Praia da Enseada, São Francisco do Sul

Guia Completo

São Francisco do Sul. Fonte: Ricardo Ghisi Tobaldini.
São Francisco do Sul. Fonte: Ricardo Ghisi Tobaldini.

São Francisco do Sul é uma ilha localizada ao norte do Estado de Santa Catarina. Se encontra colada com a cidade de Joinville, uma das mais importantes cidades do Estado. Além disso, é um importante ponto turístico, especialmente por conta da sua orla e praias encantadoras.

Ademais, entre as praias, destaca-se a Praia da Enseada, que tem uma ótima infraestrutura para recebê-lo. Mas afinal, o que fazer na Praia da Enseada? Com o intuito de auxiliá-lo quanto a esta questão, fizemos este artigo especialmente para você. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

História de São Francisco do Sul

Centro histórico de São Francisco do Sul. Fonte: Nikolas Moya.
Centro histórico de São Francisco do Sul. Fonte: Nikolas Moya.

São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil e a cidade mais antiga do Estado de Santa Catarina. Ocupada inicialmente por espanhóis, portugueses e açorianos, a cidade começa a ser ocupada no ano de 1553. Posteriormente, a cidade foi ganhando destaque no cenário local.

Ademais, nos séculos seguintes, a cidade consolidou a ocupação de colonos espanhóis. Em seguida, recebeu turistas de outros países europeus, principalmente italianos. Ao longo do século XX, passou a receber maior destaque no turismo, principalmente por conta da beleza de suas praias.

Como chegar em São Francisco do Sul e na Praia da Enseada

A cidade de São Francisco do Sul é bem servida em infraestrutura. Desse modo, é de fácil acesso para várias opções. De avião, o caminho mais fácil é pelo Aeroporto de Joinville, conhecido como Lauro Carneiro de Loyola, que fica a 50 km da cidade de São Francisco do Sul.

Este aeroporto recebe voos diretos de várias capitais brasileiras, como Porto Alegre e São Paulo, além de diversas outras cidades de Santa Catarina. Há outras alternativas, como o aeroporto de Florianópolis (198 km de distância) e Navegantes (distante 95 km).

Ademais, para acessar a cidade de são Francisco do Sul por carro, as principais rotas partem tanto do Sul (Florianópolis e Porto Alegre), quanto do norte (São Paulo e Curitiba).  Para ambas as situações, é necessário pegar a BR-101 e em seguida a SC-280 até chegar à cidade.

Desse modo, há várias linhas de ônibus que fazem a conexão de São Francisco do Sul para várias outras cidades, especialmente partido de outras cidades de Santa Catarina, como Joinville, Florianópolis, etc.

Praia da Enseada

Praia da Enseada. Fonte: Adilson, Flickr.
Praia da Enseada. Fonte: Adilson, Flickr.

A Praia da Enseada tem a melhor infraestrutura entre as praias da cidade de São Francisco do Sul. Além disso, sua Orla e a Avenida litorâneo oferecem uma série de bares, restaurantes, casas de show, etc.

Ademais, a Praia da Enseada possui 3 km de extensão e um formato em ferradura, formando uma espécie de ‘mini baía’. As águas tranquilas, calmas e frias do mar tornam o banho bastante relaxante e tranquilo, especialmente nos dias de calor.

Além disso, há a possibilidade de alugar um monte de caiaques e pedalinhos para fazer passeios, seja em casal, com amigos, família ou mesmo sozinho.

Passeios de barco

Além dos pedalinhos e caiaques, há várias outras opções de passeio na Praia da Enseada, com destaque para os diversos passeios de barco ofertados pelos locais. São dezenas de passeios que partem da Praia da Enseada até às ilhas próximas, o que é se mostra uma experiência única e muito interessante.

Ademais, vale destacar que muitos dos barcos ofertam uma grande variedade de serviços, com drinks, comidas, música e levam a diversas trilhas no local para você explorar e aproveitar um ambiente mais recluso.

Barcos em São Francisco do Sul. Fonte: ribassi, Flickr.
Barcos em São Francisco do Sul. Fonte: ribassi, Flickr.

Para quem aprecia um bom banho e gosta de tomar banho no mar aberto, vale a pena saltar do barco no meio do oceano. As embarcações contam com boias e profissionais para tornar a experiência muito segura.

Por fim, vale a pena destacar que o passeio custa em média R$30,00 por pessoa e o passeio dura em média um pouco menos de 1h até as ilhas.

Baía Babitonga

Baía de Bitonga. Fonte: Otávio Nogueira.
Baía de Bitonga. Fonte: Otávio Nogueira.

Esta baía está localizada em Santa Catarina e compreende o litoral das cidades de Joinville e São Francisco do Sul. Desse modo, os passeios de barco que saem da Praia da Enseada adentram a Baía Babitonga. Ela se destaca por suas águas relativamente calmas, frias e por uma bonita coloração de suas águas.

Enseada Praia Shopping

Quer dar um tempo da praia para aproveitar um shopping, fazer umas compras, almoçar, ou tomar um sorvete nos dias mais quentes? O Enseada Praia Shopping é uma ótima opção para você. Localizado colado à Orla, é uma ótima alternativa para quem deseja um local para fazer compras.

Ponte da Enseada

A Ponte da Enseada, apesar de muito singela, oferece uma vista da foz de um pequeno córrego com a água do mar. Além disso, oferece uma excelente vista da praia e pode ser um elemento cotidiano na sua viagem se você optar por realizar longas caminhadas ao longo da Orla da Praia da Enseada.

Quando ir para a Praia da Enseada

Para aproveitar ao máximo a Praia da Enseada, recomenda-se que você visite a cidade durante o verão (meses de dezembro a março), época em que as temperaturas chegam a 39º C e a praia se torna um grande ativo para um bom banho, com suas águas cristalinas e geladas.

Além dos meses citados anteriormente, a cidade oferece em abril uma série de eventos festivos por conta da Festa de Tradições da Ilha. Nesse festival a cidade apresenta diversas atrações culturais e há grande oferta de comida típica da região. Desse modo, abril também é um bom mês para visitar o local.

Em abril acontece a Festa de Tradições da Ilha, um evento com shows, apresentações culturais e gastronomia típica que celebra as tradições e o folclore de São Francisco do Sul.

Ademais, o período menos recomendado para você visitar a Praia da Enseada são nos meses de inverno, de junho a setembro, pois as baixas temperaturas, vento frio e água gelada da praia tornam o atrativo da Praia da Enseada um pouco menos interessante.

Cultura

A cultura em São Francisco do Sul é bastante característica e tradicional. Conforme adiantamos, a cidade é uma das mais antigas do Brasil. Desse modo, algumas manifestações culturais, como as lendas e elementos folclóricos são bastantes antigas.

Além disso, a cidade conta com diversas construções que retratam a cultura local e remontam a história sobre a formação da cidade de São Francisco do Sul. Vale a pena visitar alguns destes locais após uma manhã de praia, ou mesmo antes de ir à Praia da Enseada.

Entre as lendas e elementos folclóricos locais:

  • A lenda da carroça sem cavalo;
  • A lenda da escrava Maria;
  • A lenda da Ilha do Cação;
  • A lenda da Ilha Redonda;
  • A lenda da roseira.

Entre as principais construções e museus da cidade, destacamos:

  • Casarão dos Görressen;
  • Casarão da Família Rhinow;
  • Casarões históricos;
  • A segunda torre;
  • O relógio;
  • A construção;
  • Igreja matriz;
  • Mercado Público Municipal;
  • Forte Marechal Luz;
  • Palácio da Praia do Motta;
  • Museu Nacional do Mar.

Dicas de viagem

São Francisco do Sul. Fonte: Otávio Nogueira.
São Francisco do Sul. Fonte: Otávio Nogueira.

Conforme falamos, a melhor época para visitar a Praia da Enseada é entre o dezembro e abril. De dezembro a março por conta do verão e forte calor, cujas praias se tornam mais atrativas e as águas geladas do mar amenizam o forte calor que a cidade passa.

Ademais, o mês de abril, que ainda apresenta altas temperaturas, se torna uma alternativa interessante por conta das diversos eventos culturais que a cidade recebe. Portanto, vale a pena tomar cuidados em relação as altas temperaturas, passando protetor solar e tomando bastante líquido.

Gastronomia

Frutos do mar, prato típico em São Francisco do Sul e Praia da Enseada. Fonte: Jean Delard de Rigoulières, Flickr.
Frutos do mar, prato típico em São Francisco do Sul e Praia da Enseada. Fonte: Jean Delard de Rigoulières, Flickr.

A gastronomia na Praia da Enseada é bastante rica, assim como em toda a cidade de São Francisco do Sul. De forma geral, há grande oferta de mariscos e frutos do mar, especialmente nos restaurantes localizados à orla. Por fim, há oferta de massas, especialmente durante a noite.

Ademais, entre os principais restaurantes que você pode visitar na Praia Enseada e entorno, destacamos:

  • Maruju’s Restaurante;
  • Container.

Conclusão

Assim sendo, a Praia da Enseada é o principal atrativo da cidade de São Francisco do Sul. Além disso, é uma das melhores praias de todo o litoral de Santa Catarina para você visitar, seja entre amigos, seja sozinho ou em casal. E você, o que está esperando para fazer essa viagem mágica?

Dica => Acomodações em São Francisco do Sul