Roteiro de férias no Peru

Principais destinos

Roteiro de Férias no Peru. Fonte: Pedro Szekely.
Roteiro de Férias no Peru. Fonte: Pedro Szekely.

O Peru é um dos países mais interessantes da América do Sul. Conta com belezas naturais inigualáveis. Além disso, conta com uma cultura milenar, fruto das diversas civilizações pré-colombianas que ali habitaram. Desse modo, organizar o roteiro de férias no Peru torna-se fundamental.

Mas quais são as principais atrações para você conhecer no Peru? Com o intuito de responder a essa questão, fizemos este breve artigo especialmente para você. Falaremos sobre os principais atrativos naturais, culturas e históricos do Peru. Continue lendo e confira!

Curiosidades sobre o Peru

O Peru foi cenário de um dos momentos mais dramáticos da colonização espanhola nas Américas. Em poucos anos, um poderoso e rico império Inca foi reduzido à escravidão e ao quase esquecimento. Contudo, sua riqueza imaterial e cultural, além de diversas edificações se mantiveram.

Desse modo, o Peru se destaca por elementos pré-colombianos, especialmente da cultura Inca, como Machu Picchu. Além disso, conta com muitas riquezas naturais, como os Andes, o Lago do Titicaca e os belos lagos de Huaraz. Uma mistura que só agrega para quem decide visitar o país.

Como chegar

O Peru é um grande País e possui duas cidades que recebem voos internacionais de forma constante e diária. A capital, Lima e a cidade de Cusco, que além de ter atrativos históricos próprios, é a grande cidade mais próxima de Machu Picchu.

Desse modo, há a possibilidade de utilizar as duas cidades para ser a sua porta de entrada no país. Avalie quais são as suas prioridades e os preços das passagens para chegar a um melhor resultado para o roteiro de férias no Peru.

Roteiro de férias no Peru – Principais atrações

Agora abordaremos sobre as principais atrações do Peru. Lima — a capital, Cusco — a cidade histórica, Machu Picchu — a cidade perdida dos Incas, Huaraz — a cidade dos lagos, Titicaca Peruano, Nazca, Huacachina e Iquitos.

Lima

Roteiro de Férias no Peru, Lima, Wikimedia.
Roteiro de Férias no Peru, Lima, Wikimedia.

Lima é a capital peruana e conta com excelente infraestrutura. Desse modo, é quase uma passagem obrigatória para quem visita o Peru. Conta com uma agitada vida noturna, muita história e uma rica cena gastronômica.

Entre os principais atrativos da cidade, podemos destacar o passeio pelo seu centro histórico, desde a Plaza de Armas até o Convento São Francisco. Além disso, uma visita a Miraflores também cai bem, pois conta desde sítio arqueológico até shoppings modernos.

Ademais, vale a pena considerar um bate-volta até Caral, a civilização pré-colombiana mais antiga das Américas. Por fim, uma visita ao Mercado Inca é obrigatória!

Cusco

Catedral de Cusco.
Catedral de Cusco.

Cusco foi a cidade fundada sobre a capital Inca. Apesar de se ter poucos vestígios do que um dia foi a grande capital inca, a cidade guarda nos seus museus boa parte da história. Além disso, os colonizadores ergueram uma linda cidade, que conta com grandes monumentos e catedrais.

Desse modo, o passeio mais comum é feito a pé, passando pelas ruas da cidade, começando pela Plaza de Armas e Basílica Catedral de Cusco. Ademais, indicamos o Parque Arqueológico de Saqsaywaman, Mercado de Pisac Ruínas de Pisac, Qoricancha e Ollantaytambo.

Machu Picchu

Cidade de Machu Picchu.
Cidade de Machu Picchu.

Machu Picchu é, sem dúvidas, a principal atração do Peru. É também conhecida como “Cidade Perdida dos Incas”. Isso porque a cidade foi descoberta apenas no início do século XX. Quando foi descoberta, a cidade já se encontrava abandonada, mas com suas edificações bem preservadas.

Desse modo, o grande barato é fazer a excursão pela cidade e observar as construções de pedra e a lógica de construir a cidade em um terreno íngreme usando platores. É o tipo de viagem que você deve fazer antes de morrer. Portanto, é visita obrigatória para quem conhece o Peru!

Por fim, vale a pena aproveitar para conhecer Aguas Calientes, cidade mais próxima do sítio arqueológico de Machu Picchu. O grande atrativo da cidade são os banhos nas suas fontes termais.

Huaraz

Roteiro de férias no Peru - Haruaz. Fonte: Christian Cruzado.
Roteiro de férias no Peru – Haruaz. Fonte: Christian Cruzado.

Huaraz é um verdadeiro paraíso na terra. Conta com lindas montanhas e uma bela vista dos Andes, com seus picos nevados. Contudo, a maior atração do local são suas linda lagoas, que contam com uma coloração quase sempre em tons de azul-turquesa, que as tornam únicas.

Desse modo, você se sentirá em uma verdadeira pintura e obra de arte. Só que aqui, tudo foi esculpido pela natureza ao longo de milhões de anos. Entre as principais lagoas, destacamos: Laguna 69, Lagunas Llanganuco, Laguna Llaca, Laguna Paron.

Além disso, vale a pena visitar as Ruínas de Chavín de Huantar.

Titicaca Peruano

Puno, Peru. Fonte: Esmée Winnubst.
Puno, Peru. Fonte: Esmée Winnubst.

O Titicaca é um lago localizado no Peru e na Bolívia. No Peru, é possível acessá-lo pela cidade de Puno. Consiste em um dos maiores lagos do continente, além de estar a mais de 4 mil metros de altitude, o que o torna bastante singular.

Além disso, conta com povos que vivem quase da mesma forma de antes da chegada dos espanhóis. Dessa maneira, é um bom lugar para comer uma comida típica, tomar um chá de coca ou muñoz. Ademais, os passeios com os barcos tradicionais também são uma boa pedida.

Nazca

Nazca – Peru. Foto de: Diego Delso – Wikimedia
Nazca – Peru. Foto de: Diego Delso – Wikimedia

Se você já viu algum programa de Ufologia alguma vez na vida, já deve ter ouvido falar em Nazca. Este deserto peruano apresenta algumas das mais enigmáticas figuras produzidas na terra. Em pleno deserto, as figuras ultrapassam as centenas de metros de comprimento.

Desse modo, elas podem ser avistadas de avião! Mas por que os nativos peruanos estariam preocupados em fazer desenhos tão grandes? Segundo especialistas e estudiosos, eles estariam tentando se comunicar com os deuses no céu.

Todavia, segundo ufologistas, o local era uma provável pista de pouso para aeronaves alienígenas. E os desenhos usados como sinalização para os extraterrestres.

Huacachina

Huacachina, Peru. Fonte: Francisco Javier Garcia Orts.
Huacachina, Peru. Fonte: Francisco Javier Garcia Orts.

Huacachina é um pequeno povoado peruano, construído em volta de um oásis no deserto. Desse modo, ele chama atenção por sua peculiaridade. Além disso, há vários passeios para se fazer na região, de bugue, pelas dunas do deserto.

Ademais, conta com várias atividades na areia, desde trilhas até o sandboard, esporte radical nas areias do deserto.

Iquitos

Plaza de Armas – Iquitos. Foto de: Peter – Flickr
Plaza de Armas – Iquitos. Foto de: Peter – Flickr

Iquitos é o portal da Amazônia peruana. Desse modo, conta com grande diversidade e a principal atividade é a imersão na maior floresta tropical do mundo. O local é muito indicado para os amantes da natureza e da vida selvagem.

Além disso, há diversas aldeias amazônicas que você pode visitar para conhecer melhor sobre os índios da região, assim como a sua cultura.

Quando ir

Como o Peru é um país muito diversificado, isto é, com biomas e altitudes diferentes, essa pergunta precisa ser respondida de acordo com o seu roteiro. Contudo, se a sua intenção é visitar as principais atrações de uma vez, o período mais adequado é entre abril e setembro.

Isso ocorre especialmente porque é a melhor época para conhecer a cidade perdida dos Incas, Machu Picchu. Neste período o céu é limpo e as chuvas são raras, o que contribui para que você possa fazer os passeios às belezas naturais e aos sítios arqueológicos sem maiores preocupações.

Ademais, neste período ocorre o solstício de inverno, data super importante no calendário Inca, cujas tradições e festejos permanecem até os dias atuais.

Cultura

Típica vestimenta Inca. Fonte: McKay Savage, Flickr.
Típica vestimenta Inca. Fonte: McKay Savage, Flickr.

O Peru é um dos países mais ricos culturalmente de toda a América do Sul. Desse modo, conta com elementos e celebrações muito importantes, que são bem tradicionais.

Alguns deles, como Solstício de inverno, são legados dos antigos Incas, povo que dominou a região até a chegada dos colonizadores espanhóis. A comida com produtos típicos da região, a domesticação de lhamas e outros animais comuns são um atrativo a parte.

Por fim, o elemento mais importante deste caldeirão cultural é a gastronomia, pois a cozinha peruana recebe, constantemente, vários prêmios internacionais por sua autenticidade e bom gosto.

Dicas de viagem

Dos países da América do Sul, o Peru é o que mais preservou a cultura pré-colombiana nos seus hábitos, dança, gastronomia, música e vestimentas. Embora estas influências sejam de vários povos que viveram a região, os incas tem papel mais importante nesse contexto.

Desse modo, vale a pena visitar o país e emergir na cultura local. Isto é, comer a comida típica dos nativos e se vestir como eles. Além de ter total imersão na viagem, as roupas são ideias para se proteger dos ventos frios e das baixas temperaturas da região, especial a noite e durante o inverno.

Gastronomia

A gastronomia peruana é uma das mais apreciadas da América Latina e tem ganhado cada vez mais notoriedade no mundo inteiro. Ela se destaca por sua riqueza e mistura de sabores. Desse modo, mescla produtos regionais com influências dos colonizadores espanhóis.

Ademais, destaca-se o uso de carne de animais da região, como as alpacas de raízes, como a batata, além de outros elementos como o milho. Sem dúvida você se encantará pela gastronomia peruana!

Conclusão

Assim sendo, o Peru é um grande país na América Latina. Foi palco e guarda a história de uma das mais ricas civilizações da América pré-colombiana. Além disso, conta com lindas belezas naturais que vão do deserto peruano à Amazônia e dos Andes ao litoral do pacífico.

Esse roteiro de férias no Peru compreende os melhores destinos. Use-o para guiar sua viagem a este maravilhoso país!