Puerto Iguazú, Argentina

O espetáculo da natureza

Puerto Iguazú. Fonte: Rod Waddington
Puerto Iguazú. Fonte: Rod Waddington

Puerto Iguazú, lugar que possui uma natureza de beleza admirável, refeições deliciosas e incríveis aventuras.

Puerto Iguazú é um dos principais pontos turísticos da Argentina. De fato, é um lugar onde a natureza desfila em seu esplendor no Parque Nacional do Iguaçu. Por isso as Cataratas, uma das 7 maravilhas naturais do mundo, é o lugar preferido para os turistas.

Cidade da província de Misiones, Porto Iguaçu está localizada no extremo nordeste da Argentina. Ademais possui um clima tropical, geralmente quente, na maior parte do ano. É um lugar que todos os dias recebe turistas de diferentes partes do mundo.

Aliás, todos aqueles que chegam têm como objetivo principal conhecer a natureza exuberante da região. No entanto, há muitas atividades como, por exemplo, cultura e gastronomia, o Ice Bar – Bar de gelo e a Feira de Artesanato.

Todavia é um lugar onde você pode encontrar os verdadeiros produtos típicos argentinos, o Parque Aripuca, o Cassino, restaurantes com o autêntico assado (churrasco), entre outros.

As atrações da natureza e da cultura

O que você vê é que na cidade há muitas opções típicas de entretenimento, porém as atrações mais importantes têm a ver com a natureza esplêndida, que cresce nesta área da Argentina.

Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu. Fonte: Wikipedia.
Parque Nacional do Iguaçu. Fonte: Wikipedia.

A natureza faz seu desfile exuberante no Parque Nacional Iguazú. É impossível não se encantar com cachoeiras – a parte favorita dos turistas.

Uma reserva natural que todos amam

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1934. Abrange 67.720 hectares, é um local protegido e um Patrimônio Natural da Humanidade. Nele estão as Cataratas do Iguaçu, uma das atrações turísticas mais importantes do planeta.

É um lugar para apreciar tanto a beleza cênica da selva quanto a energia das águas caindo do alto da montanha. As Cataratas têm um formato de “U” em sua extensão, onde a foz do rio Iguaçu apresenta uma abrupta depressão do solo que formam magníficas cachoeiras (A Garganta do Diabo).

Trem Ecológico

Trem ecológico. Fonte: Wikipédia.
Trem ecológico. Fonte: Wikipédia.

Para os aventureiros, há a opção de um passeio pelo parque. Geralmente, este passeio pode ser feito pelas trilhas ou pelo “Trem Ecológico”. São os dois meios pelos quais os visitantes têm para ter acesso às Cataratas e aos diferentes saltos.

Por fim, o passeio de trem é muito agradável e permite um contato mais próximo com a natureza.

Trilhas do Parque

Sem dúvida, as trilhas são os meios em que os turistas têm maior contato com a fauna e flora, através da observação de aves, bem como com as cachoeiras encontradas ao longo do caminho.

É comum encontrar quatis e macacos, mas como regra de segurança e proteção, sempre se pede aos visitantes que não os alimentem ou tenham contato com animais. São duas trilhas: o Verde e o Macuco.

Ademais, há ainda duas passarelas, que possibilitam ao visitante curtir a natureza e ainda ter acesso a diversos mirantes nas Cataratas, através do “Passeio Superior” e da “Passeio Inferior”.

Ressalta-se que, ao longo das trilhas, o turista encontrará sanitários e pátios de alimentação.

Passeio Superior

Antes de mais nada é preciso dizer que este passeio único permite ao visitante tirar fotos panorâmicas das Cataratas a partir do topo dos saltos. Além disso é um passeio que convida a aproveitar diferentes saltos como Adão e Eva, Bosetti, San Martin, entre outros.

 Passeio Inferior

Certamente andar pelas passarelas do Passeio Inferior é algo que permite ao turista um contato mais próximo com os saltos. Pode-se sentir a força da água e entrar em uma jornada onde a natureza desperta muitas emoções. Além disso, se você se aproximar mais, tem a chance chegar ao fim do caminho e se deparar com um salto. Provavelmente você correrá o risco de ficar um pouco molhado.

Aventura – pura audácia para viver plenamente a vida

Ressalta-se que a aventura é um dos pontos mais emblemáticos para quem quer conhecer Puerto Iguazú. Lá você pode encontrar as agências de turismo especializadas, de acordo com o seu desejo e o quanto quer gastar ao experimentar as belezas da região.

Os pacotes turísticos estão disponíveis para aqueles que querem se arriscar a navegar pelas impressionantes cachoeiras, onde as águas mergulham do desfiladeiro acima.

Além disso, você vai encontrar os que levam os viajantes em jipe ​​a percorrer a selva. Os viciados em adrenalina poderão praticar rapel, através da densa vegetação. Porém, a experiência mais fascinante, no entanto, é passear pela selva e ver o rio Iguaçu sob a luz da lua cheia.

Detalhando algumas experiências de aventura, safáris na selva duram cerca de 2 horas em veículos abertos 4×4 (até 8 pessoas) e rafting nas cataratas é uma aventura emocionante em botes infláveis ​​ (até 6 ou 10 passageiros), onde todos eles devem colaborar para o sucesso da excursão.

Contudo, se estas aventuras ainda são poucas para os mais exigentes, você pode desfrutar de uma viagem de helicóptero em um voo de 10 minutos, onde poderá ver a geografia completa deste magnífico paraíso natural. É uma memória inesquecível e excitante.

Por fim, para fechar com chave de ouro, se o dia permitir e for lua cheia, você poderá visitar o Parque de Iguazú em cinco noites mágicas, caminhando pelas passarelas à luz da lua.

Dessa forma, além da natureza e da aventura, Puerto Iguazú possui história e cultura que permite ao turista conhecer um pouco mais dessa bela região.

 As Ruinas de San Ignacio

Ruinas de San Ignacio. Fuente: Wikipedia.
Ruinas de San Ignacio. Fuente: Wikipedia.

A missão jesuíta (que inspirou o filme A Missão) foi fundada em 1610 na região de Guayra pelos Padres José Cataldino e Simón Masseta. Posteriormente, em 1655, a Missão mudou-se para a região do Paranaíba devido às invasões dos mamelucos. Em seguida, no mês de maio do ano de 1695, ela foi transferida novamente para o local atual. Chamava-se San Ignacio Mini para distingui-lo do fundador anterior San Ignacio Guazú. Assim as ruínas de San Ignacio estão bem preservadas graças a vários trabalhos importantes de restauração.

Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. As ruínas de San Ignacio estão localizadas a 240 km (Rota Provincial 12) de Puerto Iguazu e 64 km (Rota Provincial 12) da cidade de Posadas (capital da Província de Misiones).

Parque Aripuca

Ele está localizado na cidade de Iguazú, Misiones (Argentina). Todavia é uma réplica de um gigante de Aripuca (arapuca – armadilha com menos de um metro), que foi feita com troncos convenientemente recuperados e que demorou nove anos para ser construído.

O lugar também tem outras atividades que podem ser realizadas, como por exemplo a compra de produtos indígenas típicos e regionais.

Em suma, o Aripuca é um lugar imperdível para passear com a família.

Zoológico Guira Oga

GüiraOga significa casa de pássaros na língua indígena guarani. O zoológico não é apenas um lugar para visitar os animais da região, mas também um espaço no qual são realizados trabalhos de resgate e na reabilitação da fauna local.

 Marco Três Fronteiras

Certamente outro local que não se pode deixar de visitar é o Hito Tres Fronteras. Este é um ponto turístico a poucos quarteirões do centro de Puerto Iguazú. Se trata da confluência dos rios iguazú e Paraná e dos três obeliscos, com as cores nacionais, representando o local de divisa territorial entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

Feira de Artesanato

Ademais, há uma feira de artesanato na cidade, onde você pode comprar artesanato da província de Misiones e pode ver a Ponte Tancredo Neves, que liga as cidades de Puerto Iguazú (Argentina) e a vizinha Foz do Iguaçu, Brasil.

Certamente existem poucos lugares no mundo onde você pode ver a conjuntura de três países.

Ice BAR – Experiência abaixo de zero

Esse bar, sem dúvida alguma, é um espaço de muita diversão abaixo de zero. A temperatura pode chegar a -10ºC. Mas o frio não é um impedimento para a festa e para tomar bons drinks no melhor estilo argentino.

Contudo esta experiência única só poderá ser feita até a meia-noite, com entrada organizada em grupos com duração de 30 min.

Dutty Free

De fato, uma loja com roupas, com perfumaria, com artigos de viagem, entre outros, é o que se pode encontrar na divisa entre Puerto Iguazú e a cidade brasileira de Foz do Iguaçu. Está aberto das 10h às 21h e é um espaço perfeito para comprar presentes para amigos e familiares.

Puerto Iguazú, além de tudo o que tem para oferecer, não deixa de fora uma gastronomia sensacional, que bem representa a Argentina – o asado (churrasco).

Gastronomia

Parrilla Argentina

Parrila Argentina. Fonte: Pxhere.
Parrila Argentina. Fonte: Pxhere.

Em síntese, a Argentina está repleta de restaurantes com especialidades em carne na brasa. Em Puerto Iguaçu, na Avenida Victoria Aguirre, você encontrará vários lugares para experimentar e saborear cortes nobres de carne argentina. Ademais, alguns restaurantes apresentam espetáculos de famosos de tango portenhos. Do mesmo modo, o turista pode visitar os restaurantes El Quincho del Tio Querido, Aqva Restaurant ou La Toscana Trattoria para experimentar o maravilhoso bife de Chorizo argentino (um corte de carne argentino).

Por fim, pode-se dizer que esta cidade reúne em um só espaço diferentes atividades turísticas. Por exemplo: natureza, cultura, aventura, compras e jantar. Por isso é um importante lugar no mundo para se conhecer.

Dica => Acomodações em Puerto Iguazú