destacam no quesito: João de Barro e Pesqueiro Pantanal. O primeiro funciona em uma casinha de adobe e barro, arquitetura típica da região. Está localizado na Rua 15 de Novembro, 41.

Além disso, temos o Restaurante Pesqueiro Pantanal, que como o nome sugere, apresenta vários locais de pesca em sua área. Desse modo, além de comer uma boa comida, o visitante tem uma experiência interessante, podendo pescar o próprio peixe no local. O restaurante se localiza na Estrada Vereador Pedro David, 15100.

Conclusão

Sendo assim, São Francisco Xavier, distrito pertencente a São José dos Campos, localizado no interior paulista, é uma excelente alternativa para quem deseja visitar o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira. Possui atrações únicas para aproximá-lo da natureza e proporcionar uma temporada de descanso para você sua família.

Dica => Acomodações em São Francisco Xavier