Principais pontos turísticos do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Fonte: Mark Pegrum.
Rio de Janeiro. Fonte: Mark Pegrum.

A cidade do Rio de Janeiro é, sem dúvidas, o principal destino turístico do Brasil. Desse modo, é centro de um grande número de eventos culturais e berço de movimentos como a bossa nova e o samba, a capital fluminense apresenta grande destaque no cenário econômico, social e cultural do país.

Mas afinal, quais são os principais pontos turísticos da “cidade maravilhosa”? Para elencá-los, além de dar dicas para você os visitar da forma mais satisfatória possível, fizemos este breve artigo. Continue lendo e saiba tudo sobre a cidade maravilhosa!

História do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1565, sendo uma das capitais mais antigas do país. A cidade apresentou, desde o século XVIII, um enorme potencial comercial, pois era de onde as pedras preciosas, extraídas em Minas Gerais, eram exportadas para Portugal.

Devido a essa importância, Marquês de Pombal transfere a capital de Salvador para o Rio de Janeiro. Posteriormente, com a vinda da Família Imperial para o Brasil, a cidade recebe diversos investimentos em infraestrutura, que contribuiu para tornar a cidade uma das mais importantes do país até hoje.

Como chegar no Rio de Janeiro

Para quem deseja chegar ao Rio de Janeiro por avião, há duas grandes opções disponíveis na cidade: o Aeroporto Tom Jobim, popularmente conhecido como ‘Galeão’ e o Aeroporto Santos Dumont. Ambos recebem centenas de voos diariamente.

Ademais, há também várias opções para quem deseja chegar até a cidade de carro. De São Paulo, é necessário pegar a Via Dutra por aproximadamente 400 km. De Belo Horizonte, é necessário percorrer 430 km, sendo boa parte da feita na BR-040, atravessando a região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Para quem deseja ir para o Rio de Janeiro pelo Espírito Santo, a principal opção é a BR-101. Por fim, há diversas opções de ônibus e cruzeiros para a cidade do Rio de Janeiro, que partem de diversas cidades do Brasil. É necessário verificar a disponibilidade em cada cidade para estas opções.

Cristo Redentor

Cristo Redentor. Fonte: Rodrigo Soldon Souza.
Cristo Redentor. Fonte: Rodrigo Soldon Souza.

O Cristo Redentor é o símbolo mais importante da cidade do Rio de Janeiro, assim como do Brasil. A estátua conta com 38 metros de altura e está localizada no topo do Morro do Corcovado. Desse modo, é possível ver toda a cidade do Rio de Janeiro do seu topo.

Desse modo, vale destacar que há várias opções de chegar no Cristo Redentor. É possível acessá-lo de Trem, Vans, Trilhas ou de bicicleta. A opção do trem é a mais turística, pois atravessa uma a floresta da tijuca, o que torna a paisagem bastante atrativa.

Ademais, para não ter problema quanto aos bilhetes e as longas filas, é recomendado que você faça a opção de adquiri-los via internet.

Maracanã

Maracanã. Fonte: Vania Wolf.
Maracanã. Fonte: Vania Wolf.

O Maracanã foi, durante muito tempo, o maior estádio do planeta, recebendo públicos de mais de 200 mil pessoas. Todavia, com as recentes reformas e modernizações, visando a segurança e conforto, a capacidade máxima do Estádio foi reduzida.

Entretanto, nada disso retirou o status do Maracanã como templo do futebol, local por onde já se passaram alguns dos melhores jogadores de todos os tempos, como Pelé, Messi, Garrincha, etc. Além disso, o Estádio recebeu várias finais importantes, como as da Copa do Mundo de 1950 e 2014.

Praias

Praia de Copacabana. Fonte: Luiz Gadelha Jr.
Praia de Copacabana. Fonte: Luiz Gadelha Jr.

A cidade conta com diversas praias, que se destacam por sua grande beleza e se tornaram símbolo do verão carioca. Entre as principais praias, destacamos:

  • Copacabana, que é a mais famosa de todas, onde ocorrem as principais festas de réveillon;
  • Leblon, praia mais badalada do Rio e frequentada por grandes personalidades e artistas;
  • Praia da Barra, localizada na Barra da Tijuca, um dos bairros mais ricos da cidade;
  • Leme, praia ideal para quem não deseja visitar uma praia muito cheia, como a de Copacabana;
  • Ipanema, eternizada na música de Tom Jobim “Garota de Ipanema”;
  • Arpoador, localizada próximo a Ipanema e ideal para quem deseja ver um belo pôr do sol.

Jardim botânico

O Jardim Botânico é visita muito importante para quem busca se aproximar da natureza, assim como ver diferentes espécies de plantas. Além disso, o local oferece uma boa estrutura de lazer, funcionando como um parque.

Ademais, outro ponto a se destacar é o microclima local, bem ameno em relação à cidade, por conta da extensa arborização no seu entorno.

Pão de açúcar

Pão de Açúcar. Fonte: Dirlei Dionísio.
Pão de Açúcar. Fonte: Dirlei Dionísio.

O Pão de Açúcar, ao lado do Corcovado, é o morro mais icônico do Rio de Janeiro. A atração, na verdade, é formada pelo Morro do Pão de Açúcar e o Morro da Urca. A principal atividade a ser feita no local é a travessia de bondinho entre um morro e outro.

Desse modo, há uma linda vista na travessia, de todo a Zona Sul do Rio, além das matas dos morros, do mar e do céu.

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é o principal museu contemporâneo da cidade e um dos principais do Brasil. Assinado pelo renomado arquiteto Santiago Calatrava, o museu utiliza estrutura metálica e possui uma forma contemporânea, como é comum às obras de Calatrava.

Ademais, o projeto foi acompanhado por um projeto de urbanização do entorno, em um esforço feito para revitalizar a região do cais da cidade.

Aterro do Flamengo

O Aterro do Flamengo é ideal para quem deseja fazer atividades ao ar livre, curtindo uma boa sombra. O local recebe um parque, foi projetado por Burle Marx, um dos maiores paisagistas do Brasil e do Mundo. Se localiza no bairro do Flamengo, na Zona Sul.

Morro Dois Irmãos

O Morro de dois irmãos é facilmente visto das praias de Ipanema e do Leblon. De lá, se tem uma excelente vista da orla do Rio de Janeiro. É possível acessar o local por meio de uma trilha com duração média 50 de minutos.

Lapa

Arcos da Lapa. Fonte: Rodrigo Soldon.
Arcos da Lapa. Fonte: Rodrigo Soldon.

A Lapa é o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro. Desse modo, é ideal para quem busca por restaurantes, botecos e barzinhos. Além disso, os Arcos da Lapa são um dos principais cartões-postais da cidade e vale a pena tirar uma foto no local.

Quando ir para o Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro mantém uma temperatura estável durante o ano inteiro. Desse modo, geralmente faz calor na cidade. Nas estações chuvosas, a precipitação de chuva não é tão constante a ponto de estragar a sua viagem.

Todavia, a estação preferida para o turismo na cidade é mesmo o Verão. Não à toa, mas por conta de coincidir com diversos eventos de destaque da cidade, como o Réveillon e o Carnaval. Nesta época, a cidade fica lotada e os preços dos serviços costumam aumentar bastante.

Ademais, se você estiver a fim de visitar a cidade para passear pelos seus pontos turísticos, sem muito estresse e de forma tranquila, o ideal é que visite a cidade em uma época menos movimentada, sem ocorrência de grandes eventos como os citados anteriormente ou outros como o Rock in Rio.

Cultura

A Cultura da cidade do Rio de Janeiro é uma das mais influentes do Brasil, especialmente no campo da música, da dança, do teatro e do cinema. O Carnaval carioca é conhecido mundialmente, tanto os desfiles das escolas de samba, quanto o carnaval de rua.

Além disso, a cidade, na música, a cidade se mostra um grande celeiro de artistas, além de ser um abrigo para artistas de várias localidades. Tom Jobim, João Gilberto, Robertos Carlos, por exemplo, fizeram sua carreira na Cidade Maravilhosa.

Dicas de viagem

De forma geral, os pontos listados neste artigo não são perigosos. Todavia, é necessário manter alguns cuidados, especialmente em relação aos objetos pessoais. Dessa forma, Não ficar com celular a mostra e usar uma pochete para guardar carteira e outros objetos é uma excelente alternativa.

Tomando os cuidados adequados, esta questão não tende a ser um problema. Além disso, é necessário tomar cuidado em relação ao forte calor. Assim sendo, Beba bastante líquido e use bastante protetor solar.

Ademais, em alguns locais, os vendedores podem cobrar mais caro por produtos ou serviços se perceberem que você é turista. Dessa maneira, mantenha-se em alerta e pechinche sempre que possível.

Gastronomia

A gastronomia carioca se assemelha muito à culinária ‘brasileira’. De forma geral, há um grande uso de arroz e feijão preto, além de carne de frango e de boi. Alguns pratos típicos da cidade são: feijoada, bolinho de bacalhau, biscoito globo, chá mate e picadinho de carne.

Por ser uma cidade Global, a cidade conta também com excelente restaurantes que satisfazem o paladar de várias nacionalidades. Desse modo, entre os principais restaurantes da cidade, citamos:

  • Fogo de Chão Botafogo, churrascaria;
  • Restaurante Marius Degustare, especializado em frutos do mar.

Conclusão

Assim sendo, a cidade do Rio de janeiro é um dos principais destinos do país para você visitar. Dessa maneira, conta com diversos atrativos, que vão desde as praias a atrações culturais e monumentos. E você, o que está esperando para conhecer de uma vez a Cidade Maravilhosa?

Dica => Acomodações em Rio de Janeiro