Praia do Forno, Arraial do Cabo

O que fazer

Praia do Fono, Arraial do Cabo. Fonte: Leonardo Shinagawa.
Praia do Fono, Arraial do Cabo. Fonte: Leonardo Shinagawa.

O Rio de Janeiro é o Estado Brasileiro que mais recebe turistas. Grande parte deles se destinam à capital fluminense. Todavia, há outros grandes atrativos no Estado, seja na serra, seja no litoral. No litoral, vale a pena conferir a Praia do Forno, no Arraial do Cabo.

Mas afinal, por que a Praia do Forno, localizada no Arraial do Cabo, merece destaque no cenário turístico do Rio de Janeiro? Com o intuito de explicar os motivos deste destaque, fizemos este breve artigo especialmente para você. Continue lendo o texto e saiba tudo sobre a Praia do Forno.

Curiosidades sobre o local

Arraial do Cabo é um município inserido na região dos lagos, no Estado do Rio de Janeiro. Desse modo, dispõe de praias inigualáveis, próprias de um Estado com natureza exuberante.

Assim sendo, apresenta inúmeras alcunhas que refletem a beleza do lugar. Entre elas, podemos citar “caribe brasileiro”, “Capital do Mergulho” e “Paraíso do Atlântico”. As praias são o principal atrativo, atraindo mergulhadores, surfistas e pessoas que buscam paz e tranquilidade.

Como chegar na Praia do Forno

Arraial do Cabo. Fonte; Leonardo Shinagawa.
Arraial do Cabo. Fonte; Leonardo Shinagawa.

Há como chegar em Arraial do Cabo tanto por avião, carro e ônibus. Contudo, as opções mais viáveis são pela terra, enquanto a via aérea é a menos indicada. Isso ocorre devido ao aeroporto mais perto encontrar-se em Cabo Frio, que não recebe muitos voos.

Ademais, para quem deseja ir de ônibus, há várias opções que partem da Rodoviária Novo Rio. A viagem é bem tranquila e rápida. As empresas que realizam o trajeto fazem a viagem de forma confortável, com ônibus novos e modernos.

Praia do Forno

Feche os olhos e imagine uma praia perfeita. Provavelmente você imaginou a Praia do Forno, sem nenhum exagero. Um pouco isolada da cidade de Arraial do Cabo, esta praia apresenta águas cristalinas em tons de azul, areia branca e uma íntima conexão com a natureza.

Passeio de barco

Passeio de Barco em Arraial do Cabo. Fonte: Alberto Perdomo.
Passeio de Barco em Arraial do Cabo. Fonte: Alberto Perdomo.

Sabe aquelas imagens de barcos em águas cristalinas em que, aparentemente, o barco estão flutuando? Em Arraial do Cabo os passeios de barco são exatamente assim.

Além disso, você pode dar um pulo para tomar um banho de mar ou praticar mergulho, observando a fauna marinha da região.

Mirantes, pôr e nascer do sol

A Praia do Forno, assim como a cidade de Arraial do Cabo, apresenta diversos mirantes. Desse modo, eles são ideias para quem deseja fitar o horizonte. As melhores horas para tal são durante o nascer e o pôr do sol.

O laranja do sol cintilando nas águas verdes do mar vão fazer você se sentir no paraíso. E como saber que realmente não está? A experiência é única e é uma programação obrigatória em Arraial do Cabo e na Praia do Forno.

Bate e volta em Cabo Frio e Búzios

Búzios. Fonte: Passeio de Barco em Arraial do Cabo. Fonte: Alberto Perdomo.
Búzios. Fonte: Passeio de Barco em Arraial do Cabo. Fonte: Alberto Perdomo.

Além do Arraial do Cabo, vale a pena conhecer a cidade de Cabo Frio e Búzios, que também contam com belas praias e atividades de mergulho. Entre as duas, Búzios é a mais requisitada, frequentada por grandes personalidades. Contudo, apresenta custos mais elevados.

Outras praias

Praia da Barra Brava. Fonte: Passeio de Barco em Arraial do Cabo. Fonte: Alberto Perdomo.
Praia da Barra Brava. Fonte: Passeio de Barco em Arraial do Cabo. Fonte: Alberto Perdomo.

Além da Praia do Forno, Arraial do Cabo conta com outras praias de destaque que merecem a sua atenção. Desse modo, também vale a pena conhecer a Praia do Pontal, Praia dos Anjos, Praia Grande, Praia Brava e Praia do Farol.

Quando ir para o Arraial do Cabo

Apesar de ser visitável durante o ano inteiro, a melhor época para visitar o Arraial do Cabo é no verão. Contudo, é importante que você saiba que nesta época a cidade fica lotada de turistas, faltam vagas nas pousadas, nos restaurantes e quase não se encontra estacionamentos vagos.

Dessa maneira, talvez seja mais interessante escolher os meses que antecedem ou precedem o verão. O outono é a melhor época, pois chove menos e as praias estão mais vazias. Abril e maio também são excelentes para pegar uma boa praia e fazer um mergulho.

Cultura

A região foi descoberta no início do século XVI pelos colonizadores europeus. Ao longo dos séculos, esta foi a principal influência, além de seguir a vocação como local atrativo para uma grande quantidade de pescadores.

Desse modo, é comum ver traços da influência da cultura pesqueira em vários locais e elementos da cidade, como no sincretismo religioso, no artesanato e nos pratos da região, que unem tanto frutos do mar pescados na região, quanto o bacalhau — herança da cultura portuguesa.

Dicas de viagem

Conforme apontamos ao longo do texto, a cidade costuma ficar muito cheia na alta temporada. Vale a pena considerar ficar em Cabo Frio e ficar indo e voltando da Praia do Forno todos os dias.

Ademais, mantenha-se bem alimentado e bem hidratado, visto que as altas temperaturas podem fazer você perder muitas calorias e líquidos.

Gastronomia

O carro chefe da cidade, como não poderia ser diferente, são os frutos do mar. Pratos com peixes de água salgada, camarão, caranguejo e outros são comuns. Entre os principais restaurantes da cidade, podemos citar:

  • Bacalhau do Tuga;
  • Pimenta Rosa Gastronomia.

Ambos especializados em frutos do mar.

Conclusão

Assim sendo, a Praia do Forno é um excelente atrativo do Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro. Desse modo, apresenta águas cristalinas em tons verde azulados, além de boa infraestrutura para recebê-lo. E você, o que está esperando para conhecer esta cidade na região dos lagos?

Dica => Acomodações em Arraial do Cabo